Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30331 vezes)

RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 12 de Abril de 2016, 16:58:09
Eu só uso o Manual, agora flash se for ambiente externo uso manual, se for ambiente fechado uso ttl.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #46 Online: 12 de Abril de 2016, 17:28:05
fotografo com fuji, uso só modo automatico agora. a fuji faz exatamente o que eu quero, parece que pensa como eu.  deixo autoiso até 6400, dial da velocidade costuma ficar em auto, só intervenho quando a velocidade minima fica meio duvidosa.

manual apenas flash (mas geralmente uso led, entao nem isso to usando mais).

Aí eu só vou girando a compensação de exposição para cima ou para baixo e sendo feliz.  :hysterical:

To ficando velho e preguiçoso! Viva a tecnologia.
« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 17:28:48 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #47 Online: 12 de Abril de 2016, 18:18:52
Preocupante... quem é que não usa modo M?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 12 de Abril de 2016, 19:40:18
100% manual em qualquer fotofrafia que faco. Seja com camera de filme e digital.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #49 Online: 13 de Abril de 2016, 08:21:32
fotografo com fuji, uso só modo automatico agora. a fuji faz exatamente o que eu quero, parece que pensa como eu.  deixo autoiso até 6400, dial da velocidade costuma ficar em auto, só intervenho quando a velocidade minima fica meio duvidosa.

É cara. Eu fiquei bem surpreso com o automático da Fuji.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 13 de Abril de 2016, 08:46:37
Antes eu pensava que só os fracos usavam os modos automáticos das câmeras.

Hoje eu vejo que não é bem assim.  :D

O tal modo M vem sendo endeusado por causa das viuvinhas do filme, que sabiam sim fotografar, sempre usando o olhômetro e sunny 16... Então, todo aquele que pretendia se iniciar na fotografia, só era fotógrafo mesmo se usasse em manual...

Acontece que hoje, usar os modos Av e Tv por exemplo, requer quase tanto conhecimento quanto o M. Então, os novos fotógrafos começaram a usar os modos de prioridade, e aí as viuvinhas ficaram putinhas, "Ah, quero ver dar uma K1000 pra esse cara, vê se ele sabe fazer foto"

Vejo isso demais, principalmente na área de formatura  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
O que tem de viuvinha de K1000 não tá no gibi,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mais importante que usar o "modo M" (Tem até página no feissebuque com isso, rsrsrs) é dominar os modos semi-automáticos, entender como a câmera "pensa", até mesmo no verdinho. não tenho vergonha de usar o Av, por exemplo!  :D :D Pelo contrário, fiz três churrascos da UFV inteiros usando Av. :)

Até mesmo quando minha patroa pede a camera emprestada pra fotografar à toa, deixo no verdinho ou no P pra ela e boas, rsrsrsrsrs

A tecnologia tá aí pra nos ajudar, e cada vez as câmeras estão errando menos, rsrsrs...


Em tempo: Uso na imensa maioria do tempo o modo manual, tanto na câmera, quanto no flash, usado fora da câmera via rádio.  :)



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #51 Online: 13 de Abril de 2016, 09:53:13
depende do momento. Sempre tirei muito no manual pra aprender

mas hoje, ainda mais em fotografia de rua, deixo a abertura no auto ou o ISO no auto.

já fiz muito fotografia de rua no full manual tbm. Depende do momento ;)
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 09:57:45 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #52 Online: 13 de Abril de 2016, 09:56:50
Para quem quer apenas fazer registro visual, nao ha nada de errado em usar tudo automatico.

Mas a vantagem em vc mesmo controlar tudo, nao eh por questao de demonstracao de habilidade, mas sim por total liberdade em criar sua imagem de acordo com cada cena, e nao de acordo com uma leitura padrao de luz em cada ambiente.

Obviamente eh preciso conhecer sua camera e a situacao de luz para ajustar a exposicao que queira usando modos prioritarios (semi automatico). Mas eu nao diria que requer tanto conhecimento ou habilidades quanto usando 100% manual. Afinal de contas vc contrala e se foca apenas em um aspecto do controle enquando a camera faz os demais.

Eu comecei fotografando usando semi automatico tambem, quando estava fazendo minhas primeiras fotos. E mesmo sem muita nocao sobre fotografia ou mesmo muito conhecimento, foi muito facil o uso e assimilacao. Quase que natural. Ja no modo 100% manual eu nao conseguiria sem previa instrucao.

Todo uso eh valido. Ate usar camera de celular eh valido. Vai de acordo com o tipo de controle vc busca obter em suas fotos, e os resultados que se esperam de tais controles ou ferramentas.



Eh que nem carro de corrida e carro de passeio. Para carro de corrida o melhor eh que vc tenha total controle, para tirar melhor desempenho do motor em diferentes situacoes, de acordo com seus objetivos e necessidades. Cambio automatico em carro de corrida vc perde muito poder de controle.

Mas para carro de passeio, nada melhor do que cambio automatico, sentar e relaxar durante o trajeto.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #53 Online: 13 de Abril de 2016, 10:22:11
Sempre priorizei o modo P, mas agora tenho usado mais o M mesmo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #54 Online: 13 de Abril de 2016, 11:26:17
Não vejo demérito algum em usar os modos semi-automáticos ou o auto-ISO; tampouco vejo mérito algum em usar o modo manual. São ferramentas que a câmera oferece e que, sabendo dominar, vão te ampliar o leque de opções. Não me arrisco, por exemplo, a fazer fotos de estúdio em modos semi-automáticos, não faz sentido. Ou então fazer fotos de paisagens. Mas não vejo porque não se aproveitar desse recurso em eventos diurnos externos, por exemplo, onde a luz muda o tempo todo e tem áreas de sombra e ao sol.

Joe Buissink, um dos maiores e mais bem sucedidos fotógrafos de casamentos do mundo (o melhor de todos, na minha opinião), usa a câmera o tempo todo em modo P. Isso aí, nem mesmo o Av ou Tv ele usa, só o modo P. E as fotos deles são absolutamente incríveis.

Mas o que eu acho importante é que o fotógrafo saiba fotografar em modo manual. Mesmo que não use em 99% do tempo, acho que tem que saber usar pra ocasiões onde é necessário.  ;)


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #55 Online: 13 de Abril de 2016, 11:42:04
Para quem quer apenas fazer registro visual, nao ha nada de errado em usar tudo automatico.

Mas a vantagem em vc mesmo controlar tudo, nao eh por questao de demonstracao de habilidade, mas sim por total liberdade em criar sua imagem de acordo com cada cena, e nao de acordo com uma leitura padrao de luz em cada ambiente.

Obviamente eh preciso conhecer sua camera e a situacao de luz para ajustar a exposicao que queira usando modos prioritarios (semi automatico). Mas eu nao diria que requer tanto conhecimento ou habilidades quanto usando 100% manual. Afinal de contas vc contrala e se foca apenas em um aspecto do controle enquando a camera faz os demais.

Eu comecei fotografando usando semi automatico tambem, quando estava fazendo minhas primeiras fotos. E mesmo sem muita nocao sobre fotografia ou mesmo muito conhecimento, foi muito facil o uso e assimilacao. Quase que natural. Ja no modo 100% manual eu nao conseguiria sem previa instrucao.

Todo uso eh valido. Ate usar camera de celular eh valido. Vai de acordo com o tipo de controle vc busca obter em suas fotos, e os resultados que se esperam de tais controles ou ferramentas.



Eh que nem carro de corrida e carro de passeio. Para carro de corrida o melhor eh que vc tenha total controle, para tirar melhor desempenho do motor em diferentes situacoes, de acordo com seus objetivos e necessidades. Cambio automatico em carro de corrida vc perde muito poder de controle.

Mas para carro de passeio, nada melhor do que cambio automatico, sentar e relaxar durante o trajeto.

Mas quem disse que eu não tenho controle total do que está acontecendo usando os modos automáticos?  :ponder:

Saber fotografar em M, acho que todo mundo tem que saber, pois as vezes as câmeras precisam de grande intervenção para agir adequadamente. Desde que fotografo, acho que nesses anos todos, somente 1 vez o modo automático me deixou na mão e precisei de manual.

É muito mais propenso um fotógrafo em manual perder uma grande foto enquanto fica brigando com os controles, do que o o que está em modo semi-auto se preocupando mais em observar as cenas do que na fotometria em si.

Compensação de exposição é vida.
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 11:51:43 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 13 de Abril de 2016, 13:43:55
Mas quem disse que eu não tenho controle total do que está acontecendo usando os modos automáticos?  :ponder:


Voce disse:

Saber fotografar em M, acho que todo mundo tem que saber, pois as vezes as câmeras precisam de grande intervenção para agir adequadamente.



------



É muito mais propenso um fotógrafo em manual perder uma grande foto enquanto fica brigando com os controles, do que o o que está em modo semi-auto se preocupando mais em observar as cenas do que na fotometria em si.
Concordo com vc nisso.

Por isso que para nao ter que brigar com os controles, eh preciso dominar a ferramenta e praticar o quanto pode, para quando precisar.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 13 de Abril de 2016, 13:54:12
A diferença entre usar o modo M, somente alterando a velocidade do obturador ou usar o modo AV, somente alterando a compensação, é ZERO. A depender da câmera é até o mesmo dial.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 13 de Abril de 2016, 13:56:57
A diferença entre usar o modo M, somente alterando a velocidade do obturador ou usar o modo AV, somente alterando a compensação, é ZERO. A depender da câmera é até o mesmo dial.


Exatamente!  :clap:


Marcus Ciochi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 13 de Abril de 2016, 14:20:44
A diferença entre usar o modo M, somente alterando a velocidade do obturador ou usar o modo AV, somente alterando a compensação, é ZERO. A depender da câmera é até o mesmo dial.

Não poderia ter dito melhor hahah
Eu, uso o modo M 100% do tempo... Talvez por preguiça de me adaptar nos modos Av e Tv :/
Conheço gente que usa o modo manual, larga a lente na maior abertura possível, ISO fixo em 100 e só fica mexendo na "rodinha" pra alterar a velocidade... Aí me vem com a historinha de usar quase 1s na mão, pq não quer aumentar o ISO, pra foto não ficar "igual a um brigadeiro" hahaha
HP EliteBook 2560p / Canon EOS 50D + EF-S 18-55mm IS + EF 70-300mm  + EF 50mm f/1.8 + EF 28-135mm IS + Yongnuo 568EX II
Periféricos: Tt Meka G1 / Corsair M65 / Steelseries QCK / Superlux HD681 / Sol Republic Tracks Air / Lumia 930