Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30854 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #210 Online: 12 de Maio de 2016, 12:52:11
A solução foi forçar o uso do manual, com fotômetro pontual. Em pouco tempo me habituei configurando exatamente o que eu queria e não me vejo mais usando modos semi automáticos em nenhuma situação.

Faço das suas palavras as minhas!

Não consigo usar outro modo, fico receoso. Não me importaria de usar, mas acho tão bacana poder ter o controle de tudo. É assim quando coloco o olho no visor.. Sei que "posso" fazer o que quiser com aquela cena. Não que sempre eu consigo por fatores indeterminantes, mas sei que posso.

 :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #211 Online: 12 de Maio de 2016, 14:06:17
Faço das suas palavras as minhas!

Não consigo usar outro modo, fico receoso. Não me importaria de usar, mas acho tão bacana poder ter o controle de tudo. É assim quando coloco o olho no visor.. Sei que "posso" fazer o que quiser com aquela cena. Não que sempre eu consigo por fatores indeterminantes, mas sei que posso.

 :ok:

Eu acredito que saber utilizar outros modos e funções de uma câmera é extremamente importante. É preciso ter conhecimento sobre o equipamento que usa e como se comporta. Se você tem domínio sobre os modos semi-automáticos ou automáticos você compreende como a câmera "enxerga" e isso te trás ferramentas que podem fazer a diferença em várias situações, não perdendo algum ótimo momento.

Eu entendo os modos manual ou semi-automáticos como ferramentas. Assim como os modos de medição do fotômetro, os pontos de foco ou todas as outras funções da câmera. Se você tem domínio sobre todas as ferramentas terá mais opções para usar nos mais diversos momentos.

Usar qualquer modo, seja ele manual ou não, não fará de você melhor ou pior que outro fotógrafo, mas saber usar todos eles mostra a afinidade que você tem com seu equipamento e com a fotografia. O que acaba se refletindo em resultados bem próximos, se não idênticos, ao esperado pelo fotógrafo independentemente do modo usado :ok:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #212 Online: 12 de Maio de 2016, 14:18:53
Uma pergunta que seria pertinente a esse tópico: quem realmente usa o modo M, fotometrando corretamente?

Porque conheço uma galera que fotografa no M, com o fotômetro no zero.
Pra mim é a mesma coisa que usar os modos de prioridade...  :ponder:

Obs: uso todos os modos, dependendo da aplicação (pra paisagens quero controle total da exposição, para ensaios, 80% do tempo em Av)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #213 Online: 12 de Maio de 2016, 14:23:31
99% de todas as minhas fotos em ensaios são feitas em Av (prioridade de abertura) e eu acho que funciona bem.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #214 Online: 12 de Maio de 2016, 14:25:48
Uma pergunta que seria pertinente a esse tópico: quem realmente usa o modo M, fotometrando corretamente?

Porque conheço uma galera que fotografa no M, com o fotômetro no zero.
Pra mim é a mesma coisa que usar os modos de prioridade...  :ponder:

Obs: uso todos os modos, dependendo da aplicação (pra paisagens quero controle total da exposição, para ensaios, 80% do tempo em Av)

Boa Cristiane!  Acho que o principal é estar no controle e sabendo o que está sendo feito... fotografar em modo M zerando o fotômetro sempre ou em modo Av sem utilizar compensação de exposição quando necessário indica simplesmente falta de conhecimento sobre fotometria e a pouco importa se o modo é semi automático ou não. .
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #215 Online: 12 de Maio de 2016, 14:35:18
Boa Cristiane!  Acho que o principal é estar no controle e sabendo o que está sendo feito... fotografar em modo M zerando o fotômetro sempre ou em modo Av sem utilizar compensação de exposição quando necessário indica simplesmente falta de conhecimento sobre fotometria e a pouco importa se o modo é semi automático ou não. .


A exposição compenso para cima ou para baixo. Depois olho no LCD, se a foto ficou boa passo para a próxima.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #216 Online: 12 de Maio de 2016, 14:39:45
Adam-ES, vendo as fotos que você posta na galeria... chego a conclusão que o importante é saber o que está sendo feito... independente de M, Av etc...

Suas fotos são simplesmente sensacionais! Abraços.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #217 Online: 12 de Maio de 2016, 17:20:58
Claro que tem casos e casos. Pro tipo de foto que gosto de fazer, pouca diferença faz estar em 1/60 ou 1/500. Mas a profundidade é importante, então o modo A (Av pra quem usa Canon) me atende. Quando quero ir além disso (grande abertura, velocidade lenta em ambiente claro, por exemplo), nem o modo M salva.

Mas quando se vai fazer astrofotografia, dificilmente o modo A vai atender. Aí entra o modo manual, sem grilo na consciência.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #218 Online: 12 de Maio de 2016, 19:39:42
Uma pergunta que seria pertinente a esse tópico: quem realmente usa o modo M, fotometrando corretamente?

Porque conheço uma galera que fotografa no M, com o fotômetro no zero.
Pra mim é a mesma coisa que usar os modos de prioridade...  :ponder:

Obs: uso todos os modos, dependendo da aplicação (pra paisagens quero controle total da exposição, para ensaios, 80% do tempo em Av)
Usar o modo M com fotômetro zerado não tem sentido.... Seria apenas para falar que usa o modo M. Entender e fotometrar a cena, no meu ver, faz total parte do modo M.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #219 Online: 12 de Maio de 2016, 22:25:00
Uma pergunta que seria pertinente a esse tópico: quem realmente usa o modo M, fotometrando corretamente?

Porque conheço uma galera que fotografa no M, com o fotômetro no zero.
Pra mim é a mesma coisa que usar os modos de prioridade...  :ponder:

Obs: uso todos os modos, dependendo da aplicação (pra paisagens quero controle total da exposição, para ensaios, 80% do tempo em Av)

Fiquei bastante tempo só observado esse tópico e resolvi falar agora... a primeira resposta é diretamente a tua pergunta, mas o resto serve pra todo mundo.

O fotômetro não serve para ser utilizado no zero. Ele serve para te dar uma prévia de quanta luz o sensor vai absorver e a partir disso tu escolhe o que quer registrar...

Ao meu ver, quem fotografa em outro modo que não é o manual não se importa com o resultado estético da fotografia. É no manual e somente nele, que tu tem o controle total da luz e da sombra, esse sendo na minha opinião o segundo elemento de composição mais importante em uma fotografia (só perde para a própria composição)...

Alguns exemplos básicos que tirei do meu site do que tu não consegue fazer sem estar em modo manual:












No fim das contas eu digo que fotografar no modo manual, representa 90% do "sucesso" de uma imagem que eu estou compondo, é muita coisa envolvida. Temos que limar a mediocridade na fotografia, sair da frente do computador, fotografar mais e melhor.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #220 Online: 13 de Maio de 2016, 08:55:12
Ao meu ver, quem fotografa em outro modo que não é o manual não se importa com o resultado estético da fotografia. É no manual e somente nele, que tu tem o controle total da luz e da sombra, esse sendo na minha opinião o segundo elemento de composição mais importante em uma fotografia (só perde para a própria composição)...
Não concordo.
Qualquer foto dessas poderia ser feita usando o modo prioridade, basta o fotógrafo dominar esse modo e não somente o manual. :shock:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #221 Online: 13 de Maio de 2016, 09:28:29
Não concordo.
Qualquer foto dessas poderia ser feita usando o modo prioridade, basta o fotógrafo dominar esse modo e não somente o manual. :shock:

É cada uma que a gente lê...  :aua: :aua:

Eu ia até desenvolver uma monografia em defesa, mas quer saber? Não vale a pena, deixa os sabichões mestres do manual fotografar do jeito deles. Para mim fotografar em manual ou em semi-auto é a mesma coisa, é só saber analisar a cena, ver qual a cor predominante e compensar conforme o resultado pretendido.

É a mesma coisa que fazer isso no manual, mas ao invés de configurar 03 parâmetros além do estilo de fotometria, eu uso somente um disco (o de compensação). Não sei qual a dificuldade esse povo do manualzão tem em compreender que é a mesma coisa, desde que saiba o que está fazendo.

Encher o peito para falar que quem usa automatico não liga para a estética fotográfica? Eu acho que é justamente esse o maior ganho em usar o auto! Tu só precisa se preocupar em colocar o olho no visor e buscar o único objetivo que um fotógrafo busca: uma boa composição fotográfica.
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 09:36:07 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #222 Online: 13 de Maio de 2016, 09:45:51
Também não vejo diferença alguma entre usar, por exemplo, o modo "M" ou o "AV".

No meu uso, faço uma fotometria "geral" da cena, já acertando um ISO base e uma abertura média que vou utilizar, e depois deixo o AV buscar a velocidade, conferindo se esta não é baixa demais (ou alta demais). Se precisar compensar um contra luz ou uma predominância de cores, faço isso pra mais ou pra menos, e continuo deixando o AV buscar. Ou seja, eu defino todos os parâmetros que quero controlar, e deixo a velocidade automatizada para ganhar agilidade, apenas isso. E ao me movimentar demais ou alterar muito a abertura, confiro novamente se preciso acertar o ISO devido a velocidade ter subido ou descido demais.

Só uso o modo M mesmo quando vou trabalhar com flash, pois aí travo todos os parâmetros e deixo o e-TTL buscar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #223 Online: 13 de Maio de 2016, 10:13:20
O que eu mais leio aqui é, olhar no lcd e ajustar, usar disco de compensação, conferir foto etc etc...

Quantos aqui ganham a vida fotografando? Eu ganho e o que postei vai de encontro com a minha experiência e necessidades diárias... na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.

Eu não sou o dono da verdade, longe de mim. Só coloco a minha opinião, coisa normal em um fórum...

E obrigado pelo sabichão :)


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #224 Online: 13 de Maio de 2016, 10:41:27
Citação de: C. Ferrari
Ao meu ver, quem fotografa em outro modo que não é o manual não se importa com o resultado estético da fotografia. É no manual e somente nele, que tu tem o controle total da luz e da sombra, esse sendo na minha opinião o segundo elemento de composição mais importante em uma fotografia (só perde para a própria composição)...
Citação de: C. Ferrari
na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.

 :ponder:
É cada coisa que a gente lê por aqui...

Quando comprei a minha primeira dslr rebel eu aprendi a fotografar no manual, pois queria entender o que estava fazendo.
Fiquei uns 2 anos fotografando só no manual.

Hoje com as 6D, opto na maior parte das vezes em fotografar em AV, e dependendo do caso até em iso auto e velocidade limitada a 1/125, assim posso me focar na composição, ainda mais intercalando entre as câmeras  rapidamente.
Para quem trabalha com eventos, é muito mais prático, principalmente por tu não poder perder o momento... não entendi como ter que configurar a câmera a cada momento que tu vira pro lado e a luz é totalmente diferente ser algo mais rápido do que usar AV pra não perder foto..
Sobre não ter controle, se souber trabalhar com compensação é muito tranquilo, eu costumo trabalhar em +1, mas nesses casos das fotos seria de compensar pra menos, e sim, é possível fazer essas fotos no AV, eu gosto bastante de sombras e silhuetas também.

Mas de acordo com o comentário acima não me preocupo mais com o resultado estético então deixa pra lá.

« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 10:44:21 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8