Autor Tópico: Canon 85mm L 1.2 ou Canon EF 70-200mm f/2.8L IS USM?  (Lida 6952 vezes)

E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Online: 11 de Abril de 2016, 10:20:04
Amigos fotógrafos! Gostaria da opinião de vcs, podem me ajudar?

Estou visando comprar uma destas duas lentes e já recebi opiniões diferentes sobre ambas, infelizmente não tive oportunidade de usar nenhuma das duas e por isso a duvida persiste. Bom eu trabalho com casamentos e ensaios na sua maioria e estou sentindo falta de uma lente mas ampla que me permita um efeito maior de bokeh.
As lentes que eu já possuo são a Canon 35mm F1.4 L e a 135mm L F2. (a 135mm é otima, mas infelizmente são poucos os lugares que consigo usa-la)

Já ouvi pros e contras das duas lentes e isso me encucou, algo que me deixou mais na duvida foi que ouvi que o foco da 85mm é lento e vários fotógrafos que compraram venderam a lente por causa disso, isso confere? E também que me recomendaram a 85mm 1.8 no lugar da 1.2


Eduardo Prado

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2016, 11:55:48
Já pensou na 100mm L Macro?
Vendo: Canon 60D+Flash Yongnuo 565ex+Lente Canon 50mm f/1.4


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2016, 12:27:27
Se vc não trabalha com jornalismo ou com esportes, o AF da 85mm f/1.2L não é problema.
Aliás, não acho "lenta" o AF desta objetiva. O da antiga "cinquentinha" achava bem pior.

Para ensaios acho excelente. Para casamentos eu não sei, mas ai EU optaria pela 70-200 pela versatilidade.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2016, 12:34:06
Eu pegaria a 85 1.8, pelo custo beneficio.
Mas tá faltando uma lente mais versátil e q cubra melhor o range do seu conjunto de lentes.
Eu pensaria numa 24-70 2.8 na tentativa de aliar versatilidade com um pouco de desfoque.

ou então eu refaria o set, vendendo as q possui e comprando a 24-70 + 70-200.

Vlw
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 13:01:26 por Germano »


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2016, 12:58:46
Acho o foco da 85mm 1.2 lento, sim.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2016, 13:03:45
Eu pegaria a 85 1.8, pelo custo beneficio.
Mas tá faltando uma lente mais versátil e q cubra melhor o range do seu conjunto de lentes.
Eu pensaria numa 24-70 2.8 na tentativa de aliar versatilidade com um pouco de desfoque.

ou então eu refaria o set, vendendo as q possui e comprando a 24-70 + 70-200.

Vlw


Concordo!!! A 85mm 1.8 é excelente e muuuuuito mais barata que a 1.2.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2016, 13:42:41
Inevitavelmente, a questão chegará ao famoso embate "fixa versus zoom".

A 70-200 é uma baita lente, excelente em todo o range... mas é "apenas" f/2.8 e é monstruosamente maior e mais pesada.

A 85L é excepcional em sua distância focal (possivelmente a melhor lente da Canon), mas só cobre os 85mm.

Me colocando no seu lugar e lembrando que você já possui a 135L, eeeeeuuuu compraria a 85L, especialmente pela sua descrição de querer um bokeh mais bonito. Tenho a 85/1.8 e é a minha lente favorita, de longe a que mais uso, justamente para retratos em geral, acabo me esforçando para tentar enquadrá-la na maior parte das fotos possíveis. Imagine se tivesse a 1.2...

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2016, 14:41:06
Eu nunca uso a 85 em 1.8 pois a nitidez não fica boa nessa abertura. Sempre tento por, no maximo 2.8 e, nessa abertura, ela apresenta nitidez equivalente a 70-200 em 2.8. Na verdade a 70-200 ainda consegue ser um pouco melhor q a 85 nessa abertura.
Com relação a 85 1.2, nunca usei mas parece ser uma lente meio contraditória.

vlw


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2016, 16:52:19
Um vez o Elder fez um comparativo legal... Entre uma Ferrari e um Rolls-Royce (acho que era esse) para comparar a 24-70 e a 70-200 em outro tópico... e ao meu ver, é quase a mesma comparação para essas duas!

MEU ponto de vista... Se vc tem 35mm e a 135mm, pelo visto gosta muito de fixa... e se vc curte a 135L, vai quase abandonar ela quando pegar a 85L!  :wub: Realmente a 1.8 tem o melhor custo benefício... mas nem de perto se compara a 1.2!
Questão de foco... não vejo ele lento não! Claro que não é o mais rápido deles, mas esse não seria o problema.
E os outros pontos, acho que já foram comentados... peso, tamanho... e o mais importante ao meu ver, f2.8 contra 1.2...
Tive uma 70-200 que vendi para pegar a 135L e ela que me fez pegar a 85, pelo mesmo motivo que vc quer pegar... espaço! E nem de longe trocaria as duas por uma 70-200! Na verdade não trocaria a 85L por nada!  :hysterical: Meus dois últimos ensaios fiz praticamente só com ela!

Mas, esse foi MEU ponto de vista... única coisa que posso te garantir é que independente de qual das duas vc pegar, vais estar muito bem servido! Agora vai mais do gosto. Se o problema for o foco, vai sem! Aproveita e acha um fotógrafo que acha o foco muito lento e compra a lente dele por um precinho bem bacana!   :assobi:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2016, 17:00:34
Eu nunca uso a 85 em 1.8 pois a nitidez não fica boa nessa abertura. Sempre tento por, no maximo 2.8 e, nessa abertura, ela apresenta nitidez equivalente a 70-200 em 2.8. Na verdade a 70-200 ainda consegue ser um pouco melhor q a 85 nessa abertura.
Com relação a 85 1.2, nunca usei mas parece ser uma lente meio contraditória.

vlw

A 85/1.8 não é exatamente o foco da discussão, mas permita-me colocar sob uma ótica diferente: eu já acho a minha 85mm nítida demais! Não é nada raro eu aplicar "clarity" negativo em retratos para suavizar um pouco a nitidez dela, mesmo fotografando com ela quase toda aberta em f/2.2, f/2.8...

Vejo pelos testes de nitidez (MTF charts) que lentes como a 50L e a 85L costumam ser nítidas apenas no centro nas maiores aberturas, com bordas oferecendo resolução bem menor. Possivelmente isso seja justamente consequencia de um bokeh tão "derretido" que elas oferecem.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2016, 17:09:10

As lentes que eu já possuo são a Canon 35mm F1.4 L e a 135mm L F2. (a 135mm é otima, mas infelizmente são poucos os lugares que consigo usa-la)


Tenho exatamente as mesmas lentes.
Penso exatamente a mesma coisa acerca da 135mm.
Tenho a 85mm 1.2. Acho fantástica e me pergunto o porquê não a ter comprado antes (sim, provavelmente pelo preço!).
E sobre a velocidade de foco desta lente... Nunca fotografei F1 com ela e, provavelmente, ela me faria perder muitas fotos. Mas em casamentos... ela é incrível e, NMHO, o AF não compromete em NADA. A não ser que alguém entre na igreja pilotando um F1...  :assobi:

Opinando sobre a 70-200... Não tenho a versão mais recente. Tive por 4 anos a primeira versão (IS 2.8).
Ótima lente, versátil, AF muito rápido, mas... é grande e pesada. Carregá-la por algum tempo pendurada no pescoço não é legal. E no meu caso, que uso dois corpos, fica totalmente inviável.

Como você comentou que trabalha com casamentos e retrato de pessoas... Vai fundo na 85mm 1.2!  :ok:


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2016, 17:15:23
Se vc não trabalha com jornalismo ou com esportes, o AF da 85mm f/1.2L não é problema.
Aliás, não acho "lenta" o AF desta objetiva. O da antiga "cinquentinha" achava bem pior.

Para ensaios acho excelente. Para casamentos eu não sei, mas ai EU optaria pela 70-200 pela versatilidade.

Obrigado! Então, minha unica duvida da 85 1.2 seria o foco, já que não é lento seria exatamente o tipo de lente que eu gostaria de comprar


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2016, 17:18:58
Tenho exatamente as mesmas lentes.
Penso exatamente a mesma coisa acerca da 135mm.
Tenho a 85mm 1.2. Acho fantástica e me pergunto o porquê não a ter comprado antes (sim, provavelmente pelo preço!).
E sobre a velocidade de foco desta lente... Nunca fotografei F1 com ela e, provavelmente, ela me faria perder muitas fotos. Mas em casamentos... ela é incrível e, NMHO, o AF não compromete em NADA. A não ser que alguém entre na igreja pilotando um F1...  :assobi:

Opinando sobre a 70-200... Não tenho a versão mais recente. Tive por 4 anos a primeira versão (IS 2.8).
Ótima lente, versátil, AF muito rápido, mas... é grande e pesada. Carregá-la por algum tempo pendurada no pescoço não é legal. E no meu caso, que uso dois corpos, fica totalmente inviável.

Como você comentou que trabalha com casamentos e retrato de pessoas... Vai fundo na 85mm 1.2!  :ok:

Opa amigão, ajudou bastante, parece até que passamos pelas mesmas duvidas, a 135mm comprei faz pouco tempo justamente por ser mais barata que a 85 1.2, a 135 é uma lente foda mais seus 135mm mesmo na FF dificulta em certos lugares.
Agora vou partir para a 85 1.2, já estava duvidando dos comentários negativos que recebi dela. Pesquisei na Monte Carlo Srl e estava por U$1750


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2016, 17:28:24
Um vez o Elder fez um comparativo legal... Entre uma Ferrari e um Rolls-Royce (acho que era esse) para comparar a 24-70 e a 70-200 em outro tópico... e ao meu ver, é quase a mesma comparação para essas duas!

MEU ponto de vista... Se vc tem 35mm e a 135mm, pelo visto gosta muito de fixa... e se vc curte a 135L, vai quase abandonar ela quando pegar a 85L!  :wub: Realmente a 1.8 tem o melhor custo benefício... mas nem de perto se compara a 1.2!
Questão de foco... não vejo ele lento não! Claro que não é o mais rápido deles, mas esse não seria o problema.
E os outros pontos, acho que já foram comentados... peso, tamanho... e o mais importante ao meu ver, f2.8 contra 1.2...
Tive uma 70-200 que vendi para pegar a 135L e ela que me fez pegar a 85, pelo mesmo motivo que vc quer pegar... espaço! E nem de longe trocaria as duas por uma 70-200! Na verdade não trocaria a 85L por nada!  :hysterical: Meus dois últimos ensaios fiz praticamente só com ela!

Mas, esse foi MEU ponto de vista... única coisa que posso te garantir é que independente de qual das duas vc pegar, vais estar muito bem servido! Agora vai mais do gosto. Se o problema for o foco, vai sem! Aproveita e acha um fotógrafo que acha o foco muito lento e compra a lente dele por um precinho bem bacana!   :assobi:

Pois é, meu pensamento foi bem parecido com o seu, particularmente eu amo lentes fixas, mesmo não usando elas em abertura máxima, não trocaria a 35 L 1.4 e a 135mm F2 L por lentes de range variável como a 24-70.
Também acho que vou deixar a 135mm de lado, apesar que acho ela o máximo.
Penso eu que a 135mm ainda seria util em lugares bem amplos, como nos ensaios. E ainda teria bastante versatibilidade, uma 35, 85 e 135 ^^


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2016, 17:31:41
Inevitavelmente, a questão chegará ao famoso embate "fixa versus zoom".

A 70-200 é uma baita lente, excelente em todo o range... mas é "apenas" f/2.8 e é monstruosamente maior e mais pesada.

A 85L é excepcional em sua distância focal (possivelmente a melhor lente da Canon), mas só cobre os 85mm.

Me colocando no seu lugar e lembrando que você já possui a 135L, eeeeeuuuu compraria a 85L, especialmente pela sua descrição de querer um bokeh mais bonito. Tenho a 85/1.8 e é a minha lente favorita, de longe a que mais uso, justamente para retratos em geral, acabo me esforçando para tentar enquadrá-la na maior parte das fotos possíveis. Imagine se tivesse a 1.2...

Pois é, eu sempre fui mais para lentes fixas, acho o máximo!
Além do mais com a 85mm eu teria uma versatilidade legal, já que eu tenho uma 35L 1.4 e a 135L f2. Isso com outras lentes que estão encostadas la, que eu nem uso mais como a 50mm 1.8 e a 17-55 f2.8