Autor Tópico: DX Pro  (Lida 14739 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 27 de Março de 2016, 20:58:42
Estou lendo esse livro (e gostando muito), mas justamente essa parte me confundiu um pouco. Se eu usar uma lente 24mm e uma 200mm para fazer o mesmo retrato, com a mesma configuração na câmera, do mesmo lugar, só mudando o crop, não há compressão de planos? Conseguiria me explicar o raciocínio por trás disso, por favor?

Obrigado!

Compressão de planos é questão de perspectiva e não de distância focal.

Imagina as duas situaçõs:

Vc tem um objeto A e B que estão a 1m de distância entre eles.

B--1m--A

1) Vc vai fotografar o objeto A a 1 metro de distância dele:

B--1m--A--1m--Fotográfo

2) Vc vai fotografar o objeto A a 3 metros de distância dele

B--1m--A------3m------Fotógrafo.

Na situação 1, a distância entre A e B é a mesma que entre A e o fotógrafo. Na situação 2, a distância entre A e B é 1/3 da de A para o fotógrafo. Ou seja, quando o fotógrafo se afastou, a distância relativa entre A e B ficou menor, então na foto eles parecem estar mais perto e isso que dá a compressão de planos.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 27 de Março de 2016, 21:22:22
Na situação 1, a distância entre A e B é a mesma que entre A e o fotógrafo. Na situação 2, a distância entre A e B é 1/3 da de A para o fotógrafo. Ou seja, quando o fotógrafo se afastou, a distância relativa entre A e B ficou menor, então na foto eles parecem estar mais perto e isso que dá a compressão de planos.

A distância relativa entre B e fotógrafo, você quis dizer? Porquê a distância entre A e B continua a mesma.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #122 Online: 27 de Março de 2016, 21:29:45
A distância relativa entre B e fotógrafo, você quis dizer? Porquê a distância entre A e B continua a mesma.

A distância relativa entre A e B e A e o fotógrafo.