Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30821 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #60 Online: 13 de Abril de 2016, 14:24:02
A diferença entre usar o modo M, somente alterando a velocidade do obturador ou usar o modo AV, somente alterando a compensação, é ZERO. A depender da câmera é até o mesmo dial.

E digo mais. Usar o modo manual com Auto ISO é a mesma coisa que usar um dos modos semi-automáticos...


E ainda, o flash TTL segue a mesmíssima lógica dos modos semi-automáticos...
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 14:24:42 por Humberto Yoji »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #61 Online: 13 de Abril de 2016, 17:37:30
Antes eu pensava que só os fracos usavam os modos automáticos das câmeras.

Hoje eu vejo que não é bem assim.  :D

O tal modo M vem sendo endeusado por causa das viuvinhas do filme, que sabiam sim fotografar, sempre usando o olhômetro e sunny 16... Então, todo aquele que pretendia se iniciar na fotografia, só era fotógrafo mesmo se usasse em manual...

Acontece que hoje, usar os modos Av e Tv por exemplo, requer quase tanto conhecimento quanto o M. Então, os novos fotógrafos começaram a usar os modos de prioridade, e aí as viuvinhas ficaram putinhas, "Ah, quero ver dar uma K1000 pra esse cara, vê se ele sabe fazer foto"

Vejo isso demais, principalmente na área de formatura  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
O que tem de viuvinha de K1000 não tá no gibi,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mais importante que usar o "modo M" (Tem até página no feissebuque com isso, rsrsrs) é dominar os modos semi-automáticos, entender como a câmera "pensa", até mesmo no verdinho. não tenho vergonha de usar o Av, por exemplo!  :D :D Pelo contrário, fiz três churrascos da UFV inteiros usando Av. :)

Até mesmo quando minha patroa pede a camera emprestada pra fotografar à toa, deixo no verdinho ou no P pra ela e boas, rsrsrsrsrs

A tecnologia tá aí pra nos ajudar, e cada vez as câmeras estão errando menos, rsrsrs...


Em tempo: Uso na imensa maioria do tempo o modo manual, tanto na câmera, quanto no flash, usado fora da câmera via rádio.  :)

Então, eu acho até que usar o modo A é mais complexo que o modo manual. Você tem que entender de compensação  de exposição e usar o modo de leitura ideal, senão não rola mesmo. Eu gosto de usar A pra social porque sou meio atrapalhado e me concentro apenas em abertura e composição. Uso junto o ISÓ automático e velocidade mínima de 1/125.

Já nas fotos de arquitetura, aí só manual. E senta que vai demorar....kkkkk
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 13 de Abril de 2016, 17:40:08
A diferença entre usar o modo M, somente alterando a velocidade do obturador ou usar o modo AV, somente alterando a compensação, é ZERO. A depender da câmera é até o mesmo dial.

Fale por vc. Para mim tem uma gande diferenca quando alguma funcao fica alterando automaticamente. E meu controle passa ser compensar a ajustacao automatica por meio de outras funcoes.

Caso contrario eu nunca teria deixado de usar o semi automatico.

Um ou outro vai ser melhor dependendo de cada caso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #63 Online: 13 de Abril de 2016, 17:42:31
E digo mais. Usar o modo manual com Auto ISO é a mesma coisa que usar um dos modos semi-automáticos...


E ainda, o flash TTL segue a mesmíssima lógica dos modos semi-automáticos...


Se esta usando auto ISO, nao eh manual mas sim semi automatico.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #64 Online: 13 de Abril de 2016, 18:47:14
eu acho mais complexo usar o modo A/AV, sinceramente. Voce ta fotografando um evento, a noite, com luzes dançantes... se usar outro modo sem ser o M, é só passar um move na frente da lente ou perto do sujeito que ele ja vai compensar de forma diferente... eu acho mais complexo, tem que ficar modificando modo de medição e compensação o tempo todo
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 18:47:33 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #65 Online: 14 de Abril de 2016, 10:22:06
Evento a noite eu prefiro o modo M mas somente porque uso flash.
Se fosse fotografar com luz ambiente seria o modo AV, evento a noite exige pouquíssimas ajuste de compensação do mesmo que jeito que exige pouquíssimos ajuste no modo M, é praticamente 2 configurações para o evento todo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #66 Online: 14 de Abril de 2016, 19:05:18
E digo mais. Usar o modo manual com Auto ISO é a mesma coisa que usar um dos modos semi-automáticos...


E ainda, o flash TTL segue a mesmíssima lógica dos modos semi-automáticos...

Existe um preconceito muito divertido e antigo referente aos automatismos.
Quando apareceu o AF, um pouco antes de 1990,aprox, quem usava AF NAO era profissional,
Onde ja se viu um tonto que se chama fotografo , usar AF, obviamente para focar.
FOCO UNICAMENTE E MANUAL,o resto e de aventureiro,improvisado, :hysterical: :hysterical:
Eu no meu modesto inicio profissional (ja conseguia comprar pilhas e pagar contas com fotografia),
era a ovelha negra porque tinha F4, e nao era muito rapido focando na mao.
Usava o AF "escondido"!!!!. :eek: :eek:
Todos os automatismos sao ferramentas, o que importa e o resultado,
dependendo a circunstancia e util ou nao, e pratico ou nao!!!!!.
Mas continua sendo muito divertido falar do assunto!!!!!.
abs.

 
« Última modificação: 14 de Abril de 2016, 19:23:12 por agalons »


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #67 Online: 14 de Abril de 2016, 20:54:10
Meu deus... O cara "fez três churrascos" e acha que pode debochar chamando os outros de "viuvinhas do filme"?? Wtf?

 :no:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #68 Online: 14 de Abril de 2016, 21:31:49
Existe um preconceito muito divertido e antigo referente aos automatismos.
Quando apareceu o AF, um pouco antes de 1990,aprox, quem usava AF NAO era profissional,
Onde ja se viu um tonto que se chama fotografo , usar AF, obviamente para focar.
FOCO UNICAMENTE E MANUAL,o resto e de aventureiro,improvisado, :hysterical: :hysterical:
Eu no meu modesto inicio profissional (ja conseguia comprar pilhas e pagar contas com fotografia),
era a ovelha negra porque tinha F4, e nao era muito rapido focando na mao.
Usava o AF "escondido"!!!!. :eek: :eek:
Todos os automatismos sao ferramentas, o que importa e o resultado,
dependendo a circunstancia e util ou nao, e pratico ou nao!!!!!.
Mas continua sendo muito divertido falar do assunto!!!!!.
abs.
carros automaticos era a mesma conversa..eh carro pra mulher,pra quem nw sabe dirigir e blablabla..eu uso o que me convém..modos da camera,carro,o importante eh saber o que esta fazendo!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 14 de Abril de 2016, 21:49:44
Me lembrei quando surgiu o sensor para facilitar manobras, eu mesmo fui preconceituoso: " Isso é coisa de quem não sabe dirigir, desnecessário, et..."

Hoje não vivo sem  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #70 Online: 14 de Abril de 2016, 22:23:16
Todos os automatismos sao ferramentas, o que importa e o resultado,
dependendo a circunstancia e util ou nao, e pratico ou nao!!!!!.
Mas continua sendo muito divertido falar do assunto!!!!!.


Concordo com tudo! Inclusive com a última frase, rsrs, tanto que não perco um tópico desses.  :D


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #71 Online: 15 de Abril de 2016, 00:34:59
Meu deus... O cara "fez três churrascos" e acha que pode debochar chamando os outros de "viuvinhas do filme"?? Wtf?

 :no:

Oooooooorrrraaaa Mike  :fight:


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #72 Online: 15 de Abril de 2016, 03:46:31
Até hoje eu só fotografo no M, mas flash em TTL, mais porque gosto das fotos exatamente do jeito que eu quero em questão de velocidade e profundidade de campo... Mas tenho bem pouca experiência também, são só uns 8 meses com a câmera e ainda não sou profissional.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #73 Online: 15 de Abril de 2016, 04:32:49
Nada de errado em usar semi automatico ou automatico. Para isso existem cameras compactas.

Essas fotos foram feitas com uma Multilaser DC-318 3mp, que veio de brinde em uma revista. Obviamente 100% automatico.

https://m.youtube.com/watch?v=qAe883tv5Fw


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #74 Online: 15 de Abril de 2016, 10:06:39
Nada de errado em usar semi automatico ou automatico. Para isso existem cameras compactas.

Claro, por isso que extinguiram os modos semi automáticos de câmeras como D7200, D500, D750, D810 e D5. Correm boatos que a D6 virá sem sistema de AF.

Fotógrafo que é bom faz casamento com pinhole e flash, totalmente no manual, disparado à mão (pelo botãozinho vermelho).
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 10:12:19 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/