Autor Tópico: Locomoção para ensaios fotográficos  (Lida 2289 vezes)

dalila16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 07 de Abril de 2016, 10:30:19
Olá pessoal, vou fazer um ensaio daqui a alguns dias e estou com uma dúvida. Quem é responsável pela locomoção até o local do ensaio?
Os noivos ou o fotógrafo? Ou cada um vai no seu carro? Eles querem ir em um local há 90 km da minha cidade: 180km ida e volta  :shock: . E eu não mencionei nada sobre isso no contrato.
Desde já agradeço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2016, 10:33:17
Acho que tudo isso é "a combinar", pelo menos no meu caso. Ainda mais se é uma locação bem distante, acho que vale a pena conversar pra ir e um carro só ou então deles pagarem as despesas de locomoção.


dalila16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2016, 11:09:11
Obrigada Humberto Yoji.

Se for no meu carro por exemplo, cobro um valor por km rodado? quanto seria o valor praticado no mercado?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2016, 11:24:07
Obrigada Humberto Yoji.

Se for no meu carro por exemplo, cobro um valor por km rodado? quanto seria o valor praticado no mercado?

Eu cobro apenas os gastos com combustível e pedágio, um eventual desgaste do veículo fica na contado valor cobrado pelo trabalho.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2016, 11:58:33
Se é fora da sua cidade, então o normal é eles arcarem com custos de gasolina e pedágio, se for no seu carro.

Ou vá no carro deles. Não vejo problema nenhum nisso. Já andei muito em carro de noivos.

No meu carro, por exemplo, 90km de distância (180 ida e volta) daria uns R$ 50,00 de gasosa, mais os pedágios (se houver).

_________________

Nos meus contratos de casamento, o ensaio pré-casamento eu costumo incluir deslocamentos até 100km. Se for mais longe que isso, aí o cliente paga a diferença.
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 11:59:29 por Mike Castro »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2016, 13:17:13
Cara, nos meus ensaios eu estipulo R$50,00 para combustivel, se a locação for acima disso, o cliente arca com o restante. Quanto a locomoção, eu tenho o carro, porém normalmente o cliente vai no dele, só levei o cliente quando era ensaio feminino e tal... nunca fui em carro de cliente e não acho o ideal
@jacobfotografiacriativa


dalila16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2016, 15:11:10
Os problemas de ir no carro do cliente são que tem aqueles que correm demais, ou andam devagar demais, ou atrasam... daí você tem que ficar calada ne? :no:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2016, 15:49:53
Eu até levo cliente sem problemas, mas ir no carro deles jamé
@jacobfotografiacriativa


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2016, 17:18:03
Incluo uma margem para transporte já no orçamento, mas quando é para muito longe converso e combino um valor extra... :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2016, 19:22:34
Vc fechou um ensaio sem saber onde seria?? Como cobrou??
São Paulo - SP


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2016, 20:09:35
Vc fechou um ensaio sem saber onde seria?? Como cobrou??
2x!!!Assunto mal explicado,eh assunto mal entendido!!Falar depois,os gastos extras,o cliente pode nw gostar,eh falta de comunicação....
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2016, 23:55:11
O que já aconteceu várias vezes comigo foi dos noivos fecharem o ensaio pré-wedding mas não saberem onde querem fazer. Aí eles pagam o valor do ensaio e eu digo que este valor é referente a qualquer localidade dentro da cidade de São Paulo, mas caso queiram fazer fora da cidade há um adicional de deslocamento que eu calculo quando eles decidirem o local.

Nunca tive problemas fazendo desta forma.
E aí depende de como eles querem fazer. Se os noivos me pegarem aqui em SP e me levarem e me trazerem de volta, eu nem cobro nada. Agora se eu tiver que levar eles (já aconteceu dos noivos n terem carro) ou se formos nos encontrar lá, aí eu calculo um valor de deslocamento.
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 23:56:30 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


dalila16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2016, 09:50:09
Pessoal, eu concordo com o guizaunzin. Os noivos ficam indecisos na hora de fechar o contrato, então na parte do ensaio eu coloquei A DEFINIR. Não vou deixar de fechar um contrato porque eles não decidiram o local da prévia, mas acho importante colocar este item no contrato que o guizaunzin disse:

O que já aconteceu várias vezes comigo foi dos noivos fecharem o ensaio pré-wedding mas não saberem onde querem fazer. Aí eles pagam o valor do ensaio e eu digo que este valor é referente a qualquer localidade dentro da cidade de São Paulo, mas caso queiram fazer fora da cidade há um adicional de deslocamento que eu calculo quando eles decidirem o local.

A cliente já decidiu agora. Vai ser aqui perto mesmo. E agora ela viu na internet e quer um ensaio com tinta em pó: HOLI PODWER. Algum de vocês já fotografaram um ensaio desses?



althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2016, 10:30:27
Você fez um contrato cheio de A DEFINIR?

Se sim, o preço também deveria ser A DEFINIR..... certo?

E se ela define que quer fazer o ensaio no cesto de um balão na Capadócia???

Ah, mas ela definiu que seria pertinho....

OK, mas e se ela definir agora que é um ensaio baseado numa fotinho que ela viu na internet, essa aqui ó:



Você faz? pesquisa como clicar, como iluminar, como vedar a câmera.... pois no contrato estava A DEFINIR......

Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2016, 12:35:30

OK, mas e se ela definir agora que é um ensaio baseado numa fotinho que ela viu na internet, essa aqui ó:



 :hysterical: :hysterical: :hysterical: