Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118418 vezes)

Lindsay

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Resposta #360 Online: 30 de Abril de 2019, 11:42:20
Ajudem o Guaracy galera, só eu falando aqui...
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

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Resposta #361 Online: 30 de Abril de 2019, 13:33:29
Até vi o tópico ontem, mas já era tarde da noite e tava caindo de sono, ai dormiria antes de responder kkk

Amigos,
A bike já está com a transportadora.
Preciso de ajuda (dicas de):
Kit Remendo.
Bomba (que funcione e seja compacta).
Marca de câmara (reserva).
Suporte e Caramanhola.
Tranca/cadeado.
Bolsa de Selim.
E um kit daqueles que infla e tapa o furo, sem precisar desmontar (mesmo que estrague a câmara).
Farei primeiro uns passeios leves e perto, tipo até uns 20Km de casa, depois estico um pouco até uns 30, 40 de distância de casa. Provavelmente pegarei 3/4 das distâncias de estrada de chão. Pegarei também bastantes vezes algum trecho da Via Dutra (ainda que curtos, para acessar alguma via secundária).
Já li que Buzina, um retrovisor e refletores laterais são obrigatórios.
Pretendo instalar iluminação dianteira e traseira (para o caso de "perder a hora" e retornar durante a noite).
Nada top de linha mas que dure e não estrague com facilidade. Não tenho luxo com nada, mas gosto de coisa que funcione e me facilite e não que me dê aporrinhação (por isso, neste início, optei pelo freio V-brake. Simplicidade que resolve meu caso que será uso leve).
É isso.
Anotarei todas as dicas.
Pretendo comprar tudo aqui em Resende, para ir fazendo ambiente nos cicles daqui. Até já fui na loja que gostei mais e falei para a moça que comprei a bike pela internet mas que conto com a loja deles para tudo (manutenção, concertos, Ups, etc e ela foi extremamente solícita).
Se eu estiver esquecendo de algo, por favor avisem, pois acabei de lembrar do Kit de ferramentas e elo de corrente.
 :ok:

Eu acho o seguinte, pra começar a se aventurar em lugares um pouco mais distante de casa um kit básico seria, uma camara de ar, remendos com as espátulas pra desmontar o pneu, bomba de ar lógico e água pode ser caramanhola ou mochila de hidratação. Mais que isso acho que só se for viajar de bike praticamente.

Claro que segurança é indispensável, luzes na bike, uma lanterna pra caso precise, o próprio farol dianteiro da bike tem modelos que são lanternas e vc encaixa no guidão, retrovisor não sei até que ponto é tão importante. Eu fico de ouvido atento a estrada, em estradas do interior o fluxo é menor e vc ouve os carros vindo, outra coisa, os retrovisores são muito pequenos as vezes é muito melhor olhar sobre o ombro do que ficar procurando o carro no retrovisor, mas se puder comprar compre.
Tem umas bolsas de selin que já vem com um kit de ferramentas, ai só falta a camara de ar hehe, eu carrego uma bomba de ar da High One, bem simples que tem um calibrador, ela é pequena mas funciona bem, vem com um suporte que parafusa junto com o suporte da garrafinha, então ela ta sempre grudada na bike, super prático.
Boa parte disso vc encontra em qualquer lojinha de bikes.

Aprenda a fazer regulagem de freios e câmbio, pois kits de entrada as vezes podem desregular no caminho, veja quais chaves são necessárias e carregue com vc. A gente precisa ser meio mecânico pra andar sozinho por ai. Não precisa saber montar e desmontar a bike, mas regulagens básicas são indispensáveis, teste desmontar e montar os pneu, de nada adianta a câmara e os remendos se não souber usar.

Acho que pra começar é um bom check list. Se esqueci algo reforcem ai pessoal.

Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
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bjp77

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Resposta #362 Online: 30 de Abril de 2019, 14:38:31
Tem cartilhas em PDF de municípios brasileiros e de organizações internacionais rolando pela net. Elas recomendam o não uso de rádio e de head phones quando se está dirigindo a bicicleta, por questão de segurança e desabonam o uso de retrovisor. A visão e a audição são dois sentidos muito importantes.
Na bicicleta o guidon gira independente do corpo da bicicleta e gira em dois eixos longitudinal e transversal. Neste momento o retrovisor perde a eficiência pois ele não mostra o cenário que está atrás do ciclista. No carro não acontece porque o espelho está alinhado em tempo integral com a carroceria do veículo, dando visão do que está no raio de manobra deste.


Guaracy,

você pode comprar daquelas canecas de cerveja que vem com buzina e instalar a buzina na bicicleta.

Outro detalhe: se caso você sofra uma queda e o capacete rache, ele tem de ser descartado e trocado por outro em perfeito estado de uso.

Para fazer trilhas e estradas com cacos de vidro se pode instalar nos pneus couro de bode fino. São cortadas tiras da largura da parte do pneu  que faz contato com o solo, usa-se pingos cola de contato pra fita ficar presa. Esse couro precisa ser bem fino e maleável. Evita pregos e cacos de vidro, mas deixa o pneu duro - se for com aquelas fitas industrializadas idem.

Leve frutas ou salada de frutas, ou coma frutas em barracas no caminho. Tangerina, laranja e melancia ajudam na sede. Banana é bom pros músculos e evita câimbras. Manga pode ser cortada. Frutas com caroços grandes evite (umbú, cajá, pitomba, siriguela) por causa da probabilidade de entalar com o caroço. Em alguns sites você pode achar dicas de comida pra triatletas, ciclistas de competição ou de enduro.
Coma carboidrato horas antes de fazer um exercício longo, pois esse carboidrato irá se transformar em energia.
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 14:51:37 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
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Elder Walker

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Resposta #363 Online: 30 de Abril de 2019, 15:33:44
Ao meu ver, o básico do básico são as luzes e os itens de segurança pessoal. Digo, considero isso mais importante do que kits de reparos e ferramentas.

Pode ser algo simples, como aqueles óculos tipo EPI de 20 reais, mas eu não ficaria sem. Idem para capacete, mesmo que seja um de 50~60 reais, mas não ande sem. E luzes também, tanto traseira quanto dianteira, mesmo que sejam pequenas, mas já dão um destaque maior e facilitam a identificação do ciclista no trânsito, mesmo que em estradas rurais.

De resto, realmente, o pessoal já deu as dicas. Também não tem muito mistério nesses itens como caramanhola, bolsinhas etc... só escolher um que agrade e ser feliz.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

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Resposta #364 Online: 30 de Abril de 2019, 16:10:08
Legal pessoal ajudando, muito bom!!!

Guaracy, depois vou colocar umas dicas de produto bom e barato que conheço pra vc ver ok??? Toma cuidado na hora de comprar o capacete, pq tem um monte de marca aqui no BR que não é certificada e que não passou nos testes de segurança.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

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Resposta #365 Online: 30 de Abril de 2019, 18:24:08
Sobre a bomba: O lado bom é que você sempre pode bombear mais. O lado ruim é que toma tempo e cansa, especialmente em pneus largos. Se não souber bombear, pode estragar a vávlula da câmara. A opção é usar cilindros de CO2 comprimido, que enchem o pneu em poucos segundos, mas tem vários riscos: estouro da câmara, congelamento e desperdício de ar. O conjunto com cilindros é bem menor que uma bomba. O que eu uso hoje: um ziploc com uma câmara, um cilindro+aplicador na mochila, e uma bomba pequenininha montada no suporte de garrafa (caramanhola? Não conhecia este nome).

Ferramentas: A maioria das bicicletas modernas vai usar principalmente chaves Allen 3 a 6mm, podendo haver uns poucos lugares onde há Allen 8mm e estrela (T-20, se não me engano). Eu usava um kit que vai preso no suporte de garrafa. Esse não cabe mais no quadro, por enquanto estou usando na mochila.

Luzes: todas as minhas são recarregáveis por USB. Eu uso no meio da floresta, então as minhas são fortes: uso 1100 lumens no capacete e 900 no guidon. Na trilha, tem que ter uma luz onde a bicicleta está indo, e uma onde você quer ir, por isso duas. Tem que ver a duração da lanterna com o tempo que vc vai ficar no escuro. Mas se vc vai pedalar em estrada de terra, as luzes podem ser bem mais fracas: acho que 300 lumens já tá de bom tamanho. Mas continuo sugerindo ter duas, e usar uma como reserva.

Eu diria pra deixar as luzes pra comprar por último, porque o resto é mais importante. É bem comum ter que fazer ajustes na bike nova; pneu, pode furar a qualquer momento. Mas eu sugiro não começar a pedalar de noite agora, uma vez que você está parado a muito tempo.


felipemendes

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Resposta #366 Online: 30 de Abril de 2019, 18:26:03
Legal pessoal ajudando, muito bom!!!

Guaracy, depois vou colocar umas dicas de produto bom e barato que conheço pra vc ver ok??? Toma cuidado na hora de comprar o capacete, pq tem um monte de marca aqui no BR que não é certificada e que não passou nos testes de segurança.

Sobre o capacete, lembro que a Helena andou perguntando sobre o assunto. Acho que foi nesse tópico mesmo. O ideal do capacete é o mais barato que tem MIPS, que é uma "gaiola" que faz o capacete deslizar sobre a cabeça no caso de impacto, diminuindo a chance de impacto.


Guaracy Cardoso

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Resposta #367 Online: 30 de Abril de 2019, 19:57:30
Tem cartilhas em PDF de municípios brasileiros e de organizações internacionais rolando pela net. Elas recomendam o não uso de rádio e de head phones quando se está dirigindo a bicicleta, por questão de segurança e desabonam o uso de retrovisor. A visão e a audição são dois sentidos muito importantes.
Na bicicleta o guidon gira independente do corpo da bicicleta e gira em dois eixos longitudinal e transversal. Neste momento o retrovisor perde a eficiência pois ele não mostra o cenário que está atrás do ciclista. No carro não acontece porque o espelho está alinhado em tempo integral com a carroceria do veículo, dando visão do que está no raio de manobra deste.

Guaracy,

você pode comprar daquelas canecas de cerveja que vem com buzina e instalar a buzina na bicicleta.

Outro detalhe: se caso você sofra uma queda e o capacete rache, ele tem de ser descartado e trocado por outro em perfeito estado de uso.

Para fazer trilhas e estradas com cacos de vidro se pode instalar nos pneus couro de bode fino. São cortadas tiras da largura da parte do pneu  que faz contato com o solo, usa-se pingos cola de contato pra fita ficar presa. Esse couro precisa ser bem fino e maleável. Evita pregos e cacos de vidro, mas deixa o pneu duro - se for com aquelas fitas industrializadas idem.

Leve frutas ou salada de frutas, ou coma frutas em barracas no caminho. Tangerina, laranja e melancia ajudam na sede. Banana é bom pros músculos e evita câimbras. Manga pode ser cortada. Frutas com caroços grandes evite (umbú, cajá, pitomba, siriguela) por causa da probabilidade de entalar com o caroço. Em alguns sites você pode achar dicas de comida pra triatletas, ciclistas de competição ou de enduro.
Coma carboidrato horas antes de fazer um exercício longo, pois esse carboidrato irá se transformar em energia.

Show de bola.
Obrigado.
Quanto ao retrovisor, já usei e sei da ineficiência, mas citei porque creio que é ítem obrigatório.
Quanto a rádio e fones, não gosto. Até o som do carro eu não ligo há anos (estando sozinho). Ligo, baixo, apenas em viagens com a família. Acho que por conta da minha profissão, sinto que meus ouvidos são de suma importância em qualquer situação. Fico apavorado quando vejo pessoas andando pela rua com headphones.
Anotadas todas as dicas.
 :ok:
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 19:58:46 por Guaracy Cardoso »
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Guaracy Cardoso

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Resposta #368 Online: 30 de Abril de 2019, 20:00:47
Ao meu ver, o básico do básico são as luzes e os itens de segurança pessoal. Digo, considero isso mais importante do que kits de reparos e ferramentas.

Pode ser algo simples, como aqueles óculos tipo EPI de 20 reais, mas eu não ficaria sem. Idem para capacete, mesmo que seja um de 50~60 reais, mas não ande sem. E luzes também, tanto traseira quanto dianteira, mesmo que sejam pequenas, mas já dão um destaque maior e facilitam a identificação do ciclista no trânsito, mesmo que em estradas rurais.

De resto, realmente, o pessoal já deu as dicas. Também não tem muito mistério nesses itens como caramanhola, bolsinhas etc... só escolher um que agrade e ser feliz.

Eu uso óculos (de grau) e creio que terei dificuldade com outro tipo. :no:
No mais, obrigadão pelo incentivo e dicas.
 :clap:
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Guaracy Cardoso

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Resposta #369 Online: 30 de Abril de 2019, 20:07:12
Legal pessoal ajudando, muito bom!!!

Guaracy, depois vou colocar umas dicas de produto bom e barato que conheço pra vc ver ok??? Toma cuidado na hora de comprar o capacete, pq tem um monte de marca aqui no BR que não é certificada e que não passou nos testes de segurança.

Muito legal o envolvimento de todos.
Quanto ao capacete: Rapaz, sinceramente, não consigo ver como esses modelos para uso com bikes conseguem proteger alguma coisa. Parece-me que somente se o cara cair de cabeça, ereto, com as pernas esticadas para cima. Igual uma flecha. Certamente é ignorância minha que usou por muuuuuiiitos anos capacetes para andar de moto (estes sim). Tenho que trabalhar essa "ignorância" e tentar um "auto-convencimento" de que devo usar. Vou chegar lá!  :assobi:
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Guaracy Cardoso

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Resposta #370 Online: 30 de Abril de 2019, 20:15:57
Sobre a bomba: O lado bom é que você sempre pode bombear mais. O lado ruim é que toma tempo e cansa, especialmente em pneus largos. Se não souber bombear, pode estragar a vávlula da câmara. A opção é usar cilindros de CO2 comprimido, que enchem o pneu em poucos segundos, mas tem vários riscos: estouro da câmara, congelamento e desperdício de ar. O conjunto com cilindros é bem menor que uma bomba. O que eu uso hoje: um ziploc com uma câmara, um cilindro+aplicador na mochila, e uma bomba pequenininha montada no suporte de garrafa (caramanhola? Não conhecia este nome).

Ferramentas: A maioria das bicicletas modernas vai usar principalmente chaves Allen 3 a 6mm, podendo haver uns poucos lugares onde há Allen 8mm e estrela (T-20, se não me engano). Eu usava um kit que vai preso no suporte de garrafa. Esse não cabe mais no quadro, por enquanto estou usando na mochila.

Luzes: todas as minhas são recarregáveis por USB. Eu uso no meio da floresta, então as minhas são fortes: uso 1100 lumens no capacete e 900 no guidon. Na trilha, tem que ter uma luz onde a bicicleta está indo, e uma onde você quer ir, por isso duas. Tem que ver a duração da lanterna com o tempo que vc vai ficar no escuro. Mas se vc vai pedalar em estrada de terra, as luzes podem ser bem mais fracas: acho que 300 lumens já tá de bom tamanho. Mas continuo sugerindo ter duas, e usar uma como reserva.

Eu diria pra deixar as luzes pra comprar por último, porque o resto é mais importante. É bem comum ter que fazer ajustes na bike nova; pneu, pode furar a qualquer momento. Mas eu sugiro não começar a pedalar de noite agora, uma vez que você está parado a muito tempo.

Felipe,
Até dirigir eu evito a noite. Não gosto.
Terei iluminação para estar seguro de que "se um dia o passeio se estender" e eu acabar pegando a noite na volta, estarei equipado, mas o plano é nunca andar a noite.
Adorei as dicas.
Todas devidamente anotadas.
Vocês são espetaculares.
Eu tenho (da época que andava de bike) uma espécie de "canivete Suíço" no qual tem as Alen, fenda, philips, etc, mas achava incômodo de usar, embora muito cômodo para carregar. Pretendo ter as chaves separadas, pois dão mais firmeza e conforto no manuseio.
Obrigadão!
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Resposta #371 Online: 01 de Maio de 2019, 11:57:22
Como protesto pelo altíssimo imposto que se paga aqui no BR para comprar uma bike importada, designers criaram a bike clandestina.



http://bicycling.com.br/bike-clandestina-bicicleta-que-vira-cadeira-alerta-para-os-altos-impostos-no-brasil-2/


Por exemplo, essa Rock Mountain do nosso amigo Felipe custaria aqui por volta de 40 mil reais...

Se formos pensar que bicicleta é um esporte ou meio de transporte que traz saúde e não polui, toda essa carga de impostos é um absurdo.
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cltctba

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Resposta #372 Online: 01 de Maio de 2019, 13:28:30
Pessoal.
Alguma dica para lanternas boas e baratas para pedais de no máximo 3 horas?
César L. T.


pablo.ebani

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Resposta #373 Online: 01 de Maio de 2019, 20:53:57
Muito legal o envolvimento de todos.
Quanto ao capacete: Rapaz, sinceramente, não consigo ver como esses modelos para uso com bikes conseguem proteger alguma coisa. Parece-me que somente se o cara cair de cabeça, ereto, com as pernas esticadas para cima. Igual uma flecha. Certamente é ignorância minha que usou por muuuuuiiitos anos capacetes para andar de moto (estes sim). Tenho que trabalhar essa "ignorância" e tentar um "auto-convencimento" de que devo usar. Vou chegar lá!  :assobi:
Na verdade a não ser as speeds, onde se tem mais chances de sofrer quedas é no montain bike, e geralmente em velocidade baixa. O capacete protege sim, pois a área mais vulnerável da cabeça é justamente o crânio, não o maxilar. Na bicicleta é aquilo, viu que vai cair sem chances de recuperar o equilibrio, se joga tentar consertar fica feio e perigoso cair desengonçado, se vc se jogar  as chances de bater a cabeça já diminuem ou pelo menos a batida é controlada. Claro que tem casos que não se tem controle, como no caso de um atropelamento, mas ai são outras variáveis onde nem capacetes de moto conseguem evitar em alguns casos.

Tudo depende do risco que vc pratica, praticantes de downhill por exemplo usam capacetes parecidos com de motocros, pois velocidade morro abaixo e obstáculos na maioria das vezes não da bom.
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Resposta #374 Online: 01 de Maio de 2019, 21:17:25
 8-)
Entendi.
Preciso amadurecer essa ideia. Acostumar mesmo.
Andei muito uns  anos atrás e fazia percursos mistos de no máximo 70Km de casa (140 ida e volta) e nunca usei capacete.
Perdi 15 Km em pouco mais de um ano e mantive por um bom tempo.
Hoje estou mais velho e preciso perder 20.
 :(
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