Autor Tópico: Novo G.A.S. - Bicicletas  (Lida 118429 vezes)

bjp77

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Resposta #645 Online: 24 de Novembro de 2020, 15:08:38
Tratei alguns componentes da PX-10 com ácido cítrico e um banho de óleo. Mas me chama a atenção de se o óleo sair se a peça vai enferrujar de novo. Usei um outro método, desta vez com soda cáustica, lavagem, lixamento e finalização com cera automotiva. As peças de alumínio parecem cromadas.

O primeiro método fiz em abril e as peças banhadas em óleo estão como novas. Mas quando eu usar é que a insegurança aparece, até porque aqui é zona litorânea.
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felipemendes

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Resposta #646 Online: 24 de Novembro de 2020, 19:04:22
Tratei alguns componentes da PX-10 com ácido cítrico e um banho de óleo. Mas me chama a atenção de se o óleo sair se a peça vai enferrujar de novo. Usei um outro método, desta vez com soda cáustica, lavagem, lixamento e finalização com cera automotiva. As peças de alumínio parecem cromadas.

O primeiro método fiz em abril e as peças banhadas em óleo estão como novas. Mas quando eu usar é que a insegurança aparece, até porque aqui é zona litorânea.

A corrente principalmente eu mexo o mínimo possível. Ela vem com lubrificante nas partes internas (é onde realmente desgasta), e eu só limpo quando tem muita poeira. Se tiver que passar algum desengraxante, eu sempre deixo no banho de óleo por algumas horas depois.

Minhas peças em alumínio são todas pretas, e quando arranham, eu deixo como estão. Essa operação com lixagem e cera eu usava quando era adolescente. Revitaliza, mas dá um trabalho terrível, porque quando a cera começa a sair, mancha tudo, e tem que repetir o processo. Mesmo as peças cor de alumínio de fábrica são anodizadas incolor, pra proteger e endurecer a superfície.

Finalmente, aqui estou (infelizmente) longe do mar... Pelo menos não tenho este problema.


Lindsay

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Resposta #647 Online: 24 de Novembro de 2020, 19:38:11
O que sei a nível de correntes:

Existem lubrificantes que tem menos aderência a poeira e terra, etc... partes sólidas que vão aumentar a abrasão no sistema.

Se precisar mesmo limpar a corrente, o que o pessoal usa aqui é um desengraxante a base de extratos cítricos, que são biodegradáveis, poderosos para desengraxar e não deixam resíduos que atacam o metal.

Depois de uma limpeza profunda tem que "condicionar a corrente", significa fazer um procedimento em etapas para que o lubrificante consiga penetrar nas partes internas da corrente.

Nunca limpar a corrente com solvente comum derivado de petróleo.
Nunca lubrificar com óleo comum, nem óleo fino de maquina, nem WD40, nem silicone spray comum, tudo isso ai gruda muita poeira e prejudica.
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felipemendes

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Resposta #648 Online: 25 de Novembro de 2020, 01:06:56
Existem lubrificantes que tem menos aderência a poeira e terra, etc... partes sólidas que vão aumentar a abrasão no sistema.

O que sempre ouvi é: lubrificante seco pra lugar seco (poeira) e lubrificante molhado (óleo) pra lugar úmido (chuva, lama, maresia).

Esse desengraxante cítrico é o que uso pra limpar a churrasqueira, mas nunca usei na corrente. No meu uso regular, é água de mangueira, depois secagem com compressor de ar, depois lubrificante seco.


bjp77

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Resposta #649 Online: 25 de Novembro de 2020, 22:18:46
O que uso pra limpar é o desengraxante cítrico Algoo. |Passo bastante água pra retirar o desengraxante todo e movimento a corrente pro mesmo fim.
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Lindsay

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Resposta #650 Online: 25 de Novembro de 2020, 22:26:31
O que uso pra limpar é o desengraxante cítrico Algoo. |Passo bastante água pra retirar o desengraxante todo e movimento a corrente pro mesmo fim.
Então, esse ai é ótimo, tem que procurar secar a corrente depois de lavada, pode até ser com um pano que não deixa fiapos. Logo em seguida aplicar o lubrificante, para condicionar a corrente tem que aplicar mais de uma vez.
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Lindsay

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Resposta #651 Online: 25 de Novembro de 2020, 23:53:20
O que sempre ouvi é: lubrificante seco pra lugar seco (poeira) e lubrificante molhado (óleo) pra lugar úmido (chuva, lama, maresia).

Esse desengraxante cítrico é o que uso pra limpar a churrasqueira, mas nunca usei na corrente. No meu uso regular, é água de mangueira, depois secagem com compressor de ar, depois lubrificante seco.
Os lubrificantes atuais são feitos em diversas bases, por ex cera, teflon, cerâmico, sintético, etc....

A moda no BR atualmente é o Smoove que custa caro https://www.smoovelube.com/tech-tips/ mas apresenta uma ótima relação custo beneficio, o mesmo óleo para poeira ou barro, essa marca está a poucos anos no mercado brasileiro.

A marca mais tradicional e antiga preferência dos ciclistas aqui é a Finish Line que tem uma linha extensa, para varias aplicações. https://www.pedal.com.br/guia-de-lubrificantes-finish-line-escolha-o-ideal-para-sua-bike_texto14259.html

Tem outros, esse cara aqui faz um resuminho legal desta questão.


« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, 23:56:13 por Lindsay »
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Maneco Pizarro

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Resposta #652 Online: 26 de Novembro de 2020, 00:26:40

Maneco essa Cruiser é sua ? Vi que há alguma corrosão de leve no guidon. Como sou "especialista" de internet, recomendo que você leve a um profissional pra ele dar o trato que ela carece.

Só agora vi a pergunta e para não passar em branco, "era". Na verdade "era" da minha mulher, desde jovem quando ganhou... Faz alguns anos que mudamos para Santos e na garagem, só enferrujou. Pior, eram duas iguais e achávamos que aqui nós iríamos usar. Nada, nunca andamos e enferrujavam na garagem. Em outubro, fiz várias fotos destacando a ferrugem, anunciei no ML e um maluco de Brasília ficou com as duas e ainda mandou vir buscar... Aqui em Santos, por conta da maresia, é complicado.


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Lindsay

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Resposta #653 Online: 26 de Novembro de 2020, 13:06:56
Os lubrificantes atuais são feitos em diversas bases, por ex cera, teflon, cerâmico, sintético, etc....

ahh sim só esclarecendo que qd se fala em cera, dentro desta categoria lubrificante a base de cera existem varios tipos como carnauba, parafina, algumas marcas são uma mistura de coisas, etc...

Aqueles da moda, ou os reconhecidos como melhores atualmente, como o Smoove, Squirt (que já é bem conhecido) e tem um nacional tbm que acabei de descobrir da marca PPW (bem mais barato que os importados), são a base de parafina, acho que é correto dizer "cera de parafina".

Achei esse vídeo aqui, recente, e apesar de não esgotar o assunto, mostra um pouco das características comparativamente.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2020, 13:11:49 por Lindsay »
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bjp77

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Resposta #654 Online: 28 de Novembro de 2020, 22:49:30
Que boa explicação Lindsay. Eu uso Tectire Tec-50, mas não tenho muito conhecimento, só sei que é pra tempo seco, ou seja não gruda poeira.

No teste que você mandou tem o Tec-50 e são melhores o PPW e o Squirt.
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Resposta #655 Online: 29 de Novembro de 2020, 16:14:26
A marca mais tradicional e antiga preferência dos ciclistas aqui é a Finish Line que tem uma linha extensa, para varias aplicações. https://www.pedal.com.br/guia-de-lubrificantes-finish-line-escolha-o-ideal-para-sua-bike_texto14259.html

Boas explicações. Pra manutenção, eu uso Finish Line seco pra corrente, um outro da mesma marca específico pra suspensão, e óleo teflonado no cubo traseiro. Esse cubo é uma história à parte, outra hora eu conto.


Lindsay

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Resposta #656 Online: 30 de Novembro de 2020, 17:16:24
Legal amigos, comprei essa semana o PPW, produto do mercado nacional, que pretende ser parecido com o Squirt ou o Smoove, só que aqui no BR custa 1/3 do preço dos outros. Vou experimentar.



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Lindsay

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Resposta #657 Online: 30 de Novembro de 2020, 17:31:04
Meu capacete de + de 15 anos estragou.... kkkkkkkkkkkk... quebrou a parte que ajusta na nuca... aquela parte de plástico, infelizmente... mas ele se pagou. Esse capacete ficava no meu estudio, pq vez ou outra eu vou de carro e resolvo voltar de bike.  :wub: Bom, tenho um outro capacete que fica em casa, pq é de casa que saio para os pedais noturnos e de fim de semana.

Agora preciso comprar outro e não quero gastar muito, estou em duvida entre esses aqui, quem me ajuda???

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1636290303-capacete-ciclismo-polisport-veloster-branco-e-preto-_JM




https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1607061906-capacete-lazer-compact-new-mtb-_JM




http://www.bikepointsc.com.br/produto/Capacete-High-One-Cervix-44551
« Última modificação: 30 de Novembro de 2020, 17:32:24 por Lindsay »
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pablo.ebani

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Resposta #658 Online: 01 de Dezembro de 2020, 11:20:57
Desses capacocos eu curti mais o High One.

Mais caro e muito bom eu uso o Bontrager Starvos, muito confortável e leve, tem vezes que nem parece que uso capacete.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

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Resposta #659 Online: 01 de Dezembro de 2020, 12:08:24
Agora preciso comprar outro e não quero gastar muito, estou em duvida entre esses aqui, quem me ajuda???

Me parece que os dois últimos são mais apropriados pra MTB. Não que vc não possa usar pra andar na rua, mas eles são um pouco mais fechados, portanto mais quentes.

Você acha que vale a pena um capacete com MIPS?
https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/bell-4forty-2020/137380874/p?utm_source=google_products&utm_medium=merchant&id_producte=9819416&country=br