Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 117555 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 28 de Setembro de 2018, 10:36:14
O couro tem de ser maleável e é resistente contra pregos. O trajeto tem muito caco de vidro, as pessoas tem o péssimo hábito de quebrar garrafas na passagem.
Dá vontade de um dia sair com uma vassoura limpando.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 28 de Setembro de 2018, 10:43:47
O couro tem de ser maleável e é resistente contra pregos. O trajeto tem muito caco de vidro, as pessoas tem o péssimo hábito de quebrar garrafas na passagem.
Dá vontade de um dia sair com uma vassoura limpando.
Caramba... ai é encrenca!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #197 Online: 28 de Setembro de 2018, 15:36:19
Encontrei este site:  www.pedarilhos.com.br

Tem dicas de material de higiene no campo com baixo impacto ambiental, comidas, faça sua marmita, fogareiro, longas pedaladas, equipagem da bicicleta, locais para acampamento. É bem informativo.
Só não sou vegano.

Outros materiais são as cartilhas disponibilizadas em PDF.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #198 Online: 30 de Outubro de 2018, 10:26:22
Pessoal,

Para quem se interessar segue o link do livro em pdf A Bicicleta no Brasil 2015. O livro pode ser baixado gratuitamente.
http://www.uniaodeciclistas.org.br/biblioteca/adquira-livro/

Esta cartilha também tem informações importantes
http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosCidades/ArquivosPDF/Publicacoes/cartilhaciclista.pdf

Do Transporte Ativo, uma pesquisa técnica sobre o Perfil do Ciclista
http://ta.org.br/perfil/ciclista.pdf

Manual do Ciclista Itaú traz legislação aplicada
http://www.anarquista.net/wp-content/uploads/2014/04/MANUAL-DO-CICLISTA.pdf


Gostaria de saber de vocês se alguém tem alguma pesquisa que eu possa responder/participar.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #199 Online: 30 de Outubro de 2018, 11:35:28
Aproveitando o up no tópico, gostaria de compartilhar uma experiência legal que tive ontem.

Após pegar algumas dicas de ajustes e posicionamento na bike (ainda não consegui achar um bike fit presencial na minha região), fiz um pedal passando pelo mesmo trecho que vinha fazendo, porém indo adiante e aumentando a distância total em quase o dobro, e ainda assim baixei quase todos os meus tempos registrado no Strava para o percurso que era comum, tanto na ida quanto na volta.

Ou seja, aquelas dicas de "faça um bike fit", "ajuste sua bike" etc, são realmente poderosas!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #200 Online: 30 de Outubro de 2018, 11:42:56
Aproveitando o up no tópico, gostaria de compartilhar uma experiência legal que tive ontem.

Após pegar algumas dicas de ajustes e posicionamento na bike (ainda não consegui achar um bike fit presencial na minha região), fiz um pedal passando pelo mesmo trecho que vinha fazendo, porém indo adiante e aumentando a distância total em quase o dobro, e ainda assim baixei quase todos os meus tempos registrado no Strava para o percurso que era comum, tanto na ida quanto na volta.

Ou seja, aquelas dicas de "faça um bike fit", "ajuste sua bike" etc, são realmente poderosas!
Elder se onde vc está bike fit é dificil, tem vários sites que calculam as medidas para sua estatura, funciona assim, vc tira umas medidas de seu corpo e o site faz os cálculos pra vc, mas isso é só uma parte.
Adiante vc encontra vários vídeos no YT com alguns ajustes finos, como posição do banco e posição da mesa, e ai certamente que vc chegar bem perto do ideal.

Não sei se vc já fez tudo isso, mas se precisar de ajuda mais indicativa, conte com o pessoal aqui.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #201 Online: 30 de Outubro de 2018, 11:45:52
Elder se onde vc está bike fit é dificil, tem vários sites que calculam as medidas para sua estatura, funciona assim, vc tira umas medidas de seu corpo e o site faz os cálculos pra vc, mas isso é só uma parte.
Adiante vc encontra vários vídeos no YT com alguns ajustes finos, como posição do banco e posição da mesa, e ai certamente que vc chegar bem perto do ideal.

Não sei se vc já fez tudo isso, mas se precisar de ajuda mais indicativa, conte com o pessoal aqui.

Foi isso que fiz - ou tentei fazer! haha! Peguei alguns videos no youtube, li alguns artigos e posts em foruns, e fui tentando ajustar, especialmente altura do banco e posição dos pés. Acho que para mexer na mesa e testar outros ajustes assim, precisaria de algo mais profissional e um "olhar externo".
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #202 Online: 30 de Outubro de 2018, 11:52:25
Foi isso que fiz - ou tentei fazer! haha! Peguei alguns videos no youtube, li alguns artigos e posts em foruns, e fui tentando ajustar, especialmente altura do banco e posição dos pés. Acho que para mexer na mesa e testar outros ajustes assim, precisaria de algo mais profissional e um "olhar externo".
Mexer na mesa é super tranquilo tbm, tem que ver o que é mais confortável pra vc. Existem mesas que vão permitir uma posição mais agressiva, ou mais confortável, ai vai depender de variáveis com a duração do pedal, da distancia a ser percorrida, seu estilo de pilotagem, a resistência ao ar que no seu corpo, da sua intenção na hora de pedalar, como cidade/lazer/competição, etc...

Mesa é um item relativamente barato, talvez agora que vc já conseguiu alguns ajustes importantes, seja a hora de pensar na mesa!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #203 Online: 30 de Outubro de 2018, 11:57:25
Mesa é um item relativamente barato, talvez agora que vc já conseguiu alguns ajustes importantes, seja a hora de pensar na mesa!!!

Será minha próxima tentativa!  :ok:

Vou começar a ler mais sobre geometria do quadro, ângulos, diferenças entre posições mais agressivas ou confortáveis etc... sei que tudo isso existe, mas ainda não sei o que é o que.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #204 Online: 30 de Outubro de 2018, 13:44:40
Será minha próxima tentativa!  :ok:

Vou começar a ler mais sobre geometria do quadro, ângulos, diferenças entre posições mais agressivas ou confortáveis etc... sei que tudo isso existe, mas ainda não sei o que é o que.
:ok:

Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #205 Online: 30 de Outubro de 2018, 14:49:49
Entrei numa idéia de juntar informações de uso de bicicletas provenientes de infográficos e de pdfs, queria juntar a maior quantidade possível porque cada pdf traz alguma novidade que outro não traz, mas fico sem tempo e sem paciência com a quantidade de informações. Até fiz o material, mas não do jeito que queria. Abro os pdfs e um Powerpoint e vou montando.

Elder, ajustei o cano do selim e consigo subir com menos esforço.

Sobre a legislação, não concordo com o CTB em vários aspectos. Um carro de 1,2 t e acelerando a 50/70 km/h não é compatível com uma bicicleta+ciclista de 120 kg e velocidade de 12 km/h. Não dá pra botar os dois pra dividir a mesma via, é simplificar a solução e jogar a responsabilidade em cima do mais fraco. Educação só funciona se tiver condições estruturais, ordenamento eficiente. Chamar de ordenamento uma via onde cabem os dois A e B na mesma faixa não é eficiente, é omissão de responsabilidade. A gente tem que olhar os argumentos e criar as adequações necessárias. É jogo pra ficarmos a mercê da indústria automobilística. Não tem porque defendermos um CTB que arrisca a nossa saúde e nossas vidas. Não estou com isso pregando o fim do túnel pra quem tem carro ou para a indústria. Tenho e preciso dos dois, tenho família a 400 km de ida e claro, viajo de carro preferencialmente. Preciso do carro nos dias de chuva, pra ir a banco, fazer feira e futuramente levar meu filho na escola.

Se interessar se associem na União de Ciclistas do Brasil:
http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/


Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #206 Online: 28 de Janeiro de 2019, 16:16:50
Pessoal, vocês tem conhecimento sobre qualidade de componentes das bicicletas ?
A minha bicicleta é uma Tito Urban, é do tipo speed urbana. No meu caso, não sei avaliar a qualidade dela e dos seus componentes, quais são as melhores marcas e melhores materiais.
A Tito Urban minha tem suspensão dianteira, freio v-brake, pedaleira Shimano, câmbio Shimano, pneu 700c caramelo, assento de elastômero.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #207 Online: 28 de Janeiro de 2019, 16:52:25
Pessoal, vocês tem conhecimento sobre qualidade de componentes das bicicletas ?
A minha bicicleta é uma Tito Urban, é do tipo speed urbana. No meu caso, não sei avaliar a qualidade dela e dos seus componentes, quais são as melhores marcas e melhores materiais.
A Tito Urban minha tem suspensão dianteira, freio v-brake, pedaleira Shimano, câmbio Shimano, pneu 700c caramelo, assento de elastômero.

Estou começando a entender mais dos componentes de MTB, não conheço quase nada destes modelos urbanos. Mas de qualquer forma, qual sua dúvida sobre os componentes da bike?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #208 Online: 28 de Janeiro de 2019, 17:03:41
Elder,


seria sobre pedaleira, canote, ter suspensão ou não, melhor marca e pneu pra aro 700c, melhor correia, cubo, melhor freio, mesa, guidão. Quero entender quais são os melhores fabricantes e os melhores produtos. Me refiro à durabilidade das peças.

Por enquanto ainda não tenho manutenção, mas quando tiver já devo ficar esperto para colocar peças melhores para uso urbano (asfalto + paralelepípedo). Rodo 15 km por dia, aqui é calorento, chove em um mês do ano, que venho de carro para o trabalho.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2019, 17:04:30 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 28 de Janeiro de 2019, 19:37:25
Elder,


seria sobre pedaleira, canote, ter suspensão ou não, melhor marca e pneu pra aro 700c, melhor correia, cubo, melhor freio, mesa, guidão. Quero entender quais são os melhores fabricantes e os melhores produtos. Me refiro à durabilidade das peças.

Por enquanto ainda não tenho manutenção, mas quando tiver já devo ficar esperto para colocar peças melhores para uso urbano (asfalto + paralelepípedo). Rodo 15 km por dia, aqui é calorento, chove em um mês do ano, que venho de carro para o trabalho.
A maioria dos fabricantes tem peças de primeira linha e tbm mais baratas.
Pode perguntar a vontade, por onde que começar???

Por exemplo aqui no BR tem algumas marcas com mais facilidade de encontrar, entre elas a famosa Shimano. Super recomendo Shimano para a relação e freios e rodas da bike, mas no hora do canote e guidão Shimano é muito caro aqui. Sram é outra marca top mas é difícil encontrar no BR.
Tem algumas marcas chinesas baratas invadindo o mercado, se for usuário para usar a bike de vez em quando, tbm pode optar por essas marcas.

O que muda de Shimano e Sram para as chinesas baratas é a precisão, a regulagem e a durabilidade do equipamento. Dentro da Shimano e Sram, as peças são classificadas por grupos, quanto mais caro o grupo, mais preciso, robusto e mais leve é o kit.

Tito é uma marca popular aqui no BR, é bike barata, desconheço que a Tito tenha alguma bicicleta topo de linha, pode ser que tenha algumas peças externas Shimano, porem o miolo da bike deve ser chinês.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2019, 19:39:19 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.