Estudei muito sobre a corrente, por causa de uns problemas que eu estava tendo aqui.
A primeira "regra" é lubrificar a corrente de acordo com o ambiente: se for ambiente seco, lubrificação seca (cera ou grafite), e molhada (óleo) em ambientes molhados (chuva, lama). Mas, por estranho que pareça, essa é a parte menos importante.
A lubrificação da parte externa da corrente não tem tanta importância, uma vez que os roletes externos rolam sobre as engrenagens. Neste caso, a lubrificação só diminui um pouco do ruído, mas em termos de desgaste, o efeito é bem pequeno.
Já a lubrificação interna, entre os pinos e mancais de cada elo da corrente, é extremamente importante. Isso porque o desgaste entre estes componentes é o que causa o "esticamento" da corrente, e este efeito causa o desgaste do cassette e da coroa. Lubrificar ali é bem difícil, e o melhor/mais fácil método que conheço é o banho de óleo: você desmonta a corrente, coloca dentro de uma garrafinha PET com um tanto de óleo, coloca a tampa e sacode por vários minutos. Depois, tira a corrente e limpa todo o óleo externo, pra não grudar sujeira. O óleo pode ser decantado e usado novamente.
Literatura interessante (em inglês):
https://www.sheldonbrown.com/chains.htmlImportante, quando a corrente atinge 0.75% de elongação em bicicletas de até 7 marchas, deve ser descartada. no caso de 8 ou mais, 0.5% é o limite.
Sobre o resto da bicicleta, eu só uso mangueira de água (sem usar máquina de alta pressão). Se precisar de algo mais, eu borrifo álcool e uso papel higiênico. O álcool ajuda a secar a água em cantos difíceis.