Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 31445 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.218
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #225 Online: 13 de Maio de 2016, 10:45:06
Como eu disse anteriormente:

"Usar qualquer modo, seja ele manual ou não, não fará de você melhor ou pior que outro fotógrafo, mas saber usar todos eles mostra a afinidade que você tem com seu equipamento e com a fotografia. O que acaba se refletindo em resultados bem próximos, se não idênticos, ao esperado pelo fotógrafo independentemente do modo usado"

Acrescento: Quem acha que é melhor que alguém por usar um ou outro modo só é uma pessoa cheia de sí, geralmente alguém estagnada na fotografia e que considera suas fotos maravilhosas. Esse tipo de fotógrafo pode até ter fotos boas, mas não crescerá além disso, principalmente por deixar de estudar e aprender por causa do próprio ego.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 13 de Maio de 2016, 11:05:14
cruamente analisando não to nem aí em qual modo eu uso, e minha falta de preocupação com isso não é motivo para pensar que não tenho capacidade com modo P,S,M ou A; simplesmente procuro meu objetivo, que é o mesmo para todos, uma fotografia boa.

É tão simples o pensamento que "os fins justificam os meios" que independente se usa uma leica M ou um celular se é manual, automático, filme ou digital... o que importa sempre é o resultado final.

« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 11:06:21 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #227 Online: 13 de Maio de 2016, 11:15:31
Como eu disse anteriormente:

"Usar qualquer modo, seja ele manual ou não, não fará de você melhor ou pior que outro fotógrafo, mas saber usar todos eles mostra a afinidade que você tem com seu equipamento e com a fotografia. O que acaba se refletindo em resultados bem próximos, se não idênticos, ao esperado pelo fotógrafo independentemente do modo usado"

Acrescento: Quem acha que é melhor que alguém por usar um ou outro modo só é uma pessoa cheia de sí, geralmente alguém estagnada na fotografia e que considera suas fotos maravilhosas. Esse tipo de fotógrafo pode até ter fotos boas, mas não crescerá além disso, principalmente por deixar de estudar e aprender por causa do próprio ego.

É mais ou menos o que eu quis dizer. Compartilho do mesmo entendimento. Fotografia é uma arte de resultados, não de meios. Li e aprendi uma vez um bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes.

Mas nem isso é uma verdade absoluta. Conheço muitos fotógrafos amadores que não dominam nada de seu equipamento, mas tiram fotos magníficas só com o olhar! Um exemplo é meu ex (e eterno) sogro! Ele só sabe ligar a camera, focar e "deixar mais claro ou mais escuro"....e as vezes me deixa em maus lençóis, pois com equipamento amador (saboneteira) faz umas fotos melhores do que eu, com as melhores lentes e equipamentos que meu $$$ pode comprar, não fui capaz de fazer só porque me faltou uma única pecinha: o olhar.

Aprendi com ele a não rotular ninguém, tampouco me rotular! Apenas respeito e admiro os trabalhos dos colegas, nunca diminuindo seus meios.

 :ok:

« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 11:19:30 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #228 Online: 13 de Maio de 2016, 11:33:20
Feito galera, encerro aqui minha participação no tópico.
Talvez um dia vocês entendam o que escrevi aqui a respeito do controle que se tem que ter em momentos decisivos e sobre a estética num modo geral.

A dica que fica: repensem seus conceitos.

Abs,


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #229 Online: 13 de Maio de 2016, 11:53:38
O que eu mais leio aqui é, olhar no lcd e ajustar, usar disco de compensação, conferir foto etc etc...

Quantos aqui ganham a vida fotografando? Eu ganho e o que postei vai de encontro com a minha experiência e necessidades diárias... na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.

Eu não sou o dono da verdade, longe de mim. Só coloco a minha opinião, coisa normal em um fórum...

E obrigado pelo sabichão :)

Suas fotos falam por si, e são excelentes resultados. Ponto.

Eu realmente sou amador. Nunca parei pra fazer as contas, mas meu ganho com fotografia até hoje deve ter ficado ali pelos 7 reais, descontando impostos.

Dito isto, no dia a dia, feijão com arroz, o modo M pra mim não ajuda muito, porque fotografo o trivial. Posso querer uma imagem um pouco mais clara ou mais escura, mas posso fazer isto usando a compensação.

Daí a gente sai um pouco do trivial, e de repente aqueles +/-3 pontos de exposição da compensação não ajudam mais, pois queremos ir além. Aí, só com manual mesmo.

Minha conclusão é: se o dia a dia do fotógrafo não for trivial, o modo M é essencial (e aplicável ao trivial). Se o fotógrafo gosta de fotografar o trivial em modo manual... isso é um problema só dele, e em ambos os casos, o que importa é o resultado.

Pra finalizar, quando nego começa a ter bate-boca por causa de modo manual, acho que o clima de disputa política tá contaminando outrs assuntos. Vão socar saco de areia pra aliviar tensão.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.449
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #230 Online: 13 de Maio de 2016, 12:37:47
Interessante dois pontos distintos...
Ferrari, concordo com você. Em job normalmente não há tempo de ficar olhando no LCD e "ajustando". Em show então, nem adianta porque a luz muda a cada segundo. E não sei no seu caso, mas comigo muitas vezes tenho que disponibilizar fotos para assessoria de imprensa/produção/cliente praticamente em "real time", então o lance de "faz em RAW acerta depois no Photoshop porque foi só 2/3 de EV" também não vale. Por isso, WB setado em K e modo manual são fundamentais (nesse caso );
Da mesma forma concordo com o Felipe. Quando a fotografia é um hobby e não a fonte de renda, preocupar-se com a composição e apenas com compensação pode ser vantajoso.

Quando a gente fotografa todo dia, a prática traz uma agilidade incrível no modo M. Mas isso exige tempo e muitos clicks, e o atalho que existe nos modos semi automáticos podem ser interessantes. Eu praticamente não uso... mas cada um tem um jeito de trabalhar. Tem fotógrafo gringo famoso que dá um monte de palestra cara que só usa modo de prioridade.....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #231 Online: 13 de Maio de 2016, 12:42:54
Meu deus, quanto ego inflado! Por favor, gente, que vergonha


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #232 Online: 13 de Maio de 2016, 12:53:50
Em resumo, bom é o modo On que gere uma foto do seu agrado no resultado final.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #233 Online: 13 de Maio de 2016, 15:58:26
Venho salientar que gostei muito do trabalho do C. Ferrari. Ele definitivamente é um excelente fotógrafo e a opinião dele deve ser levada sim em consideração, mas isso não me impede de discordar.

:ok:

Se eu ganho a vida com fotografia? Sim, sou fotógrafo e jurista, e ambas profissões geram receita.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #234 Online: 13 de Maio de 2016, 16:08:27
Em resumo, bom é o modo On que gere uma foto do seu agrado no resultado final.

Adorei essa resposta!  :D

Vou por essa linha.
Modo M nas paisagens me dá a liberdade de eu fazer o que quero com a minha foto.
Modos semi automáticos me dão versatilidade ao fotografar um aniversário, por exemplo.

As ferramentas estão aí para serem usadas. :)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #235 Online: 13 de Maio de 2016, 17:12:45
O que eu mais leio aqui é, olhar no lcd e ajustar, usar disco de compensação, conferir foto etc etc...

Quantos aqui ganham a vida fotografando? Eu ganho e o que postei vai de encontro com a minha experiência e necessidades diárias... na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.

Eu não sou o dono da verdade, longe de mim. Só coloco a minha opinião, coisa normal em um fórum...

E obrigado pelo sabichão :)

 :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #236 Online: 13 de Maio de 2016, 17:15:36
Interessante dois pontos distintos...
Ferrari, concordo com você. Em job normalmente não há tempo de ficar olhando no LCD e "ajustando". Em show então, nem adianta porque a luz muda a cada segundo. E não sei no seu caso, mas comigo muitas vezes tenho que disponibilizar fotos para assessoria de imprensa/produção/cliente praticamente em "real time", então o lance de "faz em RAW acerta depois no Photoshop porque foi só 2/3 de EV" também não vale. Por isso, WB setado em K e modo manual são fundamentais (nesse caso );
Da mesma forma concordo com o Felipe. Quando a fotografia é um hobby e não a fonte de renda, preocupar-se com a composição e apenas com compensação pode ser vantajoso.

Quando a gente fotografa todo dia, a prática traz uma agilidade incrível no modo M. Mas isso exige tempo e muitos clicks, e o atalho que existe nos modos semi automáticos podem ser interessantes. Eu praticamente não uso... mas cada um tem um jeito de trabalhar. Tem fotógrafo gringo famoso que dá um monte de palestra cara que só usa modo de prioridade.....

 :ok: :ok:


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #237 Online: 13 de Maio de 2016, 21:22:27
- Estou em um ensaio externo e tem um monte de nuvens passando, prioridade de abertura.

- Estou fotografando a festa de uma formatura ou casamento, um monte de luzes diferentes e coloridas = manual pra câmera não se perder, e um flash fraquinho pra ganhar definição e ter um controle mínimo do ton das peles.

- Câmera com flash ou flash fora da câmera = manual pra poder alterar entre flash manual e TTL na medida da necessidade. Pois Prioridade + TTL a câmera toma conta e sai porcaria.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #238 Online: 14 de Maio de 2016, 01:11:07
Adam-ES, vendo as fotos que você posta na galeria... chego a conclusão que o importante é saber o que está sendo feito... independente de M, Av etc...

Suas fotos são simplesmente sensacionais! Abraços.

Valeu Ronaldo. O modo semi-automático baseado em prioridade de abertura nos deixa mais livre para pensar na direção. Nada mais que isto. Apenas compensar para mais ou para menos, ou, dependendo da cena, no zero. Comigo funciona. Cada um tem a sua receita. :ok:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #239 Online: 14 de Maio de 2016, 08:37:59
Comigo funciona. Cada um tem a sua receita. :ok:

É isso!

Ao contrário dos defensores fervorosos de um ou de outro modo de utilização, acho que o importante é se adaptar e conseguir fotografar como quiser e na velocidade que quiser.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C