Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 117596 vezes)

Elder Walker

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Resposta #135 Online: 04 de Julho de 2018, 15:31:31
Uma opinião rápida dos colegas mais experientes: apareceu aqui pra mim uma bike Felt Nine XC Hardtrail 29" usada, ano 2016, com upgrade para grupo Deore 2x10 e freios SLX. É de um repasse da loja do meu cunhado nos EUA e chegaria aqui pra mim, com frete e tudo, por uns 3200~3500 reais. Parece que a condição dela está realmente muito boa e já viria revisada, com pneus e corrente novos, etc...

Acham um bom negócio?

Algum ponto muito negativo em investir num quadro mais antigo? Por exemplo, sei que ela não tem o cabeamento interno no quadro, nem o tal padrão novo de eixos "boost" etc... mas enfim... queria apenas algo bom, confiável, que exija pouca manutenção/regulagem, e com bom custo/benefício.

Meu uso será apenas para recreação, pois uns colegas aqui do trabalho estão começando numas trilhas próximas. Diria que seria um misto de 40% asfalto, 40% trilhas leves de chão batido sem muito relevo e 20% de trilhas mais pesadas.
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Lindsay

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Resposta #136 Online: 04 de Julho de 2018, 15:41:42
Uma opinião rápida dos colegas mais experientes: apareceu aqui pra mim uma bike Felt Nine XC Hardtrail 29" usada, ano 2016, com upgrade para grupo Deore 2x10 e freios SLX. É de um repasse da loja do meu cunhado nos EUA e chegaria aqui pra mim, com frete e tudo, por uns 3200~3500 reais. Parece que a condição dela está realmente muito boa e já viria revisada, com pneus e corrente novos, etc...

Acham um bom negócio?

Algum ponto muito negativo em investir num quadro mais antigo? Por exemplo, sei que ela não tem o cabeamento interno no quadro, nem o tal padrão novo de eixos "boost" etc... mas enfim... queria apenas algo bom, confiável, que exija pouca manutenção/regulagem, e com bom custo/benefício.

Meu uso será apenas para recreação, pois uns colegas aqui do trabalho estão começando numas trilhas próximas. Diria que seria um misto de 40% asfalto, 40% trilhas leves de chão batido sem muito relevo e 20% de trilhas mais pesadas.
Se esse preço fosse Brasil seria ótimo negocio, mas ai nos USA já não sei...

É muita bike pra quem vai fazer recreação, num precisa nada disso, uma bike mais simples da conta do recado.

Se vc for fazer trilha mesmo, vai ter manutenção sim, porque tem o desgaste das peças, tem coisa que sempre quebra. Quanto mais caro e mais leve o kit, menos resistente ele é, tem que tomar muito cuidado pra preservar.

O que pode ser problema é justamente o desgaste da relação, da suspensão, dos freios, tudo isso é item de consumo, se estiver muito desgastado terá que gastar mais para repor, mas se ela ja esta boa, então ok. Ideal pedir para um especialista que de uma olhada minuciosa no quadro, na suspensão, na relação, nos aros e te de uma opinião melhor.


« Última modificação: 04 de Julho de 2018, 15:55:23 por Lindsay »
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Resposta #137 Online: 04 de Julho de 2018, 15:55:27
Se esse preço fosse Brasil seria ótimo negocio, se ai nos USA ai já não sei...

É muita bike pra quem vai fazer recreação, num precisa nada disso, uma bike mais simples da conta do recado.

Se vc for fazer trilha mesmo, vai ter manutenção sim, porque tem o desgaste das peças, tem coisa que sempre quebra. Quanto mais caro e mais leve o kit, menos resistente ele é, tem que tomar muito cuidado pra preservar.

O que pode ser problema é justamente o desgaste da relação, da suspensão, dos freios, tudo isso é item de consumo, se estiver muito desgastado terá que gastar mais para repor, mas se ela ja esta boa ok. Ideal pedir para um especialista que de uma olhada minuciosa no quadro, na suspensão, na relação, nos aros e te de uma opinião melhor.

Poxa, muito obrigado pela resposta tão rápida e pela opinião sincera.

A bike está nos EUA mas viria para mim no BR por este preço, já considerando o frete via Paraguai (moro perto da fronteira).

Meu "alvo" seria gastar uns 2500~3000 numa nova por aqui, mas aí ele mencionou esse negócio do repasse na loja dele, então sei que a opinião é confiável com relação ao estado de conservação e tudo o mais, e pensei que talvez valesse mais à pena uma usada com componentes melhores do que uma nova com componentes mais básicos.

Vou confirmar aqui, mas a princípio viria toda revisada, com pastilhas novas, etc... mas realmente, sei que itens como relação e suspensão não tem muito o que fazer, a não ser usar até acabar e trocar.
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Resposta #138 Online: 04 de Julho de 2018, 16:02:26
Poxa, muito obrigado pela resposta tão rápida e pela opinião sincera.

A bike está nos EUA mas viria para mim no BR por este preço, já considerando o frete via Paraguai (moro perto da fronteira).

Meu "alvo" seria gastar uns 2500~3000 numa nova por aqui, mas aí ele mencionou esse negócio do repasse na loja dele, então sei que a opinião é confiável com relação ao estado de conservação e tudo o mais, e pensei que talvez valesse mais à pena uma usada com componentes melhores do que uma nova com componentes mais básicos.

Vou confirmar aqui, mas a princípio viria toda revisada, com pastilhas novas, etc... mas realmente, sei que itens como relação e suspensão não tem muito o que fazer, a não ser usar até acabar e trocar.
Olha só, uma bike carbono, 2x10 Deore, freio SLX Icetech, me parece que a suspa dela é uma FOX ou Rock Shox a ar, (ótima suspensão), chegando aqui por esse preço é um super negócio, vale a pena, muito bom!!!

No BR uma usada assim custaria pelo menos o dobro. Só o quadro e a suspa custa mais isso, fora o resto...

« Última modificação: 04 de Julho de 2018, 16:04:55 por Lindsay »
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Resposta #139 Online: 04 de Julho de 2018, 16:55:25
Olha só, uma bike carbono, 2x10 Deore, freio SLX Icetech, me parece que a suspa dela é uma FOX ou Rock Shox a ar, (ótima suspensão), chegando aqui por esse preço é um super negócio, vale a pena, muito bom!!!

No BR uma usada assim custaria pelo menos o dobro. Só o quadro e a suspa custa mais isso, fora o resto...

Vou verificar qual o modelo exato dela dentro da linha dessa linha Nine XC HT, mas acredito que não seja de carbono não. Se fosse seria demais até né? haha

E quanto a essa marca, Felt, você conhece?
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Resposta #140 Online: 04 de Julho de 2018, 17:25:22
Vou verificar qual o modelo exato dela dentro da linha dessa linha Nine XC HT, mas acredito que não seja de carbono não. Se fosse seria demais até né? haha

E quanto a essa marca, Felt, você conhece?
Não conheço a marca, porem todos esses quadros de bike são fabricados na China, e o prcesso de produção da maioria absoluta deles é de ótima qualidade, seja de alumínio ou carbono. Poucas empresas conseguem fazer os quadros, 3 ou 4 talvez, e eles produzem e exportam para o mundo inteiro. Cada fábrica coloca apenas a sua marca, sendo que algumas marcas tbm desenvolvem o próprio projeto / design do quadro e depois mandam os chineses fazer. Outras marcas já compram algo que já vem desenhado projetado pelos chineses, e o resto das peças é Shimano ou Sram, o seja igual pra todo mundo.

Bike tem tamanho... quanto o tamanho, vc verificou se esta correto pra vc???
« Última modificação: 04 de Julho de 2018, 17:27:02 por Lindsay »
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Resposta #141 Online: 04 de Julho de 2018, 19:42:39
Não conheço a marca, porem todos esses quadros de bike são fabricados na China, e o prcesso de produção da maioria absoluta deles é de ótima qualidade, seja de alumínio ou carbono. Poucas empresas conseguem fazer os quadros, 3 ou 4 talvez, e eles produzem e exportam para o mundo inteiro. Cada fábrica coloca apenas a sua marca, sendo que algumas marcas tbm desenvolvem o próprio projeto / design do quadro e depois mandam os chineses fazer. Outras marcas já compram algo que já vem desenhado projetado pelos chineses, e o resto das peças é Shimano ou Sram, o seja igual pra todo mundo.

Bike tem tamanho... quanto o tamanho, vc verificou se esta correto pra vc???

Interessante. Não conheço muito essa questão das marcas e fábricas (dos quadros), mas já ouvi os mais experientes conversando e comparando sobre geometrias, tecnologias e até controle de qualidade. Dei uma olhada no site dessa Felt e parece já bem estabelecida, é americana e está há anos no mercado. Deve ser bom mesmo, ou no mínimo comparável as demais, como você bem indicou.

A única coisa que fiquei meio assim, e por isso que pedi mais opiniões, era justamente se esse meu raciocínio de uma usada de marca e com componentes melhores seria uma escolha mais interessante do que uma nova na mesma faixa de preço, talvez com quadro mais moderno, porém com componentes mais baratos.

Com relação ao tamanho, sim, fiz um bike fit virtual e eu ficaria bem nos limites entre o M e o L. Estou dando preferência para o L. Não tenho todas as medidas agora, mas minha altura é 1,78m. Já o aro, até cogitei um 27,5 mas me parece que aceitação no BR é bem maior para os 29. Procede?
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Resposta #142 Online: 04 de Julho de 2018, 20:46:46
Interessante. Não conheço muito essa questão das marcas e fábricas (dos quadros), mas já ouvi os mais experientes conversando e comparando sobre geometrias, tecnologias e até controle de qualidade. Dei uma olhada no site dessa Felt e parece já bem estabelecida, é americana e está há anos no mercado. Deve ser bom mesmo, ou no mínimo comparável as demais, como você bem indicou.

A única coisa que fiquei meio assim, e por isso que pedi mais opiniões, era justamente se esse meu raciocínio de uma usada de marca e com componentes melhores seria uma escolha mais interessante do que uma nova na mesma faixa de preço, talvez com quadro mais moderno, porém com componentes mais baratos.

Com relação ao tamanho, sim, fiz um bike fit virtual e eu ficaria bem nos limites entre o M e o L. Estou dando preferência para o L. Não tenho todas as medidas agora, mas minha altura é 1,78m. Já o aro, até cogitei um 27,5 mas me parece que aceitação no BR é bem maior para os 29. Procede?
procede sim, infelizmente no br, os lojistas e distribuidores que não tem dinheiro para manter um estoque decente de peças, optaram por priorizar o aro 29, assim eles reduzem a gama de peças, investem menos, facilitam o catalogo, a distribuição e tal.

Então vc vai em uma loja aqui e eles vão mentir para o cliente, vão dizer que aro 27,5 é uma bosta. Em seguida eles vão fazer a merda de vender para uma mulher ou um cara baixinho uma bike tamanho aro 29, isso é um absurdo.

Mas se for nos EEUU ou UE vai ver que la é bastante diferente. Aro 29 é mais para MTB mesmo, serve para vencer obstáculos; é uma bike super pesada, aceleração e retomada mais difícil, o cara tem que fazer bem mais força para pedalar. Aro 29 precisa de uma relação curta de marchas para poder encarar subidas mais pesadas.

Aro 27,5 é bem mais leve e fácil de pedalar, muito confortável, e ainda tem a roda com ângulo de ataque que favorece transpor obstáculos com facilidade (um pouco menos que aro 29).

Eu tenho varias bikes aqui, inclusive 27.5, e só uso a MTB 29 quando vou pegar trilha mesmo. No dia a dia prefiro aro 27,5, minhas filhas e esposa tbm preferem aro 27,5.

A moda agora é gravel bike, que eu poderia descrever como um mix entre uma speed e uma MTB. Garfo rígido, leve, ágil, muito rápida, confortável, e vc pode pegar com ela uma estrada de terra ou de cascalho, com buracos etc e tal na boa. A maioria delas é aro 27,5 com pneu médio ou então aro 700 com pneu fino, no max 700x40c.
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Rick99

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Resposta #143 Online: 04 de Julho de 2018, 22:09:58
Comprei uma bike com quadro S (pequeno) e aro 27,5" graças as dicas do Lindsay e estou totalmente satisfeito. É bem confortável e pro meu uso está bom demais.
É como ele descreveu: os vendedores são loucos para vender as de aro 29", mas pra mim ficava bem desconfortável. O quadro eu estava no limite entre a S e a M, mas optei pela primeira por causa da minha perna direita (tenho um problema para apoiar no chão). Pelo fato de eu não poder fazer muita força, a 27,5" era uma escolha mais sensata.

Pesquisei em 8 lojas aqui em SP, e só 3 tinham esse modelo. As demais só trabalhavam com 26" e 29".



Elder Walker

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Resposta #144 Online: 04 de Julho de 2018, 22:11:15
procede sim, infelizmente no br, os lojistas e distribuidores que não tem dinheiro para manter um estoque decente de peças, optaram por priorizar o aro 29, assim eles reduzem a gama de peças, investem menos, facilitam o catalogo, a distribuição e tal.

Então vc vai em uma loja aqui e eles vão mentir para o cliente, vão dizer que aro 27,5 é uma bosta. Em seguida eles vão fazer a merda de vender para uma mulher ou um cara baixinho uma bike tamanho aro 29, isso é um absurdo.

Mas se for nos EEUU ou UE vai ver que la é bastante diferente. Aro 29 é mais para MTB mesmo, serve para vencer obstáculos; é uma bike super pesada, aceleração e retomada mais difícil, o cara tem que fazer bem mais força para pedalar. Aro 29 precisa de uma relação curta de marchas para poder encarar subidas mais pesadas.

Aro 27,5 é bem mais leve e fácil de pedalar, muito confortável, e ainda tem a roda com ângulo de ataque que favorece transpor obstáculos com facilidade (um pouco menos que aro 29).

Eu tenho varias bikes aqui, inclusive 27.5, e só uso a MTB 29 quando vou pegar trilha mesmo. No dia a dia prefiro aro 27,5, minhas filhas e esposa tbm preferem aro 27,5.

A moda agora é gravel bike, que eu poderia descrever como um mix entre uma speed e uma MTB. Garfo rígido, leve, ágil, muito rápida, confortável, e vc pode pegar com ela uma estrada de terra ou de cascalho, com buracos etc e tal na boa. A maioria delas é aro 27,5 com pneu médio ou então aro 700 com pneu fino, no max 700x40c.

Bela análise. Foi o que imaginei do pouco que ouvi até o momento sobre o "team 27,5" e o "team 29er"!  :D

Me atrevendo a querer comentar o cenário também, mesmo que sem estar envolvido no universo ainda, percebo que essa mesma predileção também se aplica ao próprio uso das bikes, com uma galera comprando MTB para andar em condomínio ou 100% no asfalto, quando poderia investir numa híbrida, numa speed ou nessa tal gravel que você mencionou. Particularmente, só estou buscando uma MTB porque realmente acredito que meu uso é na maior parte em estradas de terra, pedras e afins, já que moro numa cidadezinha de 20mil hab cheia de estradas rurais em todas as direções.

E essa questão dos lojistas ditarem tendência, também é bem recorrente, mesmo em outros departamentos...

Mas, Lindsay, muito obrigado até aqui! De verdade! Vou trocar mais uma ideia lá sobre a bike, confirmar algumas coisas e depois conto o desfecho.  :ok:
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bjp77

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Resposta #145 Online: 05 de Julho de 2018, 08:32:38
Alguém sabe informar qual marca ou modelo de selim de mola helicoidal é resistente e confortável ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

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Resposta #146 Online: 05 de Julho de 2018, 11:35:59
Poxa, muito obrigado pela resposta tão rápida e pela opinião sincera.

A bike está nos EUA mas viria para mim no BR por este preço, já considerando o frete via Paraguai (moro perto da fronteira).

Meu "alvo" seria gastar uns 2500~3000 numa nova por aqui, mas aí ele mencionou esse negócio do repasse na loja dele, então sei que a opinião é confiável com relação ao estado de conservação e tudo o mais, e pensei que talvez valesse mais à pena uma usada com componentes melhores do que uma nova com componentes mais básicos.

Vou confirmar aqui, mas a princípio viria toda revisada, com pastilhas novas, etc... mas realmente, sei que itens como relação e suspensão não tem muito o que fazer, a não ser usar até acabar e trocar.

Eu já diria que esta bicicleta vai ser muito boa pra uso recreativo. Por ser uma XC (Cross Country), a geometria é boa pra longas pedaladas em terreno misto, como este que vc falou: terra batida. E a Felt realmente é uma marca bem estabelecida, da linha da Specialized, Giant ou Trek.

A relação, realmente é mais complicado, é usar até gastar. O que vc pode (e deve) fazer é medir com alguma frequência a corrente, que é um item relativamente barato mas que, quando desgasta, reduz a vida útil do resto da relação.

Quanto à suspensão, veja se há alguma loja especializada por perto. Desmontar por conta própria normalmente é dor de cabeça. Mas, por outro lado, minha bicicleta (full suspension) sofre comigo em cima (são 120 kg mais equipamento) por mais de dois anos, e não precisou fazer manutenção nos amortecedores. Já tive que trocar pinos e buchas, mas como a sua vai ser hard tail, será bem menos uma preocupação. Lembrando que minha bicicleta é 2015, comprada em 2016 já usada (era uma demo bike, que o pessoal judia bastante antes de comprar uma nova).
« Última modificação: 05 de Julho de 2018, 11:50:32 por felipemendes »


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Resposta #147 Online: 05 de Julho de 2018, 11:45:25
A moda agora é gravel bike, que eu poderia descrever como um mix entre uma speed e uma MTB. Garfo rígido, leve, ágil, muito rápida, confortável, e vc pode pegar com ela uma estrada de terra ou de cascalho, com buracos etc e tal na boa. A maioria delas é aro 27,5 com pneu médio ou então aro 700 com pneu fino, no max 700x40c.

Eu ignorava esse negócio, mas parece que é um mundo. Agora tem umas gravel bikes "plus size", com pneus mais grossos, e, por incrível que pareça, já conseguiram até fazer gravel bikes com suspensão completa:




Mas quanto ao conforto, eu não sei, não. Acho minha mtb muito mais confortável que a road bike. Se uma gravel for parecida com uma road, ainda mais em estrada trepidante, deve ser uma tortura...


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Resposta #148 Online: 05 de Julho de 2018, 11:49:04
Estava com vontade de acoplar uma câmera no capacete para inibir possíveis assaltos, mas desisti por causa disso. Pior que se divulgasse o vídeo mostrando a cara dos bandidos, e tivesse algum menor, eu seria punido. E ainda tem o lance de quererem vingança.
Mas se roubarem e repassarem para alguém, esse equipamento até poderia ajudar. Um exemplo prático seria esse:

https://www.youtube.com/watch?v=FNZUNI4u0os&t=4s

Sou reticente quanto à câmera, mas porque em caso de roubo, existe uma boa chance de ela ser roubada também, se você for assaltado. Quanto a divulgar o vídeo, basta não fazer. Mas, se vc passar pra polícia um vídeo com menores te assaltando, não creio que haja problemas (além do problema de ser assaltado, claro).


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Resposta #149 Online: 05 de Julho de 2018, 13:29:33
Eu já diria que esta bicicleta vai ser muito boa pra uso recreativo. Por ser uma XC (Cross Country), a geometria é boa pra longas pedaladas em terreno misto, como este que vc falou: terra batida. E a Felt realmente é uma marca bem estabelecida, da linha da Specialized, Giant ou Trek.

A relação, realmente é mais complicado, é usar até gastar. O que vc pode (e deve) fazer é medir com alguma frequência a corrente, que é um item relativamente barato mas que, quando desgasta, reduz a vida útil do resto da relação.

Quanto à suspensão, veja se há alguma loja especializada por perto. Desmontar por conta própria normalmente é dor de cabeça. Mas, por outro lado, minha bicicleta (full suspension) sofre comigo em cima (são 120 kg mais equipamento) por mais de dois anos, e não precisou fazer manutenção nos amortecedores. Já tive que trocar pinos e buchas, mas como a sua vai ser hard tail, será bem menos uma preocupação. Lembrando que minha bicicleta é 2015, comprada em 2016 já usada (era uma demo bike, que o pessoal judia bastante antes de comprar uma nova).

Muito obrigado por também opinar! Legal que conheça a marca e que ela seja realmente reconhecida. Considero isso um ponto positivo pensando numa futura venda caso necessário (por qualquer motivo, desde eu desistir da brincadeira! haha).

Muito boa a dica sobre desgaste da corrente, certamente vou ficar de olho!

Vou perguntar sobre a questão da suspensão também, mas acredito que tenha sido muito pouco usada. Comigo ela deverá sofrer pouco também, pois sou leve (72kg) e a maior parte do uso, como mencionei anteriormente, deverá ser com ele travado.
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