Autor Tópico: Fotógrafa iniciante em busca de dicas  (Lida 5474 vezes)

mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Online: 28 de Março de 2016, 18:48:06
Sou fotógrafa iniciante e gostaria de dicas sobre como orientar o ou a contratante no momento da sessão. Também gostaria de saber algo em relação ao custo (sei que no fórum há muitas perguntas sobre isso mas ainda não consegui chegar um preço justo e atraente para minha inserção no mercado). Tenho pensado em fotografar algumas amigas a preço de custo (transporte, make) para montar portfolio, o que acham?
Seguem algumas fotos que tirei para demais dicas construtivas que possam me dar.


Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2016, 19:05:50
Mika, primeiramente seja bem vinda.  :ok:

Primeiro:
Utilize o campo de busca que fica na parte superior direita e tenta alguma palavras como "quanto cobrar", "como iniciar" etc.. Você vai ver que virão centenas de tópicos com as suas mesmas dúvidas. Inclusive virão outras informações muito pertinentes para iniciantes. Vale a pena.  :ok:
Digo isso porque lembro-me quando iniciei aqui. Passei meses só lendo os tópicos, sem escrever nada e foi muito bom. Aprendi muita coisa.

Segundo:
Ótima ideia fotografar amigos e família para criar portfólio. Fotografar é um dos ótimos exercícios. Mas é preciso ler bastante sobre as técnicas e ver (admirar) outros grande fotógrafos. Isso faz você ficar crítica quando aos seus resultados e cria uma identidade nas suas fotos. Você passa a perseguir o resultado de quem já produz ótimas fotos.

Terceiro: Sobre as fotos, não sei seus equipamentos, mas você usou a lente um pouco fechada. Observe o que você está cortando do assunto (mãos, pernas, cabelo) e evite isso, caso não seja o objetivo. Outra coisa são os tons. As 2 primeiras então num tom e a terceira está mais amarelada (repare no tom da pele). E por último e não menos importante: foco. A primeira foto o foco está no ombro da moça, me parece. Seria melhor se estivesse nos olhos não acha?

O equipamento e a modelo você já tem e ela pareceu bem desenvolta nas poses. Gostei. Agora é com você  :ok: :ok:


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2016, 19:17:52
Mika, primeiramente seja bem vinda.  :ok:

Primeiro:
Utilize o campo de busca que fica na parte superior direita e tenta alguma palavras como "quanto cobrar", "como iniciar" etc.. Você vai ver que virão centenas de tópicos com as suas mesmas dúvidas. Inclusive virão outras informações muito pertinentes para iniciantes. Vale a pena.  :ok:
Digo isso porque lembro-me quando iniciei aqui. Passei meses só lendo os tópicos, sem escrever nada e foi muito bom. Aprendi muita coisa.

Segundo:
Ótima ideia fotografar amigos e família para criar portfólio. Fotografar é um dos ótimos exercícios. Mas é preciso ler bastante sobre as técnicas e ver (admirar) outros grande fotógrafos. Isso faz você ficar crítica quando aos seus resultados e cria uma identidade nas suas fotos. Você passa a perseguir o resultado de quem já produz ótimas fotos.

Terceiro: Sobre as fotos, não sei seus equipamentos, mas você usou a lente um pouco fechada. Observe o que você está cortando do assunto (mãos, pernas, cabelo) e evite isso, caso não seja o objetivo. Outra coisa são os tons. As 2 primeiras então num tom e a terceira está mais amarelada (repare no tom da pele). E por último e não menos importante: foco. A primeira foto o foco está no ombro da moça, me parece. Seria melhor se estivesse nos olhos não acha?

O equipamento e a modelo você já tem e ela pareceu bem desenvolta nas poses. Gostei. Agora é com você  :ok: :ok:
Obrigada pelas dicas Andrei! Serão muito bem vindas mesmo! Sobre meus equipamentos: fotografo com uma Nikon D90 e uma 35 mm 1.8, as fotos estão diferentes pois foram tiradas em locais/dias/ensaios diferentes e a modelo sou eu mesma hahaha Pelo fato de ser um auto retrato eu não tinha total controle com o foco então fiz alguns malabarismo, ao fotografar outras pessoas vou me atentar a focar no olhos e não cortar partes essenciais da fotografia. No mais, agradeço muito!
« Última modificação: 28 de Março de 2016, 19:20:21 por mikagoncalves »
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2016, 21:29:14
1) Bem-vinda ao forum
 :)

2) Essa parte de preço e mercado é algo tão complexo quanto particular. Depende de muita coisa. Mas vc pode dar uma olhada nesses tópicos pra ver se te norteia um pouco.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118766.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118277.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108601.0

3) Quanto as fotos, tem pontos positivos e negativos nas que vc postou.
Positivos:
-Tratamento: Me agradou o "look" das fotos em relação às cores e contrastes, mas como disse o colega, eu também tentaria uniformizar
-Fotometria no ponto
-Vc ficou bem expressiva nas fotos (teria falado em direção se não fossem auto-retratos)

Negativos
-Foco: A primeira foto está visivelmente fora de foco)
-Composição: Esse quesito vc pecou bastante. Seus retratos tem vários elementos ao fundo que nada contribuem para a foto, sobretudo os móveis. O fundo não agrega nada, apenas poluem e tiram a atenção de onde realmente deveria ser direcionada.

Auto retratos são bem difíceis de fazer, justamente por não estar no controle da câmera no momento do disparo. E sim, recomendo que ofereça ensaios para amigos para poder montar portfólio. Mas antes disso, vc pode sair pra clicar bastante também. Estude composição, procure lugares inspiradores, vá sozinha, tente imaginar lugares que pudesse colocar as pessoas na foto e clique bastante também. Assim vc já vai pro ensaio com alguma inspiração.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2016, 22:27:44
O pessoal já deu dicas bem bacanas do aspecto geral, especialmente quanto a ler outros posts semelhantes para quem está começando e sobre ver outras galerias e procurar entender como a foto foi feita, pegar ideias e inspirações...

Então, vou comentar apenas as fotos propriamente ditas: as duas primeiras tem composições interessantes (olhar, pose) e estão tecnicamente bem feitas quanto a fotometria e tratamento, gostei das duas, falando de forma abrangente, mesmo com cortes fechados. O erro grave está na primeira devido ao foco à frente do plano dos olhos (em menor grau na segunda a mesma coisa!). Talvez uma profundidade de campo maior (fechar mais o diafragma) caísse melhor nas duas, mas aí precisaria pensar em como isolar melhor as distrações do fundo que ficaria ainda mais aparente (móveis, etc), porque competiriam com a modelo (você, no caso) e que não pareceram agradáveis ou harmônicos no quadro. A terceira, sinceramente, parece de outra galeria, tanto pelo melhor uso do ambiente (nada estranho ao fundo, você parece melhor inserida no ambiente) quanto pelo foco certeiro e nitidez que casaram muito bem. A luz parece ter ajudado. Percebendo esse potencial da terceira foto, fica fácil imaginar que conseguirá bons resultados ao clicar outras modelos, já que a dificuldade em se auto-retratar parece bem óbvia no caso das primeiras.

Em tempo, como elogio respeitoso, mas você é muito bonita! Convido-a para conhecer o tópico "EU" na área de "Papo furado", caso tenha curiosidade em conhecer as outras fotógrafas mulheres aqui do forum e receber outros elogios (talvez mais descarados que o meu) por lá!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2016, 23:23:07
A modelo é muito bonita e as poses que ela fez foram muito boas, não sei se foi direção sua ou algo expontâneo dela, mas ficou bem legal !

Só reforçando alguns pontos que o pessoal ja citou, a primeira foto ficou muito legal, porém o foco ficou fora do rosto da modelo e sim no cabelo dela e pra mim não deu um resultado legal. Outra coisa foram os moveis do fundo que "poluíram" o fundo da foto e que pode tirar a atenção da modelo

A segunda foto tambem tem os mesmos erros e pontos positivos que a primeira, acertar o foco e prestar atenção no fundo

A terceira foi a que eu mais gostei, a pose ficou muito boa e o foco pra mim ficou bem legal o único porem mesmo foi o fundo que acaba distraindo um pouco o foco para a modelo.

Sugiro tambem experimentar diversos tipos de edição, como PB e um tom mais escuro, principalmente na segundo foto

abraços e parabéns pelas fotos !
Fuck Gear


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2016, 00:22:55
Obrigada pelas dicas Andrei! Serão muito bem vindas mesmo! Sobre meus equipamentos: fotografo com uma Nikon D90 e uma 35 mm 1.8, as fotos estão diferentes pois foram tiradas em locais/dias/ensaios diferentes e a modelo sou eu mesma hahaha Pelo fato de ser um auto retrato eu não tinha total controle com o foco então fiz alguns malabarismo, ao fotografar outras pessoas vou me atentar a focar no olhos e não cortar partes essenciais da fotografia. No mais, agradeço muito!

 :D :D :D Tá explicado então.
Eu estava mesmo desconfiado porque o símbolo do seu logo é o mesmo da tatuagem do seu braço. ;)
Autorretrato? Aí não tem controle mesmo....rs.rs.rs... Mas ótimo.
Está no caminho certo Mika. Sucesso e boas fotos  :ok:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #7 Online: 29 de Março de 2016, 07:41:54
Para você tirar bons auto retratos, sugiro o uso de uma vassoura ou cabideiro. Sim, isso mesmo! Você coloca ele no lugar que você vai estar, ajusta o foco para ele e coloca em manual (com a lente já focada onde deseja). Assim basta ir ao local onde está o alvo e trocar de posição.

Digo isso pois nem sempre o autofoco pensa como você. Se quiser focar no olho, imprime seu rosto colorido, recorta e coloca no cabideiro na altura onde você pretende deixar o seu rosto, é infalível!

Rapidamente você pega o jeito!  :ok:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Leoneves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2016, 07:50:35
Boa!


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #9 Online: 29 de Março de 2016, 12:35:30
1) Bem-vinda ao forum
 :)

2) Essa parte de preço e mercado é algo tão complexo quanto particular. Depende de muita coisa. Mas vc pode dar uma olhada nesses tópicos pra ver se te norteia um pouco.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118766.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118277.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108601.0

3) Quanto as fotos, tem pontos positivos e negativos nas que vc postou.
Positivos:
-Tratamento: Me agradou o "look" das fotos em relação às cores e contrastes, mas como disse o colega, eu também tentaria uniformizar
-Fotometria no ponto
-Vc ficou bem expressiva nas fotos (teria falado em direção se não fossem auto-retratos)

Negativos
-Foco: A primeira foto está visivelmente fora de foco)
-Composição: Esse quesito vc pecou bastante. Seus retratos tem vários elementos ao fundo que nada contribuem para a foto, sobretudo os móveis. O fundo não agrega nada, apenas poluem e tiram a atenção de onde realmente deveria ser direcionada.

Auto retratos são bem difíceis de fazer, justamente por não estar no controle da câmera no momento do disparo. E sim, recomendo que ofereça ensaios para amigos para poder montar portfólio. Mas antes disso, vc pode sair pra clicar bastante também. Estude composição, procure lugares inspiradores, vá sozinha, tente imaginar lugares que pudesse colocar as pessoas na foto e clique bastante também. Assim vc já vai pro ensaio com alguma inspiração.
Muito obrigada! Essa dica de sair para clicar é mesmo uma ótima ideia! Com essas dicas vejo que meus pontos fracos estão sendo o foco e a composição, nos próximos ensaios tbm tentarei uniformizar as fotos e observar a composição delas. Agradeço muito pelas dicas!
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #10 Online: 29 de Março de 2016, 12:36:18
:D :D :D Tá explicado então.
Eu estava mesmo desconfiado porque o símbolo do seu logo é o mesmo da tatuagem do seu braço. ;)
Autorretrato? Aí não tem controle mesmo....rs.rs.rs... Mas ótimo.
Está no caminho certo Mika. Sucesso e boas fotos  :ok:
Muito obrigada!!  :D :D
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #11 Online: 29 de Março de 2016, 12:38:23
Para você tirar bons auto retratos, sugiro o uso de uma vassoura ou cabideiro. Sim, isso mesmo! Você coloca ele no lugar que você vai estar, ajusta o foco para ele e coloca em manual (com a lente já focada onde deseja). Assim basta ir ao local onde está o alvo e trocar de posição.

Digo isso pois nem sempre o autofoco pensa como você. Se quiser focar no olho, imprime seu rosto colorido, recorta e coloca no cabideiro na altura onde você pretende deixar o seu rosto, é infalível!

Rapidamente você pega o jeito!  :ok:
Essa ideia da vassoura é realmente sensacional! Nunca havia pensado nisso! Eu nunca usei o autofoco para autorretratos mas eu ajustava no manual meio na sorte sabe? hahaha. Essa dica vai ajudar muito! Obrigada!
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #12 Online: 29 de Março de 2016, 21:48:39
Essa ideia da vassoura é realmente sensacional! Nunca havia pensado nisso! Eu nunca usei o autofoco para autorretratos mas eu ajustava no manual meio na sorte sabe? hahaha. Essa dica vai ajudar muito! Obrigada!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Soluções caseiras para problemas mundanos! Fotógrafo tem que ser engenhoso nas gambiarras também!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 30 de Março de 2016, 14:35:53
Acho que vc nao precisa de muitas dicas... So praticar mesmo.

Adorei o auto enquadramento das suas fotos. Cuidado com essa galera "nao corta isso, nao corta aquilo" e continue assim.  Se alguem vier com o papo "esta ruim" ou "errado", vc me chama para sairmos na porrada.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2016, 21:32:59
Acho que vc nao precisa de muitas dicas... So praticar mesmo.

Adorei o auto enquadramento das suas fotos. Cuidado com essa galera "nao corta isso, nao corta aquilo" e continue assim.  Se alguem vier com o papo "esta ruim" ou "errado", vc me chama para sairmos na porrada.

Vamos combinar então. Eu derrubo e você chuta! Pode ser?  :fight:

:hysterical::hysterical::hysterical:
« Última modificação: 30 de Março de 2016, 21:33:36 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure