Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118483 vezes)

claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 278
  • Sexo: Masculino
Resposta #285 Online: 20 de Abril de 2019, 11:20:21

Vc tem muito trecho de paralelepípedo, certo??? Tipo assim, a maior parte do percurso é asfalto liso liso mesmo, ou é piso esburacado remendado ou com paralelepípedo???

70% paralelo ou asfalto esburacado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #286 Online: 20 de Abril de 2019, 12:45:53
Ok Cláudio, mais tarde eu volto e continuamos a conversa!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #287 Online: 20 de Abril de 2019, 14:06:07
 :snack:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #288 Online: 22 de Abril de 2019, 15:19:05
Super valido pedalar, além dos benefícios da saúde tem tbm para a mente.

O Tempo passa de maneira diferente em cima de uma bike. A vida passa diferente em cima de uma bike. A percepção da cidade, das pessoas e das coisas que estão a sua volta é bem diferente diferente quando vc passeia com uma bike.

Se precisar de consultoria para adquirir uma bicicleta, conte com a galera aqui!!!

Bom, vou precisar sim.
Faz muitos anos que não tenho e estou desatualizado.
Minha última foi uma Caloi Elite 2.8 (acho que era isso ou 2.7 ou algo parecido).
Lembro-me que usava Kit da Shimano modelo Altus.
Eu vou andar 2/3 em estradas de terra daqui de Resende, eventualmente pegando um asfalto.
Não gostaria de ter marchas na frente (coroa única) e o mínimo lá trás (talvez seis).
Desculpem-me pelos termos, certamente, desatualizados, mas espero que entendam.
Não gosto de suspensão (inclusive tirei da minha Caloi Elite na época, porém rodava quase sempre em asfalto), mas estou ciente que em estradas de terra será um mal necessário (peso extra), senão ficarei com aquele formigamento nas  mãos, devido a trepidação.
Tenho 1,75Mt
90Kg (eis a causa de voltar a pedalar).
Gosto da bike o mais clean possível (se fosse rodar só aqui na cidade, teria uma single com freio contra-pedal).
Hoje, depois de fazer umas fotos pela cidade, fui numa casa de bicicletas e, confesso, fiquei assustado com os preços.
Muitas Gios e Specializeds. Caloi só a 100 e a 700
Quase todas com freios a disco (no meu tempo era raro).
Eu gostava muito dos pneus Pirelli BM60 (não sei se ainda existem).
Bom, é isso. Tentei passar meu perfil.
Aguardo dicas de marcas, modelos de câmbio, pneus e tipo de freio (os v-breack funcionavam tão bem....) e aros.
Vou dar uma relida com calma em todo o tópco.
Abraços,
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #289 Online: 22 de Abril de 2019, 19:32:33
Amigo, se tem algo parecido com o mundo fotografico é o das bikes, tem pra todos os gostos, usos e preços, tem bikes que custam facil mais que uma 1DX MKII  :assobi:
As marcas mais tops encontradas por aqui, são Speciallized, Gios, Cannondale, Caloi entre outras onde as bikes de entrada não custam menos de 3/4 mil reais. Mas existem as marcas de entrada, mas nem por isso ruins. Temos as brasileiras First, Oggi, Hupi que basicamente fabricam os quadros pois os grupos são geralmente Shimano.
Agora entrando no quesito mais complicado que é a escolha da relação, tem pra todos os gostos e combinações, versatilidade em todos os terrenos tem pedivelas com 3 ou 2 coroas...e a relação traseira vai desde 7v a 11v e agora a Sram ta trazendo 12V pra se usar com coroa única. Aqui a questão, coroa única deixa a bike clean, linda pra se dizer, mas vai exigir mais preparo físico. Vc sempre perde de um lado, pra ganhar do outro nesse tipo de relação, se quer subir com folga, vai perder velocidade final e vice e versa. Ao meu ver o melhor custo benefício pra quem usa a bike no dia a dia e quer algo top é uma relação 2x10, já visando algo "profissional". Mas isso vai do gosto de cada um. Sugiro no começo se vc está há muito sem pedalar, e não quer se frustrar, não optar por apenas uma coroa, coloca um kit 2x10 ou 11 que no futuro pode ser apenas trocado o pedivela e a corrente, isso se vc achar necessário.
A minha bike tem 21v (3x7) e me serve bem, esse final de semana senti falta de uma 3x8 ou uma 3x9 numa subida do diabo que enfrentei aqui. Penso em trocar o grupo dela por um Deore 2x10, mas acho que tem coisas mais importantes pra investir nela antes disso, como suspensão (gosto duma estrada de terra) e rodas. Sim um rodado leve vai fazer a bike andar melhor, menos arrasto e mais aceleração. Aqui outro quesito, a maioria das bikes hoje são aro 29 são mais confortáveis em pisos desregulares, mas como vc tem uma altura relativamente baixa, conseguiria montar uma bike aro 26 ou 27,5 muito mais top com o mesmo valor de uma bike intermediária de aro 29. Porém quanto menor a roda menos inércia ela tem, vc tem que pedalar mais pra manter a velocidade porém, elas sobem mais facil as ladeiras. Na prática é quase a mesma coisa, muda pra uso profissional onde cada milésimo e grama de peso na bike contam.
Hoje já é raro encontrar quadros com encaixes pra V-Brake, um freio a disco decente não é caro, mesmo um mecanico top chegam a ser melhores que os hidráulicos de entrada, meu freio mecanico (chines) pro uso que faço, não é leve, já se sai de acordo. Eles se saem melhores no uso molhado ou com barro em relação aos V-Brake.

O mundo das bikes é de infinitas possibilidades e bolsos. Creio que hoje com uns R$3 mil em mãos de pra sair com uma bike decente da loja, sem precisar se preocupar com durabilidade das peças po rum tempo. Eu comprei a minha com usada de um colega por R$1500, uma South com um grupo Tourney de entrada, mas um rodado bom, roletado que giram bem. E hoje qualquer upgrade que eu planeje nela não sairia menos de R$1400 reais...seria o mesmo que pegar uma specialized de entrada que já seria melhor que a minha em muitos aspectos, só pelo grupo Alivio de 27V e a suspensão mesmo sendo de entrada. Isso da uns R$4 mil. :shock:
Gosto do meu quadro, acho que vou montando nele o resto das peças, próximo passo uma Proshock, depois um Deore e assim vamos. Esse final de semana participo da minha primeira "competição/diversão", vamos ver se tomo gosto pela coisa, ai to ferrado. Espero ter contribuído um pouco.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #290 Online: 22 de Abril de 2019, 20:35:30
Bom, vou precisar sim.
Faz muitos anos que não tenho e estou desatualizado.
Minha última foi uma Caloi Elite 2.8 (acho que era isso ou 2.7 ou algo parecido).
Lembro-me que usava Kit da Shimano modelo Altus.
Eu vou andar 2/3 em estradas de terra daqui de Resende, eventualmente pegando um asfalto.
Não gostaria de ter marchas na frente (coroa única) e o mínimo lá trás (talvez seis).
Desculpem-me pelos termos, certamente, desatualizados, mas espero que entendam.
Não gosto de suspensão (inclusive tirei da minha Caloi Elite na época, porém rodava quase sempre em asfalto), mas estou ciente que em estradas de terra será um mal necessário (peso extra), senão ficarei com aquele formigamento nas  mãos, devido a trepidação.
Tenho 1,75Mt
90Kg (eis a causa de voltar a pedalar).
Gosto da bike o mais clean possível (se fosse rodar só aqui na cidade, teria uma single com freio contra-pedal).
Hoje, depois de fazer umas fotos pela cidade, fui numa casa de bicicletas e, confesso, fiquei assustado com os preços.
Muitas Gios e Specializeds. Caloi só a 100 e a 700
Quase todas com freios a disco (no meu tempo era raro).
Eu gostava muito dos pneus Pirelli BM60 (não sei se ainda existem).
Bom, é isso. Tentei passar meu perfil.
Aguardo dicas de marcas, modelos de câmbio, pneus e tipo de freio (os v-breack funcionavam tão bem....) e aros.
Vou dar uma relida com calma em todo o tópco.
Abraços,
Fala Guaracy, que bom, vejo que vc conhece alguma coisa, e já sabe o que quer, vc ja teve uma Caloi Elite que na época era uma ótima bike (ainda hoje essa grife faz ótimas bikes).

O mundo mudou no seguinte aspecto, agora é aro 29 ou 27,5. Qd vc foi na loja encontrou varias talvez 90% das bikes aro 29. Aro 29 é o mesmo que aro 700 ou seja o diâmetro do aro é o mesmo das speed (caloi strada), o que muda um pouco é a largura do aro.
Que bom que vc gosta de garfo rígido, saiba eu tbm, prefiro rígido para a maioria das situações, só para trilhas mesmo que uma suspa seria melhor.
Garfo rígido é tranquilo em estradas de terra batida, única coisa é que se vc quiser mais conforto tem que usar um pneu de largura media ou maior. Isso diminui um pouco a velocidade porem aumenta o grip e a maciez. Muda tbm a técnica de pilotagem, e a maneira como se coloca o seu centro de gravidade na geometria da bike.
Quase impossível achar uma bike pronta com a relação que vc quer, não existe mais relação desse tipo.
O ideal seria vc montar uma bike, comprar as peças e mandar um mecânico montar pra vc.
Atualmente é mais tranquilo vc achar trocador de cambio com 7 ou 8 marchas, e dai pra cima. Se vc achar de 6 velocidades são ching-ling acho que Shimano ou Sram não fabrica mais isso.
Atualmente tudo é de aluminio, e vc vai conseguir montar uma bike com seus 11 ou 12 kilos se comprar as peças certas, ou seja seria uma ótima bike. V-brake ainda existe, porem só para aro 26 para os aros maiores é bem dificil, não me lembro de ter visto.

Quanto vc quer gastar???
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 20:37:27 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #291 Online: 22 de Abril de 2019, 20:42:42
70% paralelo ou asfalto esburacado.

Bom dia, amigos! Por questões de saúde, estou precisando incluir uma atividade física em minha rotina e  pedalar é possibilidade que mais me agrada. Mas como estou afastado desse mundo há muito tempo, conto com os amigos para definir que   bike comprar.
Vamos lá.  Tenho 57 anos,  1.73m, 88kg. Moro em uma cidade plana(Cabo Frio RJ) distância de casa para o trabalho +- 4km de paralelo e asfalto. Como costumo viajar nos finais de semana para a região serrana,  pretendo levar para dar uns passeios "suaves" por lá.
Bom...a princípio é isso. Obrigado pela paciência. :ok:

Retomando, e ja que vc esta iniciando, pela sua altura, super tranquilo se vc pegar uma bike aro 27.5. Veja aqui no BR existe uma doença por aro 29, os lojistas não querem vender aro 27.5, nem os compradores querem comprar esse aro, simplesmente porque acham que o 29 é melhor, mas isso é pura bobagem. Só quem tem ou já andou em 27,5 sabe o que estou falando, é muito mais confortável e tranquilo andar em 27.5.
Vc quer suspensão ou gostaria de garfo rígido??? Se vc está começando, talvez uma suspensão seja mentalmente mais confortável no inicio. O que vc acha disso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #292 Online: 22 de Abril de 2019, 21:10:45
Fala Guaracy, que bom, vejo que vc conhece alguma coisa, e já sabe o que quer, vc ja teve uma Caloi Elite que na época era uma ótima bike (ainda hoje essa grife faz ótimas bikes).

O mundo mudou no seguinte aspecto, agora é aro 29 ou 27,5. Qd vc foi na loja encontrou varias talvez 90% das bikes aro 29. Aro 29 é o mesmo que aro 700 ou seja o diâmetro do aro é o mesmo das speed (caloi strada), o que muda um pouco é a largura do aro.
Que bom que vc gosta de garfo rígido, saiba eu tbm, prefiro rígido para a maioria das situações, só para trilhas mesmo que uma suspa seria melhor.
Garfo rígido é tranquilo em estradas de terra batida, única coisa é que se vc quiser mais conforto tem que usar um pneu de largura media ou maior. Isso diminui um pouco a velocidade porem aumenta o grip e a maciez. Muda tbm a técnica de pilotagem, e a maneira como se coloca o seu centro de gravidade na geometria da bike.
Quase impossível achar uma bike pronta com a relação que vc quer, não existe mais relação desse tipo.
O ideal seria vc montar uma bike, comprar as peças e mandar um mecânico montar pra vc.
Atualmente é mais tranquilo vc achar trocador de cambio com 7 ou 8 marchas, e dai pra cima. Se vc achar de 6 velocidades são ching-ling acho que Shimano ou Sram não fabrica mais isso.
Atualmente tudo é de aluminio, e vc vai conseguir montar uma bike com seus 11 ou 12 kilos se comprar as peças certas, ou seja seria uma ótima bike. V-brake ainda existe, porem só para aro 26 para os aros maiores é bem dificil, não me lembro de ter visto.

Quanto vc quer gastar???

Obrigado, de verdade.
Pretendo gastar algo em torno de 2k ou 2,5k
Ok, esqueço V-Brake.  :)
Hoje estive numa das estradas que pretendo pegar com a bike e vou te enviar uma foto (não repare a foto, essa foi minha filha que fez e só para mostrar aqui):
1969-12-31 09.00.00 9 by Guaracy Cardoso, no Flickr
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #293 Online: 22 de Abril de 2019, 21:19:28
É isso que pretendo pegar pela frente.
Subidas não muito íngremes, porém com cascalhos.
Tenho certeza que suspensão faz eu perder energia nas subidas, dificultando-as, porém nesse tipo terreno acho que terei muito formigamento nas mãos se não usá-la.
O que acha?
Quanto as bikes de hoje (na loja), sim, todas aro 29.
Uma coisa que me incomoda muito é a possibilidade de furar pneus (ando sozinho) e gostaria do pneu mais fera quanto a isso (resistente).
Eu gostava do Altus, mas achava-o grande e desajeitado, feio mesmo, embora quase nunca precisava regulá-lo. Gostaria de algo menor.
Adorei a ideia de 2X10
 :ok:
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 21:20:04 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #294 Online: 22 de Abril de 2019, 21:41:55
É isso que pretendo pegar pela frente.
Subidas não muito íngremes, porém com cascalhos.
Tenho certeza que suspensão faz eu perder energia nas subidas, dificultando-as, porém nesse tipo terreno acho que terei muito formigamento nas mãos se não usá-la.
O que acha?
Quanto as bikes de hoje (na loja), sim, todas aro 29.
Uma coisa que me incomoda muito é a possibilidade de furar pneus (ando sozinho) e gostaria do pneu mais fera quanto a isso (resistente).
Eu gostava do Altus, mas achava-o grande e desajeitado, feio mesmo, embora quase nunca precisava regulá-lo. Gostaria de algo menor.
Adorei a ideia de 2X10
 :ok:
Esse terreno é parecido com o que gosto de andar, só na minha cidade e região tem menos subidas e descidas muito proximas, as subidas são longas e pouco inclinadas igual as descidas, da pra embalar bem a bike.
Pra esse tipo de pedal em estrada de chão, independente do pneu ser bom, caro e resistente, sempre, mas sempre leve um kit de remendos, no pedal de domingo eu precisei usar um, se não tivesse teria que voltar 20km a pé, ou pelo menos metade disso até ter sinal de celular pra alguém me buscar hahaha.
Nesse tipo de estrada tbm é melhor ter uma suspensão, mas esquece essas de 500 reais, tem que ser uma a ar nem que seja de entrada, senão formiga de qualquer forma, e usar o pneu dianteiro mais "murcho" tbm ajuda, uma manopla de silicone é dez pq diminui a vibração, troquei as minhas faz duas semanas e me arrependo de não ter feito antes.

Hum, a suspensão só vai te atrapalhar se vc levantar pra pedalar em pé, com a relação de marchas que cosneguimos atualmente isso é quase sempre (a passeio) desnecessário. E outra as suspensões melhores tem uma trava hidraulica, precisou levantar, trava ela (ela vira um garfo de tão dura), senta o pau de pé na bike e depois destrava ela volta a funcionar.
Eu quase pus um grafo de carbono na minha bike, mas antes de eu descobrir como é divertido pedalar na terra. Hoje não daria certo pelos fatos já citados de vibração e falta de amortecimento em alguns trechos já que as estradas aqui tem bastante pedra.
Se vais rodar na cidade, pegar essas estradas de leve um garfo com o pneu mais "murchinho" e mais alto vai de boas. Ai a escolha vai do seu bolso tbm, já que uma suspa de entrada decente ta na casa dos R$1300, um kit alivio R$1600, já se foi teu orçamento hehe

Muitos profissionais de XCM e crosscountry (um tipo de maratona com no mínimo 30/40km) utilizam essa configuração 2x10/11 pelo fato da versatilidade já quer no trajeto longo tem trechos de asfalto, estradão plano, onde se pode embalar valendo a bike e uma coroa maior ajuda nisso e trechos de subidas ou até trilhas fechadas e técnicas. Onde se tem mais subidas íngrimes, sem muitos planos ou locais pra embalar a bike ou o percurso não permite usar todas as relações o alivio de peso de uma coroa seria o ideal. Não é o caso da maioria dos bikers amadores, os que não competem pra valer. A relação com uma coroa é igual o caso das rodas 29, é bonito, deixa a bike clean, mas mesmo profissionais discordam quanto ao seu uso. Vai de cada trajeto. tem profissionais que dependendo do circuito alternam as bikes. Pra passeios um grupo de cambio Alivio 3x9, o top dos básicos (deu pra entender haha) já vai servir. Não desregula com facilidade mesmo sentando a lenha, é feito em aluminio o que deixa mais leve...essas coisas.

Se vc já gostava do Altus a ierarquía é assim...Tourney/Altus/Acera/Alivio. Isso antes de entrar na série pro.
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 21:51:31 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #295 Online: 22 de Abril de 2019, 22:12:51
É isso que pretendo pegar pela frente.
Subidas não muito íngremes, porém com cascalhos.
Tenho certeza que suspensão faz eu perder energia nas subidas, dificultando-as, porém nesse tipo terreno acho que terei muito formigamento nas mãos se não usá-la.
O que acha?
Quanto as bikes de hoje (na loja), sim, todas aro 29.
Uma coisa que me incomoda muito é a possibilidade de furar pneus (ando sozinho) e gostaria do pneu mais fera quanto a isso (resistente).
Eu gostava do Altus, mas achava-o grande e desajeitado, feio mesmo, embora quase nunca precisava regulá-lo. Gostaria de algo menor.
Adorei a ideia de 2X10
 :ok:
Prezado Guaracy, acho que vc vai se adaptar bem numa bike aro 29. Com essa grana da pra comprar montada, mas precisa pegar uma promoção; Se for montar uma bike boa é pouco dinheiro. Uma bike montada virá com uma suspa bem básica e muito pesada, mas, se vc não gostar, depois com mais R$ 400,00 vc coloca um bom garfo de alumínio (ex. Mosso M5), e ai vai tirar quase uns 2 kilos de peso da bike.

Nessa faixa de preço tbm acho que não vai conseguir conseguir comprar com relação 2x10, talvez, mas é dificil. Alternativamente tem 3x9 que é mais comum. Tem umas lojas que sempre fazem promoção eu vou dar uma pesquisada em alguns modelos e te falo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #296 Online: 22 de Abril de 2019, 22:15:13
Esse terreno é parecido com o que gosto de andar, só na minha cidade e região tem menos subidas e descidas muito proximas, as subidas são longas e pouco inclinadas igual as descidas, da pra embalar bem a bike.
Pra esse tipo de pedal em estrada de chão, independente do pneu ser bom, caro e resistente, sempre, mas sempre leve um kit de remendos, no pedal de domingo eu precisei usar um, se não tivesse teria que voltar 20km a pé, ou pelo menos metade disso até ter sinal de celular pra alguém me buscar hahaha.
Nesse tipo de estrada tbm é melhor ter uma suspensão, mas esquece essas de 500 reais, tem que ser uma a ar nem que seja de entrada, senão formiga de qualquer forma, e usar o pneu dianteiro mais "murcho" tbm ajuda, uma manopla de silicone é dez pq diminui a vibração, troquei as minhas faz duas semanas e me arrependo de não ter feito antes.

Hum, a suspensão só vai te atrapalhar se vc levantar pra pedalar em pé, com a relação de marchas que cosneguimos atualmente isso é quase sempre (a passeio) desnecessário. E outra as suspensões melhores tem uma trava hidraulica, precisou levantar, trava ela (ela vira um garfo de tão dura), senta o pau de pé na bike e depois destrava ela volta a funcionar.
Eu quase pus um grafo de carbono na minha bike, mas antes de eu descobrir como é divertido pedalar na terra. Hoje não daria certo pelos fatos já citados de vibração e falta de amortecimento em alguns trechos já que as estradas aqui tem bastante pedra.
Se vais rodar na cidade, pegar essas estradas de leve um garfo com o pneu mais "murchinho" e mais alto vai de boas. Ai a escolha vai do seu bolso tbm, já que uma suspa de entrada decente ta na casa dos R$1300, um kit alivio R$1600, já se foi teu orçamento hehe

Muitos profissionais de XCM e crosscountry (um tipo de maratona com no mínimo 30/40km) utilizam essa configuração 2x10/11 pelo fato da versatilidade já quer no trajeto longo tem trechos de asfalto, estradão plano, onde se pode embalar valendo a bike e uma coroa maior ajuda nisso e trechos de subidas ou até trilhas fechadas e técnicas. Onde se tem mais subidas íngrimes, sem muitos planos ou locais pra embalar a bike ou o percurso não permite usar todas as relações o alivio de peso de uma coroa seria o ideal. Não é o caso da maioria dos bikers amadores, os que não competem pra valer. A relação com uma coroa é igual o caso das rodas 29, é bonito, deixa a bike clean, mas mesmo profissionais discordam quanto ao seu uso. Vai de cada trajeto. tem profissionais que dependendo do circuito alternam as bikes. Pra passeios um grupo de cambio Alivio 3x9, o top dos básicos (deu pra entender haha) já vai servir. Não desregula com facilidade mesmo sentando a lenha, é feito em aluminio o que deixa mais leve...essas coisas.

Se vc já gostava do Altus a ierarquía é assim...Tourney/Altus/Acera/Alivio. Isso antes de entrar na série pro.
Oi Palbo, tem suspa com trava e sem trava, mas a trava não é hidráulica, é a suspa que é hidraulica ou de molas, ou mista ou a ar, mas a trava via de regra é uma alavanca com um cabo de aço que trava o sistema, seja ele a ar ou de molas....
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 22:15:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #297 Online: 22 de Abril de 2019, 22:27:41
Só pra galera conhecer que a moda no planeta agora é um tipo de bike que se chama Gavel.

Ela tem uma geometria peculiar, o garfo tem um ângulo de ataque (rake & trail) mais parecido com o de uma speed (favorece a velocidade), uma geometria do quadro intermediaria com trazeira curta (Chainstay mais parecido com speed), só que o angulo do seat, tamanho do top tube e altura do head tube mais parecido com alguma coisa entre uma MTB e urbana (favorece o conforto para longas distancias).
O guidão é parecido com o de uma speed (só que mais largo e o reach é mais curto), e o trocador do cambio tbm. Porem ela usa freios a disco e pneus mais largos (quase como uma MTB), e ainda tem a altura do botom bracket alguma coisa entre uma MTB e speed.

Muita gente diz que essa é a bike definitiva, va não precisa mais ter 2 ou 3 bicicletas, porque ela faz um pouco de tudo o que as outras fazem. E na estrada de chão batido não há nada melhor.



Guaracy, acho que vc gostaria de algo parecido com uma dessas ai só que com o guidão reto, certo???
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 22:33:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #298 Online: 22 de Abril de 2019, 23:48:12


Oi Palbo, tem suspa com trava e sem trava, mas a trava não é hidráulica, é a suspa que é hidraulica ou de molas, ou mista ou a ar, mas a trava via de regra é uma alavanca com um cabo de aço que trava o sistema, seja ele a ar ou de molas....

A trava à qual o Pablo se refere é uma válvula que permite ou não a passagem de óleo hidráulico pra câmara de ar do garfo. Pode ser local (no meu caso) ou remota, acionada por um comando no guidon. Óleo na suspensão a ar, no início do curso, é pra não isolar ar, o que tornaria a suspensão borrachuda com a válvula fechada.

Mas concordo que uma suspensão a ar, mesmo barata, vai ser muito melhor que essas que usam elastômero. Pra esse tipo de uso do nosso colega, 100mm de curso já seria mais que suficiente.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #299 Online: 23 de Abril de 2019, 00:28:11
Sim, gostei dessa.
Trocaria o guidon e também não gostei do garfo.
Mas é por aí.
Gostei de saber que existem suspensões com trava. Aí a coisa muda. Já começa interessar, pois não perderei energia nas subidas.
Tu já pescou o que procuro. Essa laranja prova isso.
Hoje vi uma que gostei, por menos de 3 mil. No sábado vou retornar para fotografá-la e envio por aqui, para que vocês opinem.
É uma Oggi.
Quanto aos pneus, citados pelo Pablo (kit de remendos), sim, sempre levei e já precisei. Mas te pergunto: aqueles sprays que existem hoje não resolvem?
Quanto ao orçamento, talvez eu "libere" que passe um pouco, contudo se a grande diferença for mesmo a suspensão, com certeza abrirei mão dela, já que eu era bastante feliz sem e ainda tem a vantagem de chamar menos atenção do vagabundo.
Na época, pintei meu quadro de preto e tirei a suspensão. Ficou muito mais discreta. Ela era cinza e vermelha, com um grafismo muito bonito que chamava muito atenção.
Percebi bem menos olhares cobiçosos só com a nova cor e retirada da suspensão.
Se o Alívio for menor que o Altus, será bem vindo.
Obrigado à todos.
Vou estudando com carinho toda informação, enquanto vendo meu kit Fuji para bancar tudo isso.
 :D
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 00:37:17 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8