Autor Tópico: Para ser um bom fotografo eu preciso nascer com essa paixão?  (Lida 2289 vezes)

vfh2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Eu tenho 18 anos, e ainda não sei o que fazer da minha vida.
Posso dizer que já pensei em fazer quase tudo, engenharia da computação, historia, economia, entre outros, mas sempre acabava desistindo da ideia ao pensar como ia ser o futuro de cada área.
Foi isso que me fez pensar em ser fotografo, o futuro. A ideia de que a cada trabalho que vocês fazem, conhecem historias, pessoas, lugares diferentes e registram os sentimentos de cada ocasião me faz acreditar o quanto é incrível e unica a profissão de vocês.
Eu gostaria de dizer que tiro fotos desde pequeno e já era decidido a ser um fotografo mas a realidade é que eu nunca fui de tirar muitas fotos, mas eu sempre admirei o trabalho de vocês, e é isso me fez pensar mais um pouco. Sera que isso que passa pela minha cabeça é só mais um desses meus momentos de indecisão, ou eu realmente achei algo que eu quero pra mim?
Para ser um bom fotografo eu preciso nascer com essa paixão?

Obrigado pela atenção!  :)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2016, 17:04:57
Nascer com a paixão não.

Um bom fotógrafo vai ser definido basicamente por sua técnica, linguagem e olhar. Ou seja, são todos conceitos que podem ser aprendidos através de estudo e treino. Mas isso é só a parte que diz respeito à qualidade de suas fotografias pois, hoje em dia, a maioria de quem trabalha com fotografia é uma "empresa ambulante", já que é ele mesmo que cuida do marketing, finanças, agenda, tratamento...

Já pensou em que área gostaria de atuar??

Outra coisa é que nem sempre é essa maravilha que aparenta no primeiro contato com a profissão, você vai conhecer pessoas e histórias, registrar momentos... mas também terá que ser muito atento a gente querendo se aproveitar de você, calotes, risco de roubo, etc.
São Paulo - SP


vfh2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2016, 18:15:37
Nascer com a paixão não.

Um bom fotógrafo vai ser definido basicamente por sua técnica, linguagem e olhar. Ou seja, são todos conceitos que podem ser aprendidos através de estudo e treino. Mas isso é só a parte que diz respeito à qualidade de suas fotografias pois, hoje em dia, a maioria de quem trabalha com fotografia é uma "empresa ambulante", já que é ele mesmo que cuida do marketing, finanças, agenda, tratamento...

Já pensou em que área gostaria de atuar??

Outra coisa é que nem sempre é essa maravilha que aparenta no primeiro contato com a profissão, você vai conhecer pessoas e histórias, registrar momentos... mas também terá que ser muito atento a gente querendo se aproveitar de você, calotes, risco de roubo, etc.
A parte sobre a ''empresa ambulante'' eu posso dizer que tenho um conhecimento, meu irmão tem uma pequena empresa a menos de dois anos e eu basicamente ajudei no começo, eu que controlava a parte de divulgação, finanças e ao mesmo tempo trabalhava na produção.

A área que realmente me conquistou foi a parte artística, mas acho que seja difícil se manter com ela, então eu pensei na área mais social sabe, aniversários, casamentos, eventos em geral, acredito que o mercado nessa área possa estar saturado mas acho que se eu realmente me dedicar eu consigo um espaço.

Isso eu já tinha na cabeça, os riscos rolam em qualquer área comercial, sempre terá pessoas de ma fé por ai, o jeito é se acostumar  e sempre manter a atenção.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2016, 18:33:52
Este tópico está duplicado...


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2016, 18:34:59
Normalmente fotografos gostam desde sempre de áreas da arte, eu desde pequeno sempre gostei de desenhar, desenhava mal, mas desenhava sempre, ja na adolescencia, eu andava de skate e como não era lá muito atleta, eu acabava fazendo os vídeos do pessoal e algumas fotos com o equipamento que tinha na época. Na sua idade comprei minha primeira camera e comecei a estudar por conta própria.

Então o que te recomendo é isso, compre uma camera e estude, fotografe o que lhe agrada, siga os trabalhos de quem voce se identifica e tente reproduzir as fotos que lhe vem em mente. Quanto a profissão de fotografo, ela não virá necessariamente, ser um bom fotografo não necessariamente é obrigatório que sejas um profissional da área
@jacobfotografiacriativa


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2016, 20:38:04
Só uma observação: quando for criar algum tópico, crie ele apenas uma vez, em apenas um lugar, por favor.

Juntei os dois tópicos iguais que você criou em lugares diferentes pra você não perder as respostas. :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2016, 02:07:19
Se vc conhece aquele cara que sempre teve, em qualquer área que seja, uma visão absolutamente diferenciada e desenvolveu um grande trabalho de forma basicamente intuitiva, saiba que ele é um caso em um milhão. Até pode existir, mas nem de longe é a regra.

Já cheguei a pensar nisso de aptidão, de um talento nato que se desenvolve quase que por si só, mas na real, hoje eu só acredito em trabalho. É a paixão que vc desenvolve hoje com sua área de atuação e a dedicação que vc vai pôr nela. Só vai pra frente quem dá a cara a tapa, que estuda, que dia após dia, tenta fazer algo um pouco superior e diferenciado.
« Última modificação: 04 de Abril de 2016, 02:08:25 por Rafa_Meira »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2016, 03:19:09
concordo com o Rafa_Meira!Um colega disse pra mim,faz 2 semanas por ai,que para ficar bom na fotografia tem que ter o dom rsrs..Discordei eh claro,pq conheci muita gente que fez curso e ficou nisso.Achavam que o basico que aprenderam e uma maquina fotográfica era o suficiente para ganhar dinheiro.Mas ha os que escolheram outro caminho e optaram por estudar,treinar,testar...e mais que isso,observar..Tentei falar isso para o cara,mas eh mais teimoso que uma mula kkkk ..enfim,se quer dar certo,estude,fotografe,observe,nw faça como a maioria,que soh fica vendo equipamento,iluminacao,etc,sem saber dominar o basico!!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Eduardo Prado

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2016, 09:48:42
Foi isso que me fez pensar em ser fotografo, o futuro. A ideia de que a cada trabalho que vocês fazem, conhecem historias, pessoas, lugares diferentes e registram os sentimentos de cada ocasião me faz acreditar o quanto é incrível e unica a profissão de vocês.

Ahhhh, esse romantismo da fotografia ainda me encanta, mesmo que a realidade seja o contrario e tudo seja, na maior parte das vezes, uma grande mentira. E sim, essa grande mentira que a fotografia pode ser, me encanta ainda mais, contamos historias, ou, na maioria das vezes, criamos a nossa realidade   :)
Vendo: Canon 60D+Flash Yongnuo 565ex+Lente Canon 50mm f/1.4


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2016, 10:35:18
Diz-se (não é uma regra) que pra ser bom competente em qualquer coisa são necessárias 10 mil horas de prática. Obviamente isto é mais fácil quando a pessoa tem paixão por aquela prática. Mas nada impede que alguém sem talento possa ficar competente naquela prática também. Ayrton Senna, por exemplo, era conhecido como "o rei da chuva", pois ninguém era melhor que ele quando chovia. Porém, no início de carreira, era justamente o contrário: ele não sabia correr na chuva. Só ficou o melhor por exercício prático intenso.

Mas acho que a fotografia profissional tem cerca de 5% talento (ou paixão), 55% estudo e reflexão e o restante em cometências difusas, como negociação, administração, etc.

Já o fotógrafo amador, como faz isso por pura paixão, pode se definir um fotógrafo "puro" quando está fotografando. Que, obviamente, não é o que ele faz pra se sustentar.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2016, 19:21:43
Não existe predisposição inata para gostar de fotografia; nossos antepassados não passaram essa característica para aumentar a nossa adaptabilidade às pressões ambiente.

Dito isso, tem gente que treina a vida inteira, lê todos os livros, compra todos os equipamentos, e ainda só consegue ser capaz de tirar foto medíocre.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2016, 09:41:16
Eu tenho 18 anos, e ainda não sei o que fazer da minha vida.
Posso dizer que já pensei em fazer quase tudo, engenharia da computação, historia, economia, entre outros, mas sempre acabava desistindo da ideia ao pensar como ia ser o futuro de cada área.
Foi isso que me fez pensar em ser fotografo, o futuro. A ideia de que a cada trabalho que vocês fazem, conhecem historias, pessoas, lugares diferentes e registram os sentimentos de cada ocasião me faz acreditar o quanto é incrível e unica a profissão de vocês.
Eu gostaria de dizer que tiro fotos desde pequeno e já era decidido a ser um fotografo mas a realidade é que eu nunca fui de tirar muitas fotos, mas eu sempre admirei o trabalho de vocês, e é isso me fez pensar mais um pouco. Sera que isso que passa pela minha cabeça é só mais um desses meus momentos de indecisão, ou eu realmente achei algo que eu quero pra mim?
Para ser um bom fotografo eu preciso nascer com essa paixão?

Obrigado pela atenção!  :)


Para ser um bom fotografo eu preciso nascer com essa paixão?

NAO!!!,tudo pode ser construido,do nada e com nada!!!
21 anos atras eu nem imaginava que iria ser hoje um profissional da area!!!!
Vai enfrente!!!!
abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2016, 18:47:40
Eu tenho 18 anos, e ainda não sei o que fazer da minha vida.
Posso dizer que já pensei em fazer quase tudo, engenharia da computação, historia, economia, entre outros, mas sempre acabava desistindo da ideia ao pensar como ia ser o futuro de cada área.
Foi isso que me fez pensar em ser fotografo, o futuro. A ideia de que a cada trabalho que vocês fazem, conhecem historias, pessoas, lugares diferentes e registram os sentimentos de cada ocasião me faz acreditar o quanto é incrível e unica a profissão de vocês.
Eu gostaria de dizer que tiro fotos desde pequeno e já era decidido a ser um fotografo mas a realidade é que eu nunca fui de tirar muitas fotos, mas eu sempre admirei o trabalho de vocês, e é isso me fez pensar mais um pouco. Sera que isso que passa pela minha cabeça é só mais um desses meus momentos de indecisão, ou eu realmente achei algo que eu quero pra mim?
Para ser um bom fotografo eu preciso nascer com essa paixão?

Obrigado pela atenção!  :)

Tem muitos bons fotografos que nao tem la muito interesse pela fotografia. Mas usa a fotografia como midia para trabalhar com o que realmente tem interesse. O mesmo vale para muitas outras profissoes.

Certas coisas vc so pode saber tentando. Eu mesmo ate hoje acho que nao sirvo para nada. Ja tentei e estudai diferenets coisas, mas nada que me fizesse completamente realizado.

Na verdade tem muitas coisas que me fazem me sentir completamente realizado, mas todas elas se anulam quando dinheiro passa a entrar em jogo.

Por isso que eu digo que eu nao sirvo para trabalhar. Apesar de muitas das coisas e lugares onde ja trabalhei, eu ter sido muito elogiado e apreciado, pela minha dedicacao, qualidade, etc. Tambem, apesar de raramente ficar atoa no meu tempo livre. Estou sempre ocupado ou com algo para fazer. E trabalho so me atrasa...  :D

Eu nasci para ser nobre.  :assobi:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2016, 22:53:26
Tenho 31 anos, comprei minha primeira câmera aos 28 anos. Não me acho bom fotógrafo, mas hoje sou um melhor fotógrafo do que fui ontem. O que que quero dizer é que nunca durmo 1 dia sequer sabendo menos (ou o mesmo) do que quando acordei.

Estudo, dedicação e paixão se resumem em SUCESSO. Dom é apenas um dom.

Já passei da etapa pensar que tinha de nascer com dom para ser bom fotógrafo. Inclusive acho que isso é impossível. Bom fotógrafo não acorda sabendo fotografar, acredito hoje que todo bom fotógrafo, sem nenhuma exceção, é o que estuda, se dedica e se apaixona pelo o que faz e está sempre nesse ritmo.

O que a gente acha que é o dom de um fotógrafo, na verdade deveria ser visto como trabalho duro.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2016, 04:17:04
Tenho 31 anos, comprei minha primeira câmera aos 28 anos. Não me acho bom fotógrafo, mas hoje sou um melhor fotógrafo do que fui ontem. O que que quero dizer é que nunca durmo 1 dia sequer sabendo menos (ou o mesmo) do que quando acordei.

Estudo, dedicação e paixão se resumem em SUCESSO. Dom é apenas um dom.

Já passei da etapa pensar que tinha de nascer com dom para ser bom fotógrafo. Inclusive acho que isso é impossível. Bom fotógrafo não acorda sabendo fotografar, acredito hoje que todo bom fotógrafo, sem nenhuma exceção, é o que estuda, se dedica e se apaixona pelo o que faz e está sempre nesse ritmo.

O que a gente acha que é o dom de um fotógrafo, na verdade deveria ser visto como trabalho duro.
sábias palavras alcure!!!! :clap: :clap:
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II