Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30351 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2016, 07:38:04
Faço eventos faz algum tempo e me acostumei a usar M.as vezes A.
mas ja tambem para nao perder o clic em uma mudada rapida de luz, ja usei o P.
O cliente exigente quer Resultado, nao se preocupa muito com a letra da maquina,  :hysterical: :hysterical:
abs.
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 07:38:43 por agalons »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2016, 08:06:47
Estou me sentindo oldschool, mas uso tudo em Manual, tanto as configurações da câmera quanto o flash.


Costumo já preparar as configurações praticamente automático, e o flash eu já acostumei e na maioria das vezes já sei qual será a carga utilizada para determinada situação.

Não consegui ainda usar o flash em TTL, não sei se é pelo fato de que o meu sb800 tá velhinho, não confio.

 :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2016, 08:58:02
M 100% do tempo... só flash que fica no automático, TTL, exceto em situações de estúdio, onde o flash também fica em M

Quando comecei usava quase sempre AV, usando bloqueio de exposição e medição pontual pra controlar melhor a cena. Mas resolvi mudar pelo seguinte. Comecei a perceber que ficou frequente eu selecionar ISO e Abertura, fotometrar e não olhar no visor a velocidade que a câmera escolheu. E não consegui forçar sempre olhar pra velocidade porque até eu estava no automático. E o ruim disso é que perdia muita foto por seleção de velocidade correta pra exposição, mas incorreta pra cena, com pessoas ficando tremidas por exemplo. E aí perdia o momento.

A solução foi forçar o uso do manual, com fotômetro pontual. Em pouco tempo me habituei configurando exatamente o que eu queria e não me vejo mais usando modos semi automáticos em nenhuma situação.
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 09:04:01 por Luciano.Queiroz »


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2016, 10:17:42
Uso praticamente em 100% manual, já tentei utilizar os modos av tv em fotos por hobbie, mas não me acostumei com eles, por isso voltei ao manual. Nunca me arrisquei testar num evento com medo de sair mer#@!!
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 10:18:38 por charles_pereira »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2016, 10:37:23
M 100% do tempo e flash TTL em 90% do tempo.
Só uso o AV quando estou com preguiça quando é uma festinha em casa e quero tirar fotos só pra registrar o momento com a DSLR, só!

Mas não acho errado, por exemplo, fotografar casamentos em AV/TV. O que importa na verdade são as composições que vc consegue fazer com a sua câmera e o resultado do trabalho  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2016, 10:41:33
Uso M 100% do tempo na dslr e P em uma compacta (onde o modo M não é pratico). Usam Av/Tv com compensação de exposição é equivalente, mas tenho preferido M mesmo.
JVc.


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2016, 10:46:00
Acredito que uso 90% do tempo o modo A (prioridade de abertura) e 10% o modo M (manual).
Meu foco é fotografia de pessoas.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2016, 11:28:05
Para paisagens, quase 100% do tempo, uso o modo "M".

Para trabalho (eventos e ensaios), é Av boa parte do tempo, M só em casos onde sinto realmente necessidade de um maior controle da luz.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2016, 13:33:13
Eu uso o verdinho!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2016, 13:36:09


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2016, 13:57:38
Uma boa tarde a todos.

Desde que comecei eu so trabalho com o M.

Até já ocorreu em exatos 3 eventos de eu fazer algumas tentativas mas elas não duraram mais do que 15 minutos cada uma.

Talvez um lugar/momento que valesse eu tentar um pouco mais seria a hora da pista de dança (eu fotografo casamentos), porque é uma mudança absurda de condição de luz que as vezes fica muito tenso, mas como já me acostumei eu dificilmente perco a foto.

Não tenho absolutamente nada contra o modo de prioridade, e até acho que para operá-lo com maestria é preciso estudar o mesmo tanto que para trabalhar no manual (opinião minha), especialmente ponderando a compensação e o ponto de medição selecionado para a câmera (que o fotografo deve inclusive ter em mente que uma recomposição pode acabar com a fotometria da sua foto), mas acho que o modo M me entrega exatamente o que preciso e assim tenho tocado a minha fotografia.

Quanto ao modo do flash (não exatamente objeto da discussão), eu tento trabalhar com ele ao máximo em Manual, salvo durante a celebração (quando não em outdoor embora em algumas igrejas eu os use em manual comandados via rádio). Sempre de olho na potência deles (o botão de compensação nas Nikons fica muito bem posicionado - não sei para as Canons - ao lado do de disparo - como eu trabalho com o modo M na câmera não interfere em nada nela mas serve e muito para ajustar o flash quando em TTL).

Assim, eu sempre fotografo em M na câmera. Se o flash também estiver em M eu o controlo via rádio, ajustando a potencia de cada um deles no transmissor em cima da câmera, se em TTL eu o ajusto via botão de compensação da câmera.

Já que fiz um relatório, o WB eu trabalho com o automático. Nunca precisei trabalhar de forma diferente. Dizem que a Nikon faz isso muito bem (não posso falar com propriedade porque nunca tratei fotos de Canon).

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2016, 16:18:15
Praticamente só uso M, tanto na câmera quanto no flash. Além de ter aprendido a fotografar assim, eu fotografo skate, então não dá muito para usar os modos automáticos. Uso o AV ou o TTL quando a situação exige ou estou com preguiça  :D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 11 de Abril de 2016, 16:27:26


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 11 de Abril de 2016, 17:33:01
Estou me sentindo oldschool, mas uso tudo em Manual, tanto as configurações da câmera quanto o flash.


Costumo já preparar as configurações praticamente automático, e o flash eu já acostumei e na maioria das vezes já sei qual será a carga utilizada para determinada situação.

Não consegui ainda usar o flash em TTL, não sei se é pelo fato de que o meu sb800 tá velhinho, não confio.

 :ok:
eu ainda  conservo os sb800,e velhos metz60, quase sem uso.
Nunca fui muito amigo do TTL, uso M ou A.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Abril de 2016, 20:28:18
Antes só usava o Modo Abertura, fui experimentando, testando, com mais erros do que acertos.

Hoje me sinto mais confortável com o Modo M.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.