Autor Tópico: rokinon 35mm 1.4 canon AE  (Lida 1646 vezes)

Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Online: 07 de Abril de 2016, 08:18:05
Pessoal

Tenho algumas duvidas sobre o funcionamento dela:

1. o enquadramento pode ser feito pelo viewfinder tb?
2. mudando a abertura eu já verei o desfoque real (pelo viewfinder), q sairá na foto?
3. escolhendo a abertura, o q terei de fazer basicamente, será simplesmente fazer o foco (com as outras variantes no automatico)? ou tem de voltar sempre pra uma determinada abertura pra fazer um foco mais preciso?
4. por ela ser chipada, eu posso fazer o controle de abetura na propria camera?

Minha ultima dúvida (meio mobrau, acho) não tem a ver com a lente em si:
Vejo graficos de resolução de algumas lentes q possuem o centro com altissima nitidez e bordas/extremidades com valores muito baixos.
Eu queria saber se o "centro" ao qual esses graficos se referem, seria o ponto fixo no centro do enquadramento ou ele é relativo ao ponto de foco escolhido (não sei se deu pra entender...)?

Já até sonhei com essa lente kkkkkkk

vlw
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 08:22:42 por Germano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2016, 08:43:23
1- sim
2- sim
3- tanto faz a abertura para fazer foco, mas na abertura maxima fica mais luminoso o viewfinder.
4- acho que n, chip só para confirmar foco.

é o centro da imagem, onde fica o ponto de foco central.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2016, 09:14:05
e se eu usar uma abertura muito pequena antes de focar vai ficar tudo escuro no viewfinder?


vlw




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2016, 09:22:01
e se eu usar uma abertura muito pequena antes de focar vai ficar tudo escuro no viewfinder?

Sim

Eu tenho uma Rokinon 14mm, comprei do Rick aqui do fórum, é minha mais nova paixão, tenho usado ela consistentemente nos trabalhos e também pra hobby, muito joia, recomendo demais!

Em questão de profundidade de campo, é bem difícil avaliar olhando pelo visor, mesmo que se mude a abertura, pois uma ultra GA como essa dá a impressão de que tudo está em foco sempre, rsrs... Então eu acabo sempre fazendo o foco já na abertura que pretendo usar, acho que ganha tempo.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2016, 09:34:24
Humberto, vc tem a com confirmação de foco?
Acabei de ver um review de um cara dizendo q a lente se mantém aberta antes de fotografar e só vai pra abertura escolhida qdo clica.

vlw



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2016, 09:42:24
Humberto, vc tem a com confirmação de foco?
Acabei de ver um review de um cara dizendo q a lente se mantém aberta antes de fotografar e só vai pra abertura escolhida qdo clica.

A minha é sem confirmação de foco, é outro modelo, mais antigo, fico pensando se vale a pena comprar um chip... Normalmente faço um pré-foco com a escala de distância e depois o ajuste fino pelo visor, tem funcionado bem.

Não conhecia essa versão AE, mas aparentemente ela permite controle da abertura pelo corpo sim.
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 09:44:36 por Humberto Yoji »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2016, 11:03:01
Pensei que fosse aqueles chips que colocar depois mas parece que essa lente já vem com ele.

"An AE microprocessor is incorporated within this lens' design, which enables camera-based control over exposure settings and also permits in-camera manual focus confirmation."

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2016, 11:22:09
É, na verdade devo estar meio bêbado... Eu li 1.4 e achei que era 14mm, ahahahaha. Então nada a ver, esquece tudo o que eu falei, rsrs. Foi mal!


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2016, 10:50:37
Pensei que fosse aqueles chips que colocar depois mas parece que essa lente já vem com ele.

"An AE microprocessor is incorporated within this lens' design, which enables camera-based control over exposure settings and also permits in-camera manual focus confirmation."

Sim e ela tem mais nitidez q a primeira versão da canon.

vlw