Autor Tópico: Sobrexposição vs foto estourada  (Lida 1453 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 08 de Abril de 2016, 14:22:33
Qual a diferença entre uma foto sobrexposta e uma foto estourada?

Deixo no entanto esta nota só para esclarecer a minha dúvida. Visualmente, eu sei qual a diferença entre as duas. A minha dúvida é por que motivo podemos tirar duas fotos de seguida, nas mesmas condições de regulação de máquina, e uma delas estar sobrexposta (mas recuperável) e a a outra estar completamente estourada (irrecuperável). Aparentemente não houve grandes alterações na luminosidade (estou a falar de duas fotos com possivelmente 2'' entre as duas).

Condições: lente 50mm, abertura max f/2, exterior, dia com bastante luminosidade. Na 1ª foto a máquina compensou com elevado shutter speed, no entanto na 2ª não conseguiu evitar o estouro.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2016, 14:29:49
Você respondeu sua própria pergunta, a velocidade compensou. É a "interpretação" da câmera, leia sobre luz refletida, que é como o fotometro funciona.
Uma foto estourada passou o DR que a câmera consegue capturar, procure também sobre histograma que irá entender melhor sobre o assunto.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2016, 15:01:48
A minha dúvida é por que motivo podemos tirar duas fotos de seguida, nas mesmas condições de regulação de máquina, e uma delas estar sobrexposta (mas recuperável) e a a outra estar completamente estourada (irrecuperável). Aparentemente não houve grandes alterações na luminosidade (estou a falar de duas fotos com possivelmente 2'' entre as duas).

Condições: lente 50mm, abertura max f/2, exterior, dia com bastante luminosidade. Na 1ª foto a máquina compensou com elevado shutter speed, no entanto na 2ª não conseguiu evitar o estouro.

Se entendi você estava com a câmera configurada em AV, ou prioridade de abertura... Isso não quer dizer que duas fotos tem que sair iguais, justamente porque leituras diferentes do fotômetro farão a velocidade variar entre cada foto... Em modo manual isso não aconteceria se não houvesse diferença de iluminação entre as duas fotos.



taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2016, 13:38:39
Ok, obrigado. Por norma fotografo em prioridade abertura. Já percebi que o fotómetro da máquina pode ser enganado por diversos motivos, dando medições diferentes em situações aparentemente similares.