Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 119837 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #735 Online: 08 de Abril de 2022, 11:39:09
Não sei se alguém aqui gosta, mas neste final de semana teremos uma etapa do mundial de MTB com provas feminino e masc XCC / XCO e demais modalidades e em varias categorias.
A pista fica na cidade de Petropolis, terra natal de nosso maior atleta Henrique Avancini, muito bem posicionado no ranking mundial.

Hoje sexta 08/04 já começam as provas até domingo, transmissão das principais provas pela RedBull TV e Sport TV.

https://www.redbull.com/br-pt/events/copa-do-mundo-de-mountain-bike-petropolis-brasil-2022

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #736 Online: 08 de Abril de 2022, 11:40:53
E para quem não conhece Henrique Avancini tem um videozinho bacana feito pela Shimano que fala um pouco sobre ele:

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #737 Online: 08 de Abril de 2022, 11:47:59
A tradicional Renata falando um pouco sobre o evento:

Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #738 Online: 08 de Abril de 2022, 16:12:37
Não sei se alguém aqui gosta, mas neste final de semana teremos uma etapa do mundial de MTB com provas feminino e masc XCC / XCO e demais modalidades e em varias categorias.
A pista fica na cidade de Petropolis, terra natal de nosso maior atleta Henrique Avancini, muito bem posicionado no ranking mundial.

Hoje sexta 08/04 já começam as provas até domingo, transmissão das principais provas pela RedBull TV e Sport TV.

https://www.redbull.com/br-pt/events/copa-do-mundo-de-mountain-bike-petropolis-brasil-2022

Valeu pelo aviso! Tô vendo a corrida feminina. Bem legal o circuito.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #739 Online: 09 de Abril de 2022, 15:09:40
Não deu para o Avancini no fast traço. Acho que domingo agora tbm não vai rolar.
Tenho a impressão que na elite tem uma mulecada cheia de gás pra desbancar os atletas tradicionais.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #740 Online: 09 de Abril de 2022, 17:47:08
E para quem não conhece Henrique Avancini tem um videozinho bacana feito pela Shimano que fala um pouco sobre ele:


Não sou fã de bike, mas vi o vídeo e já virei fã o Avancini.

... e do pai do Avancini. 

:ok:


« Última modificação: 09 de Abril de 2022, 17:48:30 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #741 Online: 12 de Abril de 2022, 08:35:50
Cara eu acompanho sempre que consigo a etapas da copa do mundo de MTB, sempre naquela esperança sem muita expectativas sobre o Avancini, o nivel da mulecada e do velho Nino não é fácil de acompanhar. Embora não estejamos sempre nos podios, só de ver um brasileiro brigando no TOP 5 mundial já da um orgulho monstro de ser praticante desse esporte. Avancini já é vovô nesse esporte e só de ver ele disputando com gente bem mais nova e fazendo eles passar trabalho já vale haha.
Eu assisti emocionado, tanto o evento na redbull como acompanhar os canais de bike pelo insta nos bastidores, e caramba, olhar os bastidores da uma emoção enorme, ver a torcida gritando, torcendo por outros atletas, a maneira como acolhemos atletas do mundo inteiro.
Fizemos uma das torcidas mais calorosas e acolhedoras que já vi nas transmissões da copa do mundo, o brasileiro consegue feitos incriveis quando coloca o coração nas coisa que faz.

Sobre a pista, varios atletas colocaram ela com uma das mais técnicas e rápidas do circuito mundial. E é muito legal ver os atletas correndo dentro da mata fechada da aquela sensação de MTB raiz. Mais é pq não vemos esse bioma no resto da temporada que sempre é disputada na Europa e EUA e foi isso que acrescentou uma pitada de dificuldade, o clima tropical foi um grande desafio pros atletas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #742 Online: 12 de Abril de 2022, 10:29:16
O grande campeão Nino é phoda, mas tbm o francês Marotte tomar aquela ultrapassagem no sprint final, na parte plana, foi terrível. Nino, desde sua ultima vitória em etapas da Copa do Mundo (julho/2019), tentava igualar o record do francês Julien Absalon (33 vitórias).

Parabéns para os colegas empresários, lojistas e apaixonados por bike, que fizeram uma linda festa num país onde muita gente não da a menor importância para um esporte conectado com saúde, superação e amizade.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #743 Online: 12 de Abril de 2022, 10:44:16
Como choveu bastante aqui em sampa nos dois últimos meses enfrentei problema de contaminação das pastilhas de freio de uma das minhas bikes, mais exatamente uma que tem configuração urbana (garfo rígido/kit 11v Deore 5100/pneus Kenda Kwick Bitumen 700x45C).

Interessante essa experiência pq parece que vou perder as pastilhas msm. Ontem desmontei a roda, lavei/limpei o rotor com álcool isopropílico, retirei as pastilhas tentei limpar (com Algoo Citrus e depois álcool isopropílico). Aproveitei para conferir tudo, por ex as pastilhas (de resina) estão com 1,2mm (meia vida) e a espessura do disco (SM-RT54) está em 1,53mm, ou seja, próximo do final (mínimo 1,50mm). Quando montei novamente a roda, percebi que a pinça não estava bem ajustada centralizada, então corrigi o ajuste.

Algum colega já teve esse problema??? Não deveria, mas será que pode ser culpa do disco próximo do fim???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #744 Online: 12 de Abril de 2022, 10:48:48
A respeito da contaminação das pastilhas, que é quando o freio fica fazendo aquele barulho de ônibus antigo:

« Última modificação: 12 de Abril de 2022, 10:49:27 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #745 Online: 12 de Abril de 2022, 11:57:51
Algum colega já teve esse problema??? Não deveria, mas será que pode ser culpa do disco próximo do fim???

De uns tempos pra cá, eu aboli de vez as pastilhas metálicas e semi-metálicas. Agora, só resina, pois fazem menos barulho. Elas gastam mais rápido, mas ainda assim elas contaminam antes de chegar ao fim da vida útil. São mais baratas também.

Pra prolongar a vida das pastilhas, já fiz uma série de coisas: lixar a parte brilhosa, banho de benzina+cozimento no forno, limpeza com álcool, limpeza com heptano... Tudo paliativo. Depois que contamina, é limpar bem os discos, trocar as pastilhas e bola pra frente.
« Última modificação: 12 de Abril de 2022, 11:59:01 por felipemendes »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #746 Online: 13 de Abril de 2022, 09:15:34
Como choveu bastante aqui em sampa nos dois últimos meses enfrentei problema de contaminação das pastilhas de freio de uma das minhas bikes, mais exatamente uma que tem configuração urbana (garfo rígido/kit 11v Deore 5100/pneus Kenda Kwick Bitumen 700x45C).

Interessante essa experiência pq parece que vou perder as pastilhas msm. Ontem desmontei a roda, lavei/limpei o rotor com álcool isopropílico, retirei as pastilhas tentei limpar (com Algoo Citrus e depois álcool isopropílico). Aproveitei para conferir tudo, por ex as pastilhas (de resina) estão com 1,2mm (meia vida) e a espessura do disco (SM-RT54) está em 1,53mm, ou seja, próximo do final (mínimo 1,50mm). Quando montei novamente a roda, percebi que a pinça não estava bem ajustada centralizada, então corrigi o ajuste.

Algum colega já teve esse problema??? Não deveria, mas será que pode ser culpa do disco próximo do fim???
Sobre a pinça ficar desalinhada, acontece quando vc coloca a roda de forma irregular e fecha a blocagem, desalinha mesmo, ou estava desalinhada antes e vc colocou na posição. Sempre antes de fechar a blocagem coloque a bike no cão e coloque peso na vertival sobre a bike, só apertar a bike no chão já ajuda a colocar a roda no lugar que ela precisa ficar. Direto as vezes acontece comigo quando desmonto minha MTB. Só abrir a blocagem, dar uma balançada na roda pra ela assentar no lugar e fecho de novo, ai ela para de raspar o disco de freio.
Sobre os freios eu não sei o modelo citado, mas pastilhas quando contaminadas com algum tipo de óleo é perda certa, mesmo que limpe bem o disco e lixe elas logo volta a buzinar e a frenagem é zero praticamente.
A grande desvantagem das pastilhas de resina é justamente trabalhar molhada, demoram a ter eficiência e se desgastam muito mais rápido se pegar areia. Lembro que minha MTB perdeu a pastinha traseira num pedal com chuva que fiz, fazia 25 dias que tinha instalado os freios novos na bike, pedalei na chuva cheguei freando ferro com ferro. Mas era uma situação de estrada com areia. :doh:
Depois dessa, situação de chuva só se for numa prova. É divertido e tals mas o estrago na bike é de doer.
« Última modificação: 13 de Abril de 2022, 09:20:03 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #747 Online: 13 de Abril de 2022, 10:30:25
Depois dessa, situação de chuva só se for numa prova. É divertido e tals mas o estrago na bike é de doer.

Aqui, não tem como fechar as trilhas quando chove, pois é área pública. Mas tem páginas do FB com informação sobre a trilha. Quem anda em trilha molhada fica bastante malvisto.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #748 Online: 13 de Abril de 2022, 11:08:33
fala galera,

Choveu muito em jan/fev/março, eu e minha esposa optamos por andar na chuva mesmo, senão a gente nunca pedalava.

Aqui comigo nos últimos anos é raro contaminar, pq ando 99% no tempo seco; ainda se ocorre a contaminação, é comum que ela seja só superficial mesmo, então é fácil, pq depois passa o barulho. Essa contaminação mais profunda em uma das bikes aconteceu há cerca de um mês. Eu limpava o barulho sumia por alguns km mas voltava, significa que o óleo entrou de maneira mais profunda na pastilha.

A resina é porosa, essas alternativas de esquentar no fogão na tentativa de queimar ou evaporar o óleo que penetra as vezes funciona, outras vezes não, depende da quantidade de contaminação, a gente vê relatos de gente que conseguiu resolver assim queimando a pastilha, imagino que neste caso foi uma contaminação superficial ou menos grave.

De qq maneira estou me divertindo neste caso, tentei algo diferente desta vez, deixei de molho no Algoo (quem não conhece tem no google) que é um removedor cítrico de óleos/graxas, agitava de vez em quando, depois deixei em outros 2 molhos com agua de enxague pra tentar retirar o que ficou de Algoo dentro. Tenho a impressão que o removedor penetrou na pastilha, e a ideia é essa mesmo, que ele penetre e destrua/remova as partículas de gorduras internamente, de uma maneira mais profunda.

E então, quem acha que isso pode dar certo??? Alguém tem alguma outra sugestão???

Trocar a pastilha é fácil, tenho varias cartelinhas de pastilhas novas originais aqui, mas isso não tem graça, não é??? Já desmontei o sistema 3x, se fosse pra trocar ja teria trocado, mas ai não teria emoção  :hysterical:.

Outra coisa que me ocorreu é que poderia ser um vazamento mínimo do próprio óleo de freio na pinça, o óleo mineral que vem dentro dos freios hidráulicos. Mas visualmente eu não consigo perceber esse vazamento. Agora eu percebo é que há ar dentro do sistema, pq se deixo a bike de cabeça para baixo, quando desviro, ela demora para dar pressão no manete novamente.  :ponder: isso pode ser (ou não) sintoma de que andou vazando óleo.

Ah, se eu levar a bike no meu mecânico tenho certeza que ele vai resolver rapidinho, mas isso tbm não tem graça nem diversão.

Se alguém tiver mais alguma sugestão??? Ou então aguardem, em breve digo se deu certo, ou compartilho o próximo passo com vcs!!!
« Última modificação: 13 de Abril de 2022, 11:10:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #749 Online: 13 de Abril de 2022, 11:12:29
Então vamos expandir esse tópico, ajudem a expandir o tópico trazendo outros assuntos corriqueiros de bike pra gente conversar.

abs a todos
Conhecimento importa mais que equipamento.