Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118584 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #315 Online: 23 de Abril de 2019, 15:19:11
Sim perfeito, sempre vai achar peças de reposição, se bem regulado/instalado o funcionamento é perfeito, em outras palavras é um produto de qualidade.

Por exemplo, ano passado montei 2 bikes paras minhas filhas, toda Shimano, mas na hora do cassete como eu queria uma relação de marchas mais leve, optei por comprar cassetes da marca Sunrace. Observe que Sunrace é uma marca bem tradicional no mercado internacional, eles fazem algumas peças há décadas que são utilizadas por grandes fabricantes internacionais, ou seja, é uma marca comprovadamente de qualidade. Eu ja tive no passado bikes da marca "Trek" e tbm "Kona" que vieram de fabrica com peças Sunrace.

Pois bem, na hora e pedalar, vez ou outra o cambio encontrava dificuldade de entrar as marchas, a corrente as vezes não encaixava direito, e pulava, enfim... apresentava problemas. Todo o sistema era Shimano, então, por sugestão do meu mecânico, eu retirei os cassetes Sunrace e coloquei os originais Shimano, e pronto... os problemas acabaram.

Tinha alguma coisa no design dos dentes daquele cassete que era um pouco diferente, bem pouquinho, tinha que ficar olhando muito pra entender, só que isso era o suficiente para que o funcionamento do resto do sistema Shimano ficasse imperfeito. Depois que coloquei o original, tudo ficou maravilhoso.

Correto, os passadores e cassette devem ser sempre da mesma marca. A única coisa que pode ser diferente é a corrente. Eu normalmente uso KMC por ser mais barata na média. Importante ser apropriada pro número de velocidades atrás, ou maior: pra catraca de 10 velocidades, corrente de 10 velocidades, nunca de 9, 8 ou 7. A de 11 serve também, mas é mais cara.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #316 Online: 23 de Abril de 2019, 21:44:00
Olhem só: Pobre, quando pensa em comprar algo, logo se estrepa.
Minha filha veio passar o feriado conosco, já que ela ficou morando em Niterói, próximo a faculdade.
Agora, estou aqui lendo no forum, me distraindo e ela arrumando a mala.
Faz uns cinco minutos que ela veio aqui na sala e me deu a notícia que seu notebook quebrou.
Só isso? (disse eu).
Ela: É, a tampa ressecou e quebrou (fui olhar e verifiquei que a tampa do fundo está toda quebrada, comprometendo o abrir e fechar do note e causando mal contato no plug fêmea da alimentação).
Abri (quebrando um pouco mais) e soldei o positivo do plugue que estava solto, acertando a alimentação.
Claro que caiu e quebrou a ponto de dar uma certa empenada na máquina, mas ela não contou e eu deixei passar, pois ela só me dá alegria nos estudos e o note dela já tem uns 4 anos (um Lenovo com W8.1 e 4G de RAM).
Mas tá muito ruim e a tampa está pegando um pouco no cooler. Coloquei umas arruelas para levantar um pouco a tampa, distanciando do cooler, mas sei que não durará muito, já que ela precisa carregá-lo o tempo todo, tanto para a faculdade quanto para o estágio.
Do jeito que está, só sobre a mesa, paradinho, quieto, para usar mais um pouco.
Bem, já sei que vem despesa pela frente.
 :no:
Por enquanto a bike tá fora dos planos (ao menos até sair a devolução do Imposto de Renda).
 >:(
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 21:47:10 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #317 Online: 24 de Abril de 2019, 09:26:24
Olhem só: Pobre, quando pensa em comprar algo, logo se estrepa.
Minha filha veio passar o feriado conosco, já que ela ficou morando em Niterói, próximo a faculdade.
Agora, estou aqui lendo no forum, me distraindo e ela arrumando a mala.
Faz uns cinco minutos que ela veio aqui na sala e me deu a notícia que seu notebook quebrou.
Só isso? (disse eu).
Ela: É, a tampa ressecou e quebrou (fui olhar e verifiquei que a tampa do fundo está toda quebrada, comprometendo o abrir e fechar do note e causando mal contato no plug fêmea da alimentação).
Abri (quebrando um pouco mais) e soldei o positivo do plugue que estava solto, acertando a alimentação.
Claro que caiu e quebrou a ponto de dar uma certa empenada na máquina, mas ela não contou e eu deixei passar, pois ela só me dá alegria nos estudos e o note dela já tem uns 4 anos (um Lenovo com W8.1 e 4G de RAM).
Mas tá muito ruim e a tampa está pegando um pouco no cooler. Coloquei umas arruelas para levantar um pouco a tampa, distanciando do cooler, mas sei que não durará muito, já que ela precisa carregá-lo o tempo todo, tanto para a faculdade quanto para o estágio.
Do jeito que está, só sobre a mesa, paradinho, quieto, para usar mais um pouco.
Bem, já sei que vem despesa pela frente.
 :no:
Por enquanto a bike tá fora dos planos (ao menos até sair a devolução do Imposto de Renda).
 >:(

Putz, sei bem o que é isso. Parece transmissão de pensamento, eu penso em comprar alguma coisa e a patroa me vem com despesa. Mas gostei da engenhosidade.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #318 Online: 24 de Abril de 2019, 10:52:10
Pois é, Felipe!
É assim mesmo.
Mas estou pensando em dar o meu pra ela (o meu está com mancha preta na tela que aumenta a cada dia. Um Samsung com pouco mais de um ano). e ficar com o dela.
Preciso trocar a tela do meu antes.
Se fizer isso, o projeto da bike segue em frente.
Para tu ter uma ideia, acabei de trocar os pneus do carro, pois mudei para Resende no mês passado e aqui tem muitos lugares legais, com estradas de terra e pedra, sendo assim coloquei pneus mistos, para otimizar o uso nestas estradinhas.
235/60/16 (medidas). Só aí gastei mais de 2 Mil Reais.
Como vou colocar a Nikon 300mm f:4 para venda, além do meu Kit Fuji, pode ser que eu consiga fazer tudo (ahh! Vida de assalariado. rsrs).
Vamos ver.
Sei que preciso me mexer e a bike se faz mais necessária hoje do que meu note.
Vou analisando tudo e daqui uns dias decido.
 8-)
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #319 Online: 24 de Abril de 2019, 11:08:22
Correto, os passadores e cassette devem ser sempre da mesma marca. A única coisa que pode ser diferente é a corrente. Eu normalmente uso KMC por ser mais barata na média. Importante ser apropriada pro número de velocidades atrás, ou maior: pra catraca de 10 velocidades, corrente de 10 velocidades, nunca de 9, 8 ou 7. A de 11 serve também, mas é mais cara.
Sim o ideal pra gente como eu, que não entende profundamente do assunto é isso, mas não é regra viu??? Como falei antes, vários fabricantes misturam peças. É comum ver Sram misturado com Shimano e com Suntour, etc... Se vc olhar a especificação das bikes novas vai encontrar um monte delas assim. Quando elas vem misturadas de fabrica funcionam perfeitamente.
O que eu acho é que dependendo da geração do modelo algumas coisas se encaixam perfeitamente, mas como falei antes, eu não sou engenheiro mecânico especializado em bicicletas para entender como é que funciona isso. Muitas vezes da certo, outras vezes não dá!!!


Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #320 Online: 24 de Abril de 2019, 11:49:36
Sim o ideal pra gente como eu, que não entende profundamente do assunto é isso, mas não é regra viu??? Como falei antes, vários fabricantes misturam peças. É comum ver Sram misturado com Shimano e com Suntour, etc... Se vc olhar a especificação das bikes novas vai encontrar um monte delas assim. Quando elas vem misturadas de fabrica funcionam perfeitamente.
O que eu acho é que dependendo da geração do modelo algumas coisas se encaixam perfeitamente, mas como falei antes, eu não sou engenheiro mecânico especializado em bicicletas para entender como é que funciona isso. Muitas vezes da certo, outras vezes não dá!!!
Essas mais frescas, de 11 velocidades, não são compatíveis, não. Tem duas grandes variantes neste caso: o padrão Shimano, que permite pinhão mínimo de 11 dentes, e o Sram XD, que permite 10 dentes. Dentro dessas duas grandes variantes, tem pequenas variantes: Sram Exact actuation, Shimano Dyna-sys, etc. Na prática, tem que ver quanto o passador da mão puxa de cabo, quanto cada passador de corrente atua com essa puxada, e o espaçamento entre os pinhões. Isso já esteve razoavelmente padronizado, mas hoje é bagunçado de novo.

Olha o rolo atual:
https://www.artscyclery.com/science-behind-the-magic/science-behind-the-magic-drivetrain-compatibility/



« Última modificação: 24 de Abril de 2019, 11:56:51 por felipemendes »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #321 Online: 24 de Abril de 2019, 12:09:27
No caso das mais modernas tem uma briga grande de padrões e patentes, a Shimano está correndo atrás da hegemonia da SRAM que vem dominando os projetos mais modernos top de linha nos últimos anos. Mas nos projetos comuns de antigamente é uma bagunça total. Se vc der uma olhada nos modelos Trek, Specialized, Kona, etc... vai encontrar exemplos.

Veja:

https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-rockhopper-feminina/p/154456?color=236257-154456

CHAIN    KMC X8EPT, 8-speed, anti-corrosion coating w/ reusable Missing Link™
BOTTOM BRACKET    Square taper, 73mm, internal bearings
CRANKSET    Forged alloy, square taper
FRONT DERAILLEUR    Shimano Tourney TX, 3-speed
SHIFT LEVERS    Shimano Tourney, EZ-Fire Plus, 3x8-speed
CASSETTE    SunRace, 8-speed, 11-34t
CHAINRINGS    Steel, 42/34/24T
REAR DERAILLEUR    Shimano Tourney TX, 8-speed
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #322 Online: 24 de Abril de 2019, 12:51:38
No caso das mais modernas tem uma briga grande de padrões e patentes, a Shimano está correndo atrás da hegemonia da SRAM que vem dominando os projetos mais modernos top de linha nos últimos anos. Mas nos projetos comuns de antigamente é uma bagunça total. Se vc der uma olhada nos modelos Trek, Specialized, Kona, etc... vai encontrar exemplos.

Sim, hoje está uma briga grande. Mesmo havendo uma padronização ISO pra praticamente tudo, os fabricantes, pra se blindar, usam todas as brechas pra fazer algo incompatível. Hoje a Sunrace, por exemplo, sai na desvantagem, por não ter muita participação no mercado dos passadores, só do cassette.

Dizem que tem uma marca entrante neste mercado, a OneUp, que está fazendo componentes bastante bons, mas nunca conheci ninguém que já tenha usado de verdade. Nem a página deles fala sobre estes componentes.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #323 Online: 25 de Abril de 2019, 22:35:20
Pena que o Guaracy desistiu de comprar uma bike, olha isso aqui, com 50% de desconto, só R$ 1.250,00

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Merida-Crossway-15-30265

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Merida-Crossway-15-30266

Especificações:

Quadro em alumínio DT;
Suspensão SR Suntour Nex;
Rodas Merida, alumínio;
Pneus Kenda, 700x40c;
Câmbio traseiro Shimano Altus, RD-M310, 8 velocidades;
Câmbio dianteiro Shimano Tourney;
Cassete Sun Race, 11-32T, 8 velocidades;
Corrente KMC;
Pedivela Shimano, FC-TY301, 48-38-28T;
Alavancas de câmbio Shimano Rapid Fire, 24 velocidades;
Freios V-Brake, alumínio;
Mesa com regulagem de altura, alumínio;
Guidão Merida, alumínio;
Canote do selim com amortecimento, alumínio;
Selim Merida.





« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 22:37:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #324 Online: 26 de Abril de 2019, 19:25:46
Pena que o Guaracy desistiu de comprar uma bike, olha isso aqui, com 50% de desconto, só R$ 1.250,00

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Merida-Crossway-15-30265

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Merida-Crossway-15-30266

Especificações:

Quadro em alumínio DT;
Suspensão SR Suntour Nex;
Rodas Merida, alumínio;
Pneus Kenda, 700x40c;
Câmbio traseiro Shimano Altus, RD-M310, 8 velocidades;
Câmbio dianteiro Shimano Tourney;
Cassete Sun Race, 11-32T, 8 velocidades;
Corrente KMC;
Pedivela Shimano, FC-TY301, 48-38-28T;
Alavancas de câmbio Shimano Rapid Fire, 24 velocidades;
Freios V-Brake, alumínio;
Mesa com regulagem de altura, alumínio;
Guidão Merida, alumínio;
Canote do selim com amortecimento, alumínio;
Selim Merida.






Amigo,
Eu não desisti, apenas estou controlando o bolso, pois sei que vem despesa pela frente.
Mas se o amigo acha que esta é uma "oportunidade" eu penso (em 10X tudo torna-se acessível.  :()
Mesmo sem freio a disco o amigo considera um bom negócio?
 8-)
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #325 Online: 26 de Abril de 2019, 19:33:12
Quanto a Merida, aquele pneu vai me atender naquelas estradas de terra e cascalho?
Olhando lá, vi essa:
http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Cannondale-Trail-5-30623
O que acha?
Quadro XL é possível para mim?
 :snack:
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 19:50:07 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #326 Online: 26 de Abril de 2019, 20:35:10
Quanto a Merida, aquele pneu vai me atender naquelas estradas de terra e cascalho?
Olhando lá, vi essa:
http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Cannondale-Trail-5-30623
O que acha?
Quadro XL é possível para mim?
 :snack:
Os pneus originais da Merida são mais voltados ao asfalto e pavimento, não te impede de andar na terra ou cascalho, com cautela, só não vai poder colocar adrenalina no pedal, pois o risco de escorregar é muito grande. :shock:

Já a cannondalle achei bem interessante, embora seja aro 26. Como já descrevi pela sua estatura uma 26 cai bem. Quanto ao quadro acredito que pra vc tenha que ser no máximo um L, um M o ideal. Mas acredito que os quadros 26 não sejam a mesma medida dos 29 onde estou mais habituado a saber o tamanho.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #327 Online: 26 de Abril de 2019, 20:40:24
Os pneus originais da Merida são mais voltados ao asfalto e pavimento, não te impede de andar na terra ou cascalho, com cautela, só não vai poder colocar adrenalina no pedal, pois o risco de escorregar é muito grande. :shock:

Já a cannondalle achei bem interessante, embora seja aro 26. Como já descrevi pela sua estatura uma 26 cai bem. Quanto ao quadro acredito que pra vc tenha que ser no máximo um L, um M o ideal. Mas acredito que os quadros 26 não sejam a mesma medida dos 29 onde estou mais habituado a saber o tamanho.

Estive verificando os preços das peças das duas e vi que só pelas peças, ignorando o quadro, a cannondalle já vale o valor pedido. Mesmo que o quadro fique grande e eu tenha que comprar outro e passar tudo. Todavia o anúncio da Cannondalle é "Semi-nova" e eu não conheço a loja para confiar (preciso do feedback de vocês). Será que são bicicletas de mostruário, com alguns arranhões (não seria problema algum)? Tenho medo de ser usada e as peças estarem muito desgastadas.
 :no:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #328 Online: 26 de Abril de 2019, 22:12:04
Estive verificando os preços das peças das duas e vi que só pelas peças, ignorando o quadro, a cannondalle já vale o valor pedido. Mesmo que o quadro fique grande e eu tenha que comprar outro e passar tudo. Todavia o anúncio da Cannondalle é "Semi-nova" e eu não conheço a loja para confiar (preciso do feedback de vocês). Será que são bicicletas de mostruário, com alguns arranhões (não seria problema algum)? Tenho medo de ser usada e as peças estarem muito desgastadas.
 :no:
Onde vc viu que a trail 5 é usada, não consegui encontrar esse dado no anuncio. E tbm não sabia que eles vendem bicicletas usadas.
Essa loja é uma das maiores do Brasil, normalmente quem busca produto top de linha recorre a essa loja, pois o estoque deles e a variedade de produtos é muito grande, já comprei varias coisas ali, eles estou em SP, a loja é de Santa Catarina, eles enviam por transportadora, e pra mim sempre chegou tudo direitinho. Se quiser pode ligar para eles, tem um monte de vendedores que vão te atender direitinho. Veja eu nunca tive problemas, mas não significa que estou dando atestado de idoneidade, ok??? Se vc não sentir confiável é melhor vc procurar uma loja que te deixe satisfeito.

Bom eu não compraria uma bike aro 26, atualmente não mesmo. Pneu pequeno tem mais dificuldade de vencer os obstáculos, vc vai fzer mais força para pedalar, o desempenho é pior do que uma aro 700. Fora do BR praticamente não tem mais mercado para aro 26, dificil bike nova aro 26, atualmente as opções seriam aro 27,5 ou 29 (tbm conhecido como 700).

Falando da Merida:
O pneu é médio (700x40c) não é um pneu de MTB. O pneu mais fino vai bem no cascalho, imagino que vc não vai praticar MTB, pois uma MTB que precisa de grip no barro teria pneus mais largos e com cravos. Porem pneu com cravo não é bacana para cidade. Com pneu mais fino a bike fica mais leve e rápida, mas se vc pretende uma MTB acho que essa ai não serviria, muito provavelmente pq o quadro deve ter limitação quanto a largura dos pneus, teria que ligar para o vendedor e confirmar, pergunta para ele, o cara olha diretamente na bike e responde pra vc se tem espaço para um pneu mais largo (tipo 29x 1,95).
O freio a disco é melhor que esse v-brake normal, mas como vc falou que gostava logo que vi a bike pensei que não seria um problema pra vc, pois o preço da promoção é barato, Merida é uma ótima marca. No geral se vc não vai sair saltando e fazendo trilhas com a bike, vai apenas pegar a estradinha de terra em velocidade tranquila, o v-brake é tranquilo e dá bem menos manutenção (R$).
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 22:15:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #329 Online: 26 de Abril de 2019, 22:27:47
Quanto ao tamanho Guaracy acho que o ideal seria pra vc uma bike tam 17 ou 19, ou seja "M" ou no maximo "L". "XL" é grande vai ficar desconfortável ao descer do selim o toptube bata no saco. Com o tempo vc pode ter problemas em carias partes do corpo por estar andando em um quadro errado. Precisa calcular o tamanho ideal pra vc, tem alguns sites que fazem isso de maneira bem simples, e outros de maneira mais complicada, mas no geral acaba dando mais ou menos a mesma coisa.
Partindo dessa medida que o site calcular, se depois que vc receber a bike não ficar confortável, basta pedir a ajuda de alguém que conheça do assunto para mudar a mesa (comprimento e inclinação), a altura do guidão, e regular a altura do selim e a posição dele, colocando um pouco mais pra frente ou para trás.

Calculo do tamanho do quadro:
http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/

https://www.aventrilha.com.br/tamanho-de-quadro-mountain-bike-certo-calculadora/




Conhecimento importa mais que equipamento.