Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118954 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #750 Online: 13 de Abril de 2022, 12:15:10
De qq maneira estou me divertindo neste caso, tentei algo diferente desta vez, deixei de molho no Algoo (quem não conhece tem no google) que é um removedor cítrico de óleos/graxas, agitava de vez em quando, depois deixei em outros 2 molhos com agua de enxague pra tentar retirar o que ficou de Algoo dentro. Tenho a impressão que o removedor penetrou na pastilha, e a ideia é essa mesmo, que ele penetre e destrua/remova as partículas de gorduras internamente, de uma maneira mais profunda.

E então, quem acha que isso pode dar certo??? Alguém tem alguma outra sugestão???

Sempre que eu leio "cítrico", o que me vem na cabeça é ácido. Das minhas (quase esquecidas) aulas de química orgânica, lembro que ácidos não atacam hidrocarbonetos (que é o que acredito ser a base da graxa ou óleo). Então minha impressão é que esses limpadores não funcionam bem. Se for um detergente (que quebra a tensão superficial de vários líquidos), o papo pode ser outro.

Sobre cozinhar as pastilhas, pode ser que com um cozimento se remova parte da contaminação, mas vai ficar alguma coisa lá dentro. Se eu fosse realmente tentar limpar por calor, talvez fosse uma boa ideia cozinhar, depois deixar de molho em água (talvez com detergente?), e depois cozinhar de novo, pra que a água empurrasse o restante de contaminação pra fora. Mas aí, aquecer um forno enorme pra esquentar duas pastilhas de freio, me parece um desperdício. De qualquer forma, tenho alguns pares de pastilhas contaminadas aqui. Uma hora dessas eu testo deixar de molho e depois aquecer todas, e ver se alguma ressuscita.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #751 Online: 13 de Abril de 2022, 14:28:29
Sempre que eu leio "cítrico", o que me vem na cabeça é ácido. Das minhas (quase esquecidas) aulas de química orgânica, lembro que ácidos não atacam hidrocarbonetos (que é o que acredito ser a base da graxa ou óleo). Então minha impressão é que esses limpadores não funcionam bem. Se for um detergente (que quebra a tensão superficial de vários líquidos), o papo pode ser outro.

Algoo é um desengraxante anticorrosivo, que não ataca praticamente nada, nem borrachas, nem pintura, nem alumínio, etc... vc compra ele concentrado e pode diluir dependendo da aplicação. Mais sobre o produto:


to usando ele há alguns ano pra lavar a bike, o bicho é bom mesmo. Minha esposa usa muito na cozinha, etc... Mas no geral mecanizo de automovel, pessoal de tornearia, cozinha, etc... tá todo mundo descobrindo isso, é realmente muito bom.

Sobre cozinhar as pastilhas, pode ser que com um cozimento se remova parte da contaminação, mas vai ficar alguma coisa lá dentro. Se eu fosse realmente tentar limpar por calor, talvez fosse uma boa ideia cozinhar, depois deixar de molho em água (talvez com detergente?), e depois cozinhar de novo, pra que a água empurrasse o restante de contaminação pra fora. Mas aí, aquecer um forno enorme pra esquentar duas pastilhas de freio, me parece um desperdício. De qualquer forma, tenho alguns pares de pastilhas contaminadas aqui. Uma hora dessas eu testo deixar de molho e depois aquecer todas, e ver se alguma ressuscita.

Essa ideia de cozinhar as pastilhas é boa, e pode ser aprimorada, por ex na pressão.... vamos ver se eu não conseguir com o que estou fazendo, pode ser boa ideia para um próximo passo.  :ok:

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #752 Online: 13 de Abril de 2022, 14:31:42
Em tempo:

O Algoo não é eficiente para lavar a relação com lubrificação a base de cera, neste caso ele não limpa tão bem quanto se fosse um lubrificante comum das antigas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #753 Online: 20 de Abril de 2022, 09:19:55
Olha só eu achava justamente que ele limpasse mais facilmente a cera da corrente que o óleo  :shock:
Visto que a maioria do pessoal que pedala usa lubrificantes a base de cera pra corrente. Óleo só pra ambientes úmidos.

Eu limpo minha corrente com água e sabão. Utilizo cera da Algoo e ela remove fácil dessa forma, só deixar a corrente de molho uns minutos e depois escovo ela. Mas faço isso só quando está muuuito suja, senão só passo um pano com alcool pra tirar o grosso e lubrifico novamente.

Até quero experimentar uns lubrificantes diferentes, mas ganhei de brinde uns tubinhos de algoo depois de um erro de envio de umas peças que comprei, enquanto esses não acabarem vou usando eles  :D
Comprei pneus aro 26 e me enviaram 29, ai vendi aqui e comprei de novo ai a loja me enviou o pneu certo e umas ceras de brinde pelo erro de logística.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #754 Online: 08 de Junho de 2022, 14:38:10
Algoo é bom, mas tem que lavar com bastante água a relação. Se o Algoo ficar nos elos da corrente, ela não vai fixar a graxa nova.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #755 Online: 09 de Junho de 2022, 13:48:39
Algum colega já teve esse problema??? Não deveria, mas será que pode ser culpa do disco próximo do fim???

Meu freio aqui tava com um problema sério. Em algum momento perdeu aderência no meio da trilha, daí eu tinha que apertar o freio com força. Isso causou azulamento do disco, e as pastilhas ficaram brilhosas. Lixei os discos e a parte brilhosa das pastilhas, mas elas estavam demorando uma eternidade pra assentar. Acabei trocando por pastilhas Shimano originais. Ainda estão assentando, mas já freiam melhor que as anteriores, de uma marca chinesa desconhecida.

Definitivamente pastilha de freio não é tudo igual. E esses discos de freio "ICE" que dissipam mais calor só fazem alguma diferença pra quem faz Enduro. Pra trilha no plano, é gastar dinheiro à toa.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #756 Online: 09 de Junho de 2022, 15:35:20
Estou com a minha Tito Urban 21v saindo da oficina. Eu perdi o cambio traseiro que entrou na roda por causa da gancheira torta. Foi um parto conseguir voltar pro trabalho porque nem táxi, nem uber, nem ônibus queriam me levar por 5 km. Consegui um alternativo depois de ficar uma hora penando.

Acabei que troquei o cambio por um Shimano MC-32 da década de 90, cassete 12-28 Shimano e cubos Parallax '90. Os Shimano Parallax tem parede mais grossa e um copo de borracha para selar contra poeira e água, impedindo a graxa de contaminar. São mais pesados que os cubos normais, mas são resistentes. Eu quando comprei a Urban não gostava dos detalhes pretos e queria trocar por detalhes em aluminio.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #757 Online: 23 de Junho de 2022, 19:26:21
Estou com a minha Tito Urban 21v saindo da oficina. Eu perdi o cambio traseiro que entrou na roda por causa da gancheira torta. Foi um parto conseguir voltar pro trabalho porque nem táxi, nem uber, nem ônibus queriam me levar por 5 km. Consegui um alternativo depois de ficar uma hora penando.

Acabei que troquei o cambio por um Shimano MC-32 da década de 90, cassete 12-28 Shimano e cubos Parallax '90. Os Shimano Parallax tem parede mais grossa e um copo de borracha para selar contra poeira e água, impedindo a graxa de contaminar. São mais pesados que os cubos normais, mas são resistentes. Eu quando comprei a Urban não gostava dos detalhes pretos e queria trocar por detalhes em aluminio.

Boa. Esses câmbios Shimano antigos não quebram por nada. Eu uso um Shimano de 11 velocidades e um SRAM de 12. São bons, mas qualquer coisinha já desregulam.

Dizem que a gancheira serve pra, caso o passador entre na roda, não quebre o quadro. Mas meu quadro de aço tem a gancheira tão parruda, que me parece que o quadro quebra primeiro...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #758 Online: 27 de Junho de 2022, 09:50:06
Boa. Esses câmbios Shimano antigos não quebram por nada. Eu uso um Shimano de 11 velocidades e um SRAM de 12. São bons, mas qualquer coisinha já desregulam.

Dizem que a gancheira serve pra, caso o passador entre na roda, não quebre o quadro. Mas meu quadro de aço tem a gancheira tão parruda, que me parece que o quadro quebra primeiro...
Tenho pra mim que os câmbios de 12v são mais sensíveis a desregulagens devido ao pequeno espaço entre as marchas, então qualquer pouco fora de alinhamento já começa a raspar, Sram é um exemplo, ele funciona tão dentro do padrão que a gancheira 1mm fora do lugar já não da regulagem certa, ou troca bem nas marchas altas ou nas baixas, mas no cassete inteiro só se a gancheira estiver bem alinhada. Já Shimano é mais tolerável, tem quem gosta (eu), tem quem acha que a folga nas roldanas pra compensar esse desalinhamento são defeito de projeto.
Teve um colega nosso que usa um SX e fomos passar a bike por cima de uma cerca, encostou de leve o cambio no palanque e passou o resto do pedal sem conseguir uma troca decente e um trec trec infernal. Fui ajustar em casa pra ele, a gancheira tinha saído menos de 1mm do lugar. :aua: Meu Deore leva pau de tudo que é lado e ta sempre um reloginho. Pelo custo benefício eu só colocaria um Sram numa bike minha se fosse um GX pra cima. Senão Shimano é mais custo benefício.

E a gancheira é feita de aluminio justamente pra quebrar ela, caso enrosque, e não o cambio. Eu tenho prática em quebrar gancheira  :doh:, vivo me enfiando em mato onde não passa nem trator. :assobi:
« Última modificação: 27 de Junho de 2022, 09:51:32 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #759 Online: 27 de Junho de 2022, 10:34:46
Comecei atualizar as bikes de minha família.

Vou vender 3 bikes, e estou montando outras três, sendo uma pra mim e outras duas pra mulherada. Uma delas inclusive ja esta pronta.

As duas que faltam ja estou com 90% das peças aqui, elas terão quadro boost, com suspensão a ar e rodas mais leves, pneus tubless; a minha terá um kit SLX e da minha esposa com kit Deore M6100.

Essa brincadeira vai ficar caro, mas espero recuperar metade do investimento com a venda das bikes usadas.

Se tiver algum colega interessado em fazer o mesmo posso enviar mais detalhes de cosias com a escolha dos quadros, das rodas, suspensão, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #760 Online: 29 de Junho de 2022, 12:56:31
Comecei atualizar as bikes de minha família.

Vou vender 3 bikes, e estou montando outras três, sendo uma pra mim e outras duas pra mulherada. Uma delas inclusive ja esta pronta.

As duas que faltam ja estou com 90% das peças aqui, elas terão quadro boost, com suspensão a ar e rodas mais leves, pneus tubless; a minha terá um kit SLX e da minha esposa com kit Deore M6100.

Essa brincadeira vai ficar caro, mas espero recuperar metade do investimento com a venda das bikes usadas.

Se tiver algum colega interessado em fazer o mesmo posso enviar mais detalhes de cosias com a escolha dos quadros, das rodas, suspensão, etc...
Compre as peças, caso vá montando avulsa, no Ali, eu peguei meu conjunto de cambio M6100, freios MT200, e outros detalhes tudo de lá, sempre veio sem taxas. Só os pneus que peguei no Bikeinn.
« Última modificação: 29 de Junho de 2022, 13:10:00 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #761 Online: 29 de Junho de 2022, 17:52:13
Compre as peças, caso vá montando avulsa, no Ali, eu peguei meu conjunto de cambio M6100, freios MT200, e outros detalhes tudo de lá, sempre veio sem taxas. Só os pneus que peguei no Bikeinn.
Então, como falei antes ja comprei tudo Pablo, algumas coisas do ALI, outras coisas aqui no BR msm.

Hoje chegou a ultima coisa que faltava, que foi a suspensão, no caso uma Proshock Onix Spider (nacional). Amanhã levo tudo no mecânico que vai montar. Talvez no final de semana ja possa pedalar com ela.

Mas ainda sim, vou manter minha bike urbana, com garfo rígido, que é uma delicia.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #762 Online: 29 de Junho de 2022, 19:01:24
Hoje chegou a ultima coisa que faltava, que foi a suspensão, no caso uma Proshock Onix Spider (nacional). Amanhã levo tudo no mecânico que vai montar. Talvez no final de semana ja possa pedalar com ela.

Não conhecia a marca, parece legal pra XC. Não têm nenhum modelo pra quem faz grosseria com a bike.

Depois diz o que vc acho do garfo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #763 Online: 29 de Junho de 2022, 21:44:28
Não conhecia a marca, parece legal pra XC. Não têm nenhum modelo pra quem faz grosseria com a bike.

Depois diz o que vc acho do garfo.
Essa empresa é antiga aqui no BR, lá se São José dos Campos. Os produtos são ótimos, qualidade de construção e durabilidade é melhor que praticamente todas as importadas na faixa de preço. A necessidade (intervalo) de manutenção tbm é em menor. Alguns brasileiros preferem Proshock ela em relação às importadas, outros não.

Mas são modelos de entrada mesmo, a linha só XC e alguma coisa um pouquinho mais técnica, dirt & downhill nem pensar. Essa que comprei tem duas câmaras de ar uma positiva e outra negativa (com um delta que vc regula), a intenção disso é melhorar a velocidade inicial de resposta do sistema (se não me engano é isso), mas o cara precisa ter paciência pra encontrar uma config bacana entre as duas câmeras para o seu peso e para o tipo de terreno que vai trilhar.

Eu como só compro produto de entrada (+ barato), nunca usei uma FOX ou Rockshox topo de linha, mesmo pq para o que faço não precisa.

Minha bike antiga tem uma Manitou a ar (de entrada), mas como meu peso beira os 100kg acaba ficando no limite do sistema e eu não gosto muito da resposta dela (muito macia), então para o meu peso, não me dei muito bem com ela. Essa Proshock é um pouco mais firme, a capacidade max de peso é para 120kg (da Manitou é 100kg); vamos ver se me dou bem com ela.

Atualmente a PROSHOCK fornece para alguns fabricantes de países da América do Sul e BR, mas são modelos exclusivos que não são vendidos para o consumidor final na loja, modelos que vem em algumas bikes mas vc não consegue comprar separado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #764 Online: 30 de Junho de 2022, 12:39:44
Bah, faz tempo que namoro uma Proshock Onix pra minha bike.
Suspensão com tecnologia top, duas câmaras de ar, garantia, manutenção e peças tudo nacional e fácil de encontrar. Fez uma ótima compra.
To juntando uma graninha pra ela.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia