Algo que eu sempre tive duvida e talvez vcs possam me dizer, o processo de revelação para essas fotos superexpostas é diferente das com exposição normal? Por exemplo, eu exponho uma foto normal e uma em +5 no mesmo filme, se eu revelar normalmente terei as fotos "iguais" como do texto ou é preciso fazer algo diferente para cada uma?
No mesmo rolo, dois quadros expostos com medidas diferentes, vai ficar com "aparencia" diferente um do outro.
Ou seja, a foto sobexposta vai ter negativo com mais densidade (negativo menos transparente ) do que a foto sub exposta, essa que fica menos densa (negatino mais claro e transparente).
Ou seja, negativo muito claro, ou muito transparente por causa da sub exposicao (significa imagem impressa mais escura (pq passa mais luz atravez do negativo na hora de imprimir). E para fazer com que a imagem subexposta no negativo fique melhor exposta no papel, eh preciso diminuir o tempo de exposicao do papel a luz, para a imagem nao ficar tao escura no papel.
Mas imagem muito transparente no negativo, significa menos informacao visual registrado, por isso a textura das partes mais escuras da imagem se perde e nao tem como recuperar ou corrigir, na hora de imprimir. Ou seja, a luz passa direto pelo negativo sem bloqueio algum.
Mas mesmo quando a olho nu parece nao ter nada na area clara, eh bom olhar com uma lupa ou fazer impressao, ou scanear, como texte, pq pode ter pequenos detalhes que estao ali, e da para ser imprimido e salvo de alguma forma, principalmente se tratando de filme preto e branco.
Ja o negativo sobre exposto, ou seja, mais denso, significa mais rico em informacao. E por ser mais denso eh preciso que o pepel fique mais tempo exposto a luz, na hora da impressao, ja que a densidade bloqueia mais luz atravessando o negativo ate atingir o papel.
Eh por isso, que com filme negativo se mede a luz para expor as areas escuras, que pq o escuro eh o mais facil de se perder informacao. E se as fotos foram feitas em um dia com muito contraste de luz (dia ensolarado com sobras duras) tendo a fotometria das areas escura correta, as areas claras vc corrige na hora da revelacao do negativo, diminuindo o tempo de revelacao por exemplo.
Pq na hora da revelacao, as areas escuras da imagem (parte mais transparentes do negativo, ou menos denso) eh revelado primeiro e logo interrompido naturalmente por exaustao, por ter menos densidade de graos de prata, por isso as areas escuras da imagem tem que estar bem exposta. O resto da revelacao continua nas areas claras da imagem, (parte mais densa de graos de pratas no negativo). Quanto maior o tempo de revelacao, mais denso fica o negativo, podendo ate perder informacao por ecesso de densidade (over exposure ou areas brancas na foto). Entao diminui o tempo de revelacao com fotos feitas em dias com muito contraste de luz, para obter a quantidade correta de informacao nas areas claras da imagem.
Por isso que se diz que com fotografia de filme, se fotografa trabalhando as areas escuras e se revela trabalhando as areas claras.
Com digital eh o oposto. Eh facil perder informacao nas partes mais claras da imagem, por isso se fotometra para acertar as areas mais claras e trabalhar as areas mais escuras na pos edicao, por ser mais facil de salvar ja que contem mais informacao. Mas com a tecnologia de hoje parece que a os sensores tem mais latitude do que alguns anos atras.
Tambem nao confundir filme negativo com transparencia, pq essa tem latitude extremamente baixa e a fotometria tem que ser bem pontual.
Mas nem todo negativo eh igual. Alguns tem mais latitudes e outros menos. Os filmes de antigamente tinham menos latitude e mais contraste, mais facil de errar a exposicao mas os resultados tinham maior escala tonal. Hoje, para facilitar a vida dos entusiastas, os filmes modernos sao feitos com mais latidede, sacrificando o contraste e escala tonal. Mas vc pode trabalhar contraste na hira de imprimir ou scanear.
Lembrando que ao scanear vc esta digitalizanso a imagem, e por isso obtendo menos latitude para se trabalhar na pos edicao do que realmente ha no negativo. Ou seja, uma imagem scaneada pode nao da para salvar uma area sob exposta, mas que se impresso tradicionalmente com luz no papel, pode ser salvo. Por isso nao eh bom jogar o negativo fora achando que a imagem esta perdida.