Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30334 vezes)

a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 10 de Abril de 2016, 19:27:42
Prezados colegas,

recentemente venho me perguntando se os fotógrafos mais experientes realmente continuam usando prioritariamente o modo Manual em seus equipamentos, e com qual frequência, me explico:

Comecei, como a maioria, creio eu, usando o modo Automático (nosso velho conhecido verdinho), em pouco tempo evoluí para o modo Manual (o que, no início, não foi exatamente uma evolução) e recentemente percebi que o que mais tenho usado é o A (prioridade de abertura). E realmente acho que foi um novo passo evolutivo na minha fotografia.

Para fotos de arquitetura, que é o que mais curto fazer, não abro mão do modo manual. Neste caso geralmente estou acompanhado de tripé e, principalmente, de tempo para achar composição e exposição adequadas.

Já para as fotos do dia a dia, cada vez mais me aproprio do modo A, e agora, com a aquisição da D750, passei a fazer uso constante também do ISO automático. Acho que é muito mais adequado para situações onde a prontidão do disparo é necessária.

Claro que para utilização em estúdio e/ou ensaios em ambiente externo o modo M seria mais adequado. Além de esportes, panning (que na maioria das vezes podem ser substituídos por prioridade de velocidade), still e uma diversidade de outros usos.

Já para eventos, sinceramente, não consigo imaginar um profissional usando o M.

Qual a experiência de vocês? Como fotografam?




« Última modificação: 10 de Abril de 2016, 19:29:08 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2016, 19:36:56
sem flash -> Av
com flash -> M + e-TTL


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2016, 19:38:32
Opa! Em eventos eu uso o manual quase que o tempo inteiro. Uso mais ou menos no esquema que o angus falou, mas muitas vezes uso manual mesmo sem o flash. E muitas vezes uso o flash em modo manual também.

Mas em alguns momento uso Av sem medo e sem remorso. É uma ferramenta muito útil e não vejo porque não aproveitar, rsrs.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2016, 19:47:23
Eu só fotografo no manual.
Questão de costume. Quando comecei usava prioridade de abertura. Mas depois comecei a usar o manual e acostumei. Com o tempo o raciocínio fica automático.
Quando uso o flash, em 90% do tempo está no TTL. Mas às vezes uso flash no manual tb.
E só fotografo 99% eventos, principalmente casamentos.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2016, 19:50:10
Depende do tipo de evento e do fotógrafo, eu comecei usando em evento o modo Av, mas com o tempo fui pegando jeito com o modo manual e faço quase tudo com manual, mas se eu sentir que não dá, não hesito em mudar... Depende muito do ritmo do evento também, se for por exemplo um casamento pequeno, simples, se você tiver domínio do manual, não vejo porque não usar, agora se for um evento grande, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, o modo Av ou Tv , ajudam bastante.
Como disse, vai depender do tipo do evento e do fotógrafo.  :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2016, 19:53:05
 :D Não tinha visto as respostas anteriores, a minha ficou parecida com a do Humberto rsrsrs, mas não foi cola.  :hysterical:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2016, 19:55:58
Tv é um negócio que nunca me serviu pra nada.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2016, 20:02:15
Em eventos em que a luz varia pouco M, com ou sem Flash. Já em locais que varia bastante prefiro o Av para agilizar, mas sempre pensando nas limitações do Av e momentos que ele pode ser enganado!

No dia à dia (não profissional) uso muito o Av, justamente por querer agilizar quando estou fotografando na rua, mas sempre tem aquela situação que sabemos que o Av irá errar, aí só o M.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2016, 20:11:11
98% do tempo M, com ou sem flash... agora que tenho flashes i-TTL uso bastante esse modo, antes só usava flash no manual também... mas usar prioridade de abertura é muito raro...ate porque hoje nao me utilizo muito da régua de fotometria, exponho mais pelo olho mesmo...nem sei te dizer qual modo de exp eu uso na camera
« Última modificação: 10 de Abril de 2016, 20:12:37 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2016, 20:16:01
Tv é um negócio que nunca me serviu pra nada.

Automobilismo por exemplo. As vezes a luminosidade varia muito rapidamente, se vc quer fazer um panning por exemplo, pode vir acompanhando o carro (se for o caso) deixando a câmera ajustar a abertura para que a velocidade fique fixada em algum ponto ótimo que vc determinou.

Essa é uma forma.

E respondendo a pergunta, com flash modo M. Com lentes manuais, modo M. Quando tenho tempo, modo M. Quando preciso garantir homogeneidade de exposição entre vários cliques, modo M. No mais normalmente Av.

Acho que dá para comparar com o carro automático sequencial. Na maioria das situações, o carro faz o mesmo trabalho que vc de forma mais rápida e precisa. Em situações especiais, vc assume o comando.

O importante não é usar sempre modo M, é saber usá-lo quando for necessário.
« Última modificação: 10 de Abril de 2016, 20:24:17 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2016, 20:19:43
Externa sem flash: Av
Externa com flash: Tv
Evento noturno: M
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2016, 22:37:08
Eu uso M

Câmera APS-c com lente do kit não dá pra se dar o luxo de deixar ela escolher o ISO kkk.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2016, 22:47:30
Eu uso M

Câmera APS-c com lente do kit não dá pra se dar o luxo de deixar ela escolher o ISO kkk.

vc pode limitar o auto iso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2016, 23:27:02
vc pode limitar o auto iso.

Ops, falei merde, dá zero pra mim. kkk

Realmente, nunca tinha tentado prioridade de abertura, assumi que vc controlasse a abertura e a câmera ajustasse o resto.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2016, 23:30:32
Uso modo M na maioria das situações e modo A (prioridade de abertura) em situações que a luz é inconstante.