Autor Tópico: Dúvida - Balanço de branco x Foto amarelada  (Lida 5335 vezes)

felipe.fotografia

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Online: 28 de Março de 2016, 14:37:12
Olá senhores, gostaria que alguém pudesse me ajudar com um problema relacionado ao balanço de branco. Em geral, não consigo alcançar os tons de branco como no exemplo abaixo, que por acaso acho perfeitos. Sempre regulo minha câmera, mesmo assim minhas fotos ficam sempre meio amareladas. Já tentei alterar pelo Lightroom e o resultado nunca fica satisfatório. Seria por causa do horário que eu fotográfo(17/18h)?

Nikon D7000 / D80 - 35mm f/2 - 18-70mm f/ 3.5-4.5 - Flash Yn 565ex. Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta.

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Rafa_Meira

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Resposta #1 Online: 28 de Março de 2016, 14:53:34
Posta exemplos seus...


vangelismm

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Resposta #2 Online: 28 de Março de 2016, 15:02:25
Eu acho um crime fotografar na golden hour e deixar a luz branca mas já que vc insiste rsrsrs

Já tentou o auto WB da camera? Geralmente ele faz um ótimo trabalho em matar qualquer por do sol.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

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Resposta #3 Online: 28 de Março de 2016, 15:10:11
Você pode tentar usar a técnica abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=K0UncSBqn3k

O ideal seria você andar com um cartão cinza para fazer a medição depois na pós, e também entender um pouco como a temperatura da luz (Kelvin) que você está fotografando afeta sua imagem*.

Normalmente a luz do entardecer é mais amarelada sim, mas vai depender um pouco da estação e do lugar onde você está fotografando. Segue abaixo uma tabela que achei numa busca do Google para você se guiar.

1.200 k - Luz do fogo
1.700 k - Luz de vela
2.800 k - Lâmpada incandecente comum (tungstênio)
3.200 k - Nascer e Pôr do Sol
3.500 k - Lâmpada fluorescente do tipo "branca quente"
4.100 k - Luz do Luar em noite de lua cheia
4.500 k - Lâmpada fluorescente do tipo "branca fria"
5.000 a 5.500 k - Luz do Sol ao amanhecer ou entardecer
5.500 a 5.600 k - Flash elêtronico
5.500 a 6.000 k - Luz do Sol na maior parte do dia
6.500 a 7.500 k - Céu encoberto
9.000 a 12.000 k - Céu azul aberto
Acima de 12.000 k usar para paisagens a luz do dia com neve.

*During sunrise and sunset, color temperature tends to be around 2,000 K, during the "golden hour" it is around 3,500 K and during midday it is around 5,500 K (the color temperature can vary significantly based on altitude, latitude and weather conditions). - https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_hour_(photography)


felipemendes

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Resposta #4 Online: 28 de Março de 2016, 15:18:03
Também gostaria de ver fotos suas.

Independente disto, nas suas cenas, procure algo que tenha um cinza neutro ou branco, que seja iluminado pela luz natural do ambiente. Ao ajustar seu balanço de branco por aquele tom, quase com certeza vai ficar bom.
Felipe


vangelismm

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Resposta #5 Online: 28 de Março de 2016, 15:18:31
Esse video deixou as partes claras rosa e as sombras verde.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pictus

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Resposta #6 Online: 28 de Março de 2016, 15:37:29
Esse video deixou as partes claras rosa e as sombras verde.

Deve ser algum admirador da escola de samba da Mangueira...  :D
« Última modificação: 28 de Março de 2016, 15:37:42 por Pictus »


AFShalders

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Resposta #7 Online: 28 de Março de 2016, 15:37:33
Depende de qual seja seu objetivo.

Se você quer fidelidade total com a luz da cena, a coisa pode tornar-se um pesadelo, principalmente porque o AWB não funciona direito em muitas situações. Aí você tem que ter bom senso e tentar compensar manualmente o melhor que lembrar-se da luz no horário.

Na outra ponta, se você quer brancos absolutos, a opção mais eficiente é um balanço de cores seletivo, pegando uma parte que seja sabidamente branca ou cinza e usando como referencia.

Se o foco for tom da pele, existe um tipo de balaço específico que alguns programas como o Silkypix e o Aperture tem (skin tone), mas sempre amarela o restante da cena.

Uma solução para quem tem conhecimentos mais avançados é trabalhar diretamente nas curvas HSV ou modificar as intensidades nas curvas Y e B. Existem algumas dezenas de técnicas para isso, mas depende muito do que você pretende no final.


Quanto a foto da garota, para mim, foi um assassinato para com a luz. Impossível essa temperatura de cor, no sol, nesse horário.

Se vocÊ fotografar nesse horário sob o sol a luz é amarela. Ponto. Se não gosta, faça em outro horário, senão fica artificial pra caramba.  Se for nas sombras a luz será bem azulada, se compensar para neutralizar ficará igualmente estranha.  Escolha outra hora.
« Última modificação: 28 de Março de 2016, 15:41:13 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

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lee.

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Resposta #8 Online: 28 de Março de 2016, 16:04:49
Você pode tentar usar a técnica abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=K0UncSBqn3k

O ideal seria você andar com um cartão cinza para fazer a medição depois na pós, e também entender um pouco como a temperatura da luz (Kelvin) que você está fotografando afeta sua imagem*.

Normalmente a luz do entardecer é mais amarelada sim, mas vai depender um pouco da estação e do lugar onde você está fotografando. Segue abaixo uma tabela que achei numa busca do Google para você se guiar.

1.200 k - Luz do fogo
1.700 k - Luz de vela
2.800 k - Lâmpada incandecente comum (tungstênio)
3.200 k - Nascer e Pôr do Sol
3.500 k - Lâmpada fluorescente do tipo "branca quente"
4.100 k - Luz do Luar em noite de lua cheia
4.500 k - Lâmpada fluorescente do tipo "branca fria"
5.000 a 5.500 k - Luz do Sol ao amanhecer ou entardecer
5.500 a 5.600 k - Flash elêtronico
5.500 a 6.000 k - Luz do Sol na maior parte do dia
6.500 a 7.500 k - Céu encoberto
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Acima de 12.000 k usar para paisagens a luz do dia com neve.

*During sunrise and sunset, color temperature tends to be around 2,000 K, during the "golden hour" it is around 3,500 K and during midday it is around 5,500 K (the color temperature can vary significantly based on altitude, latitude and weather conditions). - https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_hour_(photography)

pior q o resultado do vídeo não ficou tão nice.

Concordei com esse comentário aqui (que o próprio autor do vídeo concorda tbm)

"This did not work at all, look how pink the picture goes.
You're much better using camera raw in photoshop and fixing it by eye.
Fixing white balance is a quick task that you'll get better at over time.

Spotting green/red and yellow/blue changes is something you should learn and not have a program do for you. Or you'll end up with bad results and think everything is fine."
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
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Pictus

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Resposta #9 Online: 28 de Março de 2016, 16:07:43
Para  neutralizar a imagem devidamente vai precisar de uma referência neutra como um Whibal, seja para
acertar o WB da digicam e/ou para acertar depois no conversor de RAW.
https://youtu.be/E2g3RdC-KQs

Se for o caso de cores mais realistas vai no esquema
https://youtu.be/VvPeGVBIp4Y


felipe.fotografia

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Resposta #10 Online: 28 de Março de 2016, 17:15:29
Segue uma foto que eu fiz, para explicar melhor a tonalidade de pele que me deixa inquieto.

PS: Estou iniciando agora na fotografia

Nikon D7000 / D80 - 35mm f/2 - 18-70mm f/ 3.5-4.5 - Flash Yn 565ex. Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta.

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spositom

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Resposta #11 Online: 28 de Março de 2016, 17:24:05
Para  neutralizar a imagem devidamente vai precisar de uma referência neutra como um Whibal, seja para
acertar o WB da digicam e/ou para acertar depois no conversor de RAW.
https://youtu.be/E2g3RdC-KQs

Se for o caso de cores mais realistas vai no esquema
https://youtu.be/VvPeGVBIp4Y

x2

Depois de ver um pouco de técnica de fotografia, para mim essa seria a primeira aula

Neutro e perfil


bruno_sfc

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Resposta #12 Online: 28 de Março de 2016, 18:47:44
Segue uma foto que eu fiz, para explicar melhor a tonalidade de pele que me deixa inquieto.

PS: Estou iniciando agora na fotografia



No Capture One, existe uma ferramenta específica para corrigir tons de pele, fica no "Color Editor".

http://help.phaseone.com/en/CO8/Editing-photos/Working-with-colors/Color-editor.aspx


vangelismm

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Resposta #13 Online: 28 de Março de 2016, 19:01:44
Segue uma foto que eu fiz, para explicar melhor a tonalidade de pele que me deixa inquieto.

PS: Estou iniciando agora na fotografia




Não vejo nada de absurdo no WB dessa foto.
Unica coisa que noto por causa de tom de pele é que deve ser uma camera nikon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipe.fotografia

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Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2016, 12:23:02

Não vejo nada de absurdo no WB dessa foto.
Unica coisa que noto por causa de tom de pele é que deve ser uma camera nikon.

É uma Nikon D3200 com lente de kit. Como você sabe que é Nikon apenas pelo tom de pele?
Nikon D7000 / D80 - 35mm f/2 - 18-70mm f/ 3.5-4.5 - Flash Yn 565ex. Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta.

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