Trago uma discussão sobre o CTB - Código de Transito Brasileiro à partir de observações aqui na minha cidade:
Situação A - O CTB diz que as bicicletas devem andar na mesma pista dos carros dentro da cidade, sendo vedado o trânsito sobre calçadas. Essa mesma pista serve aos carros, motos, caminhões, vans, ônibus e bicicletas.
Situação B - Fecha-se uma faixa da avenida para trânsito exclusivo de bicicletas nos fins de semana. São proibidos qualquer tipo de veículo que não seja a bicicleta nos horários determinados pela autoridade de trânsito.
Conclusão: Percebe-se que como as duas situações são contrárias, o CTB se contradiz. Na Situação B ele parte do pressuposto que é mais seguro para a bicicleta que esta esteja numa via exclusiva. Na Situação A o CTB ignora os perfis de locomoção (1) de cada modal e os quer fazer conviver sobre o mesmo espaço de fluxo, o qual já é disputado pelos veículos motorizados. No caso de acidente o ciclista leva a pior. Na Situação A o CTB ignora a importância da infraestrutura para garantir a segurança do uso da bicicleta. ( 1 - massa total x velocidade x espaço requerido para manobras).
As soluções são paliativas e excluem a bicicleta do ordenamento urbano (extenda-se para patinetes e skates). A avenida em questão tem calçadas de 4 m e seis faixas nas duas vias. Dá para ter uma faixa permanente para bicicletas, reordenamento das calçadas para resultar em uma faixa para carros e ônibus.
Vou dar meus dois centavos...
A bicicleta é utilizada no mundo, de duas formas:
1 - Meio de transporte
2 - Brinquedo
Na parte de meio de transporte, é para aqueles que usam para trabalhar, estudar, sei lá. Eu usava MUITO a bicicleta assim, como transporte. Em Maringá, para ir de casa até o estudio, eu levava coisa de cinco minutos a mais de bike do que de carro.
Nesse sentido, as bicicletas devem sim, ser tratadas como veículos, andar pela direita da pista, respeitar mão de direção, semáforo, faixa de pedestres, etc. Os deveres, obrigações e proibições são os mesmos para todos os modais, salvo exceções locais. (haverá sinalização indicando)
Falando pela minha experiência (de pobre
) a bicicleta tem que andar no mesmo sentido dos carros sempre, e nunca, absolutamente nunca, pelas calçadas.
Vejo um monte de ciclo chato falando em andar na contra-mão para "ver o transito" e até se adiantar a uma possível colisão. Balela pura. Imagine um cruzamento de uma avenida movimentada, e uma ruazinha qualquer. O motorista para na faixa de retenção, olha, espera, quando o transito abre, ele vai. Aí é que tá o pulo do gato: Ele não vai ficar olhando para os dois lados, "vai que vem alguém na contra-mão". Se você tá no sentido do trânsito, você é parte dele. Se tá na contra-mão, sua presença fica anti natural. Já comprovei isso como ciclista e como motorista.
Aí, aos domingos, entra a situação de bike-brinquedo: eles fecham ruas, para os pais levarem seus filhos, bicicletinhas coloridas do Capitão América e/ou Frozen, para passear. Nesse campo, é necessário que seja segregado mesmo, porque as crianças não têm noção e capacidade de andar no fluxo, e como muita gente mora em casas minúsculas e/ou apartamentos menores ainda, não tem espaço para molecada brincar de bicicleta.
O grande problema do Código de Trânsito Brasileiro, a meu ver, é esse:
Ele não separa a bicicleta-veículo da bicicleta-brinquedo, e é aí que causa confusão, porque na letra da lei, meu magrelo de oito anos pode andar no acostamento da Castello Branco, e um competidor olímpico pode sprintar na av. Paulista domingo, se quiser...
Eu uso calçada, vou devagar, com as mãos nas manetes de freio. Mas se aparece um idoso o perigo é grande para o idoso. Falo sempre "olha a bicicleta", "licença", "bom dia".
Infelizmente, não pode...
Andar na calçada é proibido, amigo.
http://vadebike.org/2017/10/multas-para-ciclistas-calcada-quais-sao-valores/https://www.planetadabike.com/single-post/2017/04/06/E-a%C3%AD-pode-ou-n%C3%A3o-andar-de-bicicleta-na-cal%C3%A7adaGostei disso:
"Eis um debate caloroso. Poder, não pode, de acordo com as leis brasileiras de trânsito. A não ser que haja sinalização com a permissão, pelo órgão público responsável. Mas a questão não é tão simples assim. Uma criança, ou mesmo um adolescente, com uma bicicleta, o que fazer? Obrigá-los a circular no asfalto, em meio a carros e ônibus guiados por motoristas muitas vezes agressivos e despreparados? A recomendação, na calçada, é descer e empurrar a bike."Veja, são dois sites de ciclo-chatos, mas apesar do mimimi, dizem a mesma coisa: não pode.