Autor Tópico: Melhor TLR segundo qualidade de lente.  (Lida 2611 vezes)

Guilherme Araújo

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Online: 26 de Março de 2016, 20:27:41
Galera, estou super feliz com minha Toyocaflex. Mas o bixinho da fotografia sempre bate e a gente se pergunta como melhorar.

Queria propor uma discussão (pra tirar minhas dúvidas  :clap:) que é a seguinte:

- desconsiderando as Holleiflex, quais as melhores TLRs DO PONTO DE VISTA DA QUALIDADE DA LENTE? Ou seja, entrar pela lente e não outros componentes.

Abraço!


bruno_sfc

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Resposta #1 Online: 26 de Março de 2016, 20:45:34
Um pouco fora do tópico, mas... É você que tinha postado uma foto de uma Toyocaflex novinha aqui no fórum? Se sim, iria adoraria ver um tópico com sua experiência e algumas fotos! :D


Guilherme Araújo

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Resposta #2 Online: 26 de Março de 2016, 21:32:33
A sala é sobre médio e grande formato, certo? Essas câmeras usam lentes, certo?

Vejo as pessoas interessadas em traquinanas em qualquer câmera fotográfica (digitais chega a ser irritante) e se esquecem do papel fundamental da lente. Como EU NÃO TENHO EXPERIÊNCIA com médio formato, eu gostaria que aqueles que se dispusessem a conversar a respeito o fizessem, de forma cordial.

Boa memória a sua, sou um feliz proprietário de uma Toyocaflex. Estou com 3 rolos dela mas ainda esperando juntar mais uns 2 para mandar para um lab de referência no RJ.

Quando eu tiver terminado o clclo eu comento para você e os outros colegas minha experiência, Ok?.

Mas te adianto que ela foi para a assistência técnica e está limpa e funciona como uma manteiga. Como ela n tem fotômetro eu saio acompanhado de um fotômetro de mão Gossen Lunaxi 3 e um antigo tripé de madeira. Sim, nostálgico.

Mas por enquanto eu estou procurando pesquisar e entender qual é o melhor custo benefício tomando como critério a lente de uma TLR que não seja Holleiflex (pq o preço está fora da curva e n acho q valha a pena).



bjorn

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Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2016, 00:33:42

Mamiya serie C 220 , C 330 ...


Marcellop

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Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2016, 03:05:38
Boa Noite.
De médio formato , eu tenho uma Voightlander 6 x 9 , uma Mamiya 645 e Mamiya Rb 67, mas nunca tive uma TLR. Você disse que não pode ser Rolleiflex pelo preço , justamente eu ia falar da Rollei com lente Tessar ,
mas como Bjorn disse , as Mamiya C 220 C 330 parecem ser ótimas câmeras. Pelo que já li aqui no fórum sobre TLR , tem as Yashica também um bom custo e benefício. Hoje vi uma no centro de SP  por R$ 250.00.

Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Guilherme Araújo

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Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2016, 22:54:24
Show essa C220. Uma nota também!  :D

Eu me arrisco a dizer que o universo das TLRs não é tão complexo como outros modelos de câmeras. Tem umas 3 marcas de referência, como Yashica, Rolleiflex e Mamiya; depois as que correiam por fora. Os fabricantes de lente eram poucos e os projetos os mesmos, antes das intercambiáveis.

A partir do início de 1950 surgiram muitos projetos (BONS POR SINAL), mas que sucumbiram no mercado mais tarde.

O legal da TLR é que é muito simples, uma lente de 4 elementos em 3 grupos, obturador e diafragma conectado junto, um sistema de foco que é um fole melhorado e pronto.

Meu filho de 3 anos fica pirado qd colocamos filme novo e vão aparecendo todas as marcações.

Fora o tempo. O processo fotográfico é bem lento. Só não é mais lento que as antigas grande formato que exigem um protocolo com muitos procedimentos.
 
Em fim, TLR é vício e dependência na certa.

E o mais legal são as pessoas na rua chegando perto pra perguntar "o que é isso?", ou, "Essa câmera funciona"?


bjorn

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Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2016, 13:40:44
Show essa C220. Uma nota também!  :D
E o mais legal são as pessoas na rua chegando perto pra perguntar "o que é isso?", ou, "Essa câmera funciona"?

... já fui abordado com coisas tipo ...

" ... o que é isso ... ? ... funciona mesmo ... ? ... aonde se ve a foto ... ? ... filme , como é que funciona ... ? ... não é muito complicado de usar não ... ? ... achei sem graça não dá para ver a foto que tirou ... ! ... parece um caixão moço ... ! ... porque o sr não compra logo uma dessas modernas tipo digital ... ? ... "

e não foi em cidade do interior muito menos em zona rural ...


Rafa_Meira

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Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2016, 11:21:39
... já fui abordado com coisas tipo ...

" ... o que é isso ... ? ... funciona mesmo ... ? ... aonde se ve a foto ... ? ... filme , como é que funciona ... ? ... não é muito complicado de usar não ... ? ... achei sem graça não dá para ver a foto que tirou ... ! ... parece um caixão moço ... ! ... porque o sr não compra logo uma dessas modernas tipo digital ... ? ... "

e não foi em cidade do interior muito menos em zona rural ...

Parece que filme é algo que deixou de ser usado a 100 anos atrás.
 :hysterical: :hysterical:


AFShalders

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Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2016, 12:10:47
Diabos, estou tentando me descolar do fórum e vem um assunto desses...

Depende muito do tipo de foto que você for fazer. Vamos ficar só com as TLRs no papo e deixar de fora as de fole, as telemétricas, AF e SLRs de médio formato, senão o papo não tem fim.

Basicamente temos 4 grupos distintos:

- As que usam tripletes, como Anastigmat, Novar, Triotar, Tripletes russos, Schneider Radionar e similares: São mais simples mas nem por isso ruins. Tem como característica comum serem pouco nítidas e terem uma grande diferença de definição entre o centro e as bordas em aberturas grandes, e podem ser muito, muito nítidas em aberturas pequenas, na casa de F11-F16. Podem ser bem interessantes para retratos onde o excesso de definição pode atrapalhar (sim isso existe, e é algo que não entra na cabeça de muitos).

- As que usam objetivas de 4 elementos, como as Tessar e Yashinons das Yashica Mat 124. Essas são mais corrigidas que as tripletes e podem ser até agressivas demais no corte. É por isso que retratos com aberturas pequenas geralmente são evitados nessas duas câmeras em particular. Tente um filme ilford HP5 e uma abertura de F16 em um ensaio de modelo e é capaz de você ver os poros da pele.

- As com lentes mais complexas, como as Sonnar: Depende do tipo. São muitos, impossível de lembrar de todos para comentar. São mais corrigidas e geralmente menos "agressivas" que as tipo Tessar.

Eu gosto muito das Rolleiflex Tessar, das Yashica Mat 124G, da Minolta Autocord, da chinesa Seagull. As Mamiya C330/220 são ótimas mas são câmeras para estúdio. São muito pesadas e desajeitadas, e é quase impossível usa-las na mão com a 250mm. As grandes angulares para a série 220/330 são bem raras e caras de achar em bom estado. A Voigtlander tem umas 6x6 com Vaskar e Heliar, são excelentes câmeras.

Mesmo as mais baratas, como as Meopta, Flexaret, Toyo, Elmo, Graflex e Ansco são bem divertidas.

Procure pelos acessórios. É fundamental ter um parassol e um jogo de filtros UV, amarelo e verde, pelo menos.
UV é fundamental para filme colorido. Amarelo é fundamental para P&B.

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Joabe Juliano

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Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2016, 13:13:38
Diabos, estou tentando me descolar do fórum e vem um assunto desses...

Depende muito do tipo de foto que você for fazer. Vamos ficar só com as TLRs no papo e deixar de fora as de fole, as telemétricas, AF e SLRs de médio formato, senão o papo não tem fim.

Basicamente temos 4 grupos distintos:

- As que usam tripletes, como Anastigmat, Novar, Triotar, Tripletes russos, Schneider Radionar e similares: São mais simples mas nem por isso ruins. Tem como característica comum serem pouco nítidas e terem uma grande diferença de definição entre o centro e as bordas em aberturas grandes, e podem ser muito, muito nítidas em aberturas pequenas, na casa de F11-F16. Podem ser bem interessantes para retratos onde o excesso de definição pode atrapalhar (sim isso existe, e é algo que não entra na cabeça de muitos).

- As que usam objetivas de 4 elementos, como as Tessar e Yashinons das Yashica Mat 124. Essas são mais corrigidas que as tripletes e podem ser até agressivas demais no corte. É por isso que retratos com aberturas pequenas geralmente são evitados nessas duas câmeras em particular. Tente um filme ilford HP5 e uma abertura de F16 em um ensaio de modelo e é capaz de você ver os poros da pele.

- As com lentes mais complexas, como as Sonnar: Depende do tipo. São muitos, impossível de lembrar de todos para comentar. São mais corrigidas e geralmente menos "agressivas" que as tipo Tessar.

Eu gosto muito das Rolleiflex Tessar, das Yashica Mat 124G, da Minolta Autocord, da chinesa Seagull. As Mamiya C330/220 são ótimas mas são câmeras para estúdio. São muito pesadas e desajeitadas, e é quase impossível usa-las na mão com a 250mm. As grandes angulares para a série 220/330 são bem raras e caras de achar em bom estado. A Voigtlander tem umas 6x6 com Vaskar e Heliar, são excelentes câmeras.

Mesmo as mais baratas, como as Meopta, Flexaret, Toyo, Elmo, Graflex e Ansco são bem divertidas.

Procure pelos acessórios. É fundamental ter um parassol e um jogo de filtros UV, amarelo e verde, pelo menos.
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Guilherme Araújo

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Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2016, 16:50:45
AFShalder, vc já pensou em publicar um compêndio de fotografia? Muito bom cara.

Eu tenho uma Anastigmat, vou publicar um resumo sobre minha experiência com ela, e postar algumas fotos que exemplificam bem o funcionamento dela em diferente diafragmas, pq muda pra caramba. Mas em resumo, acontece exatamente o que o colega AFShalder definiu.

Eu venho lendo sobre essa lente e é muito interessante, ela foi desenvolvida em 1890 por intermédio do Carll Zeiss. Pra o astigmatismo que existia nas lentes anteriores. E são apenas 4 lentes em três grupos, quando se olha por dentro parece que só tem um vidrinho, muito simples mesmo.





AFShalders

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« Última modificação: 20 de Abril de 2016, 20:08:22 por AFShalders »
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lee oliveira

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Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2016, 17:40:27
Diabos, estou tentando me descolar do fórum e vem um assunto desses...

rsrsrs..ó xente, não deixa o mininu quieto ...rsrsr... :D só rindo contigo...
 
e muito boa explicação AFShalders, bem clara .. :clap:


AFShalders

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Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2016, 22:36:18
Pois é Lee, Médio Formato é sempre uma brincadeira interessante, não só as TLRs, mas também as de fole como as Agfa Record e Isolettes. São muito baratas e tem uma qualidade de imagem bem bacana.
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robertostrabelli

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Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2016, 22:33:15
Upando esse tópico só pra falar que acabei de comprar uma tlr e foi uma pechincha :clap: espero que esteja fácil de consertar 8-)



Faz anos que estou com um comichão depois que descobri que dá pra revelar filme com café e vitamina C, vamos ver o que vai acontecer :ponder:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."