Vi o vídeo agora e concordo com quase tudo que ele disse - só respondo a pergunta dele: para quem é essa câmera? Definitivamente não são os profissionais. Essa câmera tem a mesma função da E-M10 II da Olympus - é a versão do meio, para consumer exigente ou prosumer nem tão exigente; e assim como a E-M10 II, é a melhor custo benefício da linha Panasonic (até o momento).
Ambas seguem a mesma receita - peguem a configuração da top de linha, retire alguns recursos (entrada de microfone, saída para fones, alguns modos de vídeo, algum recurso de foto) e baixe BASTANTE o preço. E para 90% das pessoas, acho que é um bom trade-off - geralmente são recursos muito pouco usados. A GX80 tem uma diferença a mais, de ser a primeira Panasonic com 5-axis IBIS.
Elas são a câmera de massa, não são para profissionais. Mas servem bem como B-cam para vídeo profissional, e talvez até como câmera principal para fotos (onde a diferença para as de topo é MUITO pequena).
Nos outros pontos, ele está certo, e alguns eu até tinha mencionado - e se você não for REALMENTE profissional, dificilmente vão fazer diferença.
Ela não tem Cinelike V e D, e nem modo Log. Cinelike V prioriza contraste, é bacana, mas nada que você não faça em post. Cinelike D é o que chamam de "flat profile" - tira totalmente o contraste, e, direto da câmera, a imagem fica BEM feia - você precisa fazer grading de cores depois. Então, se você só costuma editar o seu vídeo e fazer pequenas mudanças de cores, a falta dele não faz nenhuma diferença.
Mais ainda LOG - que é outro modo de ainda mais baixo contraste, que só fica utilizável com um grading BEM pesado. E mesmo na GH4, esse modo possui muita discussão - como você precisa puxar de volta de maneira bem forte todos os shadows and highlights, vídeos gravados em LOG no cartão SD, que são 8 bits, muitas vezes começam a apresentar ruído, macroblocking e banding BEM pronunciados - você tem de saber muito bem o que está fazendo e a exposição se torna crítica, tem de estar perfeita. A grande maioria que usa LOG na GH4 utiliza com gravador externo via HDMI, pois a saída é 10 bits. E mesmo profissionais de longa data apanham em trabalhar com LOG.
Ou seja: se você não conhecer MUITO de grading e trabalho com cores (eu estou nesse time também), a ausência desses modos traz zero diferença. E a velha GH2, cultuada até hoje pelo mesmo pessoal que baba por LOG...não tinha nenhum desses modos também.
Sensor ser de 16mp ao invés de 20mp: pra vídeo, zero diferença. O crop dela inclusive é um pouco menor do que a GH4, o processamento é diferente, tem gente achando as cores dela melhores que da GH4 - e acho que hoje descobriram a razão, é o sensor que deve vir na GH5 (
http://www.43rumors.com/ft5-panasonic-gh5-will-have-same-gx80-sensor-but-better-performance), então o pipeline de vídeo dela já deve vir um pouco otimizado. Para fotos...se não houver ganho em low light em relação à GX8, aí sim considero um passinho atrás. Mas acho que deve ser o caso, acho que esse sensor não é novo, deve ser o Sony IMX159 que equipa a maioria das m4/3 desde a E-M5 primeira versão. Todo mundo virou refém da Sony em sensores, não tem escapatória.
1080p "ruim": os bitrates em 1080p parecem baixos, mas...somente comparando com a GH4. 28 Mbps em 50/60p e 24 Mbps em 24p são os mesmos bitrates usados faz tempo, desde a GH2 até a G7, então é a qualidade habitual da Panasonic em 1080p, que eu acho muito boa. E ele mencionou a A6300, e o 1080p dela é HORROROSO, quase impossível de usar. E, na verdade, exceto por questão de tamanho de arquivo, sempre vale mais gravar em 4k e depois fazer downscaling para 1080, se esse for o formato de saída - com programas especiais você faz supersampling de pixels e a qualidade de cor aumenta dramaticamente.
Grip pequeno: concordo. Saudade do grip perfeito da GX7.
Não ter LCD flip-out: pra vídeo puro, uso pesado, é melhor mesmo. Mas para a maioria dos casos, prefiro LCD tilt mesmo, como a GX80 tem - especialmente para foto, é muito mais prático. E também não tiro selfie.
GX8 com o mesmo preço: aí a questão volta por caso de você precisar do IBIS 5-axis. Se não precisar, sim, a GX8 pode ser melhor negócio.
Na verdade, acho meio absurdo querer comparar a GX80 com uma câmera profissional - ela definitivamente não é uma. Em fóruns também, levantam esses pontos toda hora, reclamam da Panasonic...pessoal quer uma câmera mid-range com specs de GH5. Pra mim, tanto ela como a E-M10 II tem recursos fantásticos para o preço delas, com pouquíssimas (e, para várias pessoas, com zero relevância) diferenças para os modelos de topo.
Se você realmente precisa de recursos de topo de linha...bem, compre uma topo de linha.
Ele têm dúvida se as pessoas não deveriam esperar a GH5 - que com certeza absoluta, vai ter tudo isso e muito mais. Só que vai custar 1800 a 2000 dólares somente o corpo - mais que o dobro, quase o triplo, que uma GX80. Vai de cada um ver se vale.
Eu adoraria uma GH5. Mas para meu uso, o preço não vai se justificar.