Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 117614 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 24 de Dezembro de 2017, 16:30:16
Então Rick, tem gente que tem a perna longa, outros tem a perna curta, tem tronco longo e tronco curto, tem gente com braços longos e curtos, enfim, várias possibilidades. Eu tenho 1,85m e o tamanho ideal do quadro pra mim é tamanho 21", poderia usar uma bike 19" mas fiquei melhor na 21" porque minhas pernas são compridas.

Veja que essas medidas que o site calculou já são um excelente ponto de partida. O importante pra começar a pensar na geometria da bike são essas medidas, que vão além do tamanho do quadro, trazendo a altura correta do banco e a distancia do eixo do guidão até o centro do selim. Quando vc começar a pedalar mesmo, regular a altura do banco é fácil, basta uma trena para isso, mas indo além, vai ter que observar a distancia selim/guidão, a altura do guidão, e provavelmente vai ter que mudar/trocar uma peça da bike que se chama mesa; a mesa que é aquele suporte do guidão, ela conecta o guidão na espiga (parte superior do grafo ou suspensão da bike).

Vejo aqui que pela sua altura, aro 29 ficaria super desconfortável. Tem várias questões na geometria de uma bike, e vc poderia sim usar uma bike aro 26 ou 27,5. Mas penso que se vc conseguir comprar uma bike aro 27,5 tamanho 15" ou 16" seria o ideal.

Agora tem outra questão relativa ao tipo de bike que vai escolher, só no grupo das Montain Bikes, existem varias subdivisões, tem bikes diferentes pra andar em tipos de terrenos diferentes, com relações de marcha diferentes, etc e tal. Por exemplo, a bike do Felippe que estou vendo pelas foto que ele deixou ali em cima, é feita com materiais nobres, com suspensão dupla, de curso longo, enfim, é para terrenos super acidentados. Já a bike que eu uso é mais parecida com aquilo que vc quer fazer.

Pelo que vc falou, pelo que pretende, uma bike simples e leve seria o ideal. Para não confundir sua cabeça com nomes e estilos (ex: trekking, cross country, Trial, gravel, etc...) digamos que ela poderia ser aro 27,5, poderia ter suspensão apenas na frente (mais fácil de comprar aqui no BR) ou melhor ainda se ao invés da suspensão ela tivesse garfo rígido, o que diminuiria consideravelmente o peso da bike (peso de uma suspa básica 2,5kg; peso de um garfo rígido de alumínio 700gr).

Comprando pela internet vc vai achar preços melhores, principalmente em janeiro qd começas as liquidações. Pelo que entendi, vc quer gastar até 2mil, é isso??? Ou poderia ser 3mil???

Eu poderia procurar e te mostrar alguns modelos entre diversos fabricantes.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2017, 16:38:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 24 de Dezembro de 2017, 17:02:36
Olha só tem vários modelos, de varios fabricantes, vou aos poucos mastrando algumas aqui:

Cannondale Catalyst 3, uma bike basicona que vc acha por menos de 2k no mercado, uma MTB de entrada, freio disco a cabo, suspensão, relação de marchas de entrada, custa pouco, troca os pneus e ela ainda fica bacana.





CANNONDALE QUICK 4, uma bike bacana, eles chamam de "híbrida" por menos de 3K no mercado, não tem freio a disco, aro 700, garfo rigido, com geometria para pedalar confortavelmente, kit altus/deore 27v.


« Última modificação: 24 de Dezembro de 2017, 17:06:02 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #77 Online: 25 de Dezembro de 2017, 13:10:31
Então Rick, tem gente que tem a perna longa, outros tem a perna curta, tem tronco longo e tronco curto, tem gente com braços longos e curtos, enfim, várias possibilidades. Eu tenho 1,85m e o tamanho ideal do quadro pra mim é tamanho 21", poderia usar uma bike 19" mas fiquei melhor na 21" porque minhas pernas são compridas.

Veja que essas medidas que o site calculou já são um excelente ponto de partida. O importante pra começar a pensar na geometria da bike são essas medidas, que vão além do tamanho do quadro, trazendo a altura correta do banco e a distancia do eixo do guidão até o centro do selim. Quando vc começar a pedalar mesmo, regular a altura do banco é fácil, basta uma trena para isso, mas indo além, vai ter que observar a distancia selim/guidão, a altura do guidão, e provavelmente vai ter que mudar/trocar uma peça da bike que se chama mesa; a mesa que é aquele suporte do guidão, ela conecta o guidão na espiga (parte superior do grafo ou suspensão da bike).

Vejo aqui que pela sua altura, aro 29 ficaria super desconfortável. Tem várias questões na geometria de uma bike, e vc poderia sim usar uma bike aro 26 ou 27,5. Mas penso que se vc conseguir comprar uma bike aro 27,5 tamanho 15" ou 16" seria o ideal.

Agora tem outra questão relativa ao tipo de bike que vai escolher, só no grupo das Montain Bikes, existem varias subdivisões, tem bikes diferentes pra andar em tipos de terrenos diferentes, com relações de marcha diferentes, etc e tal. Por exemplo, a bike do Felippe que estou vendo pelas foto que ele deixou ali em cima, é feita com materiais nobres, com suspensão dupla, de curso longo, enfim, é para terrenos super acidentados. Já a bike que eu uso é mais parecida com aquilo que vc quer fazer.

Pelo que vc falou, pelo que pretende, uma bike simples e leve seria o ideal. Para não confundir sua cabeça com nomes e estilos (ex: trekking, cross country, Trial, gravel, etc...) digamos que ela poderia ser aro 27,5, poderia ter suspensão apenas na frente (mais fácil de comprar aqui no BR) ou melhor ainda se ao invés da suspensão ela tivesse garfo rígido, o que diminuiria consideravelmente o peso da bike (peso de uma suspa básica 2,5kg; peso de um garfo rígido de alumínio 700gr).

Comprando pela internet vc vai achar preços melhores, principalmente em janeiro qd começas as liquidações. Pelo que entendi, vc quer gastar até 2mil, é isso??? Ou poderia ser 3mil???

Eu poderia procurar e te mostrar alguns modelos entre diversos fabricantes.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda Lindsay!
Inicialmente pretendia gastar R$ 2k na bike e mais R$ 1k em acessórios (capacete, luzes de segurança, etc). Posso gastar um pouco mais, mas aí penso que o custo-benefício pro meu uso já começaria a ficar "proibitivo"...rs. Se eu fizesse trilha ou rodasse longas distâncias, não teria problemas em desembolsar mais. procurei por vários vídeos no Youtube e sites, e opções não faltam, mas quase tudo passa dos R$ 4k, e ainda recomendam fazer um seguro.
Vi essas duas fotos da Cannondale e acho que a Catalyst 3 seria mais ou menos o que procuro. Recomenda alguma loja de confiança que tenha bicicletas deste tipo?
E como vc descreveu, preciso mesmo que seja leve (pra não sobrecarregar muito os joelhos), e não precisa ser uma bike super resistente para encarar trilhas, pois meu uso será exclusivamente urbano e nas ciclovias de SP.
Obrigado!



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 25 de Dezembro de 2017, 17:35:06
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda Lindsay!
Inicialmente pretendia gastar R$ 2k na bike e mais R$ 1k em acessórios (capacete, luzes de segurança, etc). Posso gastar um pouco mais, mas aí penso que o custo-benefício pro meu uso já começaria a ficar "proibitivo"...rs. Se eu fizesse trilha ou rodasse longas distâncias, não teria problemas em desembolsar mais. procurei por vários vídeos no Youtube e sites, e opções não faltam, mas quase tudo passa dos R$ 4k, e ainda recomendam fazer um seguro.
Vi essas duas fotos da Cannondale e acho que a Catalyst 3 seria mais ou menos o que procuro. Recomenda alguma loja de confiança que tenha bicicletas deste tipo?
E como vc descreveu, preciso mesmo que seja leve (pra não sobrecarregar muito os joelhos), e não precisa ser uma bike super resistente para encarar trilhas, pois meu uso será exclusivamente urbano e nas ciclovias de SP.
Obrigado!

ok então pera ai, vamos procurar nessa faixa de preço e comparar modelos, qualidade das peças e etc.., ok??? Vou começar a pesquisar e vou colocando aqui.

Em relação aos kits Shimano para MTB, todos são bons de boa qualidade, o que muda de um para outro é a resistência, durabilidade, peso e precisão. Pela ordem da fabrica do mais barato para o mais caro é assim:
- Tourney (Tx/TZ) - o mais comum nesta faixa de preço.
- Altus - sim é possível comprar bike de 2k com esse kit que é ótimo.
- Acera - talvez, se conseguir comprar uma bike de 2k com esse kit é show!!!
- Alivio, é o ultimo kit da linha amadora, que normalmente vem nas bikes acima de 3k
- A partir dai já entra no nível dos profissionais Deore e acima, mas o preço das bikes ja começa a bater em 4k e acima

Nesta faixa de preço vários fabricantes que fazem bikes de ótima qualidade, entre elas eu lembro de:

Soul Cycles (empresa da família Diniz - Pão de Açúcar)
http://www.soulcycles.com.br/

Oggi (marca do grupo ISAPA)
http://oggibikes.com.br/

Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT Bicycles e Caloi (todas essas empresas/marcas da gigante Grupo Dorel)
http://www.cannondale.com/pt-BR/Brazil
http://www.schwinn.com.br/produtos.php?tipo=bike
http://www.mongoosebikes.com.br/produtos.php
http://www.gtbicycles.com/bra_pt/
http://www.caloi.com.br/

Audax
http://audaxbike.com/

Gonew (marca própria da gigante em materiais esportivos Netshoes)
http://www.netshoes.com.br

(importada e distribuída no Brasil)
Merida (importada, distribuída no Brasil)
https://www.merida-bikes.com/pt_br

Trek (importada, distribuída no Brasil)
https://www.trekbikes.com/br/pt_BR/

Specialized (importada, distribuída no Brasil) a grande concorrente internacional da Cannondale
https://www.specialized.com/br/pt

KHS (importada, distribuída no Brasil)
http://khsbicycles.com/

TSW (marca nacionalizada, produtos de custo acessível que tbm é bem interessante)
http://tswbike.com/

First Bikes (marca nacionalizada, produtos de custo acessível que tbm é bem interessante)
http://www.firstbikes.com.br/

Não consigo ver tudo agora, e se vc não estive com pressa, este semana vou vendo alguns modelos e vc escolhe.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 25 de Dezembro de 2017, 17:44:38
Eu vou colocando os modelos e o pessoal que conhece tbm vai dando opinião, e é legal ouvir opiniões de mais gente pra vc tomar a sua decisão.


Já achei algo bem interessante aqui pelos 2k:
http://www.netshoes.com.br/produto/bicicleta-merida-big-seven-20md-aro-275-quadro-aluminio-shimano-acera-24-velocidades--2014-ADQ-0022-158

Observe que é vendido não é pela Netshoes mesmo, mas por uma empresa dentro do "Netshoes Market" que se chama BRONET. A BRONET é o próprio importador da Merida no Brasil.  http://www.bronet.com.br/bike



MERIDA BIG SEVEN 20MD
kit Acera/Altus
suspa Suntour XCM
Disco mecânico Tektro

« Última modificação: 25 de Dezembro de 2017, 17:58:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 25 de Dezembro de 2017, 17:52:08
Então ai em cima vc tem uma Merida espetacular pelo preço, agora tenho que achar algo de mesmo preço com qualidade parecida, ou então alguma coisa que seja muito mais barato se for com kit de peças inferior.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #81 Online: 25 de Dezembro de 2017, 19:28:17
Puxa Lindsay, nem sei como agradecer pela tamanha atenção e paciência!
Quanto mais vejo as opções, mais dúvidas aparecem..rs

Essa Merida Big Seven é uma excelente opção. Só fico na dúvida se é recomendável ir a uma loja e escolher o tamanho do quadro, pois no site da Cannondale, vi que as medidas de top e seat tube são mais precisas (em centímetros e polegadas), enquanto que as outros apenas apresentam uma tabela de altura e recomendam o tamanho do quadro. No meu caso seria simplesmente quadro de 16" ou 17". A única certeza é que aro 29" ficaria muito grande e já retirei da minha lista (restando a 27,5").

Vi que se aumentar o montante para até uns R$ 2500 ou R$ 2700, as opções aumentam (mas não sei se tem muito ganho de qualidade em relação a essa Merida). Dos links que vc passou, a Trek, Schwinn, Cannondale e Specialized são as que mais me interessaram, ao lado da Merida.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 25 de Dezembro de 2017, 20:25:09
Puxa Lindsay, nem sei como agradecer pela tamanha atenção e paciência!
Quanto mais vejo as opções, mais dúvidas aparecem..rs

Essa Merida Big Seven é uma excelente opção. Só fico na dúvida se é recomendável ir a uma loja e escolher o tamanho do quadro, pois no site da Cannondale, vi que as medidas de top e seat tube são mais precisas (em centímetros e polegadas), enquanto que as outros apenas apresentam uma tabela de altura e recomendam o tamanho do quadro. No meu caso seria simplesmente quadro de 16" ou 17". A única certeza é que aro 29" ficaria muito grande e já retirei da minha lista (restando a 27,5").

Vi que se aumentar o montante para até uns R$ 2500 ou R$ 2700, as opções aumentam (mas não sei se tem muito ganho de qualidade em relação a essa Merida). Dos links que vc passou, a Trek, Schwinn, Cannondale e Specialized são as que mais me interessaram, ao lado da Merida.

Então, olha só essa aqui, MERIDA BIG SEVEN 100, R$ 2590,00 o kit já é top Alivio/Acera, e o freio disco hidráulico, wow, super bike.

http://www.netshoes.com.br/produto/bicicleta-merida-big-seven-100-aro-275-quadro-aluminio-shimano-alivio-27-velocidades--2015-ADQ-0026-350


Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 25 de Dezembro de 2017, 20:28:42
essas Meridas ai só estão baratas porque elas são modelos 2014 / 2015, o modelo mais novo não é esse preço, mas são novas como as do ano. O que muda é a pintura, o grafismo, e as peças que no caso das 2016/2017 tbm são projetos mais recentes, porem nessa questão das peças em tecnologia não muda quase nada. É mais grafismo e cor das bikes mesmo.

Aqui em Sampa Merida, Cannondale, Specialized, Trek é tudo a mesma coisa, são bikes top, marcas super respeitadas.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2017, 20:29:31 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 25 de Dezembro de 2017, 20:43:54
Essa Merida Big Seven é uma excelente opção. Só fico na dúvida se é recomendável ir a uma loja e escolher o tamanho do quadro, pois no site da Cannondale, vi que as medidas de top e seat tube são mais precisas (em centímetros e polegadas), enquanto que as outros apenas apresentam uma tabela de altura e recomendam o tamanho do quadro. No meu caso seria simplesmente quadro de 16" ou 17". A única certeza é que aro 29" ficaria muito grande e já retirei da minha lista (restando a 27,5").

A medida do quadro garante essa questão de sua perna. No caso do "top tube" que na verdade nem deveria ser esse nome pq a medida vai do centro do selim até o eixo do guidão, praticamente todo mundo que deseja uma bike bem reguladinha tem que trocar a mesa, que pode ser mais comprida como 120mm ou mais curta como 70mm, pode ter vária inclinações, como + ou - 7º, 13º, 21º, 35º etc...

Seria legal sim vc experimentar em uma loja os tamanhos, como 15, 16 se vc achar, e 17, ai vc pode ver se o top tube não vai bater no saco quando vc descer da bike. Mas todas as bikes vem com uma mesa básica, que normalmente é de 7º por 110mm, então a medida do top tube não tem jeito, vc regula depois, trocando a mesa.

Existem ainda diversas outras regulagens, possibilidade de escolher modelos de quadros que variam de acordo com o estilo de pilotagem, com seu biotipo e tal, mas acho que já pode parar por ai com as regulagens, afinal vc não pretende ser um profissional piloto de bikes, e nem tem toda estrutura de desenvolvimento de um fabricante pra poder escolher a sua disposição.

Ficando entre o selim e o top tube já vai ficar bom. Depois disso, talvez possa tbm rever o selim, e encontrar um modelo que fique mais confortável pra vc.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 25 de Dezembro de 2017, 20:45:36
Esqueci de duas marcas na lista lá em cima, tem tbm duas ótimas que são GOOVE e SENSE.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 25 de Dezembro de 2017, 21:30:06
Lindsay,
Pegando carona no tópico, vi que você sitou algumas marcas e a algumas semanas estou pesquisando uma bike para meu filho.
No momento estou projetando um teto de R$ 1.700,00. VI que as vezes encontro nessa faixa de preço as marcas Soul Cycles, Oggi, Gonew e Sense. Não conhecia até então a merida.
Estas marcas todas são boas?

ABraço
César L. T.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 25 de Dezembro de 2017, 22:28:57
Lindsay,
Pegando carona no tópico, vi que você sitou algumas marcas e a algumas semanas estou pesquisando uma bike para meu filho.
No momento estou projetando um teto de R$ 1.700,00. VI que as vezes encontro nessa faixa de preço as marcas Soul Cycles, Oggi, Gonew e Sense. Não conhecia até então a merida.
Estas marcas todas são boas?

ABraço
Merida é fabricante top internacional, marca super respeitada mundo a fora, todo ciclista que conhece ja sonhou com uma Merida.

Gonew é marca da Netshoes, ele pegam fabricantes OEM lá da China, compram modelos/projetos deles, coloca a marca e importam vários containers de bikes, que ja chegam aqui semi montadas. A minha bike hoje é uma GONEW, tenho ela ha 2 anos e estou super satisfeito com ela. Ja fiz uns upgrades, troquei suspensão, rodas, a relação que desgastou, ja rodei mais de 5mil km com ela, excepcional. O grande lance da GONEW anos atrás era o preço, eles vendiam essas bikes com kits Shimano top a preço muito atrativo, e parcelado em 10x. Mas hoje mudou um pouco, veja o caso das Meridas que a propria Netshoes está vendendo, no caso daqueles dois modelos ali em cima, o modelo parecido da GONEW é bem mais caro.

Soul Cycles e Sense, são fabricas que começaram a aparecer a menos tempo, mas que fabricam modelos com uma diversidade incrível, desenvolvem tecnologia top, realmente muito bacana a linha deles. Estive vendo na feira deste ano e o stand deles, bikes com cores lindas, design diferenciado e acabamento impecável. A Soul tem uma parceria pra desenvolvimento de modelos com a BMC, uma marca top da europa (Suiça). A Sense tbm contrata gente da europa pra desenvolver os modelos. Pena que eu não possa ficar trocando de bike toda hora, senão eu ja teria comprado algo deles.

Por ultimo a Oggi é marca de um grande distribuidor de peças no Brasil, a ISAPA, empresa de décadas no mercado brasileiro, sempre foi um dos maiores distribuidores de peças do Brasil. Toda bicicletaria do pais comprava peças e deles, eles importavam e revendiam varias marcas, entre elas a Shimano (alias, ainda compram). Uns anos atrás ele revolveram lançar sua própria linha de bikes, compram tudo dos tigres asiáticos e montam aqui. Muuuito bacana tbm as bikes, aqui em Sampa tem muita Oggi rodando, vários colegas tem essa bike.

Todas elas pra mim ja são marcas que conheço, e agora que ja vi e conheço, compraria numa boa qq dessas marcas, tem só que encontrar um produto que te atende.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2017, 22:33:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2017, 22:34:31 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.