Autor Tópico: Foco lente do Kit 18-55  (Lida 2055 vezes)

marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 04 de Abril de 2016, 10:51:39
Galera, primeiramente sou amador, rs! Minha câmera é a T5.

Estou com um problema: grande parte das minhas fotos estão saindo com o fundo nitido e o objeto principal (pessoa) sai desfocado. Na tela da camera não nota-se, mas qunado passa pro PC da para ver.
Tenho usado tanto o foco automatico quanto o manual.

Alguma dica para eu resolver isso?

Abraços


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2016, 11:02:34
Tem que conhecer sua câmera. Ver qual o ponto de foco sendo usado, ou definir que a câmera vai focar pelo ponto de foco que você quer. Com certeza no manual de sua câmera tem instruções sobre isso.

Com sua câmera, eu optaria principalmente pelo foco automático.


marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2016, 11:17:42
Tem que conhecer sua câmera. Ver qual o ponto de foco sendo usado, ou definir que a câmera vai focar pelo ponto de foco que você quer. Com certeza no manual de sua câmera tem instruções sobre isso.

Com sua câmera, eu optaria principalmente pelo foco automático.

Obrigado pela resposta. Geralmente uso o ponto central do foco. Vou utilizar mais o automático para ver como ficarão as próximas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2016, 11:24:17
Obrigado pela resposta. Geralmente uso o ponto central do foco. Vou utilizar mais o automático para ver como ficarão as próximas.

Uma boa idéia ao usar o foco central pode ser:

Apontar o foco onde vc quer;
Apertar o botão de disparo até a metade (para que confirme o foco) e manter pressionado;

Então recompor o quadro e pressionar até o fim.


marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2016, 11:33:47
Uma boa idéia ao usar o foco central pode ser:

Apontar o foco onde vc quer;
Apertar o botão de disparo até a metade (para que confirme o foco) e manter pressionado;

Então recompor o quadro e pressionar até o fim.
Hum, entendi. Vou usar esse procedimento tbm e ver se melhoram minhas fotos. Obrigado pela contribuição.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2016, 20:51:45
AF errando,tem q ver o que o felipemendes citou..MF,o problema eh o operador kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2016, 22:28:05
Se focar em vários copos em distância diferente da câmera e apontar no do meio. O q acontece?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2016, 00:06:38
Se focar em vários copos em distância diferente da câmera e apontar no do meio. O q acontece?
O do meio ficou nítido e os dos cantos desfocados.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2016, 19:36:28
Marcola isso mesmo tem de acontecer, este teste é bom para descobrir a existência de Back Focus e de Front Focus. A lente 18-55 é uma lente de nitidez aceitável, se vc conseguiu focar neste exemplo, o problema é com vc, sempre tenha certeza do ponto de foco utilizado e preste muita atenção no viewfinder se o AF naquele momento está focando certo!!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2016, 06:28:47
Marcola isso mesmo tem de acontecer, este teste é bom para descobrir a existência de Back Focus e de Front Focus. A lente 18-55 é uma lente de nitidez aceitável, se vc conseguiu focar neste exemplo, o problema é com vc, sempre tenha certeza do ponto de foco utilizado e preste muita atenção no viewfinder se o AF naquele momento está focando certo!!!!
Muito obrigado pela dica, Vincent.  Vou treinar mais hehe


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2016, 10:45:34
Se usas óculos regule a dióptria da sua câmera, preste mais atenção no Viewfinder, pois o AF é burro e em todas as câmeras que já tive ele erra, muitas vezes escolhe-se um ponto de foco, foca-se certo e olhando o viewfinder não ta nitido, a menos problemática comigo foi a Nikon D80, a minha 20D erra pra caramba. Quando ver no viewfinder que a câmera ta "rateando" é usar o manual.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


marcola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2016, 20:26:09
 :doh:00
Se usas óculos regule a dióptria da sua câmera, preste mais atenção no Viewfinder, pois o AF é burro e em todas as câmeras que já tive ele erra, muitas vezes escolhe-se um ponto de foco, foca-se certo e olhando o viewfinder não ta nitido, a menos problemática comigo foi a Nikon D80, a minha 20D erra pra caramba. Quando ver no viewfinder que a câmera ta "rateando" é usar o manual.
Show!!