Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118496 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #525 Online: 20 de Junho de 2019, 13:16:10
Chegaram ontem, meio de surpresa (eu esperava amanhã) meu par de aros de fibra de carbono pra nova bike. Sendo pesadão, já passei alguns sustos com as rodas originais de alumínio: justamente nas curvas mais rápidas, elas flexionam e me desestabilizam. As novas devem ser bem mais rígidas pro esforço lateral.

Já montei uma roda, devo montar a outra hoje à noite. No fim de semana, vou desempenar e montar pneus, etc.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #526 Online: 20 de Junho de 2019, 16:12:29
Chegaram ontem, meio de surpresa (eu esperava amanhã) meu par de aros de fibra de carbono pra nova bike. Sendo pesadão, já passei alguns sustos com as rodas originais de alumínio: justamente nas curvas mais rápidas, elas flexionam e me desestabilizam. As novas devem ser bem mais rígidas pro esforço lateral.

Já montei uma roda, devo montar a outra hoje à noite. No fim de semana, vou desempenar e montar pneus, etc.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk

Muito bom, show!!!!

E vc sabe montar direito e alinhar uma roda??? Dar a mesma pressão nos raios???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #527 Online: 20 de Junho de 2019, 17:42:11
Muito bom, show!!!!

E vc sabe montar direito e alinhar uma roda??? Dar a mesma pressão nos raios???

Faço isso a uns 30 anos... Os primeiros 15 anos eu não acertava, e deixava raios frouxos, que quebravam a toda hora; mas com o advento da internet, descobri as técnicas, e nunca mais tive problema.

Um amigo daqui não acreditou quando eu disse que media a tensão pelo som dos raios, quando tocados como cordas de violão, mas mostrei pra ele (que me emprestou a ferramenta dele) que o resultado é o mesmo.

Hoje eu sigo o tutorial do Sheldon Brown pra construir rodas. Depois que eu começo a fazer, nem preciso mais acompanhar os próximos passos. Levo cerca de 1 hora pra montar a roda toda, e se o aro for de carbono, mais meia hora está bem alinhada. De alumínio é mais difícil.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #528 Online: 20 de Junho de 2019, 17:53:03
Faço isso a uns 30 anos... Os primeiros 15 anos eu não acertava, e deixava raios frouxos, que quebravam a toda hora; mas com o advento da internet, descobri as técnicas, e nunca mais tive problema.

Um amigo daqui não acreditou quando eu disse que media a tensão pelo som dos raios, quando tocados como cordas de violão, mas mostrei pra ele (que me emprestou a ferramenta dele) que o resultado é o mesmo.

Hoje eu sigo o tutorial do Sheldon Brown pra construir rodas. Depois que eu começo a fazer, nem preciso mais acompanhar os próximos passos. Levo cerca de 1 hora pra montar a roda toda, e se o aro for de carbono, mais meia hora está bem alinhada. De alumínio é mais difícil.
show!!!
 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #529 Online: 23 de Junho de 2019, 15:58:41
Uma das poucas coisas que não tenho coragem de fazer na bike é mexer nas rodas, quem sabe numa necessidade eu aprenda e vá atrás das técnicas.. 😂
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #530 Online: 24 de Junho de 2019, 18:48:52
Uma das poucas coisas que não tenho coragem de fazer na bike é mexer nas rodas, quem sabe numa necessidade eu aprenda e vá atrás das técnicas.. 😂

Esse tutorial que eu postei é bem detalhado. Montar rodas de alumínio é mais difíci que de carbono, mas ainda assim, com um pouco de dedicação (eu sei, o tempo é curto), não tem muito erro. As minhas ficaram com um pouco de excentricidade, mas nada que perturbe.

Testei as rodas no sábado passado. Ficou bom como eu esperava, rodas de fibra de carbono dão muito mais certeza no uso que de alumínio.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #531 Online: 25 de Junho de 2019, 09:43:46
Esse tutorial que eu postei é bem detalhado. Montar rodas de alumínio é mais difíci que de carbono, mas ainda assim, com um pouco de dedicação (eu sei, o tempo é curto), não tem muito erro. As minhas ficaram com um pouco de excentricidade, mas nada que perturbe.

Testei as rodas no sábado passado. Ficou bom como eu esperava, rodas de fibra de carbono dão muito mais certeza no uso que de alumínio.
Exige tempo e prática né se for algo que eu fosse fazer com mais frequência, mas ajustar uma ou outra roda uma vez na vida as vezes é melhor pagar pra quem tenha vontade de fazer, pq vou te contar o pessoal que trabalha com mecânicas de bikes "modernas" não gosta muito de arrumar coisas, só trocar peças. Raros os mecânicos que tem boa vontade de alinhar  bem as rodas, vou te contar. Fora que tem que ter o alinhador :(
A minha tirando as rodas eu faço tudo, ainda mais agora que coloquei hollowtech, tirar e por o pedivela nas lavagens é facinho. Penso aos poucos ir montando uma mini oficina na área de serviço lá de casa haha, ir comprando as ferramentas mais específicas pro meu caso.
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 09:43:58 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #532 Online: 25 de Junho de 2019, 10:38:14
Esse tutorial que eu postei é bem detalhado. Montar rodas de alumínio é mais difíci que de carbono, mas ainda assim, com um pouco de dedicação (eu sei, o tempo é curto), não tem muito erro. As minhas ficaram com um pouco de excentricidade, mas nada que perturbe.

Testei as rodas no sábado passado. Ficou bom como eu esperava, rodas de fibra de carbono dão muito mais certeza no uso que de alumínio.
kkkkkkkk, bom, vc sabe, não é tão simples assim, tem que ter uma certa experiência pra ficar bom, coisa que vc já tem!!! Além disso, vc esqueceu de explicar para o pessoal que existem alguns tipos de montagem e posicionamento dos raios... aliás, eu tbm tenho essa duvida, o que muda montando com um padrão diferente de outro???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #533 Online: 25 de Junho de 2019, 19:24:27


kkkkkkkk, bom, vc sabe, não é tão simples assim, tem que ter uma certa experiência pra ficar bom, coisa que vc já tem!!! Além disso, vc esqueceu de explicar para o pessoal que existem alguns tipos de montagem e posicionamento dos raios... aliás, eu tbm tenho essa duvida, o que muda montando com um padrão diferente de outro???

Tem lá suas diferenças, sim. Mas eu aprendi dois arranjos só: um em que os raios nunca cruzam (todos na direção do raio do círculo), e um em que cada raio cruza outros três. Inclusive a maioria dos cubos de roda de mountain bike só dão garantia se a roda for usada neste último arranjo.

Existem também arranjos em que cada raio cruza um ou dois raios. Normalmente são usados em bicicleta de criança.

Tem também os arranjos híbridos, em que um lado cruza nada, e o outro cruza com três. A vantagem desse arranjo é que a tensão dos raios fica melhor balanceada entre o lado do cassette e o outro.

Pensando bem, realmente é um assunto bem extenso. Há livros inteiros só sobre montagem de rodas de bicicleta. Mas pro meu feijão com arroz, o tutorial resolve! :ok:

Sobre o meu caso, montei as rodas no colo, depois coloquei na bicicleta e desempenei usando braçadeiras plásticas presas ao quadro.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #534 Online: 03 de Julho de 2019, 16:33:26
Vocês já usaram Algoo para limpar a bicicleta e os componentes ? Já usaram Coca-Cola para desengripar canote de selim e tirar ferrugem da corrente ?

Bem, eu comprei hoje Algoo. A minha corrente está preta depois de eu ter colocado óleo Singer. A corrente fica amarela quando leva chuva no estacionamento. Como eu não tinha graxa, usei óleo Singer pingando uma gota em cada anel da corrente. Após um pedal de 28 km a corrente ficou preta e cheia de areia. Hoje comprei o Algoo e a graxa de corrente, não vejo a hora de lavar e andar na bicicleta renovada.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #535 Online: 03 de Julho de 2019, 17:15:19
Vocês já usaram Algoo para limpar a bicicleta e os componentes ? Já usaram Coca-Cola para desengripar canote de selim e tirar ferrugem da corrente ?

Bem, eu comprei hoje Algoo. A minha corrente está preta depois de eu ter colocado óleo Singer. A corrente fica amarela quando leva chuva no estacionamento. Como eu não tinha graxa, usei óleo Singer pingando uma gota em cada anel da corrente. Após um pedal de 28 km a corrente ficou preta e cheia de areia. Hoje comprei o Algoo e a graxa de corrente, não vejo a hora de lavar e andar na bicicleta renovada.
Uso o Algoo ha muito tempo, mais concentrado para a corrente, e mais diluído para limpar a bike. É ótimo produto!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #536 Online: 03 de Julho de 2019, 17:17:06
Óleo Singer, óleo de motor de carro até quebram um galho na falta, mas juntam muita sujeira, a poeira vai grudando ali e aqui lo vira uma lixa, se for pedal road, até aguenta um pouco mais, mas MTB, estradão e asfalto muito poeirento tudo vai grudar na corrente. E o óleo mineral é mais dificil de limpar a não ser que use solvente ou diesel (assim limpo da minha moto).

As vezes que eu lavei a minha corrente, eu tirei ela da bike e deixei de molho numa mistura de água, sabão e limão/laranja/lima, aqui vale qualquer fruta ácida. Se usar limão não faça a limpeza no sol :ok: Depois fui escovando elo por elo, havia muuuita sujeira, hoje lavo mais seguido, então nem tiro do bike, uma escovinha e sabão já dão jeito. Isso pq uso lubrificante próprio que não junta tanta sujeira, e facilita a lavagem. Não é nada sensacional, é uma cera da Algoo, baratinha, não se sai bem na água e chuva, de resto ta servindo bem. O bom é que a corrente não fica melecada.
Faço meus pedais de terra e se não tiver barro a corrente volta bem decente até haha...

Quando esse aqui acabar vou comprar algo mais profissa pra MTB, pois tem umas estradas legais aqui na minha city que atravessam rios e sempre que passo ali eu percebo que a corrente fica sem lubrificação alguma logo que seca :(  Ai pegarei algo mais resistente a água. Na minha speed lubrifiquei uma vez já andei uns 40km e ainda tá limpinha a corrente
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #537 Online: 03 de Julho de 2019, 18:36:51
Valeu Pablo e Lindsay. Vou fazer as fotos do  antes e depois e posto aqui.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #538 Online: 03 de Julho de 2019, 21:38:27
Valeu Pablo e Lindsay. Vou fazer as fotos do  antes e depois e posto aqui.
Agora respondendo mais completamente com calma.

Tem uma maquininha que vc pode comprar no ML, muito útil pra lavar a corrente, vc coloca um pouco de Algoo no recipiente dela e gira o pedal, limpa bem e limpa fácil.

https://lista.mercadolivre.com.br/maquina-limpar-corrente-bike#D


No YouTube tem vários tutorias de como fazer para limpar a corrente. Eu sempre uso o Algoo ou outro marca com tipo produto parecido (citrus/citrico), pq vc inclusive pode reaproveitar, basta deixar o liquido com a sujeira decantar em um pote (de vidro de azeitona por ex.) e depois pegar com uma seringa o liquido que fica na superfície. Depois de lavar a corrente, seque com um pano, e espere mais um tempo ainda para secar.


Conforme o Pablo explicou o problema dos lubrificantes é que os que são "úmidos" como o oleo, gruda sujeita, e tem que ficar limpando mais constantemente.
O ideal é que vc use um lubrificante especifico para corrente, existem varias marcas, inclusiva essa empresa "Algoo" fabrica alguns tipos. Os melhores são a base de cera, porem quanto melhor a marca, mais caro fica o preço, e melhor o desempenho do produto; para o ciclista normal que não pedala tanto como um ciclista de competição, ou aquele cara que treina diariamente, nem precisa de muita coisa. Eu uso tbm da própria marca Algoo, que é baratinho, apesar de não ter o melhor desempenho em relação às marcas top de linha importadas.

https://lista.mercadolivre.com.br/lubrificante-corrente-bike-cera_OrderId_PRICE

Coloque pouco lubrificante, o minimo necessário, muito lubrificante demais pode atrapalhar pois vai facilitar pegar mais sujeira ainda. Quando for aplicar o lubrificante coloque apenas na parte interna da corrente, pois é pelo lado de dentro onde acontece o contato da corrente com as engrenagens. É comum o pessoal colocar pelo lado externo, o que é um erro, pois além de não lubrificar direito, ainda fica mais exposto à sujeira. Aplique o lubrificante hoje e espere secar até amanhã, não é bom aplicar a cera e já sair pedalando, ok???


Detalhe colocando o lubrificante na parte interna
https://www.mtbbrasilia.com.br/2013/08/09/squirt-o-melhor-lubrificante-para-correntes-de-bicicleta-do-mercado/

Se vc começar a usar a cera, tem que condicionar a corrente, em outras palavras, significa que vc precisa repetir essa lubrificação até a corrente ficar preenchida (condicionada) com ele. Depois disso, nunca mais misture o lubrificante a base de cera com outro tipo como o comum a base de óleo, por ex., pois vai ficar uma caca.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #539 Online: 04 de Julho de 2019, 14:50:24
Lindsay e Pablo,

hoje cedo lavei a bicicleta, parece outra. Borrifei bastante água limpa no final pra descer toda a graxa preta - o óleo Singer virou graxa. Vi que o resultado é empolgante, tirou a areia, a graxa e as corrosões. Rodei a corrente pra descer a água e apliquei o óleo Wurth que eu já tinha comprado. Mais pra frente vou passar a comprar a cera.
A lavagem acho que não ficou perfeita pois eu não tinha escova velha, usei uma bucha. O quadro ficou bonito, as rodas parecem novas. Em um ano eu nunca tinha lavado ela.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro