Autor Tópico: Importação de câmeras para coleção?  (Lida 895 vezes)

wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Online: 26 de Março de 2016, 20:36:10
Boa noite!

Sabendo que é proibido importar câmeras e lentes usadas... Como fica o colecionador?

No caso dos automóveis, também é proibido importar usados, mas carros com mais de 30 anos podem ser importados por colecionadores. Há uma lógica que não impede o colecionismo de carros estrangeiros.

Alguém sabe de um procedimento semelhante para câmeras?

Abraços,
Artur


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2016, 20:45:51
Acompanhando...  :snack:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2016, 09:28:41
Bom, tem algo interessante aqui: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1210166486.pdf.

Confesso que não li todo....Se está valendo e é aplicado, não sei.... A justiça e administração públicas são muitos 'complicadas', pra não dizer outra coisa.

Na pratica: Já comprei muitas lentes usadas, uma foram taxadas e outras não. Nenhum outro embaraço.... Alguns amigos já compraram corpos. Dos que conheço, todos taxados, como se fossem 'novos', talvez por grande 'similaridade' com os mesmo. Já teve um relato aqui de um que comprou uma lente tele e teve que passar pelo 'Ministério da Defesa', talvez por parece o acessório de uma arma.

Acho que na alfandega a preocupação maior é não perder uma taxação, do que ficar analisando se o produto é novo ou não.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2016, 10:24:45
Que eu saiba não é permitida a importação de nenhum bem usado, salvo este caso específico de automóveis (antigos, para coleção) , e de aeronaves e embarcações de grande porte.


wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2016, 21:54:51
Pois é...

Na época em que eu não sabia que era proibido importar bens usados, eu comprei uma câmera usada com lente no eBay. Fui muito bem taxado, mas passou tranquilo. E era uma câmera daquelas bem antigas...

Eu li um pouco do texto no MDIC, e aparentemente é isso mesmo, é proibido e ponto final. :(

Abraços,
Artur


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2016, 22:36:25
Interessante questão. Acompanho.