Autor Tópico: Nova Panasonic GX80  (Lida 9880 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 05 de Abril de 2016, 08:58:07
A gente não pode confiar nessa japonesada...  :D   Viu o preço? O mesmo da G7, E-M10/2 etc. etc.

Impossível não trocar a G7 por ela... Mas sem a kit, milagre da miniaturização acima de 1/250, pois abaixo disso a minha (ex-) 12-32 sofria tanto com choque de obturador que a foto ficava imprestável se não usasse o obturador eletrônico   :doh:

hum, será então que o primeiro review do fórum sobre essa câmera, vai partir de vc??  :D :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2016, 09:21:32
Por eqto não, Helena, a G7 nem usei ainda em nenhuma viagem...  :( Mas não parece ser bacana tendo a oportunidade de mandar vir de lá? O que diferenciava Pana-Oly agora tende a ficar mais como Canon-Nikon, em minha opinião...

Esse mercado de câmera é de altíssima rotatividade, mas o pessoal brazuka (tal como o americano) não se sensibiliza com m4/3, especialmente Panasonic (se não for GH3/4): olhe como tem GX7 e G7 "rolando" no ML por preço mais do que justo e ninguém leva! Minha Pana 7-14, que comprei novinha na caixa (usada, entretanto) neste último Natal, preço metade da B&H (!) "rolou" aqui nos Classificados há uns 3 anos atrás, voltou a 'pastar' no ML e ainda estaria por lá se eu não a tivesse comprado...  :(

Já tem uma boa análise da GX-80 na ePhotozine: https://www.ephotozine.com/article/panasonic-lumix-gx80-gx85-review-29143
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 09:28:09 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2016, 09:31:56
(...)
 O que diferenciava Pana-Oly agora tende a ficar mais como Canon-Nikon, em minha opinião...
(...)

Sim, agora é bem por aí!!

(...)
Esse mercado de câmera é de altíssima rotatividade, mas o pessoal brazuka ainda não se sensibiliza com m4/3, especialmente Panasonic (se não for GH3/4): olhe como tem GX7 e G7 "rolando" no ML por preço mais do que justo e ninguém leva! Minha Pana 7-14, que comprei novinha na caixa (usada, entretanto) neste último Natal, "rolou" aqui nos Classificados há uns 3 anos atrás e ainda estaria no ML se eu não tivesse comprado...  :(
(...)

Pois é, mas isso tem seu lado bom também. QUanta gente tem oportunidade de adquirir essas câmeras e lentes graças a isso. Eu mesma fiz mais da metade do meu set de lentes micro 4/3 aqui nos classificados do fórum. Aliás, eu só entrei nesse mundo por isso. Já tenho acho que 3 anos no mundo micro 4/3 (minhas duas câmeras vieram do André - Oliberal, primeiro a Oly Pen E-P3, depois a OM-D), e só fui aos States mês passado, nesse tempo todo (antes disso, tinha ido só em 99). SE não fosse por essas oportunidades aqui, estaria até mês passado carregando aquele peso da Nikon D90 + 5 lentes + flash (ou não... talvez já tivesse desistido e estaria só nas compactas mesmo).
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 09:33:15 por Helena Bsb »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Abril de 2016, 09:41:02
...Eu mesma fiz mais da metade do meu set de lentes micro 4/3 aqui nos classificados do fórum...

É verdade, fiz isso também final do ano passado no ML...  :)
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 09:41:32 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Abril de 2016, 11:26:48
Os primeiros previews são extremamente favoráveis; ela é para ser a E-M10 II da Panasonic, mas tem alguns recursos impressionantes, acima inclusive da GX8 - especialmente o que (para mim) muda tudo: a primeira Panasonic com 5-axis no sensor, inclusive para vídeo.

Se o visual da câmera não for problema (as Olympus são mais bonitinhas), a Panasonic acertou um homerun. Incrível a quantidade de coisas CERTAS que fizeram nessa câmera. Vamos lá para a minha análise furada à distância, heheheh

A comparação imediata que estão fazendo é com a GX7 - até pela grande semelhança visual entre as duas. Porém, nasceram em nichos diferentes -  a GX7 era a premium rangefinder da época (hoje esse papel é da GX8), a GX80 é para ser a EM-10 II da Panasonic, um degrau abaixo do top, mas possivelmente a melhor relação custo-benefício. Mas, comparando com a GX7, vamos às diferenças:
- Corpo todo em plástico (a GX7 tinha corpo em magnésio) - compreensível pelo desejo de abaixar o preço final; os previews todos mencionam como ela parece bem construída, sem movimentos os ruídos de torção do corpo, então talvez não seja um fator tão pesado. Mas o grip frontal agora é de formato diferente e de plástico rígido - normal no segmento, mas uma pena que não mantiveram o grip maior e emborrachado da GX7, de longe o melhor de todas as m4/3 (fora as GHs) que já usei, ele era sensacional, não precisava de grip extra nem com lente pesada.
- Perda da chave de mudança de AF/MF - importa para quem alterna bastante entre os dois modos (meu caso, mas nem sempre o caso da maioria). Pode ser mitigado se o botão Fn2 (que ativa foto 4k, que não uso) puder ser atribuído para essa função.
- Flash integrado com guide number menor que na GX7 - mas acho melhor que não ter, sempre é útil para um fill flash. E dá para fazer um tilt para cima, para rebater em teto, usando o dedo - uma coisa que eu adorava na minha  NEX 3.
- Bateria menor - foi pouco citado, é bom ter umas baterias extras; aparentemente é um modelo novo, com 1025mAH (a da GX7 era 1200mAh, e já não tinha a melhor das durações). Porém, mais um first dessa câmera na linha Panasonic (e acho que nas m4/3 até onde lembro): ela permite recarga pela porta USB, então é possível usar um powerbank de celular para recarregar / utilizar a câmera (o que pode ter um GRANDE impacto em vídeo, sobre isso mais adiante).
- Ela perdeu um botão que ativava o Q-Menu, que subiu para a parte superior (o já citado Fn2); a ativação do Q-Menu (o equivalente ao Super Control Panel da Olympus) agora é no botão inferior esquerdo, bem mais difícil de alcançar. Mas como você precisa olhar para a câmera para usar o menu, acho que não terá impacto - e o botão em cima é mais útil.

Os pontos positivos que acho bom ressaltar, que foram mantidos ou modificados em relação à GX7:
- Vi que o thumb rest traseiro agora é mais "alto" que o restante do painel traseiro (dá para notar uma indentação no botão de Play). Isso pode eliminar meu único problema de ergonomia da GX7: aquela parte "gordinha"da mão, na base do dedão, acionando os botões do painel traseiro ao segurar a câmera;
- O dial traseiro segue sendo clicável, uma das coisas que mais sinto falta nas Olympus; pois quando usando lentes antigas, ao clicar nele automaticamente a câmera ativa o focus peaking E o focus assist (nas Olympus é preciso usar dois botões para isso); e com lentes nativas dá para programar a função desse clique, se não me engano na GX7 eu programei para ativar mudança de ISO.
- O dial do shutter button foi redesenhado, o que é bom - o da GX7 funcionava bem mas não dava uma boa sensação.
- O mode dial agora tem somente uma posição Custom (a GX7 tinha 3), o que pode ser um problema para alguns.
- O EVF aparentemente é o mesmo da GX7 (mais uma decisão de custos) - e aí a E-M10 II leva uma grande vantagem. O EVF é field sequential, o que causa mudança de cores (tearing) ao mover a câmera; é algo que varia de pessoa para pessoa, eu nunca tive problema (na verdade, nunca notei o efeito), mas para algumas pessoas atrapalha. E é um display 16:9, ou seja, só é utilizado totalmente em vídeo, quando usado em fotos 4:3 ou 3:2 aparecem barras laterais pretas, tornando a imagem menor. E sim, ela fica notadamente menor que em uma E-M10 II.

(segue em outra mensagem, para ficar menos cansativo, hehehe)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #20 Online: 05 de Abril de 2016, 11:31:42
Tenho uma G7 e acho a câmera muito boa, principalmente pela filagem em 4k porém duas coisas me incomodavam e muito. A primeira a ausência do IBIS e a segunda tamanho da câmera, que a pesar de ser pequena, não é compacta como a minha A6000. Acabei adquirindo uma OMD5 usada e achei o IBIS fantástico de forma que a G7 ficou estacionada e usada apenas para videos.  Me chamou demais a atenção o comparativo de tamanhos entre a GX85 e a A6000:

Pana GX85
122 x 71 x 44 mm (4.8 x 2.8 x 1.73″)

Sony A6000
120 x 67 x 45 mm (4.72 x 2.64 x 1.77″)

Agora com essa GX85 vou poder eliminar 3 câmeras em favor de uma, achei fantasístico.

Para mim estou convencido! :clap: :clap: :clap:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Abril de 2016, 11:55:18
Agora, sobre os pontos de destaque da bichinha:
- 5-axis no sensor, inclusive para vídeo: isso muda TUDO, e transforma ela em, dependendo das necessidades, a melhor câmera da Panasonic (o meu caso). Pelo que li nos previews, é exatamente como o da Olympus: funciona com lentes nativas e adaptadas, e funciona com vídeo (a 1a Panasonic que faz isso, e, aparentemente, tanto em 4k como em 1080p). E as primeiras impressões relatam que se conseguem os mesmos 5 stops da Olympus (só náo ficou claro se com lentes sem OIS ou usando o Dual-IS). Eu realmente não esperava isso da Panasonic - e deixa o pessoal de vídeo profissional sem sono, pois agora é quase certeza que a GH5 terá 5-axis no sensor. Já vi algumas amostras de vídeo (inclusive uma com a 20mm 1.7, que não tem OIS) e a estabilização está incrível.
- Novo shutter: lembrei NA HORA do Edric, ahahahaha. Infelizmente o shutter mecânico só vai até 1/4000, acima disso é preciso usar shutter eletrônico, mas achei uma boa notícia a quase eliminação do shutter shock.
- Retirada do low pass filter: outra coisa que não esperava da Panasonic, e que talvez dê aquele sharp a mais que as Olympus possuem e que as Panasonic não. Aumenta o risco de aliasing e moiré, porém a Panasonic disse que o processador novo tem redução automática de moiré e false color (para JPG). Em vídeo isso pode ser um problemas, necessário aguardar os testes;
- Todos os recursos das últimas Panasonic: DFD, Focus Bracketing, Aperture Bracketing, 4k Live Cropping, 4k Photo Modes...
- Vïdeo sem limite de gravação nos modelos NTSC. Aí entra o que falei de poder energizar a câmera pela entrada USB: basta ligar um power bank imenso (ou uma fonte na tomada) para poder gravar horas de vídeo continuamente, algo muito importante para shows / entrevistas / documentários.
- Falta de entrada de microfone / saída para fones: é um problema para o pessoal de vídeo, mas...relativo. Pois várias câmeras que posuem entradas de microfone (parece que a E-M5 II é um exemplo) posuem amplificadores de entrada que geram muito ruído, o que acaba forçando o uso de um gravador externo do mesmo jeito. Então, se a pessoa precisar de áudio realmente bom, pode pendurar um Zoom H1 no suporte de tripé da câmera, um microfone no hotshoe, tudo isso sem aumentar muito o tamanho total.

Resumindo: qual é a melhor câmera, a E-M10 II ou a GX80? Primeiro, é preciso esperar os testes, para saber com certeza. Segundo, depende (como quase sempre) das necessidades de cada um.

Para foto, realmente é questão de escolhas / necessidades. O 5-axis da GX80 faz com que a maior diferença (ao menos para mim) entre as duas fosse eliminada. Mas existem várias outras: a E-M10 II possui um EVF notadamente melhor, tem os modos Live Bulb e Live Composite (parece que a GX80 tem algo parecido com o Live Composite, mas não o Live Bulb, que é espetacular para longa exposição), e é mais bonita. A GX80 tem melhor controles (ao menos para mim, e disparadamente), 4k photo, e provavelmente algumas coisa que não lmbro assim direto. Mas ambas tem focus bracketing, não tem filtro low pass, 5-axis...realmente é uma escolha bem pessoal.

Para vídeo não-profissional, a GX80 é talvez hoje a melhor câmera do mercado - 5-axis em 4k muda tudo. Poder usar a USB para alimentar a câmera, e não tendo limite de gravação torna ela inclusive uma excelente câmera B para vídeo profissional (apesar dela não ter os modos avançados de vídeo - pode ser um fator de vida pra a G7, que tem Cinelike D e V).

Vou esperar a E-M1 II para ver, mas acho que essa câmera era o que eu estava esperando.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Abril de 2016, 11:57:55
....estaria até mês passado carregando aquele peso da Nikon D90...

Nem um tiquinho de saudades da DSLR?????  8-)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2016, 12:10:06
Nem um tiquinho de saudades da DSLR?????  8-)

NÃO!!!
nem meio milímetro de saudade. Nada, nada.
E nem mesmo quando vejo a limitação de ISO, tenho saudade da reflex, pois sei que posso ter câmera menor e mais leve com melhor desempenho de ISO.
Pra mim, a troca foi só alegria!

Mas voltando ao tópico...
 :clap: :clap: :clap:, Marcio!! Que belo comparativo!
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 12:19:57 por Helena Bsb »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Abril de 2016, 12:20:03
Eu não consegui me desprender, acho que foram os ótimos anos que passei e registrei com Nikon FM2 (passeando) e Nikonos V (mergulhando) nos idos de 80 e 90...  :)


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2016, 12:25:09
Eu não consegui me desprender, acho que foram os ótimos anos que passei e registrei com Nikon FM2 (passeando) e Nikonos V (mergulhando) nos idos de 80 e 90...  :)

Ah, uma Nikonos eu queria também :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2016, 12:30:59
Meus anos 90 foram com compactas de filme... Uma Olympus Pen daquelas que duplicava o filme, uma kodak e depois uma outra olympus com "impressionantes" 100mm de alcance, hehe.
Aí resolvi mergulhar no mundo digital. A reflex veio numa oportunidade, troquei uma Fuji superzoom por uma Nikon D70s (me dei MUITO bem nessa troca, em valor as câmeras eram até semelhantes, mas em qualidade...). Mas só confirmei tudo o que eu sempre achei: muito peso, muito volume. Até conhecer a bênção que são as mirrorless.  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2016, 12:33:40
Usei a III e depois comprei uma V com SB-102. Mas eu mergulhava muito, era instrutor nos finais de semana, só por hobby... Esta foi uma "selfie" com ela, com a ajuda de um colega "dupla"...  :)

Para ficar no tópico: Imagine se eu tivesse uma GX80 em caixa estanque????  :assobi:

« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 12:40:16 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2016, 12:38:37
...muito peso, muito volume. Até conhecer a bênção que são as mirrorless....

Pra mim não adiantou, infelizmente. Tem duas viagens que estou esperando o dólar "amenizar" para fazer: Yellowstone e Kruger na África do Sul, e nessas vai a Nikon. Acho que depois da chegada eu vendo tudo. Um negócio meio "bucket list"...  :shock:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2016, 22:25:15
Agora há pouco estava fazendo um exercício. Olhando minhas fotos dos últimos 3 anos nas fases M4/3, FF Canon, X-Trans com a X100S e FF Nikon. Acreditam que o X-Trans me agradou quase igual ao FF.

No M4/3 ainda me parece que falta alguma coisa na imagem que é difícil explicar mas não não que o tamanho reduzido e esses lançamentos com vários features que não tem em DSLR me deixam sempre tentado
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales