Autor Tópico: Sadhu  (Lida 1579 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2016, 11:28:22
não vejo o corpo+lente como sendo um agente tão importante pra dar esse tom "jornalístico". Qualquer repórter/jornalista com uma point n' shoot ou smartphone (com suas devidas proporções, claro) conseguiria dar esse ar de fotojornalismo se bem tirada e trabalhada depois.

A questão chave do fotojornalismo (ou tom jornalístico) é o 'momento' em que ela foi tirada. O momento que vc escolheu registrar faz toda a diferença num trabalho desses independente da composição estar boa, nitidez afiada e uma bela pós produção.

Só que o trabalho dele não tem apenas um bom momento. Tem tbm uma boa composição e uma boa pós produção.  :worship:

O que ajuda além do bom timing é que o objeto principal (o senhor da fotografia) tem plena ciência de que vc está registrando ele (não é regra). A fotografia não se fecha apenas no objeto pois está inserindo em um contexto (background legível)

Fotografia de rua tem desses elementos. :ok: É por isso que vc não costuma ver tanta foto de rua com bokeh forte. O bokeh tira toda a graça pois ela "acaba" com o fundo, que eu acho importantíssimo pra contextualizar o objeto principal da foto.

No fotojornalismo e na fotografia de rua é importante vc representar bem onde o objeto principal está inserido na imagem pra entender onde ele está localizado (se ele está na rua, calçada ou muro), o que ele está fazendo (fumando, te olhando, conversando, chorando, etc) e o que está acontecendo ao seu redor (protesto, evento, festa, cotidiano, etc).

Uma bela aula! Obrigado! Com relação a pós, você saberia como chegar nesse resultado?


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #16 Online: 27 de Março de 2016, 10:25:45
Obrigado por todos os comentários!!  :D :D


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #17 Online: 27 de Março de 2016, 22:25:22

Uma bela aula! Obrigado! Com relação a pós, você saberia como chegar nesse resultado?

as grandes fotografias de fotojornalismo que marcaram história até uns passado não muito distante eram feitas com filme. O grão é que dava aquele toque que gostamos visualmente e acho que é isso que vc está querendo pois qualquer pós é válido para esse meio. Não tem um único tipo de tratamento.

Em sites hoje em dia já é mais difícil de ver algo assim. É um pós processamento convencional de uma câmera digital. O papel do jornal impresso é que ainda dá aquela textura e remete um pouco aquele estilo retrô mesmo as fotografias sendo digitais.

Tenta usar o plugin da VSCO pra vc testar as simulações de filmes. Ela só funciona com RAW no PhotoShop e no Lightroom se não me engano dá pra usar ambos Jpg e RAW. Tem TR-X, Provia, Velvia, Kodak Gold, etc. Tem centenas de filmes disponíveis nesse plugin  :worship:

 
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Março de 2016, 22:41:55
as grandes fotografias de fotojornalismo que marcaram história até uns passado não muito distante eram feitas com filme. O grão é que dava aquele toque que gostamos visualmente e acho que é isso que vc está querendo pois qualquer pós é válido para esse meio. Não tem um único tipo de tratamento.

Em sites hoje em dia já é mais difícil de ver algo assim. É um pós processamento convencional de uma câmera digital. O papel do jornal impresso é que ainda dá aquela textura e remete um pouco aquele estilo retrô mesmo as fotografias sendo digitais.

Tenta usar o plugin da VSCO pra vc testar as simulações de filmes. Ela só funciona com RAW no PhotoShop e no Lightroom se não me engano dá pra usar ambos Jpg e RAW. Tem TR-X, Provia, Velvia, Kodak Gold, etc. Tem centenas de filmes disponíveis nesse plugin  :worship:


Valeu pela dica!


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #19 Online: 28 de Março de 2016, 01:50:37
o analog efex pro tb é top, e tá na faixa. é o q há de melhor nessa praia.

o eric kim, no blog dele, tb oferece uns plug ins bacanas que mimetizam os filmes old school.

mas sobretudo, o mais importante é olhar. ver em sites, coleções, museus, livros, exposições, revistas.. ver os gdes mestres.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #20 Online: 28 de Março de 2016, 23:47:56
as grandes fotografias de fotojornalismo que marcaram história até uns passado não muito distante eram feitas com filme. O grão é que dava aquele toque que gostamos visualmente e acho que é isso que vc está querendo pois qualquer pós é válido para esse meio. Não tem um único tipo de tratamento.

Em sites hoje em dia já é mais difícil de ver algo assim. É um pós processamento convencional de uma câmera digital. O papel do jornal impresso é que ainda dá aquela textura e remete um pouco aquele estilo retrô mesmo as fotografias sendo digitais.

Tenta usar o plugin da VSCO pra vc testar as simulações de filmes. Ela só funciona com RAW no PhotoShop e no Lightroom se não me engano dá pra usar ambos Jpg e RAW. Tem TR-X, Provia, Velvia, Kodak Gold, etc. Tem centenas de filmes disponíveis nesse plugin  :worship:

Com relação aos plugins da VSCO, se você for comprar algum ( e não piratear) um dos que eu mais gosto é o VSCO film 5. Tem um grande numero de presets e tem uma gama enorme de câmeras clássicas.

Acho que é um dos que mais valem a pena comprar com eles, os outros pacotes ( 1 e 2, por exemplo) tem presets muito bons, mas tem um numero muito limitado e todos custam a mesma coisa.
Fuck Gear