Autor Tópico: nikon, canon preços  (Lida 5930 vezes)

fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 25 de Março de 2016, 09:49:21
Olá a todos.

Estou iniciando no mundo da fotografia e como muitos aqui a primeira dúvida que surge é sobre qual câmera comprar. Já defini meu foco, focos de paisagem, natureza, e para uso em viagens.

O que tenho notado, nos reviews é que as Nikon de entrada consumam ter resultados melhores que as de entrada da Canon. Tinha me decidido em comprar uma Canon T5i por achar que me daria melhor com a interface dela. Curioso é que ao comparar os valores entre as Canon e Nikon, a Canon sempre é mais cara, independente da loja. Alguma razão especial? Estou achando desvantagem em comprar uma T5i, sendo que a D5300 me parece melhor que ela e cerca de 800 reais mais barata.

Quem puder opinar agradeço.

Abs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2016, 10:43:47
No MEU ponto de vista:
A Canon é mais caro porque domina uma parcela maior do mercado. Se domina uma parcela maior, é porque os seus produtos são mais procurados (melhores?).
Na real mesmo, não vejo muita diferença entre Canon e Nikon é mais ou menos como comparar entre Honda Civic e Toyota Corolla. Vai do gosto de cada um.


Salazar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • -to challenge me you must be strong!
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2016, 10:47:49
Já comparou os valores das objetivas? Seu raciocínio vai mudar. Eu tenho Nikon e to quase indo pra Canon por causa dos preços.
Nikon Coolpix P530 //
Nikon D7200 + Nikkor 18-55 VRII + Nikkor 35mm f/1.8 + Nikkor 50mm f/1.8G + Yongnuo 565 EX. (VENDIDO)

Canon 6D + 24-105mm USM IS F/4.0 + 50mm F/1.8 STM + Yongnuo 565  EXII + Yongnuo 622C II.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2016, 11:00:40
Afirmar qual "melhor" ou "pior" só vc pode dizer, pois envolve diversos fatores que são ponderados de forma totalmente pessoal, tais como preço, peso para carregar, disponibilidade de lentes, assistência técnica em caso de avaria etc. As câmeras modernas produzem imagens excelentes, de modo geral, considerando as restrições e recursos de cada uma.

Dando minha opinião para suas perguntas:

- para uso amador, ambas são ótimas, não ligue para aquele velho papo bobo de "minha Nikon é maior do que a sua Canon"... Os recursos diferem, e os de uma câmera podem ser mais importantes para vc os da outra, mas os resultados são muito satisfatórios e próximos: diferenças de tonalidade, ruído em baixa luz etc., que vc percebe se comprar duas e ficar comparando uma com a outra o tempo todo. Lembre-se de que no software do computador é onde vc ajustará a imagem final para ficar do jeito que deseja...
- colocação de preço para mesmo tipo de produto é política do fabricante, não quer dizer (normalmente) nada em equipamento novo...
- eu gosto de Nikon por opção "sentimental" dos velhos tempos, mas já tive Canon (T4i e 70D) e, particularmente, acho as cores do JPEG da Canon mais atraentes do que as da Nikon, mas isso é indiferente para mim pois acerto no software o acabamento final que me agrada. O "cliente" sou eu mesmo, portanto sem stress...
- é mais fácil comprar, vender e reparar Canon aqui no Brasil do que Nikon. Isso é fato.

Como opinião pessoal sobre as câmeras que citou, eu prefiro a D5300 (tive a T4i, bem parecida com a T5i): imagem um pouco mais nítida do que a Canon (a Nikon não filtro antisserrilhamento) e o GPS, embora consuma muita bateria, é uma beleza para vc ver por onde andou no módulo "Maps" do Lightroom. Mas ela não é "melhor" do que a outra, em minha opinião... Lembre-se também de considerar os preços de lentes de ambas as marcas.        :ok:


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2016, 09:36:20
Em câmeras de entrada abaixo das t6i eu vejo uma diferença considerável entre Nikon e Canon, mas ao subir para o full frame ela fica pequena a ponto de ser imperceptível para muita gente.

Se eu fosse iniciar hoje na fotografia sem pretensão de subir muito, iria de Nikon pelo sensor melhor e lentes da linha 1.8g que estão sensacionais. Agora se fosse pensar em um futuro mais avançado, aí fica complicado a escolha.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2016, 11:41:51
Uma 50mm 1.4 da cânon é metade do preço da mesma objetiva nikon. Se VC aprendeu direitinho as câmeras de marca X ou Y não farão diferença. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2016, 12:00:39
Em câmeras de entrada abaixo das t6i eu vejo uma diferença considerável entre Nikon e Canon, mas ao subir para o full frame ela fica pequena a ponto de ser imperceptível para muita gente.

Se eu fosse iniciar hoje na fotografia sem pretensão de subir muito, iria de Nikon pelo sensor melhor e lentes da linha 1.8g que estão sensacionais. Agora se fosse pensar em um futuro mais avançado, aí fica complicado a escolha.

Obrigado a todos pelas dicas. Realmente quando se fala de Canon ou Nikon é algo muito pessoal, enfim.

Bosa, já que você citou a t6i, ela supera a Nikon D5500?

Abs.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2016, 12:53:30
Obrigado a todos pelas dicas. Realmente quando se fala de Canon ou Nikon é algo muito pessoal, enfim.

Bosa, já que você citou a t6i, ela supera a Nikon D5500?

Abs.
segundo esse comparativo a nikon é superior:     http://snapsort.com/pt/comparar/Canon-EOS-Rebel-T6i-vs-Nikon-D5500
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2016, 17:11:01
Obrigado a todos pelas dicas. Realmente quando se fala de Canon ou Nikon é algo muito pessoal, enfim.

Bosa, já que você citou a t6i, ela supera a Nikon D5500?

Abs.
Não sei informar pois esta eu nunca usei nem pesquisei pra ter maiores informações,  aí prefiro deixar de fora.  :)
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2016, 20:14:16
Já comparou os valores das objetivas? Seu raciocínio vai mudar. Eu tenho Nikon e to quase indo pra Canon por causa dos preços.


Sempre vejo esse assunto entre usuários Canon e Nikon.
Já usei meu tempo para fazer comparativos e cheguei à conclusão que os preços são bem próximos quando se leva em conta lentes de diversas distâncias focais. As Nikon mais caras nas DF menores (GAs) e a Canon mais cara nas DF maiores (teles).
Mas, mesmo deixando essa pesquisa de lado, pensem que:

- Quantas lentes um amador precisa?
- O fotógrafo (amador ou profissional) não vai ficar comprando e vendendo lentes com frequência...
- 4 objetivas bem escolhidas é o suficiente. (nada contra quem quer ter todas da marca...)  :D
- Lentes bem cuidadas e armazenadas corretamente duram décadas.

Então, não há porque se preocupar tanto com as pequenas diferenças de preço entre as marcas.
É muito importante testar e ter a certeza que uma lente é realmente necessária e adequada a seu uso antes de comprá-la.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #10 Online: 28 de Março de 2016, 16:17:44
Vocês acham que o preço de um kit da T5i com 2 lentes (18-55mm e 55-200mm) por 2.800,00 está bom? Ou vale mais a pena investir mais 200 reais e comprar uma Nikon D5300 com uma lente de 18-140mm?

Abraços.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Março de 2016, 17:50:08
Vocês acham que o preço de um kit da T5i com 2 lentes (18-55mm e 55-200mm) por 2.800,00 está bom? Ou vale mais a pena investir mais 200 reais e comprar uma Nikon D5300 com uma lente de 18-140mm?

Abraços.

Se for analisar preço está bom, se for analisar qualidade mais ou menos. A verdade é que, embora essas lentes satisfaçam plenamente os fotógrafos iniciantes, pode ter certeza que não duram muito tempo nas mãos deles. Não demora muito para quererem lentes mais claras e com melhor nitidez, como fixas ou zooms mais bem construídas. Mas para aprendizado são altamente recomendadas.


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2016, 20:35:16
Se for analisar preço está bom, se for analisar qualidade mais ou menos. A verdade é que, embora essas lentes satisfaçam plenamente os fotógrafos iniciantes, pode ter certeza que não duram muito tempo nas mãos deles. Não demora muito para quererem lentes mais claras e com melhor nitidez, como fixas ou zooms mais bem construídas. Mas para aprendizado são altamente recomendadas.
Concordo... a melhor lente para iniciante são as famosas 18-105, 18-135, 18-140 e afins.

São ideais na minha opinião pelo valor baixo e pelo fato de poder mostrar toda a faixa de trabalho normal na questão de distância focal. A partir dela o usuário pode decidir quais são as lentes ideais para compras futuras, onde o investimento passa a ser bem maior e os erros acabam custando mais caro.

Dica valiosa: não perca tempo/dinheiro com essas lentes zoom mais longas(escuras), a não ser que queira muito fotografar pássaros ou um jogo de futebol amador  por exemplo. Do contrário, é o tempo de você pegar, ficar feliz por poder dar zoom, passar um mês e perceber que não precisa dele... aí ela vai parar em um anúncio do ML.
« Última modificação: 28 de Março de 2016, 20:37:57 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2016, 22:52:16
Bom, pelo que entendi pelos amigos o que importa nem tanto é a câmera, e sim a lente....rs

Valeu pelas dicas, vou me decidir por esses modelos da canon ou nikon (t5i, t6i ou D5200, D5300 08 D5500). Um cara pouco indeciso...rsrsrs. Quando comprar postarei aqui minhas conclusões a respeito.

Ah, apenas uma ultima duvida: é verdade que a Nikon não possui assistência técnica autorizada no Brasil???



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Março de 2016, 10:15:43
.... é verdade que a Nikon não possui assistência técnica autorizada no Brasil???

Não, o que acontece é que, no mundo inteiro, a Nikon ano retrasado (ou um pouco antes), decidiu não fornecer mais peças de reposição para firmas de reparo independentes. Assim, somente autorizadas por ela teriam acesso a essas peças, o que criou uma antipatia grande com a marca nos EUA.

Aqui no Brasil, infelizmente, isso faz com que, se vc quer ter reparo de confiança e não conhece algum "guru" com estoque próprio de peças, vc tenha que mandar o equipamento para a Nikon de São Paulo após contato, e ela redirecionará seu equipo para a terceirizada que trabalha com ela. Canon não tem esse problema, as peças podem ser compradas por firmas independentes, daí haver mais facilidade e, talvez, menor preço nos reparos.  :ok: