Autor Tópico: Ajuste fino de AF. Funcioan mesmo?  (Lida 6087 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 31 de Março de 2016, 10:23:44
Pessoal, alguém já passou pela situação de que, após ajustar o foco no recurso de micro ajuste, seja Canon ou Nikon, a coisa fica pior?

Toda vez que eu uso esse recurso os resultados não são animadores, certa vez cheguei até a montar um dispositivo de medição para substituir com mais precisão a "Focus Chart", fica "calibradíssimo" nos testes, mas em campo fica totalmente fora, da impressão que na pratica a conversa é outra, e foi assim com todas as câmeras que passaram na minha mão que tinham o recurso, Canon e Nikon.

Alguém mais passa por isso?



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2016, 10:32:31
Precisei fazer ajuste em uma lente minha só, tinha que refazer a cada mês pq perdia um pouco. Com o tempo vi que o problema era a lente mesmo e que precisava de assistência!

Se vc fizer bem feito funciona, eu nunca usei esses charts. Colocava na abertura máxima, saia do lado de fora e ficava testando o foco várias vezes em objetos próximos e afastados até encontrar o melhor ponto. Apesar do trabalho funcionava muito bem :ok:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2016, 10:33:07
Pessoal, alguém já passou pela situação de que, após ajustar o foco no recurso de micro ajuste, seja Canon ou Nikon, a coisa fica pior?

Toda vez que eu uso esse recurso os resultados não são animadores, certa vez cheguei até a montar um dispositivo de medição para substituir com mais precisão a "Focus Chart", fica "calibradíssimo" nos testes, mas em campo fica totalmente fora, da impressão que na pratica a conversa é outra, e foi assim com todas as câmeras que passaram na minha mão que tinham o recurso, Canon e Nikon.

Alguém mais passa por isso?

Eu tentei calibrar com Reikan FoCal 2, mas meu tripé não era tão estável, então eu desisti e mandei pra assistência mesmo. Voltou da assistência parecendo uma câmera (e lentes) nova! Fiquei impressionado (e muito feliz)!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2016, 10:36:02
Se vc fizer bem feito funciona, eu nunca usei esses charts. Colocava na abertura máxima, saia do lado de fora e ficava testando o foco várias vezes em objetos próximos e afastados até encontrar o melhor ponto. Apesar do trabalho funcionava muito bem :ok:

Também uso o "método" do Lucas, saio por aí fotografando e ajustando, sempre funciona e fica consistente. Usando a câmera no tripé e com alvos impressos nunca deu muito certo pra mim. Mas ajustando na prática fica bom e melhora muito o desempenho de algumas lentes.


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2016, 11:57:28
 Bem para mim é um dos principais recursos que uma câmera tem que ter, acho absurda a diferença de lentes ajustas para as não ajustadas. todas minhas lente estão ajustadas no AF tune.
uso dois métodos o tradicional com um target, e o método desse link
http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/cameras/1ds3_af_micoadjustment.html

Em questão de nitidez em abertura máxima e precisão no foco para mim sempre melhora 1000%
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2016, 12:06:09
Bem para mim é um dos principais recursos que uma câmera tem que ter, acho absurda a diferença de lentes ajustas para as não ajustadas. todas minhas lente estão ajustadas no AF tune.

Isso é verdade!

Lembrando que a D5 e D500 farão esse ajuste automaticamente. 8-)


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2016, 18:11:26
Esqueça os cartões,  nunca funciona! Já fiz isso e me ferrei pois ficou muito pior.
Para calibrar é preciso ir pra rua, no quintal de casa mesmo e fazer algumas fotografias mais distantes, pelo menos uns 3 metros para 35mm em FF e muito mais se for algo mais fechado.

Teste com cartões ficam geralmente em 1m ou 2 no máximo... se o foco estiver 2mm fora em 1m você nem percebe... o problema é que em 3m esses 2mm se tornam 1m.

Pegue sua lente e corpo,  saia na rua e a cada fotografia feita observe no display onde está o foco... vá ajustando aos poucos que em 5 minutos estará no ponto.

Todas as minhas lentes são calibradas no dia que chegam pra mim e estão todas muito precisas... ajuste fino aqui não só funciona como é uma ferramenta indispensável.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2016, 18:35:28
Eu na 6D tinha foco perfeito em todas as lentes. Já na 5D2 eu nunca ficava satisfeito e mexia em tudo quanto ajuste e no fim das contas deixava no zero.
Na D800 ainda não fiz qualquer teste, talvez porque não tenha problemas.
Mas é um negócio que depende mais do olho e percepção de cada um.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2016, 11:50:21
uso dois métodos o tradicional com um target, e o método desse link
http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/cameras/1ds3_af_micoadjustment.html

E os dois métodos "batem"?

Eu nunca tinha usado o método do link e resolvi testar ontem, para resumir, uma das minha lentes no teste da "focus chart" a 45º tinha +15 de correção, e no teste do link deu cravada em 0 . Vou teste-la em campo agora para ver a diferença, mas parece que esse método do link é muito mais funcional.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2016, 11:56:48
Fiz uma vez por curiosidade na D750 e lentes, todo equipo comprado aqui na Loja Nikon, e estava o foco cravado em todas. O manual da D750 recomenda não "consertar o que não está quebrado" e só fazê-lo se o erro for realmente perceptível. Entretanto, disseram aqui que o erro de foco "é bastante comum" e questionei se não era coisa de equipamento muito usado, que sofreu queda ou perfeccionismo mesmo (Ming Thein sempre ajusta as lentes dele para sua câmera). Não acho que seja algo "muito comum", mas deixei pra lá, pois são experiências pessoais. Valeu o teste...  :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2016, 12:23:18
Na minha 5D III não precisei fazer o ajuste em nenhuma das minhas lentes. Sempre que compro uma lente nova, testo bastante pra ver se o foco está cravado. Mas uma 50 STM que eu tive precisei ajustar em +4. De todas as câmeras que eu já tive com micro ajuste, apenas uma das 5D II que precisava ajustar regularmente. Mas era coisa pouca, +1 ou +2...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2016, 13:09:15
Eu tentei calibrar com Reikan FoCal 2, mas meu tripé não era tão estável, então eu desisti e mandei pra assistência mesmo. Voltou da assistência parecendo uma câmera (e lentes) nova! Fiquei impressionado (e muito feliz)!

O Reikan FoCal funciona muito bem, mas têm que se respeitadas as distâncias e condições de luz recomendadas. Luz fluorescente, por exemplo (ou qualquer eletrônica "piscante"), atrapalha bastante nas medições, causando largas variações nos resultados.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2016, 18:49:00
E os dois métodos "batem"?

Eu nunca tinha usado o método do link e resolvi testar ontem, para resumir, uma das minha lentes no teste da "focus chart" a 45º tinha +15 de correção, e no teste do link deu cravada em 0 . Vou teste-la em campo agora para ver a diferença, mas parece que esse método do link é muito mais funcional.
Normalmente batem, uso mais como prova real, você pode usar também
https://www.youtube.com/watch?v=7zE50jCUPhM
baixar as fotos e ver no programa da Nikon verifique qual esta mais nítida, no campo de informações do arquivo tem a regulagem que estava no AF tune
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2016, 19:08:54

É por isto que eu gosto de mirrorless com sistema de AF híbrido...
A velocidade do sistema de fases aliado a precisão do sistema por contraste.
Em especial o esquema de Eye AF que está cada vez mais aperfeiçoado.
https://youtu.be/Vkx63DsUNx8


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2016, 20:42:19
É por isto que eu gosto de mirrorless com sistema de AF híbrido...
A velocidade do sistema de fases aliado a precisão do sistema por contraste.
Em especial o esquema de Eye AF que está cada vez mais aperfeiçoado.
https://youtu.be/Vkx63DsUNx8
Não conhecia, impressionante mesmo.  :clap:
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX