Autor Tópico: Apreciando o nascer do Sol  (Lida 903 vezes)

thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Online: 30 de Março de 2016, 10:34:12
Mais uma no Ganges

Ganges Dawn by Thiago Kaneshiro, on Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2016, 11:47:20
Eu me acostumei tanto em observar imagens de paisagens em panoramico, que quando vejo imagens como essa eu ja sinto que o ceu e o rio aparece em ecesso, desejando eliminar o ecesso para destacar melhor os elementos principais.

Nada de errado com a imagem, porem. Mas eu sugiriria escolher um dos dois lados do ambiente para maior destawue de impacto, ou eliminando um pouco do rio e mostrando mais a tonalidades da cor do ceu (o que para mim faria mais sentido no caso, por causa do foco e das nuvens que direciona o olhar para cima), ou eliminando um pouco do ceu e destacando a textura das ondulacoes da agua.

Isso, para eliminar o conflito de destaque entre as duas partes, e criar um maior impacto apreciativo da ambientacao pela parte em destque.

Na foto, nao da para saber qual eh o elemento principal e elementos de segundo plano. Se eh o belo ceu, se eh a silhueta dos pescadores e horizonte, ou se eh eh textura da agua calma refletindo a luz do sol. Um anula o outro pela disputa e duvida do que realmente se busca destacar. Os elementos continuam bonitos mas o impacto apreciativo de destaque direcionado se perde, resultando em uma imagem passiva, uma historia sem narracao.

Se o objetivo foi destacar as tres coisas, eu sugiriria fazer tres fotos, no lugar de sacrificar a comunicacao visuao (potencialidade da harmonia e apreciacao) tentando incluir o maximo de elementos apreciativos em uma so imagem. O que percebo ser comum muitos fazerem.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2016, 12:14:53
Achei muito boa a foto, gostei das cores e da composição.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2016, 17:52:51
Eu gostei bastante. Apesar de compreender o que o Croix disse, confesso que meu cérebro não tem habilidade pra ver isso antes da foto ser tirada.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2016, 18:15:13
Linda!!!  :clap: :clap: :clap:
Se tivesse que mudar algo, EU também retiraria um pouco do rio...
« Última modificação: 30 de Março de 2016, 18:15:43 por Bretas »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2016, 18:37:39
Eu gostei bastante. Apesar de compreender o que o Croix disse, confesso que meu cérebro não tem habilidade pra ver isso antes da foto ser tirada.

Ao fazer uma foto, vc ve a foto antes de tirar a camera da mala e colocar o olho no viewfinder da maquna, ou apos olhar a cena pelo viewfinder?

Nao quer dizer tambem que vc precise ver perfeitamente todos os detalhes antes de fazer a foto. Pos edicao existe para isso tambem. Varias fotos que tirei no passado eu reeditei com o meu olhar de hoje. Ou fotos que vi de uma maneira na hora de fotografar, consegui enxergar melhor como destacar uma mensagem ou elementos na hora da pos edicao.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2016, 20:17:55
Uma das coisas que mais gostei na foto foi a complexidade da composição.
Achei sensacional.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2016, 20:48:37
Muito obrigado pelos comentários!
Muito boa a análise do Croix!

Posso dizer que nesse caso, a foto já está pensada no dia anterior quando passei pelo local e pensei nessa foto... Quando decidi acordar às 5 da manhã no dia seguinte para pegar um barco para fazer essa foto..
Lógico que não era só essa foto nos planos... Mas ali ela já começou a existir..
Ela também começa a nascer uns minutos antes quando se começa a testar as configurações da câmera para ver qual o resultado nas condições de luz..
E na hora que se vê a cena alguns segundos antes bate o desespero haha... Ta vindo um barco com um cara deitado apreciando a mesma cena aí entrou o acaso ao meu favor...OK.. Vou ter umas 3 chances de enquadrar e bater.. E a foto nasce nesse 1/250 de segundo.
Já perdi um tanto de foto pq o momento passou e eu estava lá tentando enquadrar...
E como o Croix ressaltou, a pós depois ainda dá uma liberdade de construir a foto.. Cropar, escurecer, clarear..


robsoncabanas

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • Novo na fotografia. Tudo começou em Dez 2014.
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2016, 00:07:10
A foto está lindíssima. Para mim tudo perfeito. Me passa uma sensação muito boa.  Parabéns!!! As cores então... estão demais!!!
Sony A7 II - Tamrom 28mm-70mm f 2.8 - Voigtlander Color Ultron 50mm f 1.8 - SMC Super Takumar 55mm 1.8 - Leica X2


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2016, 09:56:13
Baita foto, o que eu mudaria é o detalhe de a silhueta do barco e as pessoas nele serem tão escuros quanto a mata na margem ao longe, o que da uma mistura nos dois planos, então tlvz clarearia o preto do fundo pra separar e destacar a silhueta do barco.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2016, 10:00:49
ficou ótima nem acrescentaria nem tiraria nada  :worship: