Autor Tópico: Compra de NIKON D5300 na Amazon UK e entrada no Brasil  (Lida 2569 vezes)

agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 01 de Abril de 2016, 15:57:15
Olá, pessoal.

Sempre me interessei por fotografia e depois de muito tempo (e economias) estou prestes a comprar a minha primeira DSRL. Entretanto, tenho uma série de dúvidas e gostaria da ajuda para que eu possa fazer uma boa compra, uma vez que pretendo ficar com o equipamento por um bom tempo.

Estive morando na Irlanda no último ano e agora, com cerca de 2 meses para voltar, percebi que vou ter dinheiro suficiente para comprar uma  Nikon D5300 + a lente de 18-140 mm VR - (o valor já convertido pra real fica por volta de R$ 3.000). Como eu falei, estou com uma série de duvidas e a primeira delas é:

1. Comprar aqui seria compensador mesmo ou é só impressão minha? Não tenho muita ideia de onde comparar os preços no Brasil e apesar de saber que terei outros gastos iniciais como a compra de uma bateria extra e um cartão SD, talvez saia um pouco mais barato comprar aqui.

Btw, 1.1. A compra do cartão de memória e da bateria se faz realmente indispensável?

2. Já que eu morei aqui por quase um ano e pretendo usar a câmera nas viagens que eu fizer antes de voltar, vocês saberiam dizer se corro o risco de ser taxada duas vezes (aqui e pela Receita Federal)?

3. Não é uma dúvida, é um pedido hehe A escolha da câmera foi feita com base na leitura de muitos blogs e apostilas. Perguntei a uma amiga também interessada em fotografia e ela falou que uma lente com tal versatilidade seria bom porque eu poderia experimentar fotografar várias situações. Mas eu ainda tenho dúvidas e se alguém puder me indicar outros reviews sobre a câmera, vou adorar.

Antecipadamente, muito obrigada.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2016, 16:54:05
1. Não estou acompanhando muito o preço das DSLR no Brasil, apenas de lentes, mas não acredito que o preço esteja muito diferente aqui comprando com importadores independentes.
                1.1 Uma bateria já acompanha a câmera, e geralmente as lojas fazem um kit com o cartão de memória. Mas sim, eles são indispensáveis. A não ser que você esteja falando de bateria e cartão de memória extras - o que é sempre bom ter.

2.2 O que sei é que a Receita Federal não pode tributar uma câmera fotográfica com a lente acoplada de uso pessoal, mesmo que não haja comprovação de compra no Brasil. Isso pode inclusive ser verificado no site da RF. Você pode ficar tranquila quanto a isso.

3. Fica tranquila que trata-se de uma ótima câmera. Existem diversos modelos, mas se essa cabe no seu orçamento, seja feliz!

Ah, e aproveite pra tirar muitas fotos sim. Já vai praticando e aprendendo sobre fotografia!
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2016, 17:22:09
O preço das câmeras parece que está um pouco melhor no exterior mas na média não passa de 25%...pelo menos em algumas olhadas que dei em sites do exterior. Uma câmera e uma lente acoplada passa, se tiver fotos no cartão melhor ainda. Cartões estão mais baratos no exterior, não sei se onde está se inclui, mas pelo menos aí você tem certeza da originalidade, aqui estão bem caros nas lojas oficiais.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2016, 17:30:42
As Nikon compradas no UK não vêm com vídeo para sistema PAL (máx de 50 fps) e aquele soquete enorme usado lá???? Não sei se é possível alterar a taxa de captura nas D5x00 do UK, o que pode ser meio chatinho aqui pois, se não puder trocar, vc nunca terá o 60 fps...  :ponder:
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 17:31:40 por efilho »


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2016, 17:47:55
1. Não estou acompanhando muito o preço das DSLR no Brasil, apenas de lentes, mas não acredito que o preço esteja muito diferente aqui comprando com importadores independentes.
                1.1 Uma bateria já acompanha a câmera, e geralmente as lojas fazem um kit com o cartão de memória. Mas sim, eles são indispensáveis. A não ser que você esteja falando de bateria e cartão de memória extras - o que é sempre bom ter.


Como posso comparar os preços dos importadores independentes? Quem são? Onde vivem? hhahah Tem algum site que eu possa ver isso?
Eu verifiquei e o produto vem apenas com a bateria recarregável. Ou seja, terei que comprar o cartão SD e uma bateria extra, não é?


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2016, 17:52:29
2.2 O que sei é que a Receita Federal não pode tributar uma câmera fotográfica com a lente acoplada de uso pessoal, mesmo que não haja comprovação de compra no Brasil. Isso pode inclusive ser verificado no site da RF. Você pode ficar tranquila quanto a isso.


Uma câmera e uma lente acoplada passa, se tiver fotos no cartão melhor ainda.

Ah, legal então. Já estava com medo de ter que pagar duas vezes. Porque se tem uma coisa que não dá em árvore é dinheiro. :)


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2016, 17:54:15
As Nikon compradas no UK não vêm com vídeo para sistema PAL (máx de 50 fps) e aquele soquete enorme usado lá???? Não sei se é possível alterar a taxa de captura nas D5x00 do UK, o que pode ser meio chatinho aqui pois, se não puder trocar, vc nunca terá o 60 fps... 

Nossa, sobre isso aí eu não sei. Para qual configuração da câmera eu devo atentar?


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2016, 18:14:44
Nossa, sobre isso aí eu não sei. Para qual configuração da câmera eu devo atentar?

Pior que tem esse detalhe mesmo, como eu nunca uso dslr para filmagens, esqueci desse importante detalhe, já passei muito perrengue com outros eletrônicos por causa disso...


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2016, 18:31:40
Pior que tem esse detalhe mesmo, como eu nunca uso dslr para filmagens, esqueci desse importante detalhe, já passei muito perrengue com outros eletrônicos por causa disso...

Hey, fui procurar fazer um comparativo entre o modelo no site da Nikon BR e Nikon UK e nesse último encontrei assim
Movie - frame size (pixels) and frame rate:1920 x 1080, 60p (progressive)/50p/30p/25p/24p, high/normal. 1280 x 720, 60p/50p, high/normal. 640 x 424, 30p/25p, high/normal. Frame rates of 30p (actual frame rate 29.97 fps) and 60p (actual frame rate 59.94 fps) are available when NTSC is selected for video mode. 25p and 50p are available when PAL is selected for video mode. Actual frame rate when 24p is selected is 23.976 fps.

e Video output:NTSC, PAL

Qual deveria ser o ideal? Confesso que não entendo o que é isso de NTSC e PAL, mas pelo o que você entende, dá pra mudar isso aí nas configurações da câmera?
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 18:42:23 por agnm »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2016, 19:48:45
Então ela atende aos dois, não se preocupe... Lembrei de uma Sony que comprei na Europa e vinha nativa PAL 50hz. Era apenas trocar no menu, mas toda vez que eu ligava ela avisava que o modo de vídeo não era o original e eu estava usando a frequência de quadros do NTSC-M (que é igual ao do nosso PAL-M)...  :)

Aqui o corpo da D5300 no site da Nikon do Brasil (http://www.nikon.com.br/nikon-products/product/dslr-cameras/d5300.html) está por R$3200 ou 12x R$266 sem juros, garantia de 2 anos. Veja se vale a pena trazer importada pagando libras à vista e sem garantia no Brasil...

Aliás, aproveitando, pq não compra a D5500? Menor, tela touch e só não tem o GPS, exceto se GPS for importante para vc. Se for, compre 2 baterias extras, pois a função gasta energia mesmo.

Vá no site da Nikon Brasil e veja se vale a pena as diversas opções...  :ok:
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 19:51:51 por efilho »


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2016, 20:47:20
Veja se vale a pena trazer importada pagando libras à vista e sem garantia no Brasil...

Aliás, aproveitando, pq não compra a D5500? Menor, tela touch e só não tem o GPS, exceto se GPS for importante para vc. Se for, compre 2 baterias extras, pois a função gasta energia mesmo.

A questão da garantia me chamou a atenção, mas convertendo os valores, acabei optando por tentar comprar aqui porque o conjunto câmera + lente parece sair mais barato. E eu só não invisto na D5500 porque extrapolaria o meu orçamento. :/


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2016, 20:53:01
Cara por esse preço eu acho que não compensa não viu, esse preço na d5300 eu acho um pouco caro, mesmo com essa lente

Pela ultima tabela do lucas lapa, a camera igual a sua ta saindo " CAMERA NIKON D5300 (18-55mm VR) R$2.350 à vista "

Sim, nao é a mesma lente, mas acho que não compensa pagar a mais por ela

Com esses 3mil que você tem, eu pegaria uma d7100 que é uma baita câmera e so o corpo dela você arruma por 2800 zero e com garantia. A da pra pegar uma lente do kit (18-55) ou ate mesmo a 50mm 1.8d por menos de 400 reais. Ai depois foca em outras lentes.

com relação a bateria e cartao de memória, dois cartões de memória de 16 ou 32gb ja são mais que suficientes, mais que isso acho exagero e "perigoso" pq se um queimar, você vai ter outro de backup. Com a d7100 você pode usar 2 cartões simultaneamente e deixar um de backup, o que é bem legal.

Bateria extra é legal mas não é essencial não, a não ser que você viaje por longos periodos de tempo e que não consiga carregar, mas geralmente você consegue usar a bateria por uns 2 dias de fotos ( umas 500 fotos por dia), sem precisar carregar

Eu tive uma d5100 que é bem parecida com a d5300, principalmente pela estrutura e ela é uma câmera pequena, o que pode ser bom ou não para você. O ideal seria pegar uma câmera da linha D7x00 e outra da linha D5x00 pra ver qual pegada te agrada mais.

No final das contas, eu não compraria esse modelo ai fora não, o preço pra mim ta bem alto, ate pq o real esta bem desvalorizado quando comparado a libra, então acho que não vira nao.

Talvez o que role fazer é comprar uma câmera pelo amazon US ou pelo eBay e pedir pra entregar ai no lugar que você esteja, acho que vai sair um preço melhor ainda que no Brasil e você vai ter uma baita câmera. Da ate pra pegar uma câmera usada e conservada por um preço muito bom, é so ficar de olho nos lances e não ter pressa.

Com 3mil, acho que você acha ate uma d610 usada com baixos cliques. Talvez seja um exagero pra começar, mas pelo menos se você não gostar, pode vender aqui no Brasil e conseguir uma grana a mais.

Ai no reino unido, o que eu compraria, seria alguns acessórios para câmeras, como cartao, bolsa, algum filtro diferente, etc. Mesmo assim, eu ficaria de olho no amazon US ou no BH ou adorama pq acho que compensa mais você importar para a sua cidade do que pagar em libras, mas ai tem que fazer a conversão e ver esse lance de importacao pra ver se rola de boas :D
Fuck Gear


agnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2016, 21:37:56
Pela ultima tabela do lucas lapa, a camera igual a sua ta saindo " CAMERA NIKON D5300 (18-55mm VR) R$2.350 à vista "

Com esses 3mil que você tem, eu pegaria uma d7100 que é uma baita câmera e so o corpo dela você arruma por 2800 zero e com garantia. A da pra pegar uma lente do kit (18-55) ou ate mesmo a 50mm 1.8d por menos de 400 reais. Ai depois foca em outras lentes.

No final das contas, eu não compraria esse modelo ai fora não, o preço pra mim ta bem alto, ate pq o real esta bem desvalorizado quando comparado a libra, então acho que não vira nao.

Talvez o que role fazer é comprar uma câmera pelo amazon US ou pelo eBay e pedir pra entregar ai no lugar que você esteja, acho que vai sair um preço melhor ainda que no Brasil e você vai ter uma baita câmera. Da ate pra pegar uma câmera usada e conservada por um preço muito bom, é so ficar de olho nos lances e não ter pressa.

Com 3mil, acho que você acha ate uma d610 usada com baixos cliques. Talvez seja um exagero pra começar, mas pelo menos se você não gostar, pode vender aqui no Brasil e conseguir uma grana a mais.

Ai no reino unido, o que eu compraria, seria alguns acessórios para câmeras, como cartao, bolsa, algum filtro diferente, etc. Mesmo assim, eu ficaria de olho no amazon US ou no BH ou adorama pq acho que compensa mais você importar para a sua cidade do que pagar em libras, mas ai tem que fazer a conversão e ver esse lance de importacao pra ver se rola de boas :D

Eu acabei não atentando para o fato que posso tentar comprar pelo BH ou pela Amazon US devido ao tempo que ficarei aqui. Se houver imprevistos com qualquer coisa, a burocracia pra devolver e ter outro produto é maior e eu já estou indo embora. Os meus últimos 25 dias aqui serão fazendo mochilão, ou seja, não terei um lugar fixo, o que me impossibilitaria resolver qualquer pepino.

Também não sei se eu saberia comprar uma usada de poucos cliques. Aliás, como saber que ela tem poucos cliques?

No caso, onde eu encontro essa câmera por R$2.350? Porque quando eu penso em trocar as libras que eu tenho e procurar comprar no Brasil, eu não encontro nada com um preço parecido. O corpo da D7100, por exemplo, tem preços de quase R$5.000. Nos sites do Brasil em que eu pesquisei, eu troco o dinheiro, compro a câmera e fico sem quase nada hauahuaha. Já se eu comprar aqui, sobra dinheiro para eu levar, trocar por real e poder fazer um churrasco (sdds churrasco) de boas vindas pra mim mesma porque a saudade tá grande. hauahuahau

Brincadeiras a parte, você poderia me indicar os sites onde eu poderia comprar as câmeras pelo preço que você mencionou?
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 21:44:10 por agnm »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2016, 21:54:25
Olá Agnm!
Uns meses atrás eu tive um dilema parecido com o seu: escolhi a mesma câmera (Nikon D5300) mas, como estava com viagem marcada, fiquei na dúvida se seria melhor comprar a câmera aqui no Brasil ou fora (no caso, França).
Optei por comprar aqui no Brasil, principalmente pela garantia oficial da Nikon, que é de 2 anos na câmera e 5 anos na lente, desde que a compra seja feita em distribuidor oficial. O que comprei fora foram acessórios que não encontraria aqui, ou encontraria muito caros, como filtros Hoya Protector, Polarizador, Densidade Neutra Variável e Macro... foram caros, mas certamente dessa marca, aqui seriam mais caros ainda.
A câmera Nikon D5300 é excelente para novatos interessados, como nós. Você vai gostar dela, tenho certeza.
Sobre suas dúvidas, deixo aqui minhas modestas contribuições (leia também as opiniões dos mais experientes):
1 - Bateria extra e cartão de memória extra: se dinheiro não for uma limitação grave, compre um conjunto extra! É muito legal poder fotografar sem se limitar porque a bateria ou o espaço de memória está acabando.
2 - De fato, como já observaram, a Receita Federal admite a entrada sem taxação de uma câmera fotográfica de uso pessoal, então se você estiver entrando com uma câmera, não devem te taxar. Confirme isso no site da Receita.
3 - Você pediu reviews sobre a câmera. Seguem alguns que eu consultei antes de comprar a minha:
3.1 - http://www.dpreview.com/reviews/nikon-d5300
3.2 - Revista Digital Camera (em inglês) - December 2013, que deixei no Dropbox, se quiser baixar:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11430625/Digital%20Camera%20-%20December%202013.pdf
3.3 - Revista Digital Camera (em espanhol) - Marzo 2014, que deixei no Dropbox, se quiser baixar:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11430625/Digital%20Camera%20-%20Marzo%202014.pdf
3.4 - Revista N-Photo 27 (em inglês) - December 2013, que deixei no Dropbox, se quiser baixar:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11430625/N-Photo%2027%20-%20December%202013.pdf
3.5 - Revista Super Foto Digital 217 (em espanhol) - Febrero 2014, que deixei no Dropbox, se quiser baixar:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11430625/Super%20Foto%20Digital%20217%20-%20Febrero%202014.pdf
3.6 - Revista O Mundo da Fotografia 108 (em português) - Abril 2014, que deixei no Dropbox, se quiser baixar:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11430625/O%20Mundo%20da%20Fotografia%20108%20-%20Abril%202014.pdf
Uma última sugestão: leia o Manual de Referência da câmera (não é o folhetinho impresso que vem na caixa, mas o PDF que vem no CD). Ele é muito completo e abrangente. Eu achei que a versão em português tem erros de tradução, mas as versões em espanhol e em inglês também estão disponíveis e me pareceram melhores.
Se quiser, tenho os PDFs destes manuais e mais documentação sobre a câmera.
Boa compra e boas fotos!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2016, 22:01:01
Olá de novo!
Vi que perguntou onde comprar (no Brasil) por um preço menor...
Veja por exemplo no PontoFrio:
http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CamerasDigitais/camerasdigitaisreflexdslr/Camera-Nikon-DSLR-D5300-com-Lente-18-55mm-5650127.html
É a Nikon D5300 mas com a lente de 18-55mm, por R$ 2650,00
Porém, e eu sei que haverá gente que vai discordar do que vou dizer, se dinheiro não for um problema muito grave, eu evitaria comprar de um distribuidor que não for autorizado... Não sei se esses parceiros da PontoFrio são autorizados da Nikon.
Lembrando que se não forem autorizados, a Nikon não vai honrar a garantia... que é a vantagem de comprar aqui no Brasil.
Eu comprei em Porto Alegre, na Multisom, que é autorizada da Nikon. Me informei disso antes de comprar e confirmei na hora que fiz o registro no site da Nikon, após a compra.
Boa escolha!
Luis
 
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...