Autor Tópico: Primeiro ensaio-teste (analisem)  (Lida 2392 vezes)

Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Março de 2016, 00:30:51
Olá.
Pretendo fotografar ensaios externos, e estou em fase de materializar a teoria aprendida, de ir pra campo praticar.
Como parte desse processo, fotografei uma amiga minha, e trouxe algumas fotos para mostrar.
Peço críticas construtivas, desde a composição, iluminação, poses, até a edição.









lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2016, 04:45:10
ela é pouco expressiva - Não parece muito à vontade. Ta um pouco duro essas poses

pecou um pouco na direção mesmo.  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2016, 10:40:13
Como as fotos não tem número, vou generalizar, nas primeiras fotos faltou uma luz sobre a sua modelo, achei subexposto, um softbox resolvia tranquilo, e concordo com o Lee, a modelo "pareceu" não estar muito a vontade (pode ser que não esteja acostumada a posar para fotos). Ponto Positivo: (1) a locação que escolheu, o fundo das fotos, estavam excelentes para o ensaio. (2) Algumas das fotos que tirou ficaram legais, não ficaram melhor por causa da luz. (compra um softbox desses 60x60 que usa speedlight e coloca num tripé, vai ajudar bastante).  :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2016, 10:48:34
Achei as fotos com potencial.
Seria interessante você numerar para que o pessoal possa identificar a foto ao fazer a análise.

A principal crítica que posso te fazer é no quesito DIREÇÃO. Fazer a modelo se sentir à vontade... ter uma atitude mais expressiva (alegre?). Não fosse isso, teriam ficado muito legais.

Nessa amostragem, a moça parece apática, entediada e isso joga a fotografia pra baixo. Mas é visível que tens potencial (novamente).
 :ok:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2016, 10:50:06
Achei que ficou ótimo como primeiro ensaio :ok: No mais, acho que é pegar as dicas do lee e do erick e colocar em prática.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2016, 11:09:00
É, a moça não ajudou muito. Mas acho que você está quase lá. O detalhe que observei foi a iluminação também. Por exemplo, os matinhos em primeiro plano, na primeira foto, estão muito mais claros que o rosto da modelo. Quanto ao local do ensaio e tratamento gostei muito.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2016, 11:58:44
Não manjo muita coisa sobre fotografia de ensaios... eu, particularmente, gostei das fotos, só acho que faltou ai um pouco de direção para arrancar mais espontaneidade da modelo e trabalhar um pouco mais com a luz artificial .. mas os resultados ficaram agradáveis, pois nesse estilo de foto as fotos são muito parecidas, salvo alguns detalhes que fazem toda a diferença como a direção e trabalhar com a luz...
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2016, 15:53:18

Realmente, a minha maior dificuldade é a direção! Antes de postar aqui, a minha auto-crítica também estava mais voltada nesse sentido.  Eu sigo alguns bons canais no youtube sobre fotografia, já vi vários videos e li dicas sobre direção. Teoricamente sei o que fazer, mas na hora de colocar em prática a coisa é mais embaixo, e o fato de eu ser tímido não ajuda. (mas vou me esforçar)

A modelo travou na frente da câmera, com posturas engessadas e sem expressão.
Eu tive bastante trabalho pra conseguir cada um desses cliques, porque ela simplesmente não trazia nada "dela" pro ensaio. A princípio eu não queria fazer algo totalmente posado, queria fazer dirigido, com dinâmica, mas ela não evoluía. A cada vez que eu mudava o cenário, ela ficava inerte em frente a câmera esperando minhas instruções, sem pose nem expressão. (dicas do que fazer aqui!!!) Então eu tinha que montar uma pose do zero, e ela ficava lá engessada até eu mandar trocar. E aí como eu sou inexperiente, acabei não sabendo quebrar isso.

Por vezes eu queria uma expressão mais ousada, mais séria, mais meiga, e pedia a ela pra que fizesse essas expressões, mas ficava sempre tudo muito artificial.

Este fim de semana eu vou voltar na mesma locação pra fotografar outra amiga. Espero evoluir e conseguir capturas mais espontâneas!
Eu retornarei pedindo nova análise.

Obrigado a todos pelas opiniões.  :)


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2016, 15:59:08
Faltou direção e em algumas fotos uma pós produção mais minuciosa.  :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2016, 17:07:21
De fato faltou direção e, nas primeiras, exposição. Mas o caminho é este mesmo!!!


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2016, 18:26:20
Olá junior, deixa eu dar meus pitacos

A primeira coisa que notei foi as poses da modelo, ela não estava a vontade...tente não ficar em silêncio durante o ensaio, se a modelo não estiver te dando a imagem que vc quer, não clica, e vai conversando, tome conta da situação, tente algo como..." olha o Brad Pitt ali, dá um olharzinho pra ele..." elas riem e vc clica...não precisa usar uma brincadeira tão sem graça como a minha, mas certeza que vc vai lembra dela na próxima.

Veja estes vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=DBdMYzkiNxA

https://www.youtube.com/watch?v=Gykh7PXA3VA

 :ok: :ok: :ok: ÓTIMO
 :ok: :ok: BOM
 :ok: RAZOÁVEL

Sobre Nitidez:  :ok: :ok: :ok:
Tratamento:  :ok:
Tamanho da assinatura:  :ok: :ok: :ok:
Cortes e Crops:  :ok: :ok: :ok:
Criatividade:  :ok:

Favorita: Penúltima
Está no caminho certo!

« Última modificação: 25 de Março de 2016, 18:26:50 por edugandolfe »


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2016, 18:57:02
Olá junior, deixa eu dar meus pitacos

A primeira coisa que notei foi as poses da modelo, ela não estava a vontade...tente não ficar em silêncio durante o ensaio, se a modelo não estiver te dando a imagem que vc quer, não clica, e vai conversando, tome conta da situação, tente algo como..." olha o Brad Pitt ali, dá um olharzinho pra ele..." elas riem e vc clica...não precisa usar uma brincadeira tão sem graça como a minha, mas certeza que vc vai lembra dela na próxima.

Veja estes vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=DBdMYzkiNxA

https://www.youtube.com/watch?v=Gykh7PXA3VA

 :ok: :ok: :ok: ÓTIMO
 :ok: :ok: BOM
 :ok: RAZOÁVEL

Sobre Nitidez:  :ok: :ok: :ok:
Tratamento:  :ok:
Tamanho da assinatura:  :ok: :ok: :ok:
Cortes e Crops:  :ok: :ok: :ok:
Criatividade:  :ok:

Favorita: Penúltima
Está no caminho certo!
Obrigado pelas dicas  :ok:

A brincadeira do Brad Pitt, na verdade me arrancou um sorriso aqui na hora. haha Tenho certeza que atitudes assim funcionarão. Eu preciso de mais tato realmente.
Fazendo uma auto-analise, eu estava muito preocupado com a parte técnica, postura, luz, cenário e  com pouca margem pra improvisos.
Amanhã eu farei um outro ensaio-teste, com outra menina. Vou tentar relaxar e ver se consigo algo mais fluído.
Trarei os resultados para que analisem novamente.
Vendo os videos  :ok:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2016, 14:11:54
É isso aí Junior, traz mais pra cá...

Lembre-se de ter uma postura no dia do ensaio, nada de ficar falando "nossa vc está gata", "está sexy"...diga que ela "está maravilhosa", "a luz em você ficou linda"...e ouse apenas nos enquadramentos, veja os trabalhos do Juliano Coelho (Mr. Rabbit)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Março de 2016, 14:36:17
Júnior, primeiramente parabéns... acho que como primeiro ensaio mandou muito bem !!!

Como já disseram:

1- Iluminação inadequada na modelo nas primeiras fotos.

2- Direção, expressão da modelo !

Gostei da locação, achei a ideia da segunda foto e da penúltima muito legais, o contraste da modelo maquiada com um fundo mais grosseiro ficou legal.

Veja que são detalhes que com certeza conseguirá resolver com treino...

As sugestões acima de fazer brincadeiras, relaxar a modelo são ótimas, realmente funcionam.

Boas fotos!!
« Última modificação: 26 de Março de 2016, 14:36:44 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2016, 08:20:21
ela é pouco expressiva - Não parece muito à vontade. Ta um pouco duro essas poses

pecou um pouco na direção mesmo.  :ok:

2x. No mais foi isso, senti falta de um sorriso, um olhar mais suave.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."