Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 70288 vezes)

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #705 Online: 17 de Março de 2021, 18:26:50
Mas Felipe, as bikes de downhill tem um ângulo de ataque diferente de uma MTB. Será que simplesmente pegando uma suspa DH e colocando numa MTB vai funcionar direito??? Acho que não, ela tem que ser recalibrada. Essas suspas são projetadas pra MTB mesmo???
O MTB hoje se divide nas categorias que citei acima: XC (Cross country), trilha (trail), Enduro e Downhill. Cada uma tem geometria mais ou menos específica, e isso inclui o ângulo da caixa de direção, como você disse. No meu caso, estou trocando um garfo de 140 mm por um 150mm. Haverá um aumento pequeno no ângulo da caixa de direção, mas nada que descaracterize. Meu quadro até permite corrigir esse aumento.

Mas concordo que se fosse um garfo 200mm, isso seria um problema. A bicicleta ficaria alta demais e instável. Note que mesmo pra isso tem como compensar, colocando uma roda traseira menor. É o que chamam de "mula", quando há dois tamanhos de roda diferentes.

Sent from my motorola edge using Tapatalk

felipemendes

• Referência
    • Meu Flickr
Resposta #706 Online: 15 de Abril de 2021, 14:05:07
Mas Felipe, as bikes de downhill tem um ângulo de ataque diferente de uma MTB. Será que simplesmente pegando uma suspa DH e colocando numa MTB vai funcionar direito??? Acho que não, ela tem que ser recalibrada. Essas suspas são projetadas pra MTB mesmo???

A loja não tinha o modelo que comprei, então acabaram mandando o modelo 2021.
Depois de umas semanas usando o garfo novo, posso dizer que em termos de geometria, bem pouco mudou. São só 10mm de difereça e, na prática, o garfo de diâmetro maior pode usar menos pressão, então o garfo fica um pouco mais retraído quando sob meu peso estático. Eu diria que é imperceptível.

Mas o garfo novo é muito mais suave no funcionamento, e mais rígido quanto a movimentos indesejados. Conscientemente, mal se percebe (porque a geometria mal mudou), mas há uma clara sensação de que tudo funciona melhor. E isso porque ainda não consegui ajustar o garfo novo do jeito que eu quero.

Lindsay

• Trade Count: (19)
  • Referência
Resposta #707 Online: 16 de Abril de 2021, 12:10:44
A loja não tinha o modelo que comprei, então acabaram mandando o modelo 2021.
Depois de umas semanas usando o garfo novo, posso dizer que em termos de geometria, bem pouco mudou. São só 10mm de difereça e, na prática, o garfo de diâmetro maior pode usar menos pressão, então o garfo fica um pouco mais retraído quando sob meu peso estático. Eu diria que é imperceptível.

Mas o garfo novo é muito mais suave no funcionamento, e mais rígido quanto a movimentos indesejados. Conscientemente, mal se percebe (porque a geometria mal mudou), mas há uma clara sensação de que tudo funciona melhor. E isso porque ainda não consegui ajustar o garfo novo do jeito que eu quero.
Legal Felipe, internamente o projeto do novo garfo deve ter um sistema bem mais evoluído, imagino tbm que para o seu peso vai funcionar legal. Eu tenho um garfo a ar da "Manitou" em uma de minhas bikes, e devido ao meu peso (95kg) tenho que calibrar bem alto.
Penso que muda a resposta do produto em relação a uma pessoa que pesa 50% a menos do que eu, pois esses produtos tem uma curva de reposta diferente dependendo da pressão, muda, por exemplo, o ataque a um obstáculo maior, ou a leitura em terreno ondulado, ou seja, tem sempre uma região melhor para cada modelo de garfo. O difícil é achar o melhor produto para cada um, principalmente para quem, como eu, tem o peso considerável.
Conhecimento importa mais que equipamento.

felipemendes

• Referência
    • Meu Flickr
Resposta #708 Online: 16 de Abril de 2021, 14:40:34
Legal Felipe, internamente o projeto do novo garfo deve ter um sistema bem mais evoluído, imagino tbm que para o seu peso vai funcionar legal. Eu tenho um garfo a ar da "Manitou" em uma de minhas bikes, e devido ao meu peso (95kg) tenho que calibrar bem alto.
Penso que muda a resposta do produto em relação a uma pessoa que pesa 50% a menos do que eu, pois esses produtos tem uma curva de reposta diferente dependendo da pressão, muda, por exemplo, o ataque a um obstáculo maior, ou a leitura em terreno ondulado, ou seja, tem sempre uma região melhor para cada modelo de garfo. O difícil é achar o melhor produto para cada um, principalmente para quem, como eu, tem o peso considerável.

Haha, peso a mais!  :hysterical:

Brincadeiras sobre peso à parte, isso é toda uma ciência à parte. Eu peso 120 kg sem roupas. Com água, capacete, bolsa, ferramentas, etc., um pouco mais. As tabelas de calibração dos fabricantes não cobre meu peso, então meu ajuste inicial é sempre com tudo no máximo indicado pelos fabricantes. Mas com frequência isso não é necessário, visto que há como ajustar o volume de ar. Explicando: molas helicoidais são lineares, ou seja, a deformação nelas é diretamente proporcional à força que elas fazem. Mesmo componentes de bicicleta que usam molas helicoidais normalmente usam um mecanismo pra que o final de curso seja menos proporcional.

Molas a ar (a maioria dos componentes) são mais progressivas: quanto mais força se faz, a força pra deformar é maior. Com o uso de redutores de volume, a curva fica ainda mais acentuada. A tal ponto que, usando o número máximo de redutores, eu nem preciso da pressão máxima, pois a suspensão não chega nunca ao limite.

Já de alguns anos pra cá, as suspensões usam uma câmara de pressão negativa: um lado funciona com pressão e o outro funciona com vácuo. Assim, o ponto de equilíbrio não é onde a suspensão fica toda estendida, mas um pouco antes. Com isso, a suspensão fica macia em pequenas ondulações.

No meu amortecedor traseiro, o fabricante ainda fez um ajuste (desconheço qual foi) onde a segunda metade do curso é bem mais progressiva que a primeira parte.
« Última modificação: 16 de Abril de 2021, 14:43:45 por felipemendes »