Autor Tópico: Entrando no mercado (ensaios)  (Lida 4274 vezes)

Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #30 Online: 23 de Março de 2016, 17:03:18
Valeu, Danilo  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #31 Online: 23 de Março de 2016, 19:21:34
Vamos começar do começo, com 20 anos de fotografia imagino que voce ja saiba fotografar bem e ja tenha definido um estilo a tempos. Equipamento é o que voce sente necessidade, eu particularmente uso em 98% do ensaio uma 50mm 1.4 e uma 85mm 1.8, nao sinto necessidade de mais nada, volta e meia uso a 15mm para um ou outro click, mas nunca predomina em nada.

Quanto a valores, calcule bem, seus custos, seus possiveis lucros, seu publico a ser atingido e o que esse publico espera, nao adianta cobrar barato agora pelo desespero e nunca mais conseguir mudar o publico dominante do seu trabalho. Quanto a entrega, eu particularmente entrego completo, com maquiagem inclusa, cabelo e produçao de moda. O cliente não se preocupa com NADA no ensaio e isso consequentemente me faz ter um trabalho estavel e constante, consequentemente é mais caro, cobro em média de 2k por ensaio, sem album, 40 fotos entregues em formato digital e tratadas, impressas em 10x15cm mesmo, album é a parte

Quanto a fazer portfólio com familia e amigos... bom, eu nao faria isso necessariamente, pegue pessoas reconhecidas na sua cidade, que fogem do seu circulo, isso pode alavancar o grau de amplitude do futuro circulo de clientes (eles se comunicam, para bem e para mal). Pegue pessoas que vao render trabalhos bonitos e vendaveis.
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 19:32:54 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #32 Online: 24 de Março de 2016, 16:45:38
Obrigado, André. Legal essa ideia de pegar pessoas reconhecidas (embora isso seja um pouco complicado aqui no Rio, hehehe...), não passou pela minha cabeça. Vou ver o que consigo fazer.
A entrega completa que você faz também é muito interessante, mesmo que saia mais caro. É uma opção a se pensar. Só uma coisa não ficou clara: você entrega as fotos 10 x 15 junto com as digitais ou é à parte, como o álbum? E uma curiosidade: quantos ensaios desse tipo, completo, você faz por mês?
Um abraço!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #33 Online: 24 de Março de 2016, 17:13:29
Eu entrego 40 fotos por ensaio, tratadas em formato digital e impressas em 10x15 (caso o cliente nao compre o album à parte, o que raramente acontece).

Varia bastante, estou vendendo entre 2 a 4 ensaios por mês, mas a meta é chegar a 8 por mês (isso pra dois anos)
@jacobfotografiacriativa


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #34 Online: 24 de Março de 2016, 17:32:48
Quanto a entrega, eu particularmente entrego completo, com maquiagem inclusa, cabelo e produçao de moda. O cliente não se preocupa com NADA no ensaio e isso consequentemente me faz ter um trabalho estavel e constante, consequentemente é mais caro, cobro em média de 2k por ensaio, sem album, 40 fotos entregues em formato digital e tratadas, impressas em 10x15cm mesmo, album é a parte

Interessante essa parte, esses ensaios que vc faz são em estúdio ou externo tbm? A dúvida é sobre como seria uma forma interessante de logística pra isso, eu ofereço ensaios externos e minha cunhada faz maquiagem e cabelo, talvez seria interessante fazer uma parceria com ela e aí dá pra agregar + valor ao nosso produto.

O "problema" é que grande parte dos ensaios que eu faço são em parques ou em outras cidades, não se levaria a maquiadora junto, ou passava nela antes... sei lá  :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #35 Online: 24 de Março de 2016, 19:29:00
Esse é o ensaio em externa, tenho uma média de 850 reais de custo por ensaio mais ou menos, isso sem contar imposto.

Ensaio em estudio cobro o valor de 1400, com tudo incluso também, porém é menos tempo de ensaio e menos fotos entregues (em média de 20 fotos).

Aqui é eu que seleciono e trato as fotos.

Quanto a logistica do cabelo e maquiagem, tenho estudio, entao a cliente vai no estudio la pelas 9/10 da manha e começa a se arrumar, minha cabeleireira e maquiadora trabalha com fotografos também pra campanhas de moda, então ja é acostumada a esse fluxo de sair de casa pra maquiar.

Quanto a escolha da equipe, quando se trata de maquiagem é essencial que a maquiadora tenha alguma noçao de fotografia, maquiagem social e maquiagem pra fotografia sao coisas bem diferentes
@jacobfotografiacriativa