Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118301 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #480 Online: 22 de Maio de 2019, 13:36:22
Bom dia pessoal.
Domingo participei de uma prova aqui na minha região, categoria iniciante lógico, mas sofri haha...
Pra tudo que tenho feito 21v serve. só que nessa prova faltou marcha numa subida ao paraíso...sem fim aquilo, as pernas acabaram.
Enfim, já estava pensando e isso só reforçou que preciso trocar a relação, achei uma deore 2x10 usada com bom custo benefício.

Meu tourney é com manetes integrados então preciso trocar eles tbm, pensei em por um hidráulico de entrada ao invés de apenas trocar as manetes de cabo. O que me dizem do Shimano MT200, ou o Tektro M285? Achei ambos por menos de R$300. Não faço trilhas e nem uso extremo de freios. Tbm tem os Absolute e High One que dizem ser os mesmos Shimano M315!

 :ponder:

Em partes:
1. Não sei se é uma boa ideia comprar uma relação usada. Normalmente ela é trocada quando se faz um upgrade, ou quando ela está no fim da vida útil, quando começa a pular e fica escapando. Se for o último caso, vc terá problemas. Apure a técnica em subidas, ajuda muito. De qualquer forma, eu hoje uso 1x11, e acho que o futuro é com uma coroa pequena e uma gama ampla de velocidades lá atrás. Mà pode ser que vc precise mudar muita coisa na sua bike pra colocar 1x11 ou 1x10 (mais barato um pouco).

2. Sempre usei freios Shimano. Hoje uso SLX, que é a linha básica pra MTB "sério" e não vejo necessidade de freios mais potentes. Olha que eu peso 120 kg. Então Shimano é normalmente uma boa marca. Já vi bike com freio Tektro, mas não conheço ninguém que use, pra dizer se é bom. Ambos usam óleo mineral, que eu prefiro.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #481 Online: 22 de Maio de 2019, 14:11:22
...Apure a técnica em subidas, ajuda muito. De qualquer forma, eu hoje uso 1x11, e acho que o futuro é com uma coroa pequena e uma gama ampla de velocidades lá atrás. Mà pode ser que vc precise mudar muita coisa na sua bike pra colocar 1x11 ou 1x10 (mais barato um pouco).
Sim, eu tenho praticado, antes eu fugia das subidas mais agudas, hoje já começo a gostar de encarar elas, mas aquela eu subi bem até a metade, depois começou outra subida dentro da subida hahaha, ai o que já vinha pesado (22/28 não é tão reduzido assim) piorou tive que levantar na bike mesmo na mais reduzida...se fosse uma 22/32 (8v ou 9v) já conseguiria eu creio. Como eu não tenho muita força (nem sei se um dia terei hahaha) uso a cadência pra vencer as subidas, então marcha reduzida pesada dificulta isso.

A relação Deore tá em bom estado, claro tem marcas de uso, mas sem folgas os dentes do cassete não estão gastos, enfim, a parte "cara" da relação está boa, que são os triggers, pedivela, e cambios...o cassete e corrente eu troco se for o caso.

Minha bike não é la grandes coisas e to sem grana pra gastar muito nela. Só quero deixar ela mais redonda, pois a minha o escalonamento de marchas é horrível.

Eu acho 1x10 muito longo, tem que ter preparo, uma 1x11 até daria, mas ai envolve troca de freehub, pois o meu vai até 10v só...acho que o mais versátil é o 2x10. :ponder: e barato.
« Última modificação: 22 de Maio de 2019, 14:13:12 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #482 Online: 22 de Maio de 2019, 14:34:29
Oi Pablo, é Shimano tem pastilha fácil de achar; Tektro fez fama com alguns modelos de freio no passado, e tbm é boa marca, mas comprar a pastilha original Tektro pode ser um problema; no passado tive numa bike com freio desta marca (era mecânico, a cabo), e a pastilha dele era caríssima, porem só de ver a pastilha Tektro vc já percebia a diferença para os modelos shimano. Naquele tempo não se tinha muita coisa hidráulico e freio Tektro reinava com a fama de produto TOP de competição.

Pesquisei agora e esse modelo Tektro que vc falou, tbm é baratinho de entrada, e usa a mesma pastilha que o outro shimano (mesmo tamanho, mesmo encaixe, etc...) então troca de pastilhas não seria um problema, veja, eu li essa informação na internet, mas certifique-se com o seu mecânico se é isso mesmo, se usa a mesma pastilha sem ter que fazer nenhuma gambiarra.

O modelo Tektro tem manete de alumínio, e talvez no geral seja um pouco mais leve que o shimano (630gr-590gr ≠ 40gr). Por outro lado Shimano é uma marca consagrada que valoriza sua bike.

Tem muita bike nova por aqui que vem de fabrica com o freio Tektro, por exemplo a maioria dessas Cannondale de entrada vem com esse freio, da marca GT tbm.

O que o Felipe falou da relação é importante. Se vc está seguro quanto ao desgaste da relação usada, e se o preço for muito bom, tudo bem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #483 Online: 23 de Maio de 2019, 00:03:08
A relação Deore tá em bom estado, claro tem marcas de uso, mas sem folgas os dentes do cassete não estão gastos, enfim, a parte "cara" da relação está boa, que são os triggers, pedivela, e cambios...o cassete e corrente eu troco se for o caso.

Minha bike não é la grandes coisas e to sem grana pra gastar muito nela. Só quero deixar ela mais redonda, pois a minha o escalonamento de marchas é horrível.

Eu acho 1x10 muito longo, tem que ter preparo, uma 1x11 até daria, mas ai envolve troca de freehub, pois o meu vai até 10v só...acho que o mais versátil é o 2x10. :ponder: e barato.

1x10 tem uma variação de velocidades de no mínimo 3.8, considerando o kit básico 11x42 (11 dentes no pinhão menor e 42 no maior. Existem kits até 11x50). Ou seja, se vc colocar uma coroa de 32 dentes (sim, é pequena), você fica com uma transmissão bem flexível. O mais interessante é que não tem muita redundância, e fica um escalonamento bem bom. Claro que depende do quanto vc quer gastar, mas veja que há kits razoavelmente baratos.

Sobre seu kit usado, se ele vier com corrente, peça pra medir o desgaste. Vai ser o melhor indicativo de se a transmissão ainda vai durar. Se o desgaste for maior que 0.5%, não compre. Explicando: cada elo da corrente tem 12.7mm. Logo 50 links terão 635mm. Há desgaste dos pinos que faz com que os elos fiquem mais afastados. Se 50 elos da corrente medirem mais que 635+0.5%=638.2mm, não compre, porque vai ser dor de cabeça na certa.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #484 Online: 23 de Maio de 2019, 10:12:23
Ontem peguei a subida íngreme e dei gás no começo, na metade já estava sem energia. Hoje segurei a paciência e consegui subir toda ela montado, não me senti muito desgastado no final.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #485 Online: 23 de Maio de 2019, 10:34:37
Ontem peguei a subida íngreme e dei gás no começo, na metade já estava sem energia. Hoje segurei a paciência e consegui subir toda ela montado, não me senti muito desgastado no final.
Sim, desde lá embaixo, vai de boas, coloca uma marcha leve e toca, controlando a respiração e o coração.

Se vc mora em São Paulo, tem algumas subidas pra começar a treinar, como a São Gualter em pinheiros (tem tbm algumas na liberdade, em Santana, na Cantareira, etc...), e depois se melhorar o nivel, tem que experimentar a subida do pico do Jaraguá.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #486 Online: 23 de Maio de 2019, 10:46:06
1x10 tem uma variação de velocidades de no mínimo 3.8, considerando o kit básico 11x42 (11 dentes no pinhão menor e 42 no maior. Existem kits até 11x50). Ou seja, se vc colocar uma coroa de 32 dentes (sim, é pequena), você fica com uma transmissão bem flexível. O mais interessante é que não tem muita redundância, e fica um escalonamento bem bom. Claro que depende do quanto vc quer gastar, mas veja que há kits razoavelmente baratos.

Sobre seu kit usado, se ele vier com corrente, peça pra medir o desgaste. Vai ser o melhor indicativo de se a transmissão ainda vai durar. Se o desgaste for maior que 0.5%, não compre. Explicando: cada elo da corrente tem 12.7mm. Logo 50 links terão 635mm. Há desgaste dos pinos que faz com que os elos fiquem mais afastados. Se 50 elos da corrente medirem mais que 635+0.5%=638.2mm, não compre, porque vai ser dor de cabeça na certa.
Agradeço a dica colega.
Eu vi que tem kits SLX M7000 1x11 (11/46) novos por uns R$980, mas sem o pedivela, ai me enrosco, até penso em pegar e manter meu pedivela sempre na coroa 34 eliminando o cambio (22/34/44) até comprar outro. Mas num sei. A marcha leve é quase a mesma redução que já tenho...e um pedivela com coroa 32 ta uns R$400 paus...demoraria pra compra um :doh:

Eu tenho, quer dizer, parcelarei até uns R$1000 no máximo. Com o valor do Deore usado que vi eu conseguiria pegar esse TSW X-Time aqui. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1061252914-kit-grupo-tsw-xtime-nxr-2x10pedivela-integradomov-central-_JM?quantity=1
Esse Microshift tbm me agradou.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1154902663-grupo-kit-11v-microshift-k7-11-46-melhor-que-xtime-hope-_JM?quantity=1#reco_item_pos=5&reco_backend=machinalis-v2p&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=22cad3c9-83a8-46cc-a763-82f750f9c050

Eu estou longe de exigir alto desempenho da bike, mas curto muito estrada de chão, e colocar um pouco mais de adrenalina em pedais "simples" haha...
Estou só esperando virar o cartão pra comprar  8-)

Esse é o visado até o momento.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1232194383-grupo-shimano-deore-2x10-20v-_JM
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #487 Online: 23 de Maio de 2019, 11:31:51
Eu vi que tem kits SLX M7000 1x11 (11/46) novos por uns R$980, mas sem o pedivela, ai me enrosco, até penso em pegar e manter meu pedivela sempre na coroa 34 eliminando o cambio (22/34/44) até comprar outro. Mas num sei. A marcha leve é quase a mesma redução que já tenho...e um pedivela com coroa 32 ta uns R$400 paus...demoraria pra compra um :doh:

Se vc tiver essa possibilidade de manter o pedivela, já é uma boa. Conheço gente que pedala (até melhor que eu) só com 34 na frente, mas aí a coroa é um pouco diferente, é a chamada narrow/wide, que tem dentes mais largos e estreitos, pra casar com os elos da corrente. Seria o único componente do seu pedivela a ser trocado. Daí, com um kit 1x10 (note que vc não precisaria trocar o cubo), vc teria um bom kit, com até uma 11x50 atrás. Não sei como é seu pedivela, mas se tiver a furação de 4 furos padrão, vc pode colocar uma coroa 32 fácil, sem ter que trocar o resto todo.

Sua opção usada, a princípio, parece boa. O que me preocupa sempre com compra de item de desgaste é a vida útil da coisa. Veja a dica acima de como medir o desgaste da corrente e manda bala.
« Última modificação: 23 de Maio de 2019, 11:36:35 por felipemendes »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #488 Online: 23 de Maio de 2019, 11:50:40
Se vc tiver essa possibilidade de manter o pedivela, já é uma boa. Conheço gente que pedala (até melhor que eu) só com 34 na frente, mas aí a coroa é um pouco diferente, é a chamada narrow/wide, que tem dentes mais largos e estreitos, pra casar com os elos da corrente. Seria o único componente do seu pedivela a ser trocado. Daí, com um kit 1x10 (note que vc não precisaria trocar o cubo), vc teria um bom kit, com até uma 11x50 atrás. Não sei como é seu pedivela, mas se tiver a furação de 4 furos padrão, vc pode colocar uma coroa 32 fácil, sem ter que trocar o resto todo.

Sua opção usada, a princípio, parece boa. O que me preocupa sempre com compra de item de desgaste é a vida útil da coisa. Veja a dica acima de como medir o desgaste da corrente e manda bala.
Beleza, vou ver com ele o desgaste da corrente. Meu pedivela tem as coroas fixas, não troca. É o padrão do Tourney, gosto dele pq ele é reduzido, mas nunca usei a coroa grande haha.
Grato pela ajuda.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #489 Online: 23 de Maio de 2019, 18:45:15
Comprei agora a tarde o Deore 2x10 usado mesmo. :clap: :clap:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #490 Online: 23 de Maio de 2019, 23:06:51
Comprei agora a tarde o Deore 2x10 usado mesmo. :clap: :clap:

 :clap: :clap: :clap: :clap:

Pensando bem, foi uma boa compra, sim.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #491 Online: 29 de Maio de 2019, 12:04:31
 :clap: :worship: :wub:
Chegou o câmbio que faltava pra Caloi 10...ansioso pra começar a montar.
Sexta levarei numa oficina pra tirar o garfo dianteiro pra adaptar (refurar) o freio, eu não consegui tirar um das benditas porcas por falta de ferramentas.
Acho que é só o que não consigo fazer, o resto monto em casa mesmo. Essa é a mágica da reforma Do It Yourself :clap:

Verei se consigo fazer um albinho com o processo e posto por aqui.
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 12:14:00 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #492 Online: 30 de Maio de 2019, 16:11:50
Pneus Chao Yang 700/38c ------------------ marca boa
Câmbio Shimano Tourney TX ------------------ bem de entrada mas resolve, dura bastante, tenho amigos que já rodaram mais de 10mil km com esse cambio.
Freios Shimano V-Brake ST-EF51 ------------------ bem de entrada, seria melhor se fosse disco é óbvio, mas para o que vc faz é tranquilo
Corrente KMC Z Narrow ------------------ marca boa
Pedivela Shimano FC-M171 ------------------ tbm de entrada mas resolve
Selim de gel ------------------ NÃO RECOMENDO se vc pedala todos os dias, deixe o gel pra lá e pega um selim normal com a abertura que previne problemas masculinos, se quiser eu indico, por R$ 70,00 vários modelos.
Suspensão de mola ------------------  :ponder:
Quadro de alumínio tamanho 18 ------------------ tranquilo para o que vc faz da e sobra

Pensando na bike mais pesada, vc pode ir colocando peso nela (ex bagageiro com trecos), ou ainda qd vc for trocar a relação (isso se um dia precisar), vc pode colocar uma relação de marchas mais pesada tbm, digo escolher uma relação com quantidade de dentes da catraca e da coroa, pra ficar mais pesada na hora de pedalar, isso vai aumentar o seu esforço ao pedalar (porem logo vc se acostuma).

Estive vendo sobre os componentes e descobri a corrente KMC X10 SL Gold e também uma das Campagnolo. Elas são resistentes e tem bom custo-benefício, a italiana Campagnolo é mais cara.
Para câmbio o que dizer do Deore ? É melhor o Altus e deixar essa de usar Deore ?
E cubos ? Shimano, SRAM, GTS ou outra marca ? Os cubos da minha são Cairu.
Lembrando que é bicicleta urbana pra ir ao trabalho, trilha urbana de fim de semana e não quero gastar mais que 1,5/2 mil pilas. Quero durabilidade, conforto e talvez um pouco de precisão. Encaro duas subidas, ponho a marcha mais leve, vou devagar e assim subo tudo sem desmontar da bicicleta.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #493 Online: 30 de Maio de 2019, 22:40:54
Estive vendo sobre os componentes e descobri a corrente KMC X10 SL Gold e também uma das Campagnolo. Elas são resistentes e tem bom custo-benefício, a italiana Campagnolo é mais cara.
Para câmbio o que dizer do Deore ? É melhor o Altus e deixar essa de usar Deore ?
E cubos ? Shimano, SRAM, GTS ou outra marca ? Os cubos da minha são Cairu.
Lembrando que é bicicleta urbana pra ir ao trabalho, trilha urbana de fim de semana e não quero gastar mais que 1,5/2 mil pilas. Quero durabilidade, conforto e talvez um pouco de precisão. Encaro duas subidas, ponho a marcha mais leve, vou devagar e assim subo tudo sem desmontar da bicicleta.
Então KMC eu acho que é a melhor mais barata, Campagnolo tem tradição mas é muito cara.
Pro uso que vc vai fazer um Altus 24v vai servir e sobrar, ele é da linha de entrada da Shimano, assim como Deore é a linha de entrada do mundo Mountain Bike. Ele aguenta mais porrada, barro e terra são um pouco mais hardcore. O Altus vai ser bem mais barato e versátil pro teu uso. Talvez no máximo um Alívio 27v já vai estar muito, mas muito bem servido.
Cubo, acho que qualquer um com a opção de ser rolamentado (usa rolamentos) e não roletado (aqueles com esferas soltas), São um pouco mais caros, mas duram muito mais, pois se ocorrer desgaste basta trocar o rolamento e ta novo. Fora que rodam mais soltos/leves.

Eu acho o kit Alívio o melhor custo benefício entre o urbano e pequenas trilhas é o meio termo entre a linha amadora e pro ambos de entrada, tem uma boa precisão e resistência. Eu só comprei um Deore 2x10 pra minha pq achei um usado em bom estado. E eu tbm gosto de dar uma pauleira na bike, adoro uma terra, então foi algo mais parrudo, mas barato. Eu queria mesmo era um SLX 1x11, mas a grana pra trocar o kit, pedivela, e freehub ia ficar bem curta...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #494 Online: 31 de Maio de 2019, 09:24:51
Show de bola pablo.ebani, os Deore que eu tava vendo saem bem mais caro que os Altus.
Mas eu penso em estudar hoje pra quando tiver de trocar os componentes já decidir melhor. É que comprei a bicicleta sem ter experiência, eu não soube avaliar os componentes. Eu gosto de terra, faço trilha a pé, chego de carro em alguns lugares e estou começando a botar a outra bicicleta na terra.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro