Autor Tópico: Meu segundo ensaio  (Lida 1020 vezes)

jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Online: 29 de Março de 2016, 12:36:34
Olá pessoal!
Há um tempinho atrás postei aqui meu primeiro ensaio: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117594.0

Foi uma avalanche de críticas, rs  :D
Na verdade foram vários erros que, agora quando revejo as fotos, parecem bem óbvios. Mas como não estava habituado com esse tipo de foto, acabei cometendo esses deslizes.

O fato é que de uns tempos pra cá eu estou considerando a ideia de trabalhar com ensaio de casal, gestante, família, etc.

Para isso tenho acompanhado os tópicos aqui do fórum onde os colegas dão várias dicas às pessoas que querem entrar no mercado, e assim consegui muitas informações valiosas sem que eu precisasse criar um novo tópico.
Também tenho estudado sobre direção fotográfica, além de, todos os dias, gastar algum tempo observando fotos no 500px, flickr, aqui no fórum... Tudo isso a fim de treinar o olhar.

E a primeira coisa que eu precisava fazer pra atingir meu objetivo era construir o portfolio. Por isso chamei outro casal de amigos. A expressividade do casal, o lugar, a luz do sol, a ajuda da minha namorada... Enfim, tudo contribuiu para que dessa vez as coisas saíssem um pouco melhores.

Compartilho um pouco do resultado aqui.
Desculpem pelo textão e obrigado por ver  :ok:

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 29 de Março de 2016, 12:53:19
Olá Jefframos, não sei se é o meu monitor ou é meu óculos, mas algumas parecem fora de foco, exemplo: 5, 6, 7 e 10. Foi proposital? Gostei da 12, mas ela precisa de uma pós... A primeira e a segunda ficaram melhores no meu ponto de vista, mas também um pós melhoraria. Na questão da direção, achei muito bom, o casal feliz, solto, as poses bem naturais. Essa é minha opinião, poderia melhorar a questão do foco e da pós... isso se não for o computador que estou usando... Lembrando: Evita essas sombras no rosto (3) :ok:


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #2 Online: 29 de Março de 2016, 12:55:00
Eu gostei! Parabéns!!

Achei que evoluiu bem em relação ao primeiro, principalmente na direção do casal.

« Última modificação: 29 de Março de 2016, 12:55:15 por maricarvalho »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 29 de Março de 2016, 13:28:23
Parece que era o monitor mesmo. rsrsrs, vi as fotos em outro monitor e a sensação de estar fora de foco diminuiu bastante, acho que só na 10 que ainda fiquei com essa impressão. então melhorando a sombra no rosto em algumas fotos e um pouco de pós...  :ok: e acompanho a maricarvalho, melhorou bastante com relação a direção do primeiro ensaio.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 29 de Março de 2016, 13:49:56
Pra mim as fotos ficaram bem dirigidas, com foco bom, iluminação boa e tal. Show  :clap: :clap:

Só senti falta de algumas fotos mais abertas. Veja que todas as que mostrou estão em quadros bem fechados, talvez seria interessante começar a explorar um pouco mais fotos de corpo inteiro, usando o cenário pras composições e etc.

Abraço  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2016, 14:03:18
Eu gostei muito mais das fotos do seu primeiro ensaio. Talvez em direção elas estejam um pouquinho abaixo, mas estão bem melhor executadas do que esta aqui.
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 14:06:07 por Andrei Gomes »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.617
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2016, 15:28:51
Melhorou demais do seu primeiro ensaio. E é assim mesmo, agente vai postando, aprendendo, corrigindo as coisas erradas e acertando.

Algumas fotos pra mim ficaram levemente desfocadas, mas gostei das poses e direção do casal, parabéns!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2016, 14:13:04
Gostei da 6, 8 e 12... mas estou com preguica de fazer analise sobre elas. Fico devendo.


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #8 Online: 30 de Março de 2016, 22:44:51
Pessoal, agradeço pelos comentários.

Acho que o foco realmente deu uma escapada em algumas.  :ponder:
Sobre as sombras, vou atentar pra isso na hora do clique. No caso dessas fotos, ainda posso recuperar no lightroom, embora na minha opinião isso só será necessário em algumas fotos, como a 3 por exemplo.

E sobre as fotos mais abertas, eu até tirei uma quantidade razoável de fotos de corpo inteiro, mas acabei não postando aqui.

Bom, comparando esse ensaio com o anterior eu gostei muito mais desse.
Espero que o Andrei tenha achado aquele melhor do que esse, e não esse pior do que aquele  :D

Mais uma vez agradeço pelos comentários
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #9 Online: 30 de Março de 2016, 23:10:55
...
Bom, comparando esse ensaio com o anterior eu gostei muito mais desse.
Espero que o Andrei tenha achado aquele melhor do que esse, e não esse pior do que aquele  :D
....


 :hysterical: :hysterical: Boa. É isso aí: "o copo sempre meio cheio"
O primeiro você acertou mais os focos. Nesse segundo, sua direção melhorou muito, mas achei que pecou em demasia nos focos. Uma pena, pois gostei mesmo das fotos nesta segunda, mas pensa um cara frustrado quando vê uma foto com potencial e pá: ela está com foco errado  >:( >:( Essa raiva vive me assombrando nas minhas...  :assobi:
Mas o importante é a evolução, e isso ficou muito claro.  :ok: