Autor Tópico: Nitidez e foco.  (Lida 1761 vezes)

julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 28 de Março de 2016, 13:11:56
Olá gente!

Comprei uma Nikon D3100 há pouco tempo e ultimamente ando mais lendo do que fazendo, porque quando eu boto em prática o resultado normalmente é uma falta de foco danada, principalmente quando a foto é noturna. E isso anda me frustrando demais, pois eu configuro, configuro, configuro e ainda não sei onde eu estou errando. Portanto, gostaria da opinião de vocês sobre o que eu estou errando e como posso melhorar, já que eu normalmente só consigo visualizar a falta de foco no computador, o que me gera um monte de problemas porque quando eu olho no liveview não parece que está desfocada, muito menos no viewfinder.

Seguem abaixo:

https://www.flickr.com/photos/126022147@N05/26026524381/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/126022147@N05/26067047296/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/126022147@N05/25820208320/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/126022147@N05/26026795951/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/126022147@N05/26093091785/in/dateposted-public/




efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2016, 13:27:12
Dei uma olhada rápida nos valores de abertura e velocidade, grandes "inimigos" do foco nítido, e pude ver o seguinte (muito brevemente):

- f/1.8 a 1 metro mais ou menos de distância, com essa lente e o sensor APS-C, você tem cerca de 3 cm de foco (profundidade de campo) em volta do ponto desejado. Assim, o que estiver fora desse "campo em foco" certamente será prejudicado, se a intenção é ter mais nitidez em toda foto. Uma flor, parte do cabelo, parte do braço estão em foco, mas o rosto e o resto das flores, por exemplo, certamente estão a mais de 3cm deles...

- 1/20s com lente sem estabilização vc tem que estar estável para a foto sair nítida, lembre da regra do inverso da distância focal em full-frame para a velocidade mínima "recomendável": essa lente (50mm) equivale no FF a uns 75mm, portanto qq foto a menos de 1/80 tem tudo para sair ligeiramente tremida (aparentando fora de foco) se vc não estiver bem estável mesmo.

 :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2016, 13:42:51
Olá, Juliana. Sem bem-vinda ao forum.

Parece-me que seu problema é uma falta de conhecimento do básico.

Nas duas primeiras fotos, o foco não está no olho (nem pelo menos no rosto), que é algo mandatório para a imagem parecer agradável quando a profundidade de campo for pequena. Na primeira está  nas mãos da moça (talvez mais para o dedo anelar) e na segunda está no cabelo que repousa sobre o ombro (repare como ali está nítido!). No caso destas fotos, teria que utilizar um ponto de foco que se encaixasse na composição mas que ficasse sobre o ponto de interesse (no caso de retratos, sempre os olhos!) ou então utilizar o central e recompor a foto para conseguir utilizá-lo. Esse tipo de "manobra" requer um pouco de prática e paciência. Nas câmeras full-frame é bastante comum usar sempre o central e depois recortar a foto para conseguir ajustar a composição, mas isso não é uma regra, é apenas um exemplo de que a dificuldade existe.

A terceira foto (do vaso de flores) o foco está logo nas primeiras flores. O problema é que, dada a composição aproximada do objeto e a abertura grande de f/1.8, a profundidade de campo fica pequena e o restante da imagem acaba por não ficar com foco aparente. É o efeito que muitos querem para "isolar" distrações no fundo, especialmente em retratos. Mas no caso dessa foto não é uma escolha muito boa.

A quarta foto parece que o foco está na primeira face do bolo e pareeeeece aqui pra mim que pode ter tremido um pouco devido a baixa velocidade de disparo. O mesmo se aplica para a quinta foto.

Em resumo, dê uma estudada nessa questão de foco, velocidade de disparo, profundidade de campo etc... e continue clicando! Só assim para aprender! ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2016, 13:47:12
Pois é, o segredo não é mais lendo do que fazendo, e sim lendo E fazendo e lendo de novo. Treine em casa mesmo, antes de partir para fotografar ocasiões importantes. Com essa combinação de câmera e lente, procure manter o f/stop no mínimo a f/4 e a veloc pelo menos 1/80: a cerca de 1,5m de distância, vc terá uns 15cm de distância focal, pega os olhos e o rosto todo, todas as flores etc....  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2016, 14:07:24
Eu acrescentaria dizendo para usar apenas um ponto de foco, o central de preferência, aos poucos vai aprender a trocar os pontos conforme a necessidade.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2016, 14:42:44
Como já disseram, um f/4 no mínimo seria bom para te dar uma margem de segurança. Mas lembre-se que mesmo em f/4, dependendo da distância do assunto, a profundidade continua pequena, então cuidado (vale muito a pena ler sobre DOF, quanto mais informação melhor ficará sua fotografia)... Em relação à velocidade, vai depender muito do motivo. Se for algo imóvel, e ter a mão firme, dá pra fotografar na proporção de 1:1 com a distância focal, mesmo sendo cropada (1/50 para lente 50mm). Se for fotografar pessoas posadas, acho que no mínimo 1/100. Se tiver criança no meio já aumento pra 1/150 ou 1/200. Vi que na última fotografia foi 1/5 segundos...só um morto pra não tremer nessa velocidade rsrsrs. Como seu ISO já estava bem alto, recomendo fortemente um flash dedicado TTL.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2016, 14:55:38
Também importante (mas ninguém falou sobre) é que uma boa iluminação ajuda muito. Tanto na parte em que aumenta a velocidade da exposição quanto ajuda a cravar o foco.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2016, 23:35:52
Juliana, bem vinda.
Muito bem! Assim é que se aprende, mostrando o que não está muito bom e escutando as dicas dos mais experientes.

Primeiro leia mais sobre profundidade de campo. Aprenda o conceito.
Aberturas maiores (f1.8 p ex.) reduzem a profundidade de campo e desfocam mais aquilo que não está no ponto onde voce focou.
Aberturas menores (f16 p ex.) ampliam a profundidade de campo e tendem a deixar tudo focado.
https://nikoneurope-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/43377/~/o-que-%C3%A9-a-profundidade-de-campo%3F

Agora sobre velocidade. A maioria das fotos ficaram levemente borradas porque você usou uma velocidade muito baixa.
A última você bateu a 1/5 que é velocidade para usar tripé.
A velocidade usada quando a camera está segura pelas mãos deve ser o inverso da distância focal da lente usada.
Exemplo: com uma 50mm você não deve usar velocidade menor que 1/50. E assim por diante, uma 100mm deve ser disparada com pelo menos 1/100 de velocidade.
Agora, em cameras cropadas o efeito do fator de corte, ou crop factor, exige que essa velocidade seja maior.
Uma camera cropada tem fator de corte de 1,5 ou 1,6, Nikon e Canon respectivamente.
Uma 50mm em uma nikon fica: 50 x 1,5 = 75. Logo a velocidade mínima seria 1/75.
Essa é a velocidade minima para quem tem uma mão firme. Para ter segurança é desejável usar uma velocidade maior que esta, por exemplo 1/125.

Outro detalhe, veja em sites como segurar a camera corretamente e de forma firme. O manual das câmeras também mostra as formas mais estáveis de segurá-la.
Mesmo em velocidades maiores como  1/250 é possível tremer se a câmera não for segura de forma correta.

Leia mais sobre teoria fotográfica e continue fotografando e fazendo testes que suas imagens vão melhorar com certeza! Não desista, todos erram no começo.  :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Março de 2016, 23:39:38
Também importante (mas ninguém falou sobre) é que uma boa iluminação ajuda muito. Tanto na parte em que aumenta a velocidade da exposição quanto ajuda a cravar o foco.

Bem lembrado. Quando não há luz suficiente, há de se usar um flash ou outro tipo qualquer de iluminação artificial.

Outra coisa. Sua câmera tem uma luz auxiliar de foco que ajuda a focar com mais precisão quando em baixa iluminação. Ative a luz auxiliar quando necessário em locais mais escuros.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva