Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 117553 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #210 Online: 29 de Janeiro de 2019, 10:13:14
Lindsay,

A minha Tito tem câmbio, pedaleira, manoplas do câmbio e freio Shimano. Cubo de roda Cairu. Ouvi falar em freios GTS que são bons. Também andei lendo que os parafusos da Tito são frágeis, mas a minha não soltou nada em seis meses.
O selim é de gel e já se rasgou todo. Penso em colocar uma capa feita sob medida e na mesma cor castanha.
O meu uso é diário urbano, então as peças tem de ter durabilidade. Não interessa peça muito cara, sofisticada que dure pouco.

Acho  que pra minha bicicleta eu manteria as peças Shimano, talvez trocando o câmbio, cassete, a corrente.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #211 Online: 29 de Janeiro de 2019, 10:25:04
Venho tentar tirar uma dúvida a respeito de suspensão ou deixo pra lá.
Tenho uma bike básica (south) que ando fazendo uns pedais mais longos e pegado trechos de estrada de chão, não é trilha, mas pega uma spedras e buracos.
Ela (não) tem uma suspensão, aqueles garfos com mola que não serve pra nada. Como não faço trilhas pesadas nem agrido demais a bike pensei em gastar uns R$800 numa suspensão ar+Oleo de entrada. Tem algumas marcas estranhas, Elleven, Kapa e vi no ebay umas chinesas (bem mais baratas). Será que compensa ou melhor deixar como tá.

Quando pega pedras a trepidação adormece os braços  :D, buraco até me viro, mas a vibração incomoda um monte. Pior que gosto muito de andar na terra, é mais emocionante que pedalar no asfalto hehe.
Outra coisa que andei olhando foi uma RockShox xc30 usada por uns R$800, segundo os donos elas rodaram bem pouco, ma sei lá. Marca barata ou uma mais cara usada?
Penso tbm se vale a pena ficar investindo um monte numa bike de entrada, basicona. Mas nem chance de pegar uma bike melhor agora. A minha tem grupo shimano de boas que mantem a regulagem apesar de ser um tourney. Aguenta bem, só acho um pouco pesada, mas pra "treino" isso até é bom pro condicionamento físico.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 10:29:31 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #212 Online: 29 de Janeiro de 2019, 13:15:47
Lindsay,

A minha Tito tem câmbio, pedaleira, manoplas do câmbio e freio Shimano. Cubo de roda Cairu. Ouvi falar em freios GTS que são bons. Também andei lendo que os parafusos da Tito são frágeis, mas a minha não soltou nada em seis meses.
O selim é de gel e já se rasgou todo. Penso em colocar uma capa feita sob medida e na mesma cor castanha.
O meu uso é diário urbano, então as peças tem de ter durabilidade. Não interessa peça muito cara, sofisticada que dure pouco.

Acho  que pra minha bicicleta eu manteria as peças Shimano, talvez trocando o câmbio, cassete, a corrente.
Ok, qual o grupo Shimano que veio na sua bike??? digo os câmbios, o trocador de marcha e os freios???

Quanto aos parafusos não dei de qual parafuso vc esta falando, porque uma bike tem peças que ja vem montada, por exemplo, o cambio tem alguns parafusos, mas se é Shimano já vem montado e é de boa qualidade.

Penso que um grupo Shimano Altus é mais que suficiente pra vc, talvez até um pouco menos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #213 Online: 29 de Janeiro de 2019, 13:51:18
Venho tentar tirar uma dúvida a respeito de suspensão ou deixo pra lá.
Tenho uma bike básica (south) que ando fazendo uns pedais mais longos e pegado trechos de estrada de chão, não é trilha, mas pega uma spedras e buracos.
Ela (não) tem uma suspensão, aqueles garfos com mola que não serve pra nada. Como não faço trilhas pesadas nem agrido demais a bike pensei em gastar uns R$800 numa suspensão ar+Oleo de entrada. Tem algumas marcas estranhas, Elleven, Kapa e vi no ebay umas chinesas (bem mais baratas). Será que compensa ou melhor deixar como tá.

Quando pega pedras a trepidação adormece os braços  :D, buraco até me viro, mas a vibração incomoda um monte. Pior que gosto muito de andar na terra, é mais emocionante que pedalar no asfalto hehe.
Outra coisa que andei olhando foi uma RockShox xc30 usada por uns R$800, segundo os donos elas rodaram bem pouco, ma sei lá. Marca barata ou uma mais cara usada?
Penso tbm se vale a pena ficar investindo um monte numa bike de entrada, basicona. Mas nem chance de pegar uma bike melhor agora. A minha tem grupo shimano de boas que mantem a regulagem apesar de ser um tourney. Aguenta bem, só acho um pouco pesada, mas pra "treino" isso até é bom pro condicionamento físico.
Suspensão a ar é outro mundo, ai sim começa a falar mesmo de suspensão.

No ano passado chegou no mercado brasileiro as suspensões chinesas, são modelos de entrada cuja proposta é ser barato, apesar disso essas suspas a ar são bem melhores que qq uma de mola.

Vc vai encontrar essa suspa nas mesmas marcas ai que vc falou Kappa, Elevem, tem tbm com o nome GTA, "Absolute Prime" e outros. Funciona assim mesmo, aparece um chinês em alguma feira de revendedores vendendo o produto OEM as empresas brasileiras importam e já chega aqui pronta adesivada nas marcas e cores das empresas do Brasil.

Até liguei agora para um colega lojista e perguntei como se saiu essa suspa depois de pouco mais de um ano, com colegas usando o produto o resultado é o seguinte:
Muita manutenção/problema, cerca de metade apresentaram defeito, alguns defeitos são percebidos logo no inicio, outros aparecem depois de algum tempo. Como não existe peça de reposição, tem que comprar de alguém que de garantia, e só 3 meses de garantia é pouco. A outra metade das suspas instaladas não apresentaram defeito e estão ótimas nas bikes dos felizes proprietários.

Nesta faixa de preço 700 / 800 reais, vc não vai achar nada melhor que isso, mas vai correr o risco da grande incidência de defeito.

A RockShox XC30 não é a ar, é somente óleo e molas, ou seja é uma suspa pesada, a marca RockShox é top super respeitada, se precisar de peças tbm encontra (apesar de ser caro), mas como é que vc vai saber o verdadeiro estado da suspensão??? Se tiver que comprar um kit de reparo custa mais de R$ 600,00, então é um risco que vc precisa decidir se quer correr.

Uma alternativa top aqui no BR de uma marca super respeitada é a Proshock a partir de R$ 1.000,00 vc encontra modelos, é a melhor assistência e tem peças com facilidade porque é uma empresa brasileira que fabrica seus produtos aqui mesmo (acho que fica em SJC).
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 13:53:48 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #214 Online: 29 de Janeiro de 2019, 14:02:24
Sobre suspensão de entrada, também passei por isso. Ia comentar sobre as Proshock que o Lindsay mencionou, quase peguei uma. Mas após várias pesquisas, acabei optando por uma Manitou Markhor. Não sei dizer se é melhor ou pior que a equivalente da Proshock, mas estou adorando. Saí de uma Suntour XCM de mola e a impressão que tive é de que antes não tinha suspensão e hoje tenho! Incrível a diferença. Não sei se a Suntour estava ruim ou o que (comprei bike usada), mas adorei a Manitou. Paguei cerca de 1100 reais. Se puder esticar esses 800, fica a minha recomendação!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #215 Online: 29 de Janeiro de 2019, 14:43:32
Sobre suspensão de entrada, também passei por isso. Ia comentar sobre as Proshock que o Lindsay mencionou, quase peguei uma. Mas após várias pesquisas, acabei optando por uma Manitou Markhor. Não sei dizer se é melhor ou pior que a equivalente da Proshock, mas estou adorando. Saí de uma Suntour XCM de mola e a impressão que tive é de que antes não tinha suspensão e hoje tenho! Incrível a diferença. Não sei se a Suntour estava ruim ou o que (comprei bike usada), mas adorei a Manitou. Paguei cerca de 1100 reais. Se puder esticar esses 800, fica a minha recomendação!
Sim a Manitou ja é coisa bem top, mesmo as de entrada, inclusive é o que tenho em minha bike de fazer trilhas... mas vc sabe que o preço já fica na casa dos 1,5k, então ai não sei se interessa para o colega. A Proshock nesta faixa de preço de 1K é ótimo custo beneficio.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #216 Online: 29 de Janeiro de 2019, 16:02:56
Lindsay,

A Tito tem:

pneus Chao Yang 700/38c
Câmbio Shimano Tourney TX
Freios Shimano V-Brake ST-EF51
Corrente KMC Z Narrow
Pedivela Shimano FC-M171
Selim de gel
Suspensão de mola
Quadro de alumínio tamanho 18

Uso ela pra ir ao trabalho. Em 28 minutos percorro 7,5 km, ida e volta em 1h10min, o que é considerado bom para efeito de exercício diário. Se a bicicleta ganhar desempenho, isso vai prejudicar o exercício penso eu, pois será menos tempo dedicado ao exercício. Inúmeras são as benesses dos exercícios para a saúde. O percursos tem ladeiras íngremes, subo montado uma delas. Tem buracos, batentes de calçadas que exigem da suspensão, paralelepípedos e asfalto. Neste caso é melhor sem suspensão ou com suspensão ?
Noto que a suspensão bate em qualquer batente, uso 40 psi de calibragem.

A Tito percorre em 28 min percurso de 7,5km e a Caloi 100 mista eu percorria em 42 min a distância. Se o trânsito tiver travado, de carro faz o percurso em 19 min.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 16:06:15 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #217 Online: 29 de Janeiro de 2019, 16:31:41
Lindsay,

A Tito tem:

pneus Chao Yang 700/38c
Câmbio Shimano Tourney TX
Freios Shimano V-Brake ST-EF51
Corrente KMC Z Narrow
Pedivela Shimano FC-M171
Selim de gel
Suspensão de mola
Quadro de alumínio tamanho 18


Pneus Chao Yang 700/38c ------------------ marca boa
Câmbio Shimano Tourney TX ------------------ bem de entrada mas resolve, dura bastante, tenho amigos que já rodaram mais de 10mil km com esse cambio.
Freios Shimano V-Brake ST-EF51 ------------------ bem de entrada, seria melhor se fosse disco é óbvio, mas para o que vc faz é tranquilo
Corrente KMC Z Narrow ------------------ marca boa
Pedivela Shimano FC-M171 ------------------ tbm de entrada mas resolve
Selim de gel ------------------ NÃO RECOMENDO se vc pedala todos os dias, deixe o gel pra lá e pega um selim normal com a abertura que previne problemas masculinos, se quiser eu indico, por R$ 70,00 vários modelos.
Suspensão de mola ------------------  :ponder:
Quadro de alumínio tamanho 18 ------------------ tranquilo para o que vc faz da e sobra


Uso ela pra ir ao trabalho. Em 28 minutos percorro 7,5 km, ida e volta em 1h10min, o que é considerado bom para efeito de exercício diário. Se a bicicleta ganhar desempenho, isso vai prejudicar o exercício penso eu, pois será menos tempo dedicado ao exercício. Inúmeras são as benesses dos exercícios para a saúde. O percursos tem ladeiras íngremes, subo montado uma delas. Tem buracos, batentes de calçadas que exigem da suspensão, paralelepípedos e asfalto. Neste caso é melhor sem suspensão ou com suspensão ?
Noto que a suspensão bate em qualquer batente, uso 40 psi de calibragem.

A Tito percorre em 28 min percurso de 7,5km e a Caloi 100 mista eu percorria em 42 min a distância. Se o trânsito tiver travado, de carro faz o percurso em 19 min.

Sim é ótimo exercício, parabéns pela opção de usar a bicicleta!!!
Por exemplo, mudar o cambio para Shimano Altus por exemplo não vai melhorar o desempenho, mas vai mudar a precisão de trocas das marchas, além de que vai segurar a regulagem por mais tempo, a corrente cai menos, mas como vc é um cara experiente, então já pegou o tempo certo das mudanças de marchas e não deve derrubar a corrente com facilidade.

A suspensão é pior (atrapalha o rendimento), uma bike com garfo rígido tem melhor desempenho, além de que o garfo é mais leve que a suspensão, ou seja a bike fica mais leve (uns 2 quilos mais leve). Com a suspensão vc gasta mais energia, principalmente nas subidas, porque parte da força que vc faz para pedalar é dissipada pela suspa que afunda um pouco a cada giro do pedal.

Pensando na bike mais pesada, vc pode ir colocando peso nela (ex bagageiro com trecos), ou ainda qd vc for trocar a relação (isso se um dia precisar), vc pode colocar uma relação de marchas mais pesada tbm, digo escolher uma relação com quantidade de dentes da catraca e da coroa, pra ficar mais pesada na hora de pedalar, isso vai aumentar o seu esforço ao pedalar (porem logo vc se acostuma).
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #218 Online: 29 de Janeiro de 2019, 18:33:25
Suspensão a ar é outro mundo, ai sim começa a falar mesmo de suspensão.

No ano passado chegou no mercado brasileiro as suspensões chinesas, são modelos de entrada cuja proposta é ser barato, apesar disso essas suspas a ar são bem melhores que qq uma de mola.

Vc vai encontrar essa suspa nas mesmas marcas ai que vc falou Kappa, Elevem, tem tbm com o nome GTA, "Absolute Prime" e outros. Funciona assim mesmo, aparece um chinês em alguma feira de revendedores vendendo o produto OEM as empresas brasileiras importam e já chega aqui pronta adesivada nas marcas e cores das empresas do Brasil.

Até liguei agora para um colega lojista e perguntei como se saiu essa suspa depois de pouco mais de um ano, com colegas usando o produto o resultado é o seguinte:
Muita manutenção/problema, cerca de metade apresentaram defeito, alguns defeitos são percebidos logo no inicio, outros aparecem depois de algum tempo. Como não existe peça de reposição, tem que comprar de alguém que de garantia, e só 3 meses de garantia é pouco. A outra metade das suspas instaladas não apresentaram defeito e estão ótimas nas bikes dos felizes proprietários.

Nesta faixa de preço 700 / 800 reais, vc não vai achar nada melhor que isso, mas vai correr o risco da grande incidência de defeito.

A RockShox XC30 não é a ar, é somente óleo e molas, ou seja é uma suspa pesada, a marca RockShox é top super respeitada, se precisar de peças tbm encontra (apesar de ser caro), mas como é que vc vai saber o verdadeiro estado da suspensão??? Se tiver que comprar um kit de reparo custa mais de R$ 600,00, então é um risco que vc precisa decidir se quer correr.

Uma alternativa top aqui no BR de uma marca super respeitada é a Proshock a partir de R$ 1.000,00 vc encontra modelos, é a melhor assistência e tem peças com facilidade porque é uma empresa brasileira que fabrica seus produtos aqui mesmo (acho que fica em SJC).

Pois é colega, mesmo eu fazendo pedais leves em termos de buraqueira acho complicado arriscar nas chinesas. Acho que vou deixar quieto.
As usadas que vi o pessoal tirou da bike pq fez upgrade, elas parecem bem novas, não tem arranhões nem marcas de pancadas. Vou guardar a grana, quem sabe daqui um tempo não pego uma bike melhor mesmo. Me deu até vontade de por um garfo rígido nela, pelo menos não carrego peso literalmente morto.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #219 Online: 29 de Janeiro de 2019, 18:38:30
Grato Lindsay pela generosa explicação. Por enquanto vou usando ela do jeito que está e nas manutenções vou ficar de olho em componentes melhores.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #220 Online: 29 de Janeiro de 2019, 22:42:22
Ufa, finalmente voltei! Passei meses na correria, e até andei bastante de bicicleta, mas aí faltou tempo pra participar do fórum!

Levei um tombo de mtb na sexta passada, ralei os joelhos e cotovelos, e decidi tomar vergonha na cara pra comprar um kit joelheira/caneleira e cotoveleira. Olhei o que a galera daqui tem usado, e acabei decidindo por equipamentos da G-Form. Não é dos mais baratos, mas é bem leve e bem flexível. O material, pelo que dizem, é de um polímero especial, que é mole nas condições normais, e endurece durante o impacto. Tem até uns vídeos interessantes:
Not a valid youtube URL
Claro que espero não te que testar o kit tão cedo!  :assobi:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 22:57:24 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #221 Online: 29 de Janeiro de 2019, 22:53:25
Pois é colega, mesmo eu fazendo pedais leves em termos de buraqueira acho complicado arriscar nas chinesas.

Da mesma forma que linhas de componentes de marcas tradicionais são bons (caros) e ruins (normalmente baratos), tem marcas chinesas boas e ruins. Claro que peças chinesas baratas vão ter qualidade pior que produtos de marcas boas, como Shimano e Sunrace (essa já é mais barata que a Shimano). Neste tópico, mostrei minha bicicleta de estrada, toda montada com peças chinesas, com exceção dos componentes mais críticos, todos Shimano de série boa.

Mas hoje a única marca chinesa que acho que já está no nível (tanto de qualidade quanto reconhecimento) das melhores é a Novatec, que faz cubos e rodas. Pra câmbio e freios, não tenho nenhuma pra indicar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #222 Online: 29 de Janeiro de 2019, 22:58:18
Ufa, finalmente voltei! Passei meses na correria, e até andei bastante de bicicleta, mas aí faltou tempo pra participar do fórum!

Levei um tombo de mtb na sexta passada, ralei os joelhos e cotovelos, e decidi tomar vergonha na cara pra comprar um kit joelheira/caneleira e cotoveleira. Olhei o que a galera daqui tem usado, e acabei decidindo por equipamentos da G-Form. Não é dos mais baratos, mas é bem leve e bem flexível. O material, pelo que dizem, é de um polímero especial, que é mole nas condições normais, e endurece durante o impacto. Tem até uns vídeos interessantes:
Not a valid youtube URL
Claro que espero não te que testar o kit tão cedo!  :assobi:

O vídeo não foi.
https://www.youtube.com/watch?=9&v=iBcDoQAoKvk


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #223 Online: 30 de Janeiro de 2019, 02:36:09
Essa é a minha bike principal, no "pain cave".

https://www.instagram.com/p/BpTEFt7BFv9/

me consome bem no mês. hahahahahaha
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 02:40:43 por costaedu »
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #224 Online: 30 de Janeiro de 2019, 07:54:00
Bom dia galera! Estou aos poucos voltando a andar de Bike em SP e queria a opinião de vocês. Ando só a lazer, percursos curtos e asfaltados. Minha Sundown tá velha e capenga e pensei em investir nela, colocando um câmbio e trocador Shimano. Mas aí achei essa bike da Caloi com quadro em alumínio e câmbio shimano por apenas 650 (nova). Acham que vale a pena ou é muito ruim essa bike?

http://caloi.com.br/bike/alloy-sport-
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada