Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30780 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #240 Online: 14 de Maio de 2016, 12:41:01
De qualquer forma, mesmo que eu faça uso específico de modos de prioridade. Penso que saber utilizar o modo M em todas as situações é o melhor aprendizado, ele é a base.

Como meus alunos eu "desarmo" as câmeras deles, só sobra o foco automático, ponto central, modo de medição spot, etc......igual uma câmera analógica mecânica antiga. Depois vamos "ligando" as funções devagarzinho.

Mas isso é para aprendizado, para trabalho é outra pegada.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #241 Online: 14 de Maio de 2016, 16:46:15
O que eu mais leio aqui é, olhar no lcd e ajustar, usar disco de compensação, conferir foto etc etc...

Quantos aqui ganham a vida fotografando? Eu ganho e o que postei vai de encontro com a minha experiência e necessidades diárias... na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.

Eu não sou o dono da verdade, longe de mim. Só coloco a minha opinião, coisa normal em um fórum...

E obrigado pelo sabichão :)

modo de prioridade não é muleta de amador (que não consegue usar o manual mas tbm não quer usar o auto) para pagar de fotógrafo profissional por mais que possa parecer.

Esse recurso é pra vc ser mais acertivo com o que vc quer. É justamente o oposto do que vc diz sobre "falta de controle" e "não se importar com o resultado final".

No final das contas a gente quer a luz mais equilibrada possível. Com maior quantidade de informações que a gente puder salvar com o sensor.

O mais importante MESMO na fotografia, principalmente no trabalho, é conseguir registrar o momento que vc quer capturar. São dois itens, pra mim, que estão acima de tudo que é conseguir o momento certo e ter a composição certa. O resto é resto... Isso aí já não importa mais se sua câmera está no modo manual, automático, semi...no final o que importa é se a foto está linda.

Assiste o Master Chef Brasil? É igual o que a Paola Carosella (Ou foi o Fogaça?) fala quando vai avaliar a comida: "No final das contas o que importa é o sabor"
« Última modificação: 14 de Maio de 2016, 16:50:25 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #242 Online: 17 de Maio de 2016, 14:35:35
Uma pergunta que seria pertinente a esse tópico: quem realmente usa o modo M, fotometrando corretamente?

Porque conheço uma galera que fotografa no M, com o fotômetro no zero.
Pra mim é a mesma coisa que usar os modos de prioridade...  :ponder:

Vc diz ajustar o fotometro no zero para fotografar?
Seria o mesmo que usar o Modo 100% automatico.
O Zero eh apenas um ponto de referencia.



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #243 Online: 17 de Maio de 2016, 14:42:44
Vc diz ajustar o fotometro no zero para fotografar?
Seria o mesmo que usar o Modo 100% automatico.
O Zero eh apenas um ponto de referencia.

Discordo. Os modos automáticos tendem a buscar o zero com aberturas e velocidades "padrão". O manual permite zerar o fotômetro de forma muito mais personalizada, como com pequenas aberturas e velocidades lentas para longa exposição, por exemplo; praticamente impossível com modos 100% automáticos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #244 Online: 17 de Maio de 2016, 14:46:05
O que eu mais leio aqui é, olhar no lcd e ajustar, usar disco de compensação, conferir foto etc etc...

[...] na minha fotografia perder tempo verificando, ajustando, conferindo não existe. Inclusive o review da foto fica desligado. Fazer isso é perder foto, momento, instante decisivo. É por isso que o dial de diafragma e obturador estão na ponta dos dedos. Para não precisar tirar o olho do ocular.


Nesse ponto eu concordo com vc... Eu queria ver a opiniao de quem fotografa sem ficar vendo a imagem no LCD, para "reajustar" ou ter certeza de que capturou a imagem.

Se vc fica conferindo foto, para ver se acertou, para tentar de novo, etc, tanto faz mesmo.

Eu nao fico conferindo foto, ate mesmo pq fotografo com filme a maioria das vezes, mas mesmo com Digital a tela da camera fica desligada. Usando Manual eu sei se acertei ou nao. Em semi automatico eu nao tenho certeza ate que ponto o reajuste da camera interferiu no resultado, eu teria que ver no na tela para ter certeza.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #245 Online: 17 de Maio de 2016, 14:53:28
cruamente analisando não to nem aí em qual modo eu uso, e minha falta de preocupação com isso não é motivo para pensar que não tenho capacidade com modo P,S,M ou A; simplesmente procuro meu objetivo, que é o mesmo para todos, uma fotografia boa.

É tão simples o pensamento que "os fins justificam os meios" que independente se usa uma leica M ou um celular se é manual, automático, filme ou digital... o que importa sempre é o resultado final.

Vc esta certo. cada um fotografa com o que que quer, o que importa eh o resultado e sua experiencia fotografando. Eu mesmo nao saio com DSLR na rua para fazer fotos digitais na minha cidade. Uso camera de bolso totalmente manual, faco fotos de paisagem, arquitetura, pessoas, e nao tenho do que reclamar.

Mas discordo que eh a mesma coisa. A experiencia, controle, etc eh outra de quando eu uso uma SLR no manual. As vezes eh muito mais vantajoso usar uma camera de bolso totalmente automatico, e as vezes eh mais vantajoso usar uma SLR totalmente manual.

Eh a mesma questao do tamanho do filme. Tanto faz se eh 35mm ou grande formato. O resultado nao eh o mesmo, a experiencia eh outra, mas as vezes eh melhor fotografar com 35mm e as vezes eh mais interessante fotograar com grande formato.

O mesmo para lentes... tanto faz se eh uma lente de kit ou uma lente L. O importante eh que o que vc usa funciona para vc.

Cada um obtendo o melhor de si com o que funciona para si mesmo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #246 Online: 17 de Maio de 2016, 15:07:27
Discordo. Os modos automáticos tendem a buscar o zero com aberturas e velocidades "padrão". O manual permite zerar o fotômetro de forma muito mais personalizada, como com pequenas aberturas e velocidades lentas para longa exposição, por exemplo; praticamente impossível com modos 100% automáticos.

Ok. Estamos falando de coisas completamente distintas.

Estou falando de nao ajustar a fotometria a luz ideal ou a forma que deseja, mas somente seguir 100% a leitura do fotometro no Zero, nem um stop a mais e nem a menos. Mesmo que no Manual vc possa escolher o DOF e a velocidade que deseja, o trabalho com a fotometria tem o mesmo resultado do que usando no modo completamente manual.


Photo com PH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #247 Online: 29 de Maio de 2017, 11:10:32
Bom dia!

Sou iniciante nas DSLR com uma Canon T5 18.55mm + 50mm 1.8, porém utilizei uma Fujifilm S2950 por cerca de três anos e com ela tinha acesso aos modos de prioridades e o tal Modo M. Então, sou novato, mas já com uma boa noção sobre o assunto.

Desde que recebi a T5 venho fotografando somente em M porque assim considero ter condições de fazer as fotos "exatamente" como imaginei previamente no que diz respeito à congelamento/movimento e profundidade de campo curta/longa. Não venho usando o modos Tv e Av por algumas razões:

1) Supondo que eu esteja em um local pouco iluminado com a 50mm, modo Tv, intenção de manter o ISO em 800, usar velocidade de 80 (para não tremer) e a abertura ficar por conta da câmera. Possivelmente ela vai jogar abertura de 1.8 para receber mais luz e "zerar" o fotômetro. Contudo, já percebi que a nitidez em 1.8 produz um lindo desfoque, mas apresenta pouca nitidez... Então, terei uma foto sem tremer, mas com pouca nitidez. Usando o modo M, posso definir  a velocidade e abertura que eu desejo para aquele momento/intenção em especial e compensar no ISO, se for necessário, mesmo "sacrificando" um pouco na questão do ruído.

2) Mesma situação, mas com modo Av. ISO 800 e abertura 4 com velocidade por conta da câmera. Possivelmente ela vai jogar uns 40 para "zerar" o fotômetro. Assim, minha foto ficará tremida. Em modo M, aumento o ISO e "deixo o pau quebrar"... Hehehehe

A dificuldade que sinto no modo M é que toda vez que as condições de luz mudam, eu preciso repensar novamente nos três elementos para casar de acordo com a minha intenção naquela foto.

Ontem fiz fotos (de favor para uma grande amiga) em um batizado onde tive quatro "cenários" diferentes os quais eu ficava circulando: a) igreja interno, b) igreja externo, c) em torno da mesa, d) próximo à churrasqueira. Praticamente todas as fotos foram do tipo "retrato", então gosto de utilizar abertura 4, velocidade de pelo menos 80 e ISO 400 (exceções quando usei a 18-55mm porque travo em 5.6, velocidade 80 e aumento o ISO). Considerando as condições de luz diferentes em cada "cenário", logicamente não pude utilizar as mesmas configurações. Então, mantendo o modo M, busquei memorizar qual era o melhor set para cada um e, portanto, ao trocar de lugar, já mudava tudo o que era necessário na câmera.

Meio difícil explicar em texto, mas resumo: travo o ISO que desejo (o mais alto possível sem ruídos aparentes), defino a abertura e mexo a velocidade no dial. Se a velocidade for insuficiente para manter a foto sem tremer, corro lá e aumento o ISO. Abertura somente mudo quando quero mais ou menos profundidade de campo.

Talvez um dia eu mude esta maneira de trabalho, mas até então vem dando certo nas duas coisas que fiz (gestante na praia e batizado).

Sei que serei criticado  :assobi:, mas percebi o seguinte: não há problemas em errar um pouquinho na fotometria, pois softwares como o Lightroom são capazes de fazer boas correções (fotografo em RAW). Vejo que fazer a fotometria "corretíssima" leva muito tempo (pelo menos pra mim) e as pessoas se incomodam em manter a pose enquanto ficamos regulando muitas coisas...

Um abraço!
Kit Canon T5 + 50mm 1.8 STM + Flash slave Godox. Simples (muito simples), mas suficiente para aprender e se divertir.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #248 Online: 29 de Maio de 2017, 11:16:06
1) e 2)

Nada disso que você falou justifica usar o modo M e, por sinal, tem o mesmo resultado usando AV ou TV.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #249 Online: 29 de Maio de 2017, 11:21:50
1) e 2)

Nada disso que você falou justifica usar o modo M e, por sinal, tem o mesmo resultado usando AV ou TV.

Exatamente. Poderia manter o modo AV, por exemplo, e subir o ISO. Estes modos de prioridade são basicamente o modo M com um dos parâmetros travados, mas nada impede de monitorar e alterar algo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Photo com PH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #250 Online: 29 de Maio de 2017, 11:30:32
Exatamente. Poderia manter o modo AV, por exemplo, e subir o ISO. Estes modos de prioridade são basicamente o modo M com um dos parâmetros travados, mas nada impede de monitorar e alterar algo.

Agradeço as respostas e devo concordar. Porém, não sei se é falta de experiência ainda, mas me sinto melhor usando o M mesmo... Mesmo lendo muito e testando, ainda não entendi direito o "pensamento" da câmera quando vou para a prática nos modos Tv e Av. Vou seguindo no M até onde for possível.

Aproveitando, uma pergunta meio longe do tópico: é "normal" fazer umas 450 fotos e aproveitar somente 215 na seleção? Hehehehe. Isso aconteceu nas fotos de gestante que fiz na praia no último sábado. As desprezadas foram por erros de fotometria, olhos piscando, composição equivocada e tal...

Depois mando uns exemplos pra vocês avaliarem. Não pretendo de forma alguma ser profissional, mas fotografia me fascina (sobretudo pessoas e ocasiões festivas) e é muito gostoso fazer as nossas próprias.
Kit Canon T5 + 50mm 1.8 STM + Flash slave Godox. Simples (muito simples), mas suficiente para aprender e se divertir.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #251 Online: 29 de Maio de 2017, 11:56:37
Agradeço as respostas e devo concordar. Porém, não sei se é falta de experiência ainda, mas me sinto melhor usando o M mesmo... Mesmo lendo muito e testando, ainda não entendi direito o "pensamento" da câmera quando vou para a prática nos modos Tv e Av. Vou seguindo no M até onde for possível.

Aproveitando, uma pergunta meio longe do tópico: é "normal" fazer umas 450 fotos e aproveitar somente 215 na seleção? Hehehehe. Isso aconteceu nas fotos de gestante que fiz na praia no último sábado. As desprezadas foram por erros de fotometria, olhos piscando, composição equivocada e tal...

Depois mando uns exemplos pra vocês avaliarem. Não pretendo de forma alguma ser profissional, mas fotografia me fascina (sobretudo pessoas e ocasiões festivas) e é muito gostoso fazer as nossas próprias.

O caminho é esse mesmo, fazer da forma como se sente mais confortável. Apenas tenha em mente que, sendo M ou algum modo de prioridade, a questão é você ter o controle.

Com relação a sua outra dúvida, acho um aproveitamento até que "bom" esse seu: 215 de 450 é basicamente metade. Particularmente eu não clico muito, justamente por não trabalhar com foto (pensando em eventos, mais ainda) e não ter aquela pressão de garantir o momento, mas vejo gente que aproveita aí seus 20% do total de cliques num trabalho. O importante é ter algum norte e não clicar sem rumo, mas fazer algumas fotos de forma repetida até acertar ou mesmo dar uns cliques por inspiração na hora são totalmente válidos.

Sinta-se totalmente à vontade para compartilhar suas fotos na área da "galeria de fotos" e veja o que o pessoal também posta por lá!  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #252 Online: 29 de Maio de 2017, 14:47:21
Acho que você está no caminho certo, e entendi suas dúvidas quanto a usar o AV ou TV.
Concordo que no início é mais difícil "confiar" ou você entender como ela está chegando nos resultados.
Quando comprei minha primeira dslr eu usava direto no M também, eu queria entender e fazer com que eu tivesse controle. Foi muito bom.
Hoje em dia, além de já ter feito upgrade de câmera e ter um pouco mais de experiência, costumo alternar entre o M e AV. Como trabalho com casamentos, existem situações muito rápidas que se você for manter o tempo todo no M em locais que variam a luz, pode acabar perdendo algum momento. Nessas situações uso AV+1. Minhas câmeras atuais são 6D, e nesse caso, posso deixar o ISO em AUTO limitado em 6400, e a velocidade limitada em 1/125. Dessa forma sei que não vai borrar com pelo menos essa velocidade, e a câmera aguenta bem o iso alto. Em situações específicas, ou por exemplo com uso do flash, acabo usando no M para poder controlar melhor da forma que eu quero, deixando o flash como complemento se necessário.
Sobre a quantidade de fotos, é normal, menos da metade é o que você vai realmente aproveitar. Em eventos, esse número cai mais ainda, pois você não tem nenhum controle sobre o que está acontecendo e tem que garantir todos os momentos, então acaba clicando bastante.
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 14:47:54 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Photo com PH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #253 Online: 29 de Maio de 2017, 15:12:50
Sou muito agradecido pelas respostas, pessoal! Muito bom ver fotógrafos experientes ajudando os novatos a "abrirem a cabeça"... :clap: 

A propósito, suas fotos são excelentes, Bruno Piccoli! Acertam em cheio naquilo que eu considero belíssimo em fotografia de casais, desde a composição até a edição de cores e contraste. Com certeza entrou para a turma dos fotógrafos que admiro.
Kit Canon T5 + 50mm 1.8 STM + Flash slave Godox. Simples (muito simples), mas suficiente para aprender e se divertir.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #254 Online: 29 de Maio de 2017, 16:08:26
Valeu, fico feliz que tenha gostado.. é apenas fruto de dedicação.. estudo e prática.
Qualquer dúvida pergunta aí.  :ok:

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8