Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118825 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #300 Online: 23 de Abril de 2019, 01:20:18

A trava à qual o Pablo se refere é uma válvula que permite ou não a passagem de óleo hidráulico pra câmara de ar do garfo. Pode ser local (no meu caso) ou remota, acionada por um comando no guidon. Óleo na suspensão a ar, no início do curso, é pra não isolar ar, o que tornaria a suspensão borrachuda com a válvula fechada.

Mas concordo que uma suspensão a ar, mesmo barata, vai ser muito melhor que essas que usam elastômero. Pra esse tipo de uso do nosso colega, 100mm de curso já seria mais que suficiente.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk
Sim, mas o acionamento da trava na maioria absoluta delas não é hidráulico é mecânico. Vc tem uma alavanca ou botão no guidão que através de um cabo que vai até a parte interna do amortecedor e ali as coisa funcionam.

Outro dia vi em uma loja uma cannondale full carríssima que, ai sim, tinha um único comando hidráulico que acionava até o travamento das duas suspensões ao mesmo tempo, apenas um botão conseguia comandar as duas suspensões. Veja o acionamento é hidráulico, é diferente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #301 Online: 23 de Abril de 2019, 01:30:35
Quanto aos pneus, citados pelo Pablo (kit de remendos), sim, sempre levei e já precisei. Mas te pergunto: aqueles sprays que existem hoje não resolvem?

Cara, pega um pneu de boa qualidade, que ja seja fabricado com especificação para ser resistente a furos. Carregue uma câmera reserva, fica mais fácil de trocar no meio do caminho. Remendo vc faz em casa. Dependendo do jeito do furo, remendo não vai resolver sua vida no meio da estrada.


Quanto ao orçamento, talvez eu "libere" que passe um pouco, contudo se a grande diferença for mesmo a suspensão, com certeza abrirei mão dela, já que eu era bastante feliz sem e ainda tem a vantagem de chamar menos atenção do vagabundo.

Com essa grana vc vai achar uma bike com uma relação razoável, e uma suspa ruim. Será uma suspensão de entrada, um mix de mola com óleo. Mas como vc não vai competir, se não se importar com o peso, vai se divertir com ela na boa.


Se o Alívio for menor que o Altus, será bem vindo.

A sequencia shimano é o seguinte:



Abaixo de Deore, tem os outros grupos que são bem usuais no BR:


Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #303 Online: 23 de Abril de 2019, 09:24:23
Sim, mas o acionamento da trava na maioria absoluta delas não é hidráulico é mecânico. Vc tem uma alavanca ou botão no guidão que através de um cabo que vai até a parte interna do amortecedor e ali as coisa funcionam.

Outro dia vi em uma loja uma cannondale full carríssima que, ai sim, tinha um único comando hidráulico que acionava até o travamento das duas suspensões ao mesmo tempo, apenas um botão conseguia comandar as duas suspensões. Veja o acionamento é hidráulico, é diferente.
Sim, entendo me referia ao que o colega citou antes, um cabo aciona uma válvula que bloqueia o sistema hidráulico...é o mais simples encontrado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #304 Online: 23 de Abril de 2019, 11:02:13
Algumas coisas sobre os câmbios que usam só uma coroa:
1. Melhor comprar um kit de uma vez que ficar comprando peças aos poucos. A chance de incompatibilidade é grande fora do kit, e uma corrente incompatível pode estragar um cassette bem rápido.
2. Quanto a haver maior/menor redução da relação, os kit com 2-3 coroas são bem comparáveis aos kits com uma só, onde interessa mais. Explicando: tem relação de 3 coroas onde a marcha mais pesada vai ser 42/11=3.8 de redução. Um conjunto SRAM com coroa única de 32 dentes vai ter redução máxima de 32/10=3.2. Apesar de a diferença ser significativa, é bastante raro ter que usar essa redução toda. No outro lado, a marcha mais leve vai ser 24/30=0.8 no caso das 3 coroas. No caso da coroa única, 32/42=0.76. Só que no caso da mais leve, qualquer redução a mais ajuda bastante a subir ladeiras mais íngremes.
3. Por ter menos peças, os kits com coroas únicas vêm sendo adotados bem rápido, embora o custo seja um pouco alto. Os kits até bem pouco tempo atrás estavam aumentando o número de marchas: minha bicicleta de 2015 é 1x11, ano passado lançaram as 1x12 e já lançaram as 1x13. Eu acho marchas demais. De olho no mercado, este ano começaram a aparecer umas 1x10, com preço bem mais acessível. Mas tem que ficar de olho no cassette. Os mais novos têm 11 ou 10 no pinhão menor, e pelo menos 40 no maior.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #305 Online: 23 de Abril de 2019, 11:10:20
Sobre pneus e rodas, vale a pena checar se os conjuntos são tubeless (TL) ready, ou seja, que podem ser instalados sem câmara, com a mesma tecnologia dos carros. Este tipo de montagem usa um selante líquido dentro do pneu. Furos pequenos "curam" imediatamente, não precisando nem parar a bicicleta. Furos grandes podem ser consertados com um kit parecido com o de carros, mas em escala menor. A desvantagem deste tipo de montagem é que precisa de compressor ou de uma bomba manual com reservatório pra poder encher, uma vez que a bomba manual comum não tem vazão de ar suficiente pra fazer as bordas dos pneus "colarem" no aro. O selante tem que ser reposto de tempos em tempos, porque seca com o calor.

Se não forem TL ready, ainda assim dá pra montar sem câmara, mas aí demanda um pouco de engenhosidade e experimentação.

« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 11:16:53 por felipemendes »


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #306 Online: 23 de Abril de 2019, 11:22:08
Será que encontro 1X10 por aqui?
Interessa muito.
Quanto ao pneu, é isso que "imaginei existir".
Vou sondar isso no sábado.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #307 Online: 23 de Abril de 2019, 11:27:26
Sobre pneus e rodas, vale a pena checar se os conjuntos são tubeless (TL) ready, ou seja, que podem ser instalados sem câmara, com a mesma tecnologia dos carros. Este tipo de montagem usa um selante líquido dentro do pneu. Furos pequenos "curam" imediatamente, não precisando nem parar a bicicleta. Furos grandes podem ser consertados com um kit parecido com o de carros, mas em escala menor. A desvantagem deste tipo de montagem é que precisa de compressor ou de uma bomba manual com reservatório pra poder encher, uma vez que a bomba manual comum não tem vazão de ar suficiente pra fazer as bordas dos pneus "colarem" no aro. O selante tem que ser reposto de tempos em tempos, porque seca com o calor.

Se não forem TL ready, ainda assim dá pra montar sem câmara, mas aí demanda um pouco de engenhosidade e experimentação.
Um custo de manutenção maior, tem suas vantagens, assim como as relações, acho válido pra quem pedala muito, usa em competições e afins. Pra meros bikers de passeios e trilhas leves nada melhor que uma relação versátil e bons pneus até com camara mesmo, se der treta no caminho é fácil de arrumar. Mas acho válido ter um sistema onde se possa no futuro usar sem camaras tbm.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #308 Online: 23 de Abril de 2019, 11:41:07
Mudando de assunto, estive em Bentonville, Arkansas de novo na Semana Santa. Fui com a família mas, como lá é um dos locais mais legais que conheço pra andar de bicicleta, tive que levar a minha e dar umas voltas... Mas filmei pouco, tem esse pedacinho aqui que gostei muito:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #309 Online: 23 de Abril de 2019, 11:44:01
Um custo de manutenção maior, tem suas vantagens, assim como as relações, acho válido pra quem pedala muito, usa em competições e afins. Pra meros bikers de passeios e trilhas leves nada melhor que uma relação versátil e bons pneus até com camara mesmo, se der treta no caminho é fácil de arrumar. Mas acho válido ter um sistema onde se possa no futuro usar sem camaras tbm.

É, tendo a concordar. Tubeless realmente é pra quem anda bastante. E tem que ficar de olho no nível do selante, etc. Mais fácil andar com câmara sobressalente mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #310 Online: 23 de Abril de 2019, 11:51:54
Sim, entendo me referia ao que o colega citou antes, um cabo aciona uma válvula que bloqueia o sistema hidráulico...é o mais simples encontrado.
Legal Pablo, me desculpe pela observação que eu fiz anteriormente, minha intenção foi só para o jeito certo de falar a coisa; e para finalizar, de acordo coma as possibilidades é assim:

"Suspensão a Óleo com Trava", ou então "Suspensão a Ar com Trava", no caso dessas travas comuns mais baratinhas.

A outra possibilidade seria por exemplo "Suspensão a Ar com Trava hidráulica", e essa se refere aos sistemas caríssimos top de linha tipo XLoc da RockShox:

ex.: "RockShox Carbon Monarch with XLoc hydraulic remote lockout"

E aproveitando a oportunidade, para os colegas que ficaram curiosos, deixo abaixo um vídeo onde o cara demonstra uma bike com sistema parecido:


 :ok:

Abs!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #311 Online: 23 de Abril de 2019, 12:09:40
Será que encontro 1X10 por aqui?
Interessa muito.
Quanto ao pneu, é isso que "imaginei existir".
Vou sondar isso no sábado.
 :ok:
Acha sim, tem fácil por aqui, mas observe que o sistema 2x 10, usa uma corrente fina, é fabricado com materiais leves, e se for de boa marca custa caro. Significa tbm que no momento da manutenção tudo será bem mais caro. Veja estou pensando no valor inicial que vc falou, ok???

Por aqui vc vai achar Deore 2x10, Alivio 2x9, e até Acera 2x9, que são os modelos mais recentes do catalogo Shimano.

Existe um sistema fora das grandes marcas que é o TSW 1x10, esse custa barato, tenho alguns colegas aqui que usam ou já usaram. Para o que vc quer fazer e como vc não vai andar muito, acho que até da pra encarar. O que muda é a precisão e velocidade das mudanças, e outras coisas como durabilidade e permanecer regulado por mais tempo.

Aqui vc vai encontrar outras marcas chinesas tbm como LTX só que ai... num sei se vale a pena.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #312 Online: 23 de Abril de 2019, 12:57:50
Tranquilo Lindsay, de boa. :ok:

A Sensah tem um kit 1x11 de ótimo custo benefício, até me interessei, vi um teste que um pessoal profissional usou por um tempo na pauleira durante um tempo, até em competição e ele se saiu muito bem, só a corrente deu uma enroscada em uns elos, mas ai é so trocar por uma Shimano ou KMC da vida. Por R$1400 acho válido, já vem com freios hidraulicos HOPE tbm, completão. Pra amadores mais avançados que querem uma relação de coroa única é legal.

Eu tenho salvo no meu ML um kit Deore 2x10 usado por uns 400km completo com freio hidraulico e tudo R$1600, detalhe, é usado um zero passa tranquilo de R$2300. :no: Já o mesmo kit Sensah sai por R$900 novo...é aquilo, eu que uso pouco a bike serviria, mas como prevejo que vou gostar desse mundo mais a sério melhor pegar algo bão mesmo. :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #313 Online: 23 de Abril de 2019, 13:27:23
Acha sim, tem fácil por aqui, mas observe que o sistema 2x 10, usa uma corrente fina, é fabricado com materiais leves, e se for de boa marca custa caro. Significa tbm que no momento da manutenção tudo será bem mais caro. Veja estou pensando no valor inicial que vc falou, ok???

Por aqui vc vai achar Deore 2x10, Alivio 2x9, e até Acera 2x9, que são os modelos mais recentes do catalogo Shimano.

Existe um sistema fora das grandes marcas que é o TSW 1x10, esse custa barato, tenho alguns colegas aqui que usam ou já usaram. Para o que vc quer fazer e como vc não vai andar muito, acho que até da pra encarar. O que muda é a precisão e velocidade das mudanças, e outras coisas como durabilidade e permanecer regulado por mais tempo.

Aqui vc vai encontrar outras marcas chinesas tbm como LTX só que ai... num sei se vale a pena.

Para não complicar, pretendo ficar na Shimano pra tudo.
Creio que assim simplifico a minha vida.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #314 Online: 23 de Abril de 2019, 14:45:25
Para não complicar, pretendo ficar na Shimano pra tudo.
Creio que assim simplifico a minha vida.
 :ok:
Sim perfeito, sempre vai achar peças de reposição, se bem regulado/instalado o funcionamento é perfeito, em outras palavras é um produto de qualidade.

Por exemplo, ano passado montei 2 bikes paras minhas filhas, toda Shimano, mas na hora do cassete como eu queria uma relação de marchas mais leve, optei por comprar cassetes da marca Sunrace. Observe que Sunrace é uma marca bem tradicional no mercado internacional, eles fazem algumas peças há décadas que são utilizadas por grandes fabricantes internacionais, ou seja, é uma marca comprovadamente de qualidade. Eu ja tive no passado bikes da marca "Trek" e tbm "Kona" que vieram de fabrica com peças Sunrace.

Pois bem, na hora e pedalar, vez ou outra o cambio encontrava dificuldade de entrar as marchas, a corrente as vezes não encaixava direito, e pulava, enfim... apresentava problemas. Todo o sistema era Shimano, então, por sugestão do meu mecânico, eu retirei os cassetes Sunrace e coloquei os originais Shimano, e pronto... os problemas acabaram.

Tinha alguma coisa no design dos dentes daquele cassete que era um pouco diferente, bem pouquinho, tinha que ficar olhando muito pra entender, só que isso era o suficiente para que o funcionamento do resto do sistema Shimano ficasse imperfeito. Depois que coloquei o original, tudo ficou maravilhoso.
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 14:46:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.