Autor Tópico: Após alguns anos parado... retomando! Comprar equipo pelo mercado livre?  (Lida 2391 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Alo, pessoal!
Em torno de 2010 comecei a pegar alguns trabalhos como fotógrafo, fiz isso até meados de 2013, quando me formei em psicologia e resolvi ir para a clínica.
Agora estou pensando em retomar as atividades. Minha esposa tem uma brigaderia e vira e mexe precisa fazer fotos. Por enquanto a gente tem se virado com uma nex, mas queremos investir num equipamento bacana pra poder trabalhar melhor a iluminação nas fotos e talvez cobrir alguns eventos que ela participe.
Agora to na maior dúvida sobre o que fazer. Apesar de ter usado canon no passado, me parece que as nikon estão com uma melhor funcionalidade se a intenção é fazer apenas fotos. O kit ideal para o momento seria um corpo de camera (d7200 ou d5300), uma zoom básica (18-55, inicialmente não vejo uso para um range maior. Seria mais para fotos em grupo em evento), uma 50mm (D ou G, para fotografar os produtos), um flash ao menos (2 seria o ideal).
De início a 7200 me parece um melhor negócio a longo prazo pelos seguintes pontos: controla flash externo pelo built in, então não precisaria investir num radio. Poderia usar lentes D, que ao que me parece são mais baratas que as G.
As lentes e flash(es) pretendo comprar usados. O corpo quero comprar novo.
Enfim, chegando ao ponto. Vi que no mercado livre tem câmeras bem abaixo do valor de mercado. O corpo de 7200 mais barato que encontrei está na faixa de R$3700 se não me engano. Fora do Ml só acho ela acompanhada pela 18-140mm entre R$5-6k.
E aí, acham seguro comprar esses equipos por mercado livre? Ou melhor adquirir através da nikon store ou lojas maiores, tipo submarino?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2016, 16:26:56
Comprar do Mercado Livre não é problema, desde que seja direto de vendedores líderes (daqueles com selos sei lá o que, platinum, gold... que possuem milhares de vendas e qualificações) ou de pessoas físicas com alguma reputação e que se tome as devidas precauções, como depósito apenas na conta própria (nunca na de terceiros), ou utilizando Mercado Pago, por exemplo.

Existem outras opções de vendedores consagrados aí nos fóruns e Facebooks da vida. E existem também os "importadores" independentes. Fica sempre a seu critério.

Comprar de lojas oficiais sempre será beeeem mais caro, mas tem suas vantagens: garantia, nota-fiscal... além de, na prática, ser a única forma realmente correta de se comprar algo.

Quando ao equipamento, não me parece necessário um corpo tão "avançado" como o da D7200 para os trabalhos que você descreveu, mas se tiver a grana, vá em frente, é um baita equipamento! Também penso um pouco ao contrário quanto aos novos e usados: pegaria um corpo usado (tanto que tenho uma 5D, câmera de 2005) mas não compraria um flash sem ser novo não. Mas não tenho um motivo muito técnico para justificar isso não, é apenas um preconceito meu quanto a durabilidade destes diferentes itens. Quanto as lentes, uma 18-55 com diafragma fechado terá a nitidez suficiente para fazer qualquer foto "still", no caso dos brigadeiros. Não precisaria da 50mm para isso, ao meu ver. Penso nela mais para fotos criativas com profundidade de campo reduzida (retratos com desfoque etc) no caso dos eventos. E sim, invista em flashes, modificadores e, se for o caso, rádios!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2016, 18:43:11
Eu compro muito pelo Mercado Livre e Ebay, poucas vezes tive problema!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2016, 10:20:49
Elder,
Sobre a questão da escolha dos equipos. Estou preferindo a d7200 por poder usar as lentes D com autofoco e por poder usar o flash built in como master. As fotos que fazemos não são bem still, então poder usar uma profundidade de campo pequena é bem interressante. A 50mm D faria bem esse papel e é bem barata. Como gosto de street também, a 24mm D também seria interessante (mas aí já seria luxo e algo para o futuro). A 18-55 me parece que resolve legal por enquanto, estava lendo uns reviews e tem uma performance bem aceitável. Sem contar que foca bem perto, achei isso miito bacana.
Mas como acho que a verba não vai dar, possivelmente irei de 5300 (ou 5500).
Ficaria assim por enquanto
D7200 + 18-55 + sb700
Ou
D5500 + 18-55 + 2x sb700 + radio flash

Mas voltando ao assunto das compras... Fiz contato com o nelson nakamura. Me parece ser bem confiável e muita gente do forum compra com ele. O complicado é que não parcela, não tem nota e a garantia é de 3 meses direto com ele. O preço foi legal, mas achei valores semelhantes no mercado livre e posso parcelar.
Alguma outra sugestão?


FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2016, 09:23:37
Iria indicar justamente o Nakamura. Mas ok.

Vou pitacar também quanto aos flashs. Se você quer salvar um pouco de dindin para usar em outra coisa, vá de yongnuo. Tenho dois yn568exII e funcionam blz, nunca me deram dor de cabeça. Se não me engano são metade do preço.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2016, 16:16:56
Iria indicar justamente o Nakamura. Mas ok.

Vou pitacar também quanto aos flashs. Se você quer salvar um pouco de dindin para usar em outra coisa, vá de yongnuo. Tenho dois yn568exII e funcionam blz, nunca me deram dor de cabeça. Se não me engano são metade do preço.

Era o que eu ia comentar. Flashes Yongnuo são (em minha modesta opinião) quase tão bons quanto os Nikon e custam muito menos. Todos os recursos funcionam de forma idêntica.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2016, 18:48:44
Iria indicar justamente o Nakamura. Mas ok.

Vou pitacar também quanto aos flashs. Se você quer salvar um pouco de dindin para usar em outra coisa, vá de yongnuo. Tenho dois yn568exII e funcionam blz, nunca me deram dor de cabeça. Se não me engano são metade do preço.

Eu sou uma prova viva de que os yongnuos não são confiáveis. Tenho 2 yn568, 1 yn560IV, e os rádios também da yn. Meus 2 yn568 deram problemas momentâneos, como disparar do nada, não disparar, apertar o botão de teste e ficar pisando sem parar, etc. Claro que pode ser problema nos rádios também, mas nem fiquei fazendo teste pra saber onde era o problema. E antes que digam que podem ser problemas das pilhas, eu só uso eneloop e sony originais. Não vejo a hora de pifar logo para comprar originais.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2016, 21:34:31
Eu tenho um Yongnuo e um Godox, o Godox me durou um mês, mas no Brasil a Greika importa alguns e o que eu tinha era importado pela Greika, devido a isso eu tive um reparo e nunca mais me estragou e na K2Everest o meu Yongnuo YN460 tinha garantia de 1 ano, me fornecem suporte por telefone, chat e reparos em assistência técnica e estou quase comprando outro Yongnuo, tinha um certo preconceito inicialmente, mas agora eu já perdi e a qualidade de luz é ruinzinha, mas acho que ele tem funcionado até melhor do que o Nikon que eu tinha e quanto a Yongnuo, Metz, Godox, Digiflash, Mako são marcas de equipamentos de iluminação e possuem produtos importantes nesta área e muito além de flashes.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2016, 22:35:43
Pois é... Estava pensando nos yn também, mas o próprio Nelson falou que parou de trabalhar com eles por apresentarem muito problema. Talvez seja mais negócio garimpar sb 700 / 600 usado.
Coloquei as coisas na ponta do lápis também e acho que vou de 5500 mesmo e comprar uns rádios baratos. Como equipamento tá caro... Quando fui ver tudo que seria bacana, a conta subiu bem. Me esqueci de tripé, suporte para os flashes, sombrinha, bolsa... Aliás, já to até pensando em partir pro diy em boa parte do projeto. Construir suporte pros flashes, softbox, snoot, uma tenda pra still...
Uma coisa que notei: ofertas de bolsa caíram bem, heim? E até hoje não estão importando as think tank... Adoro a linha retrospective (usava uma 10), muito discreta e funcional.
« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 22:36:44 por Pomba »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2016, 22:46:02
Pesquise tbm sobre a D7100, se não tem interesse em ficar trocando de equipamento com frequência é uma câmera espetacular e com preços mais amigáveis que o lançamento D7200. Consegue achar várias seminovas com preços interessantes, até mesmo aqui no fórum. E, se fizer questão de equipamento novo, tbm achará aos montes no mercadolivre ou com o Nakamura. Boas compras.
« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 22:50:41 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2016, 22:56:50
E sobre flash, não conheço os YN, mas posso afirmar que o SB700 é sensacional. Em estúdio não precisará de comprar rádio flash porque o próprio pop-up da câmera ativa os SB700 à distância e não falha uma.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2016, 23:03:51
Rapaz, pesquisei a 7100 também. Me parece que elas tiveram um problema sério de banding. Seria uma ótima opção, mas como gosto de noturnas acho melhor evitar.

Edit: parece que o banding não é um problema com fotos em iso alto, mas aparece sim na recuperação das sombras. Não sei até que ponto isso poderia afetar o que pretendo fazer mas, sabendo do problema, é melhor evitar.
« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 23:11:09 por Pomba »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2016, 23:25:11
Tive o problema do banding, ele apareceu em 12 bits e com uso do d-lighting em jpg. Depois que mudei para 14 bits e usando RAW nunca mais apareceu. Mas tem razão, o problema existe.

Agora, em RAW pode puxar à vontade que não tem banding em 14 bits.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2016, 00:26:42
Outra opção 110% confiável é o Lucas Lapa (pode procurar no pai dos burros que vc encontra).

Tem preços quase tão bons quanto o do Nakamura e parcela (o preço de parcelado é um pouco maior que a vista, mas acho uma boa opção).


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2016, 11:31:12
Outra opção 110% confiável é o Lucas Lapa (pode procurar no pai dos burros que vc encontra).

Tem preços quase tão bons quanto o do Nakamura e parcela (o preço de parcelado é um pouco maior que a vista, mas acho uma boa opção).

Qual o contato dele?