Autor Tópico: Teste da K10D vs A100 em ISO 1600  (Lida 2589 vezes)

dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Online: 25 de Novembro de 2006, 20:03:08
Em um post do Dpreview há uma comparação entre duas fotos em ISO 1600, a primeira da pentax K10D e a segunda da Sony A100. A K10D ficou muito melhor. Vejam:
http://forums.dpreview.com/forums/readflat...thread=21015592
A foto comparativa:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2006, 20:59:23
Danton,

É isso mesmo, o resultado que você postou é bem próximo do que eu esperava....inclusive já vi algumas comparações entre Canon e Sony também.

Agora o que eu não consigo entender é que tanto a Pentax K10 como a Nikon D80, utilizam um sensor da Sony e a câmera da própria Sony tem uma performance tão inferior. Que estratégia é essa? Será se o ramo de sensores da Sony é tão lucrativa que por estratégia eles acham melhor não utilizar o que há de melhor na sua própria DSLR?

Tirando as fotos em ISO 800 & 1600, a CAM da Sony é muito boa.

Valeu


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2006, 21:56:57
Esse ruído da A100 é quase o ruído da Minolta 5D em ISO3200 né? :(


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:09:01
o negócio eh que a sony não sabe calibrar seus próprios sensores.
falta felling.

pentax e nikon, como já são marcas muuuuito mais tradicionais, sabem fazer este tipo de coisa. eles se preocupam com os detalhes.

pra sony, enquanto estiver vendendo, tah bom!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:11:00
Essa da Sony tá ruim pacas hein?

Não que o da Pentax esteja uma maravilha, ams está bem melhor.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:18:15
Citar
Agora o que eu não consigo entender é que tanto a Pentax K10 como a Nikon D80, utilizam um sensor da Sony e a câmera da própria Sony tem uma performance tão inferior.
É que o sensor sozinho não faz nada. É preciso que tenha toda uma estrutura equilibrada e que trabalhe em harmonia.
A Nikon vem mostrando que tá acertando nisso (usando o sensor produzido pela sony). Agora é a Pentax (que na minha opiniao deve deixar todo mundo pra trás em pouco tempo).


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2006, 13:39:29
Citar
Citar
Agora o que eu não consigo entender é que tanto a Pentax K10 como a Nikon D80, utilizam um sensor da Sony e a câmera da própria Sony tem uma performance tão inferior.
É que o sensor sozinho não faz nada. É preciso que tenha toda uma estrutura equilibrada e que trabalhe em harmonia.
A Nikon vem mostrando que tá acertando nisso (usando o sensor produzido pela sony). Agora é a Pentax (que na minha opiniao deve deixar todo mundo pra trás em pouco tempo).
Helder,

Eu concordo em partes com você, pois a Nikon D200 tem exatamente a mesma performance em ISO800 & 1600 do que a Sony.

A melhora nas Nikon e nas Pentax aconteceram nos lançamentos de 2006, então como a Alfa também foi lançada em 2006, deveria se aproximar das rivais recém lançadas, utilizando o mesmo sensor.

Pra mim isto está com cara de estratégia de negócio e também estou achando que esses sensores de 10Mp de 2006 são de uma nova geração aos de 2005.
 


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2006, 14:33:51
Não vou desmerecer o teste, mas parece que as fotos foram feitas em JPEG, o que deixa a A100 em desvantagem.

O que ouço falar é que a A100 em JPEG é muito ruim, tem ainda mais ruído do que em RAW, não retém detalhes etc. No post do dpreview com esse comparativo, um cara entra em defesa da A100 e bota umas fotos comparando RAW com JPEG, e mostra que o RAW é bem melhor mesmo.

Mais desvantagem ainda acontece porque o JPEG de cima é da K10D, e até onde vi, essa câmera tem JPEGs MARAVILHOSOS, tô pra dizer que é a câmera com melhor processamento interno do mercado, a que gera os melhores JPEGs, com nível de detalhes excelente, são quase um RAW convertido em um PC.

Eu gostei muito do que a Pentax fez com essa câmera. Como eles sabiam que não dava pra mandar tão bem assim em termos de ruído com esse sensor de 10MP, eles focaram na retenção de detalhes, que é fantástica mesmo em ISO 1600. E convenhamos, o ruído nem é tão ruim assim. Eu sei que a minha D70 não faz muito melhor, por exemplo.

Abraços!

 -- thiago

PS: A "modelo" principal da foto também ajuda né? Pentax 77/1.8 Limited... Sonho de consumo... :heat:
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2006, 07:36:50
Thiago,

Pelo fato da Sony ter sido lançada a pouco tempo, eu ainda não encontrei testes muito consistentes da performance em ISO elevados, mas o que tenho ouvido falar bastante é que o desempenho é praticamente idêntico ao da Nikon D200...pois bem com isso então resolvi avaliar a D200, e aí eu senti que a diferença em combinados RAW/Jpeg não são muito grandes, se comparados com Pentax K10 & Nikon D80.

Ou seja, se realmente o desempenho da Alfa for similar ao da Nikon D200, eu acho perfeitamente utilizável o ISO800 & 1600 da Sony, mas como vc mesmo disse, somente em RAW, ou QUEM SABE no combinado RAW/Jpeg.

Para fotos em ISO100 até 400 da Sony, eu achei as cores lindas, superior aos sensores de 6Mp da Sony (K100 & D50)...muito boa latitude, também gostei bastante do desempenho da lente (purple fringing & nitidez)..

Caso eu confirme o mesmo desempenho da D200 com a Alfa em ISO 800 & 1600, poderei sem receio nenhum comprar uma Sony.

Valeu
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 07:47:05 por lfedersoni »


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2006, 12:05:02
No mesmo fórum: uma foto da A100, em ISO 1600.
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=21015421

Feita em RAW!!! Muito melhor :thmbup:

Edit: "Here's one from last night, shot in RAW, converted to jpg in
> Elements 4.0, and resized to 8x10 (no other PP done). "
 
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 12:07:14 por mac-lister »
Rio do Sul - SC


Blog


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2006, 12:13:31
Mais algumas da a100 em 1600:
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=20922403


PP:
>Saturation, contrast & brightness tweaked; I always shoot with these set l>ow and then raise them up afterwards.

>Basic noise reduction via Paintshop Pro X; 70 to small, 40 to medium, 10 to >large; with 70 opacity, and no sharpening.

>High pass sharpening; again I shoot with low sharpening levels, and raise >them up in PSP X afterwards.

Ao q parece o ISO 1600 dela é utilizável, mas necessita de PP. Então, se vc precisar de workflow rápido, sem usar RAW, ela se torna pouco atraente...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 12:14:57 por mac-lister »
Rio do Sul - SC


Blog


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2006, 12:43:23
Mac-lister,

Neste exemplo que você postou, mostra bem aquilo que eu acabei concluindo....

Se você tiver paciência e tempo para fazer pós tratamento no PS para fotos acima de ISO400, provavelmente teremos POUCA (ou aceitáveis) diferenças entre as principais DSLR de 10Mp.

Porém ninguém ainda se pronunciou se existem diferenças entre os sensores da Sony de 10MP (Pentax, Nikon & A100)?

Valeu


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2006, 13:59:05
Eu acho que os sensores de 10MP de todas essas câmeras são idênticos, o mesmo sensor da Sony. Só que tem muita coisa além do sensor que participa na qualidade de imagem. Então aí já dá uma diferençazinha entre elas.

Fora isso, tem também as diferenças de processamento (software). Eu sei que algumas dessas câmeras fazem processamento pra reduzir ruído e afins mesmo no RAW. Evidentemente que no JPEG a quantidade de processamento é muito maior. E é aí que a maioria das diferenças aparecem: no JPEG.

Os JPEGs da A100, da D200, da D80 e da K10D são bem diferentes um do outro, são processados de maneira muito diferente. Em RAW a diferença diminui bem, mas o problema é que os comparativos melhores que existem na internet (principalmente dpreview) não mostram RAW em ISO alto. Então se você olhar no dpreview, vai ver que D80 e A100 são virtualmente idênticas em RAW... mas em ISO 100. Esse é um grande defeito do dpreview, dar ênfase quase total ao JPEG.

Aí realmente complica. Fica difícil avaliar, porque muita gente usa RAW exclusivamente.

Ah, e em tempo, o modo RAW+JPEG entrega 2 arquivos: um RAW e outro JPEG, de modo que não faz sentido comparar qualidade de imagem entre o modo RAW e RAW+JPEG. É a mesma coisa, só que no último você ganha um JPEG de brinde. :laughing:

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta