Amigo, se tem algo parecido com o mundo fotografico é o das bikes, tem pra todos os gostos, usos e preços, tem bikes que custam facil mais que uma 1DX MKII
As marcas mais tops encontradas por aqui, são Speciallized, Gios, Cannondale, Caloi entre outras onde as bikes de entrada não custam menos de 3/4 mil reais. Mas existem as marcas de entrada, mas nem por isso ruins. Temos as brasileiras First, Oggi, Hupi que basicamente fabricam os quadros pois os grupos são geralmente Shimano.
Agora entrando no quesito mais complicado que é a escolha da relação, tem pra todos os gostos e combinações, versatilidade em todos os terrenos tem pedivelas com 3 ou 2 coroas...e a relação traseira vai desde 7v a 11v e agora a Sram ta trazendo 12V pra se usar com coroa única. Aqui a questão, coroa única deixa a bike clean, linda pra se dizer, mas vai exigir mais preparo físico. Vc sempre perde de um lado, pra ganhar do outro nesse tipo de relação, se quer subir com folga, vai perder velocidade final e vice e versa. Ao meu ver o melhor custo benefício pra quem usa a bike no dia a dia e quer algo top é uma relação 2x10, já visando algo "profissional". Mas isso vai do gosto de cada um. Sugiro no começo se vc está há muito sem pedalar, e não quer se frustrar, não optar por apenas uma coroa, coloca um kit 2x10 ou 11 que no futuro pode ser apenas trocado o pedivela e a corrente, isso se vc achar necessário.
A minha bike tem 21v (3x7) e me serve bem, esse final de semana senti falta de uma 3x8 ou uma 3x9 numa subida do diabo que enfrentei aqui. Penso em trocar o grupo dela por um Deore 2x10, mas acho que tem coisas mais importantes pra investir nela antes disso, como suspensão (gosto duma estrada de terra) e rodas. Sim um rodado leve vai fazer a bike andar melhor, menos arrasto e mais aceleração. Aqui outro quesito, a maioria das bikes hoje são aro 29 são mais confortáveis em pisos desregulares, mas como vc tem uma altura relativamente baixa, conseguiria montar uma bike aro 26 ou 27,5 muito mais top com o mesmo valor de uma bike intermediária de aro 29. Porém quanto menor a roda menos inércia ela tem, vc tem que pedalar mais pra manter a velocidade porém, elas sobem mais facil as ladeiras. Na prática é quase a mesma coisa, muda pra uso profissional onde cada milésimo e grama de peso na bike contam.
Hoje já é raro encontrar quadros com encaixes pra V-Brake, um freio a disco decente não é caro, mesmo um mecanico top chegam a ser melhores que os hidráulicos de entrada, meu freio mecanico (chines) pro uso que faço, não é leve, já se sai de acordo. Eles se saem melhores no uso molhado ou com barro em relação aos V-Brake.
O mundo das bikes é de infinitas possibilidades e bolsos. Creio que hoje com uns R$3 mil em mãos de pra sair com uma bike decente da loja, sem precisar se preocupar com durabilidade das peças po rum tempo. Eu comprei a minha com usada de um colega por R$1500, uma South com um grupo Tourney de entrada, mas um rodado bom, roletado que giram bem. E hoje qualquer upgrade que eu planeje nela não sairia menos de R$1400 reais...seria o mesmo que pegar uma specialized de entrada que já seria melhor que a minha em muitos aspectos, só pelo grupo Alivio de 27V e a suspensão mesmo sendo de entrada. Isso da uns R$4 mil.
Gosto do meu quadro, acho que vou montando nele o resto das peças, próximo passo uma Proshock, depois um Deore e assim vamos. Esse final de semana participo da minha primeira "competição/diversão", vamos ver se tomo gosto pela coisa, ai to ferrado. Espero ter contribuído um pouco.