Autor Tópico: Disparar Flash Externo com Flash na Sapata (mas não o pop up)  (Lida 10024 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2016, 21:57:58
apenas por curiosidade,se o flash ao fundo sera somente para recorte,pq a preocupacao em ficar alterando potencia o tempo todo?Eu entendo que para isso,o seu assunto estara estatico...Se tiver ajudante que possa lhe ajudar virando o flash a toda hr para o recorte,nw tem sentido essa preocupacao...basta um sinalzinho seu e a pessoa altera sem problemas!Agora,se estiver sozinha e tiver a possibilidade de controlar pela camera,como fara toda a movimentacao do recorte qd o assunto principal sair do lugar??
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2016, 22:08:41
Será meu primeiro evento, de porte pequeno. Estarei sozinho, mas não quero fazer nada errado. O valor pelo serviço é bem baixo e por isso, inviável chamar alguém de assistente. Como não terei tempo de ficar testando luz, preciso apenas acertar.

Eu ainda não consegui acertar nas fotos. Horas o recorte fica estourado, ou baixo. Em manual nao saberei qual a carga certa pra ficar feito. Por isso, pensei no TTL.

O que preciso é fazer é que os flash funcionem dando a carga certa e disparando, sem falhar.

Agradeço o comentário de vocês, mas não consegui chegar a lugar algum ainda.
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2016, 22:59:04
Será meu primeiro evento, de porte pequeno. Estarei sozinho, mas não quero fazer nada errado. O valor pelo serviço é bem baixo e por isso, inviável chamar alguém de assistente. Como não terei tempo de ficar testando luz, preciso apenas acertar.

Eu ainda não consegui acertar nas fotos. Horas o recorte fica estourado, ou baixo. Em manual nao saberei qual a carga certa pra ficar feito. Por isso, pensei no TTL.

O que preciso é fazer é que os flash funcionem dando a carga certa e disparando, sem falhar.

Agradeço o comentário de vocês, mas não consegui chegar a lugar algum ainda.
entendo a situacao $$$,mas nw seria mais viavel trabalhar apenas com um?Cara,a nw ser que vc fique igual um louco,correndo no evento para ficar mudando a posicao do outro flash....mas veja bem,voce pode perder momentos por ter que ficar correndo ou por nw ter conseguido configurar o recorte....mas ca pra nos,pq ter exatamente a luz de recorte?????Qual a dificuldade de fazer o arroz com feijao??
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2016, 23:35:23
entendo a situacao $$$,mas nw seria mais viavel trabalhar apenas com um?Cara,a nw ser que vc fique igual um louco,correndo no evento para ficar mudando a posicao do outro flash....mas veja bem,voce pode perder momentos por ter que ficar correndo ou por nw ter conseguido configurar o recorte....mas ca pra nos,pq ter exatamente a luz de recorte?????Qual a dificuldade de fazer o arroz com feijao??

Silvio,
Deixarei o flash num tripé, perto da mesa do bolo na hora das fotos com os noivos.
Vou fazer fotos tradicionais com os noivos na mesa, com champagne, etc.
Depois, estou pensando em escurecer bem a luz ambiente, iluminar em 45 graus com led (usando tripe) e o outro flash atrás de recorte, de forma que de mais volume, sombra e luz, mais ou menos nesse estilo abaixo, mas com um recortezinho do lado direito.

E qdo os noivos estiverem entrando, quero deixar o flash atras deles, no chao, e o outro na camera pra parede em 45



por isso que eu preciso de ter um externo e outro na camera. imagina nessa situação eu ter que acertar a carga/compensação do flash?  preciso deles em ttl.

tanto o externo e o da camera com a carga correta.

« Última modificação: 06 de Abril de 2016, 23:37:35 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2016, 23:53:32
Silvio,
Deixarei o flash num tripé, perto da mesa do bolo na hora das fotos com os noivos.
Vou fazer fotos tradicionais com os noivos na mesa, com champagne, etc.
Depois, estou pensando em escurecer bem a luz ambiente, iluminar em 45 graus com led (usando tripe) e o outro flash atrás de recorte, de forma que de mais volume, sombra e luz, mais ou menos nesse estilo abaixo, mas com um recortezinho do lado direito.

E qdo os noivos estiverem entrando, quero deixar o flash atras deles, no chao, e o outro na camera pra parede em 45



por isso que eu preciso de ter um externo e outro na camera. imagina nessa situação eu ter que acertar a carga/compensação do flash?  preciso deles em ttl.

tanto o externo e o da camera com a carga correta.

A não ser que você tenha feito pré teste de iluminação na locação, a possibilidade disso não dar certo, eu diria, é 100%! :hysterical:

Brincadeiras a parte, acho que esse seu plano não vai dar certo. Tente repensar com o que se sente confortável trabalhando primeiro. Seja mais realista, ainda mais em situações que você não terá muito controle e tudo acontecerá muito rápido. Você vai entrar em pane na hora, tenho certeza!

Além disso, usar iluminação LED como luz principal quando se tem speelites não faz sentido (a não ser que seu LED seja um Litepanels potente). O resultado que você mostrou vai ser muito difícil de chegar, são cenários diferentes. Uma solução prática e simples seria usar uma sombrinha difusora num tripé com rádio flash, mais ou menos como no vídeo abaixo.

https://youtu.be/NjTBhhLPfW0?t=3m48s

Eu já fiz algo "parecido" como nesse vídeo que te mandei [mas com um assistente] num evento, com o flash no manual, e foi super tranquilo. Saca só:



O problema é que quanto mais luzes, mais preocupações, mais tempo de ajustes, mais possibilidades de dar errado... Geralmente quando as pessoas fazem um esquema com muitas luzes, é tudo pré montado com antecedência e tudo pensado de maneira gradual (uma luz de cada vez). Em evento eu acho muito importante tentar "fazer a leitura" da iluminação que você tem disponível, e na hora ver se cabe um flash, ou LED ou iluminação natural. Mais que isso, na minha opinião, é arrumar pra cabeça. :)
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 00:07:42 por bfscf »


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2016, 00:11:16
poxa, não me bota medo!  :o :o :no: :no: :no: :no:

do led, era pensando em poder ver a luz. mas vc tem razão. e muita coisa pra quem esta sozinho.

farei o básico, so com o flash na camera rebatendo na parede atras e dos lados em 45grau.

mas o flash no chao atras dos noivos terei que fazer
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 00:11:34 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2016, 00:22:32
poxa, não me bota medo!  :o :o :no: :no: :no: :no:

do led, era pensando em poder ver a luz. mas vc tem razão. e muita coisa pra quem esta sozinho.

farei o básico, so com o flash na camera rebatendo na parede atras e dos lados em 45grau.

mas o flash no chao atras dos noivos terei que fazer

Não foi por mal! :D

Você viu o vídeo que mostrei? Você tem os transmissores, os radio flashes! Isso já te dá muita liberdade, não precisa deixar o flash na câmera. Você pode, por exemplo, rebater em alguma parede com o flash fora da câmera; só isso já pode ter dar um resultado muito legal. Com apenas um flash fora da câmera existem muitas possibilidades criativas. O que eu quis dizer é que se você for confiante que sabe lidar com apenas um speelite, na hora você fica aberto pra soluções criativas que o espaço te oferece e tudo dá certo, vai por mim.

Às vezes só o flash sem nenhum modificador diretamente pode dar resultados muito legais também! Eu entendo da limitação do equipamento, mas olha que bacana:

https://www.youtube.com/watch?v=5NMmxEeL-80
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 00:24:45 por bfscf »


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2016, 01:18:18
Eis a opção que não sei mais do flash!
Eu tiro e ela volta. Mesmo sem os radio flash yn622c.

Eu seto ttl ou m na camera, flash externo slave e na camera master.
qdo seto para A:B esse ratio aparece. é normal isso?

não consigo alterar os valores manuais.
por exemplo, seto o slave em 1/64 e nao mexe nada.

Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Abril de 2016, 01:24:49
Em Master TTL a opção sempre vai aparecer, pois faz parte das configurações desse modo. E você não consegue alterar configurações do slave direto no flash, pois ele estando em modo slave, espera receber as configurações enviadas pelo flash master, e não manualmente.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #24 Online: 07 de Abril de 2016, 01:50:34
DMZ, mas e porque em TTL sem estar em slave também nao altera nada?
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Abril de 2016, 02:01:59
Porque o modo TTL sempre espera receber comandos externos, seja diretamente da câmera (quando na sapata ou via rádio TTL) ou do flash Master.

Só faz sentido configurar um flash TTL manualmente se ele estiver montado na sapata da câmera, pois nesse caso ele atua como se fosse um "atalho" para as configurações de flash da própria câmera.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #26 Online: 07 de Abril de 2016, 04:11:37
Entao nao tem como usar os dois ao mesmo tempo, um na camera outro fora?

Qdo não fotografava ainda, no casamento de minha irma vi o rapaz fazendo isso. Ficou com um flash a hora inteira na camera repatendo pro teto, e outro colocavam em diversos locais. lembro que o externo (fora da camera) tinha radio flash embaixo. mas na camera, nao me lembro de ter visto nao, apenas o flash.

como eu faço pra deixar tudo em ttl, e disparar os dois tudo em tll, mas potendo compensar se precisar? so poderia compensar o da sapata? o externo, teria que ir ate ele e mexer?
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Abril de 2016, 04:37:11
Entao nao tem como usar os dois ao mesmo tempo, um na camera outro fora?

Claro que pode, eu jamais disse o contrário  :shock:

Citar
Qdo não fotografava ainda, no casamento de minha irma vi o rapaz fazendo isso. Ficou com um flash a hora inteira na camera repatendo pro teto, e outro colocavam em diversos locais. lembro que o externo (fora da camera) tinha radio flash embaixo. mas na camera, nao me lembro de ter visto nao, apenas o flash.

Sem saber que câmera e flashes ele usava, é possível apenas chutar o que tipo de recursos ele estava utilizando.

Citar
como eu faço pra deixar tudo em ttl, e disparar os dois tudo em tll, mas potendo compensar se precisar? so poderia compensar o da sapata? o externo, teria que ir ate ele e mexer?

Já foi mais do que descrito :), resumindo:

Flash 568 na câmera em modo Master, 430 em Slave, mesmo canal em ambos, se quiser manipular o ratio eles tem que ficar em grupos diferentes (eu mencionei mesmo grupo antes, mas isso só vale para tabalhar com a mesma potência em ambos). A função FEC (Flash Exposure Compensation) funciona normalmente na câmera para compensar a exposição do flash, e o Ratio você usa para alterar a proporção entre eles.

Dependendo do local, é possível que o flash Slave não reconheça os comandos do Master, eu particularmente daria preferência à utilização dos rádios 622C, em um casamento. É perfeitamente possível utilizar o 430 comandado pelos 622C e o 568 montado na câmera acima de um deles, tudo em TTL. Há, entretanto, algumas poucas câmeras que não se dão bem com essa configuração, e como você não mencionou que câmera irá utilizar, não tenho como afirmar com certeza.

Agora, não espere que com essas singelas explicações você irá pegar o equipamento e sair fazendo. Você PRECISA treinar antes até conseguir obter os resultados desejados, se não no local, pelo menos em algum outro lugar, com antecedência, sob pena de arruinar o trabalho, e sua reputação a reboque.
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 04:52:23 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 07 de Abril de 2016, 07:33:48


Pessoal, essa foto que postei tem os Flashs do grupo A em TTL e compensado +1 e os flashs do grupo C em TTL compensado +2.3.
Não é exatamente isso que o autor quer?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Abril de 2016, 14:07:56


Pessoal, essa foto que postei tem os Flashs do grupo A em TTL e compensado +1 e os flashs do grupo C em TTL compensado +2.3.
Não é exatamente isso que o autor quer?

Depois dessa salada de informações e solicitações, tive que reler o tópico desde o começo :)

Não tenho um 622 TX em mãos para testar, mas até onde sei ele apenas se comporta como um atalho para os comandos disponibilizados pela câmera, ou seja, não se sobrepõe a eles. Isto posto, essa configuração pode ser feita diretamente em qualquer câmera que possua o modo wireless, não necessitando do transmissor. O OP também deixou claro que precisa utilizar um dos flashes na sapata, o que é impossível com o 622 TX  :ok:

Se o modo de comando for configurado para "A:B C", existirá controle proporcional entre os grupos A e B, e controle independente no grupo C. Além disso, nesse modo é disponibilizada, além da compensação normal (e simultânea) para os grupos A e B, uma segunda compensação independente para o grupo C.
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 14:08:51 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!